Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.435
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Sanatorio de Valongo
    Iniciado por Blackwolf
    Lido 201.032 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Mas até que ponto podemos dizer que algo está assombrado? É verdade que as presenças espirituais por lá pairam... Por lá e por todo lado. Nós quando partimos, temos de ficar em algum sitio. Uns optam por ficar presos a lembranças menos boas, outros preferem aproveitar o tempo para estarem onde se sentem felizes.
É normal que sitios como aqueles tenham uma carga maior, assim como hospitais, igrejas, cemitérios...
Claro que há sitios onde entramos e parece que somos atacados por sensações pesadas e outros que nos fazem sentir mais leves.
No fundo, é tudo uma questão de boas e más energias. As boas temos de as conservar, as más de as encaminhar  :laugh:
"Há pensamentos que são orações. Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelho."

concordo com a lilicas:) isso mesmo...

#152
Citação de: pma em 23 dezembro, 2009, 19:34
pessoal estive a ver o video do pr00f com mais atenção, do minuto 6:20 ao 6:30 (quando o carro esta a dar a volta) se olharem para o fundo atraves da entrada, nao das janelas, parece estar la um vulto, mas estou indeciso se sera um vulto ou um graffiti na parede, o que acham?

Boa noite a todos,

Para começar apresento-me, sou o Fred e sou estudante de Ciências, logo como podem perceber sou um pouco céptico em relação a certas coisas (não entendam como alguém que não acredita categoricamente, mas sim alguém que precisa de provas para acreditar que existem), no entanto admito que existem acontecimentos que ainda não são explicados pela Ciência; por isso dou algum crédito a que possam existir "outras coisas que ainda nos ultrapassam", no entanto não acredito que todos os relatos e lendas possam ser verdade. Sou muito cauteloso nestas coisas, embora não desminta a "adrenalina" que isto provoca, só mesmo ao falar ;)

Acho que os EVP e gravações-vídeo, se utilizados com método científico, podem ajudar a provar a existência ou não-existência de certas entidades "não-terrenas" e poder vir a nascer uma nova ciência... Mas até chegarmos aqui ainda haverá muito caminho a percorrer e muito "charlatão" a desmascarar.

Desculpem este testamento introdutório, mas achei curiosa a referência do pma e resolvi verificar eu mesmo a situação e é verdade que reparei nisto:



Temos por hábito de associar cada "imagem incerta" a uma forma humana, mesmo não tendo nenhuma forma em especial, mas o que me intrigou foi o facto de nos "frames" anteriores e seguintes do clip não existir qualquer forma organizada; e grafitti como o pma referiu está fora de questão, assim como qualquer "drogado" que tenha passado, uma vez que nunca seria assim tão rápido  :-\

[color=red]Assinatura removida. Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 5. Obrigado.[/color]

AndreiaLi
#153
Essa imagem é deveras interessante  ;D

já agora onde está o video? gostava de ver

#154
À primeira vista não parece muito normal o que se vê na imagem, mas os peritos em fotografia que digam alguma coisa :P
O possível faz-se, o impossível demora mais um bocado.

Citação de: AndreiaLi em 11 janeiro, 2010, 23:43
Essa imagem é deveras interessante  ;D

já agora onde está o video? gostava de ver

Na página 3 deste tópico ;)
[color=red]Assinatura removida. Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 5. Obrigado.[/color]

AndreiaLi
Passei por ele e não o vi... é do sono. Obrigada  :)

Citação de: Alekhine em 12 janeiro, 2010, 00:33
À primeira vista não parece muito normal o que se vê na imagem, mas os peritos em fotografia que digam alguma coisa :P

Sim, também não me pareceu muito normal... Por isso achei estranho, no mesmo segundo aparece esta forma como desaparece... São poucos "frames" de distância. Como tinha dito, sou um céptico porque desejo e necessito de provas... Não digo que aquilo é uma forma humana, mas tem aspecto disso... Mas podem haver outras explicações que talvez alguém mais experiente nos possam elucidar.

AndreiaLi, de nada... O sono, por vezes, ataca em força ;) hehehe...
[color=red]Assinatura removida. Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 5. Obrigado.[/color]

Citação de: BioGeo em 12 janeiro, 2010, 01:08
Sim, também não me pareceu muito normal... Por isso achei estranho, no mesmo segundo aparece esta forma como desaparece... São poucos "frames" de distância. Como tinha dito, sou um céptico porque desejo e necessito de provas... Não digo que aquilo é uma forma humana, mas tem aspecto disso... Mas podem haver outras explicações que talvez alguém mais experiente nos possam elucidar.

AndreiaLi, de nada... O sono, por vezes, ataca em força ;) hehehe...

Hmm eu não consigo ver nada de estranho no filme, que está interessante - capta o ambiente do local.

Estive a ler o tópico e a discussão de fim de ano que se gerou. Eu acho que também tenho uma opinião parecida com o Zé Pedro. Nunca lá estive nem me considero "sensível". Não posso discutir esse assunto porque nunca passei por tal... Fora isso li aqui referências a fenómenos considerados estranhos mas que acho que não têm nada de tal quando vistos isoladamente. É natural por exemplo que o vidro embaciasse por dentro - ar húmido das vossas respirações lá dentro, carro parado ao frio da noite, os vidros arrefecem e a humidade interior condensa neles. As diferenças de temperatura de divisão para divisão são naturais (variações bruscas num mesmo local é que seria esquisito, para mim). Os ruidos naquele contexto podem ser esquisitos mas há tanta explicação natural mais provável sabendo que vão lá grupos e andam lá junkies ou até ratos... nada disto é muito sólido. O campo do que uma pessoa sensível possa sentir é ainda mais subjectivo (e fora de discussão, para mim,  embora agradeça a quem partilhe porque sou curioso).

Cumprimentos

Rui
O equilíbrio perfeito entre espírito aberto e cepticismo - procura-se.

Citação de: Alex em 12 janeiro, 2010, 01:26
Hmm eu não consigo ver nada de estranho no filme, que está interessante - capta o ambiente do local.

Estive a ler o tópico e a discussão de fim de ano que se gerou. Eu acho que também tenho uma opinião parecida com o Zé Pedro. Nunca lá estive nem me considero "sensível". Não posso discutir esse assunto porque nunca passei por tal... Fora isso li aqui referências a fenómenos considerados estranhos mas que acho que não têm nada de tal quando vistos isoladamente. É natural por exemplo que o vidro embaciasse por dentro - ar húmido das vossas respirações lá dentro, carro parado ao frio da noite, os vidros arrefecem e a humidade interior condensa neles. As diferenças de temperatura de divisão para divisão são naturais (variações bruscas num mesmo local é que seria esquisito, para mim). Os ruidos naquele contexto podem ser esquisitos mas há tanta explicação natural mais provável sabendo que vão lá grupos e andam lá junkies ou até ratos... nada disto é muito sólido. O campo do que uma pessoa sensível possa sentir é ainda mais subjectivo (e fora de discussão, para mim,  embora agradeça a quem partilhe porque sou curioso).

Cumprimentos

Rui

Eu estou a falar na imagem que aqui coloquei e não nessas "evidências" que não me parecem nada demais :)


[color=red]Assinatura removida. Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 5. Obrigado.[/color]

#160
Olá BioGeo! Primeiro que tudo, olá colega de área, porque eu formei-me em BioGeo, na fac. de ciências de Lx. Estás a estudar onde?

Eu vi a parte que apontaste várias vezes e não me pareceu nada estranho. A foto pausada parece-me mais estranha do que vista em movimento.

É bom encontrar aqui mais pessoal a usar base científica para argumentar, já me sentirei menos sozinho quando começar a disparar coisas como "isso tem uma explicação perfeitamente lógica" ou falar da regra de occam... :)

Cumprimentos

alex
O equilíbrio perfeito entre espírito aberto e cepticismo - procura-se.

Citação de: Alex em 12 janeiro, 2010, 01:37
Olá BioGeo! Primeiro que tudo, olá colega de área, porque eu formei-me em BioGeo, na fac. de ciências de Lx. Estás a estudar onde?

Eu vi a parte que apontaste várias vezes e não me pareceu nada estranho. A foto pausada parece-me mais estranha do que vista em movimento.

É bom ter aqui mais pessoal a servir-se da sua formação científica para eu me sentir menos sozinho quando começo a disparar coisas como "isso pode ter uma explicação perfeitamente lógica" ou a falar da regra de occam... :)

Cumprimentos

alex

Melhor que conhecer um dos que pensam como eu, é melhor conhecer um "BGiano"... lol... Eu formei-me na Universidade do Minho e agora estou a tirar Mestrado em Ecologia ;)

Sim, acho que todas as coisas têm sempre uma explicação lógica, perfeitamente capaz de ser demonstrada e provada cientificamente... Mas como acima referi, se isto tudo for levada a sério, vendo isto racionalmente pode aqui nascer uma nova ciência, tipo "Paranormalogia"  ;D Apenas temos que ser rigorosos e não nos deixarmos levar pelo entusiasmo ou pela poesia ;)
[color=red]Assinatura removida. Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 5. Obrigado.[/color]

BioGeo, as conversas daqui do fórum, de vários participantes que descrevem visitas - como estas ao sanatório, põe-me a pensar nisso: será possível inventar uma técnica credível para se testar a presença de fantasmas (ou pelo menos eliminar as explicações mais óbvias)? Já anda gente a tentar há pelo menos 100 anos e ainda não se chegou a lado nenhum - ou será que já?

Claro, strictly as a hobby, porque talvez não fosse muito abonatório para a tua futura carreira de biólogo misturar fantasmas com ciência :D. Digo eu, que penso de que!

;)
O equilíbrio perfeito entre espírito aberto e cepticismo - procura-se.

#163
Sim, basta tentarmos criar um método, como por exemplo desta forma:

- Definir o número de câmaras/gravadores a usar por medida de área com um número de horas de gravação definidas, presencial ou não;

- Definir que tipo de tratamento pode ser feito aos dados de forma a que seja igual para todos os dados recolhidos no campo;

- Definir também o número de réplicas a usar, assim como o número de vezes por ano se faz recolhas de dados do mesmo local, tal como se deveriam fazer testes de controlo, ou seja fazer gravações em locais com características muito semelhantes aos locais presumívelmente assombrados (área de amostragem e tipo construção, assim como a área envolvente ao complexo, seja citadina ou rural) mas em locais sem descrições de assombramento (o que nos poderão fornecer elementos comparativos);

Assim conseguiríamos eliminar tudo o que é ruído de fundo ou coisas dúbias, analizando o que poderá ser explicado por elementos não estudados pela ciência...

Acho que a abordagem certa começaria por aqui.

Ah, podem tratar-me por Fred :)

Sim, não seria muito abonatório aos olhos de certos biólogos, se bem que existem muitos biólogos que estudam certos casos estranhos em animais, tipo os comportamentos de cardumes de peixes ou bandos de aves que parecem tão sincronizados que parecem ter uma mente colectiva, tipo uma rede psíquica invisível... Se quiseres saber um pouco sobre isso podes ver o trabalho do biólogo Rupert Sheldrake ;)



[color=red]Assinatura removida. Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 5. Obrigado.[/color]

Citação de: BioGeo em 12 janeiro, 2010, 02:17
Sim, basta tentarmos criar um método, como por exemplo desta forma:

- Definir o número de câmaras/gravadores a usar por medida de área com um número de horas de gravação definidas, presencial ou não;

- Definir que tipo de tratamento pode ser feito aos dados de forma a que seja igual para todos os dados recolhidos no campo;

- Definir também o número de réplicas a usar, assim como o número de vezes por ano se faz recolhas de dados do mesmo local, tal como se deveriam fazer testes de controlo, ou seja fazer gravações em locais com características muito semelhantes aos locais presumívelmente assombrados (área de amostragem e tipo construção, assim como a área envolvente ao complexo, seja citadina ou rural) mas em locais sem descrições de assombramento (o que nos poderão fornecer elementos comparativos);

Assim conseguiríamos eliminar tudo o que é ruído de fundo ou coisas dúbias, analizando o que poderá ser explicado por elementos não estudados pela ciência...

Acho que a abordagem certa começaria por aqui.

Ah, podem tratar-me por Fred :)

Sim, não seria muito abonatório aos olhos de certos biólogos, se bem que existem muitos biólogos que estudam certos casos estranhos em animais, tipo os comportamentos de cardumes de peixes ou bandos de aves que parecem tão sincronizados que parecem ter uma mente colectiva, tipo uma rede psíquica invisível... Se quiseres saber um pouco sobre isso podes ver o trabalho do biólogo Rupert Sheldrake ;)





Concordo, acho que começaria por algo assim! Para além de câmaras e gravadores outros factores de que se fala são as variações de temperatura, outra coisa a medir. Mas isso não sreria nada fácil de tratar, imagino. Se calhar seria necessário um estudo estatístico computarizado tipo modelo climático.

E conheço o Sheldrake, tenho o livro dele 7 Experiências que podem mudar o mundo, um dos meus livros favoritos:)

Alex
O equilíbrio perfeito entre espírito aberto e cepticismo - procura-se.