Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.465
Total de tópicos
26.917
  • Sanatorio de Valongo
    Iniciado por Blackwolf
    Lido 200.526 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Fui lá hoje pela 3 vez , com muita gente a fazer sessões de fotografias, bicicletas , btt. Fiquei mesmo curiosa foi com o piso cá de baixo na faixa da frente . Seria uma cozinha ?










Ah, sim, pois não admira, pelas fotografias parece ser um sítio magnífico. Com tanto espaço, uma vista excelente, e uma localização soberba, daria para um bom hotel. Com a EN209 ali ao lado e o IP4 a pouca distância, acessibilidades não faltariam, e poderia perfeitamente ser integrado nos percursos portugueses até Santiago de Compostela, e talvez nos do Douro. Desta forma também se preservaria um importante exemplo da arquitectura portuguesa de meados do século, com a sua capela.

Os extensíssimos terrenos circundantes deveriam tornar-se num parque público, com caminhos e outras infraestruturas adequadas e zonas verdes bem tratadas, um espaço de lazer para as populações locais e os visitantes estrangeiros, um ponto de aproximação à natureza.

Neste fórum tenho visto dezenas, talvez centenas de edifícios que são supostamente assombrados, mas onde o único "fantasma" que vejo é o da razão, do aproveitamento lógico e sustentável. Complexos magníficos vítimas da incúria, da desorganização, de problemas judiciais e financeiros, da ganância, e da especulação imobiliária, essa maldita fera que tudo destrói e nada preserva. Não temos mais recursos do que o nosso próprio país, o nosso clima, as nossas magníficas paisagens e a nossa cultura, mas parece haver preguiça e falta de vontade em aproveitá-los. Em todos os edifícios nestas condições, o Sanatório de Valongo parece ser o maior exemplo que já aqui no fórum.

Como dizia o poeta Horácio, exegi monumentum aere perennius!
Someone once told me that time was a predator that stalked us all our lives, but I rather believe that time is a companion who goes with us on the journey, and reminds us to cherish every moment... because they'll never come again.