Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.466
Total de tópicos
26.917
  • Adorar Jesus o cordeiro como Deus é Errado?
    Iniciado por BACHOR
    Lido 62.954 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Muitos Cristãos adoram Jesus como Deus vivo e cultuam sua imagem, indo contra as escrituras que diz não adorai imagens, e Jesus disse que é o cordeiro, logo é o caminho (João 14:6). Então é pecado adorar Jesus e sua imagem como ele sendo Deus, pois ele é o filho que trouxe a palavra e nós colocamos ele no lugar de Deus, isto está certo? Adorar o filho como se fosse o Pai, não é pecado? pois o filho é o caminho mas não é o Deus, esta certo adorar uma imagem?
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

chacalnegro
Citação de: BACHOR em 25 julho, 2012, 07:54
Muitos Cristãos adoram Jesus como Deus vivo e cultuam sua imagem, indo contra as escrituras que diz não adorai imagens, e Jesus disse que é o cordeiro, logo é o caminho (João 14:6). Então é pecado adorar Jesus e sua imagem como ele sendo Deus, pois ele é o filho que trouxe a palavra e nós colocamos ele no lugar de Deus, isto está certo? Adorar o filho como se fosse o Pai, não é pecado? pois o filho é o caminho mas não é o Deus, esta certo adorar uma imagem?


Depende das perpectivas da várias confissões cristãs. Para os católicos e boa parte das religiões protestantes, Jesus é, sem dúvida, filho e Deus em simultâneo em virtude da imagem trinitária de Deus, comum a todas elas. Creio que a negação do dogma da Trindade é minoritária e partilhada por poucas religiões cristãs, nomeadamente as Tetemunhas de Jeová. Acho que deve ficar ao critério de cada crente.
Se me perguntassem a opinião pessoal, nem sequer creio na divindade de Jesus. Creio que foi um enviado, entre outros, para trazer conhecimento à Humanidade. Em várias passagens dos Evangelhos, Jesus intitula-se sempre como "Filho do Homem", sendo indício da sua própria condição humana e não divina.

Eu acho que as pessoas não adoram Jesus como se fosse uma imagem. Isso é feito nas igrejas, principalmente nas procissões onde há santinho para tudo e mais alguma coisa.
Quanto a Jesus é diferente, as pessoas acreditam que ele é Deus por causa das coisas espetaculares que ele fez na Terra e que até hoje mais ninguém conseguiu. É por isso mesmo que ele adquiriu esse estatuto de divino, apesar de estar escrito na bíblia que ele é apenas um caminho para chegar ao Pai.

#3
Boas,
Ter a consciência que Jesus não é o caminho, mas sim os seus ensinamentos, e o livre arbítrio em cada um de nós, é fundamental.

É preciso recuar no tempo,  e fazer o enquadramento em função da Época.

De facto, o chacalnegro mencionou e bem, o aspecto humano e carnal de Jesus, e dele nunca se ouviu ou foi mencionado,
a sua descendencia divina superior a qualquer pessoa .

Sempre que era questionado sobre a sua divindade, a sua resposta era algo do género " Tu o disseste", e não outra coisa que o afirmasse.
É sabido que se esperava e ainda espera (Judeus), pelo Messias, mas as correntes que derivaram da fé judaica, tiveram a brilhante ideia de divinizar a torto e direito, o que aliado a uma fraca alfabetização, ajudou a criar mitos, e por consequência negocial, criou dogmas, que se mantém até aos nossos dias.

Esses dogmas, criam na verdade a crendice que pode chegar ao fanatismo, ou apenas á simples fé, e desde tempos antigos as pessoas foram sendo obrigadas a aceitar sem pensar, a aceitar sem questionar, o que levou a um retrocesso sério na evolução humana.
Hoje em contrapartida, somos mais cultos, mas nem por isso as massas mudam de opinião, ou procuram questionar,
ou procuram a verdade, porque se sentem confortáveis, com o que se lhes dá, e impera a lei do menos esforço.

Somos uma espécie de "rebanho", onde qualquer que opine de forma diferente , já não vai para a fogueira, mas é ovelha negra de certeza ....


Abraços
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Excelente tópico! Parabéns.

E tem mais se Jesus é verdadeiramente filho de deus, porque é que fizeram a sua genealogia a partir de José se este não seria o seu pai biológico?
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

Mephisto
Porque se José não se assumisse como pai, Maria teria quase por certo uma morte por apedrejamento. Tão simples quanto isto, independentemente da natureza da concepção de Jesus. A tradição matá-la-ia.

Citação de: Mephisto em 26 julho, 2012, 19:15
Porque se José não se assumisse como pai, Maria teria quase por certo uma morte por apedrejamento. Tão simples quanto isto, independentemente da natureza da concepção de Jesus. A tradição matá-la-ia.

Mas quem escreveu o Novo Testamento, os seus vários autores, diziam que foi um anjo que anunciou a José a concepção de Maria, por isso, eles sabiam que José não era o pai da criança, porque não ignoraram a genealogia de Cristo. Ou seja, eles dizem que Jesus é filho de Deus e foi concebido por obra e graça do espírito santo e logo depois dão-lhe José como pai.

Segundo me lembro, na Bíblia conta o seguinte episódio (um dos muitos)

Não é literal, mas o sentido é o mesmo :
Ora. certa altura, estava Jesus numa certa casa, onde fazia os milagres e curava muita gente, e vinda de longe,
apareceu Maria sua Mãe, com um dos seus irmãos, e foi anunciada a sua chegada a Jesus :

" Mestre, está ali fora a tua mãe e irmão, para te verem/falarem "

A resposta foi :

"Quem é minha Mãe e irmãos ? Minha Mãe e irmãos, são todos aqueles que fazem a vontade do Pai.

Não sou mais papista que o Papa, mas este "do", não é a mesma coisa que "do meu", e como se costuma dizer, o diabo mora nos pormenores ...
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )


Temos de ter em conta que os livros que compõem o Novo Testamento foram escritos depois de os Apóstolos terem morrido, ou seja, a maior parte deles foram escritos no século seguinte, por isso, não podem ser muito fidedignos visto que a fonte era tradição oral. Além disso, nas traduções feitas perdeu-se muito das ideias originais, pois nem sempre as palavras escolhidas eram as mais correctas.

#9
Citação de: romi em 26 julho, 2012, 23:49
Temos de ter em conta que os livros que compõem o Novo Testamento foram escritos depois de os Apóstolos terem morrido, ou seja, a maior parte deles foram escritos no século seguinte, por isso, não podem ser muito fidedignos visto que a fonte era tradição oral. Além disso, nas traduções feitas perdeu-se muito das ideias originais, pois nem sempre as palavras escolhidas eram as mais correctas.

Eu sei romi, mas então partindo desse principio toda a biblia, que é a base dessa fé, estaria em causa, já para não falar no mais importante, do que o que está na Biblia e não é original de lá .. " A Epopeia de Gilgamesh " Vs " Génesis".


Ainda, tem mais uma coisa, que afasta a ideia de divindade de Jesus ao nivel de Deus ...

Naquela época, era comum chamar a Jesus de "RABI", e sabe-se que só podia ser Rabi, quem fosse casado, e nenhum Mestre teria essa designação, se não o fosse.
Se Jesus, fosse uma divindade semelhante a Deus, na verdadeira acepção da palavra, jamais se casaria, e teria vida terrena, como o comum mortal ...

Digo eu ... ;D

Neste tópico pode-se tirar alguma ilações sobre este assunto :
https://portugalparanormal.com/index.php/topic,19297.0.html
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Olá á todos,respondendo alguns questionamentos,entre tantos líderes religiosos que obtiveram seguidores ao longo da história,Jesus Cristo foi na realidade, o único que afirmou ser Deus em forma de homem.
Buda não reivindicou ser Deus; Moisés,Maomé,Zoroastro,etc.Mas Jesus um simples carpinteiro de Nazaré,disse que quem visse a ele via o pai,isto está em Jo.14:9.
Jesus disse isso muitas vezes.Ele disse que existia antes de Abraão, e que ele era igual ao pai,Jesus reinvidicava a capacidade de perdoar pecados,coisa que somente Deus o podia fazer.O Novo Testamento considera Jesus como o criador do universo João 1:3
Certa vez os líderes do sinédrio quizeram apredejar Jesus por se fazer igual a Deus.
Paulo diz que Jesus foi manifestado na carne, e João afirma que Jesus era o verbo que era Jesus era Deus,Jo:1:1. Se ele é Deus como declarou precisamos acreditar nele,e se ele não é,então nada de temos de comum com ele,isso é questão de fé.
Quanto a Jesus se intitular "Filho do Homem, era o nome favorito que Jesus atribuia a si mesmo,e é nessa condição que Ele se identifica com toda a raça humana,consta nos Evangelhos que o utilizou em referência a si próprio em torno de 78 vezes – como quando perguntou aos discípulos acerca de sua identidade, por exemplo: "Quem dizem os homens ser o Filho do homem?"(Mt.16:13).Esse título provavelmente diz respeito ao fato de que Ele era a humanidade perfeita.
"Filho do homem" dizia respeito ao Messias,isso nos leva à várias profecias,alguns profetas se referiam ao Filho do Homem como o Messias.
Jesus, quando estava sendo julgado e lhe perguntaram se ele era o Messias, fez menção dessa predição: "...E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus. Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu." (Mt.26:63, 64)

Esta declaração de Jesus enfureceu os líderes religiosos. Eles o acusaram de blasfêmia por chamar para si  mesmo a autoridade de Deus. Eles estavam certos de que Jesus tinha se referido à profecia de Daniel, afirmando assim ser o Messias. Jesus não é um caminho para se chegar a Deus Ele é o próprio caminho,Ele mesmo disse "Eu sou o caminho a verdade e a vida ninguém vem ao Pai a não ser por mim"
Conta-se quando Buda estava morrendo disse "Eu estou indo em busca da verdade",porém Jesus disse: "Eu sou a verdade".

Quanto a sua genealogia,sendo Filho do Homem ele teria que ter uma genealogia humana,a grande importância nas duas genealogias é que elas afirmam que Jesus é da descendência de Davi, para se cumprir as profecias que diziam que o Messias seria filho e herdeiro de Davi (1Sm 7.12-13). Ele deveria ser literalmente descendente de carne e sangue da raiz de Davi. Daí Maria e José serem membros da casa de Davi.

Esclareçam-se os termos:
Rabino é realmente a tradução de Rabi (termo hebraico) ou Raboni (termo aramaico).
Rabi ou Rabbi é uma palavra de origem hebraica que oriunda da raiz "rav" significa, na língua bíblica hebraica, "grande" ou "distinto" (em conhecimento). Neste sentido, Rabi pode ser traduzido à letra por "Mestre" ou "meu Mestre".
Raboni é a expressão aramaica, falada no tempo de Jesus, e que significa exactamente a mesma coisa. Portanto, Rabi ou Raboni podem ser traduzidos por "Mestre". Neste sentido, portanto, todo aquele que exercia a tarefa de ensinar poderia receber o título de MESTRE.
Todavia, e muito embora várias passagens do Novo Testamento definam Jesus como "Mestre" (Cf Jo1,38; 20,1.16...), tal função não o igualava aos Rabinos comuns do seu tempo, uma vez que este título estava ligado ao sacerdócio além de que, de facto, o casamento fazia parte desta classe religiosa. Ora, por tudo aquilo que dispomos dos evangelhos, Jesus era solteiro e casto.
Então, se Jesus foi designado de Rabi ou Raboni foi-o simplesmente enquanto MESTRE e não enquanto Rabino comum.

#11
Olá Helena, em primeiro, quero apenas dizer que tudo se baseia em opinião formada, por diversos estudos ...
Não existe o contraditório gratuito ...  ;)

Citação de: Helena em 27 julho, 2012, 12:30
Olá á todos,respondendo alguns questionamentos,entre tantos líderes religiosos que obtiveram seguidores ao longo da história,Jesus Cristo foi na realidade, o único que afirmou ser Deus em forma de homem.
Buda não reivindicou ser Deus; Moisés,Maomé,Zoroastro,etc.Mas Jesus um simples carpinteiro de Nazaré,disse que quem visse a ele via o pai,isto está em Jo.14:9.


Na verdade, Jesus nunca o afirmou, e Jesus disse : "Ninguém vem ao Pai senão por mim !", ou seja o caminho eram os seus ensinamentos e não a sua existência física.
como se sabe, tudo o que Jesus dizia era por palavras e não literalmente.

Citação de: Helena em 27 julho, 2012, 12:30

Jesus disse isso muitas vezes.Ele disse que existia antes de Abraão, e que ele era igual ao pai,Jesus reinvidicava a capacidade de perdoar pecados,coisa que somente Deus o podia fazer.O Novo Testamento considera Jesus como o criador do universo João 1:3
Certa vez os líderes do sinédrio quizeram apredejar Jesus por se fazer igual a Deus.
Paulo diz que Jesus foi manifestado na carne, e João afirma que Jesus era o verbo que era Jesus era Deus,Jo:1:1. Se ele é Deus como declarou precisamos acreditar nele,e se ele não é,então nada de temos de comum com ele,isso é questão de fé.
Quanto a Jesus se intitular "Filho do Homem, era o nome favorito que Jesus atribuia a si mesmo,e é nessa condição que Ele se identifica com toda a raça humana,consta nos Evangelhos que o utilizou em referência a si próprio em torno de 78 vezes – como quando perguntou aos discípulos acerca de sua identidade, por exemplo: "Quem dizem os homens ser o Filho do homem?"(Mt.16:13).Esse título provavelmente diz respeito ao fato de que Ele era a humanidade perfeita.
"Filho do homem" dizia respeito ao Messias,isso nos leva à várias profecias,alguns profetas se referiam ao Filho do Homem como o Messias.

Repara na contradição do que escreveste ...

Só Jesus pode perdoar ... mas mandou que nos perdoássemos uns aos outros.

Jesus auto-intitulava-se  ... a resposta era invariavelmente " Tu o disseste"

Era dessa forma que se identificava com a raça humana ... Mas .. não somos feitos á imagem e semelhança ?
Deus não disse .. " Não se contenderá mais o meu espírito com o homem , pois ele também é carne." ..(Literalmente)

Também Jesus disse que era filho de Deus, Assim como nós todos, os que seguem os seus mandamentos.

Citação de: Helena em 27 julho, 2012, 12:30

Jesus disse isso muitas vezes.Ele disse que existia antes de Abraão

Se considerares que a alma é imortal, também eu já existia antes de existir, pois para Deus nada é novo ...

Citação de: Helena em 27 julho, 2012, 12:30

O Novo Testamento considera Jesus como o criador do universo João 1:3
Certa vez os líderes do sinédrio quizeram apredejar Jesus por se fazer igual a Deus.
Paulo diz que Jesus foi manifestado na carne, e João afirma que Jesus era o verbo que era Jesus era Deus,Jo:1:1. Se ele é Deus como declarou precisamos acreditar nele,e se ele não é,então nada de temos de comum com ele,isso é questão de fé.


Errado !!
O Novo Testamento, escrito centenas de anos após Jesus, tem o valor histórico e alterado em função de uma crença.
O Novo Testamento, só tem valor no sentido romanceado dos factos, e não literalmente.
Jesus nunca se quis passar por Deus, isso é falso, e não encontra uma escritura onde isso venha exposto ainda que subliminarmente.

Paulo diz, João diz, José diz, mas isso não importa em nada ... importa se Jesus disse, coisa que não fez !!

Citação de: Helena em 27 julho, 2012, 12:30
"...E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus. Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu." (Mt.26:63, 64)


Lá está ..o FILHO DO HOMEM, e não "Eu Deus Todo o Poderoso !!", quanto ao resto da parábola, era Jesus manifestando o que sabia ser verdade .. a sua morte, e ascensão do espírito ao céu.

Citação de: Helena em 27 julho, 2012, 12:30

Conta-se quando Buda estava morrendo disse "Eu estou indo em busca da verdade",porém Jesus disse: "Eu sou a verdade".


Mais uma vez, a parábola impera como verdade .. Ele disse : "Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por mim"

Como parábola que é, deve ler-se, Se não fizerem o que vos ensino, sem duvida, sem medo, e com a fé e o coração de uma criança, ninguém subirá aos céus" (mais coisa, menos coisa)

Para terminar, se Jesus fosse Deus, porque diria na altura da crucificação ...
"Elohim, Elohim, Lama sabactani" ???

( Senhor, Senhor, porque me abandonaste ?) , frase, após a qual segundo os relatos morreu ...
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

CitaçãoPara terminar, se Jesus fosse Deus, porque diria na altura da crucificação ...
"Elohim, Elohim, Lama sabactani"
( Senhor, Senhor, porque me abandonaste ?) , frase, após a qual segundo os relatos morreu ...

... e nem esta frase poderemos ter a certeza que foi dita por Jesus; senão vejamos:
Em 14:50, Marcos escreve que os homens fugiram todos e que as mulheres estavam a observar de longe, isto quer dizer que nenhum dos amigos, seguidores ou apóstolos de Cristo estava perto dele aquando da crucificação de modo a ouvirem as suas palavras.

Não nos poderemos esquecer que os romanos tinham o hábito de não só matarem os líderes que criavam problemas, mas também os seus seguidores então, os apostolos e os seus amigos deveriam estar escondidos, pois estavam cheios de medo e receando ser executados. E tem mais Cristo falava aramaico e os soldados romanos de certeza que não falavam tal lingua.
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

Meu caro amigo Seth,permita-me chamá-lo assim,em Jo.14:6 o próprio Jesus afirma "Eu sou o caminho,a verdade e a vida,ninguém vem ao Pai senão por mim",quanto a perdoar pecados,não há contradição alguma,os fariseus da época ficavam furiosos com Jesus pois Ele perdoava pecados,fazendo assim se comparava à Deus o que era uma blasfêmia para eles.Jesus disse que se queremos que o Pai perdoe os nossos pecados devemos também perdoar os que nos ofendem,ou nos causem algum mal,essa é a grande diferença do dos ensinamentos de Jesus,amor!

Quando algumas vezes Jesus dizia tú o dizes ou tú o disseste,com isso ele não queria dizer tú o disseste não eu,ao contrário ele queria dizer tú acabaste de confirmar ou de dizer.
Ex."E,insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus".
Até então Jesus permanece calado,mas nesse momento, Jesus não pode mais responder com o silêncio. Ele é obrigado a responder com a verdade. Ele é juridicamente obrigado a responder com palavras e não omitir mais o fato de ser ou não o Cristo.
Por isso, Ele responde "Tu o disseste", ou seja, "Eu sou", ou tú acabaste de dizer e confirmar que eu sou o Cristo!


Para Jesus cumprir a sua missão que é a redenção da humanidade teria que vir como homem,não como um espírito, ou somente como espírito,por isso ele se identificou com a raça humana em todas as formas,exceto o pecado.

Jesus era é o Filho de Deus por geração pois ele foi gerado pelo Espírito de Deus,nós somos filhos de Deus por adoção e criação,essa é a diferença entre nós e o filho legítimo de Deus.


Quando a questão sobre Jesus dizer que existia antes de Abraão

Se Jesus tivesse querendo dizer apenas que já existia antes do tempo de Abraão, Ele teria dito: "Antes de Abraão, eu era." As palavras gregas traduzidas como "nascer" no caso de Abraão e "sou" no caso de Jesus são bastante diferentes. As palavras ditas por Jesus deixam claro que Abraão foi "trazido à existência", mas que Jesus existia eternamente (João 1:1). Não há dúvida de que os judeus entenderam o que Ele estava dizendo porque pegaram pedras para matá-lo por clamar-se igual a Deus (João 5:18). Tal declaração, se não fosse verdade, era uma blasfêmia e a punição prescrita pela lei mosaica era a morte (Levítico 24:11-14). No entanto, Jesus não cometeu blasfêmia; Ele era e é Deus, a segunda Pessoa da Trindade, igual ao Pai em todos os sentidos.

Jesus usou o mesmo termo "EU SOU" em sete declarações sobre Si mesmo. Em todas as sete, Ele combina EU SOU com metáforas que expressam a Sua imensa relação de salvação com o mundo. Todas aparecem no livro de João: EU SOU o Pão da vida (João 6:35, 1, 48, 51); EU SOU a Luz do mundo (João 8:12); EU SOU a porta das ovelhas (João 10:7,9); EU SOU o Bom Pastor (João 10:11, 14); EU SOU a Ressurreição e a Vida (João 11:25); EU SOU o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14:6) e EU SOU a videira verdadeira (João 15: 1,5).


Sim durante toda a sua vida Cristo viveu como um homem,embora tivesse poderes divinos no entanto limitados por causa da sua humanidade ou homem.Alguns poderes de Jesus transpunham as leis físicas.Jesus tinha duas naturezas uma humana e uma divina.

Quando Jesus afirma eu sou o caminho e a verdade não cita como uma párabola,mas como sim uma afirmação.

A natureza humana e divina de Jesus nunca se separaram,mesmo durante a crucificação.Fica claro porém por difícil que seja explicar,que a comunhão íntima de Jesus com o Pai foi temporariamente rompida quando ele levou sobre si os pecados de toda a humanidade.Jesus usou as palavras do salmo 22.Ao citar o salmo Jesus talvez estivesse insinuando saber que o relacionamento foi rompido com o Pai,porém momentâneo.

#14
Citação de: Helena em 27 julho, 2012, 15:28
"Eu sou o caminho,a verdade e a vida,ninguém vem ao Pai senão por mim.
Acredito que esta afirmação comprova que ele (Jesus) é o cordeiro, logo o exemplo para chegar ao Pai.

Além dele (Jesus) ser o cordeiro imolado para a remissão dos pecados, logo adorar ele não seria a mesma coisa que o povo hebreu fez quando Moises subiu ao monte, eles (hebreus) criaram a imagem do cordeiro e começaram a adorar este como Deus, quem leu a Bíblia sabe o que aconteceu ao povo quando eles começaram a adorar o cordeiro para a remissão dos pecados.
Logo ele (Jesus) deve ser adorado como Deus? Cultuar sua imagem não vai em desacordo com a Bíblia já que existem várias passagens que dizem não cultuar imagens nem esculpidas ou de fundição temos deuteronômio e eclesiástico como exemplos. Podem explicar estas dúvidas?
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19