Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Quinta Marques Gomes - Canidelo, Gaia
    Iniciado por helder14
    Lido 50.760 vezes
0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.
helder14
Se for caso necessário de apagar o tópico, eu o farei, pois não existem provas de ele ser "assombrado"
Apenas debati este assunto para ver se conseguia obter alguma resposta!

#16
Citação de: helder14 em 16 julho, 2011, 16:22
Se for caso necessário de apagar o tópico, eu o farei, pois não existem provas de ele ser "assombrado"
Apenas debati este assunto para ver se conseguia obter alguma resposta!

Se há tópico que não deve ser apagado é este, porque, a meu ver, ele aborda ou tenta fazê-lo, qual deve ser a atitude de qualquer pessoa, incluindo quem se pretenda investigador do paranormal, perante uma casa ou um local que não sabe em concreto se está ou pode estar, por falta de evidências, "assombrado".
Ao escrever as linhas que escrevi não pretendi demover qualquer investigação mas credibilizá-la apontando para as fragilidades de informações, relatos ou simples boatos...

A frase final do helder14, («para ver se conseguia obter alguma resposta!») é importante porque permite ver que tem a disponibilidade e o interesse necessários para saber o que há "ali" naquele palacete.
Só chamei para a atenção para a forma ligeira e apressada de chamar «assombrado» a um espaço que não se sabe se esta ou não. É preciso conhecer e para tal investigar.


Citação de: Marlene em 16 julho, 2011, 10:31
Tem razão, mas se formos a ver as coisas por esse prisma bem que teriamos de trancar quase todos os tópicos que se encontram neste quadro...

De uma forma resumida, o que acha que o helder14 deve fazer para dar fundamento à sua teoria?

Qual que seja a "teoria" do helder14, o palacete estar assombrado ou não e se ele pretende conhecer a realidade, poderá (e isto é apenas uma sugestão) começar por escrever num caderno  de notas "o que se diz" sobre o palacete ou em forma de entrevista ou simples narração de factos. De preferência gravado (se tiver gravador digital melhor porque pode mais facilmente divulgar o seu conteúdo).

Poderia, por exemplo, fazer o seguinte:

1) Recolher os relatos, passar a documento escrito ou áudio quem tem informações.
Quem "sabe", "viu", "ouviu" ou "sentiu" ou ainda "ouviu dizer".
Ir ter com o avô, a avó, o pai, a mãe, outros familiares, vizinhos, nas localidades próximas e fazer as perguntas necessárias "neutras" e não indiciativas (p.ex.; "O que se diz sobre a casa?" e não "A casa esta assombrada?", "O que sabe sobre o poço".
As perguntas não devem sugerir ou influenciar respostas, mas deixar livremente as pessoas falarem sobre a questão colocada, o poço, o palacete, etc.
Se for necessário, depois de ouvir a gravação dos relatos das pessoas, pode-se voltar a ouvir as mesmas pessoas para precisar pormenores, dúvidas, etc.

2) Conhecer o que sabe nas redondezas do lugar.
Saber o que se diz do palacete na aldeia, vila, cidade mais próxima.
Se há mais pessoas conhecedoras, se os relatos são coincidentes, semelhantes ou divergentes.

3) Obter a listagem das pessoas mortas naquele local e saber porque morreram.
Quem morreu e de que forma, o que dizem as pessoas sobre estas mortes.
Conhecer as causas legais das mortes (se necessário através de certidões de óbito).
Já alguém (autoridades...) investigaram o poço? Quais as conclusões?

4) Informações escritas.
Procurar na imprensa nacional e local notícias sobre as mortes e o palacete.
Origens da história do cavaleiro e do cavalo. Fazem parte de lendas locais?

5) Documentação
Tirar fotografias, muitas fotografias. Várias dos mesmos locais e de diversos ângulos, não esquecendo de o fazer, se possível, de noite e de noite.
Fazer gravações, dos locais, do palacete, de casas, com e sem pessoas, tentando obter EVPs.

6) Protocolo
Fazer uma listagem da forma como pretende fazer a investigação. O que quer fazer e o que não quer fazer. A forma como o quer fazer.
Descrever os equipamentos que vai utilizar.
Nunca invadir propriedade sem autorização dos donos.
NUNCA ir sozinho aos locais investigados.

Helder14, eis um breve resumo do que poderá fazer para saber mais sobre o palacete e sobre o que os seus familiares viram.
Procure outras pessoas que possam estar interessadas em saber a verdade e que não procurem apenas passar o tempo ou satisfazer apenas a curiosidade.
A terminar, não permita que a investigação que vai começar seja condicionada pela suas convicções pessoais quaisquer que elas sejam.

Estou inteiramente à sua disposição para quaisquer esclarecimentos ou ajuda que necessitar, dentro da limitação dos meus conhecimentos e da distância que nos possa afastar.
«Para aqueles que não querem pensar existe o alimento dos templos»
(Manuscrito de Urga)

Boas,

A Team Anormal investigou este local há algum tempo atrás e obteve algumas provas que existe actividade paranormal lá. Durante a realização do EVP dois membros viram um vulto a passar e o mesmo ficou registado em vídeo.

Aqui está o vídeo:

Realização de um EVP no Palacete em Gaia - SAPO Vídeos

Cumprimentos,

Team Anormal 

Citação de: slam em 19 julho, 2011, 20:07
Boas,

A Team Anormal investigou este local há algum tempo atrás e obteve algumas provas que existe actividade paranormal lá. Durante a realização do EVP dois membros viram um vulto a passar e o mesmo ficou registado em vídeo.

(...)
Team Anormal 

A apresentação deste vídeo é importante porque ficamos a saber o que sempre se soube, que em qualquer local, residencial ou outro, existem entidades e que estas se podem manifestar quando entendem ou sabem ou conseguem, mas que neste caso se pode comprovar por equipamentos.
Se não fosse filmado ou gravado este episódio, a situação do ponto de vista "paranormal" já se alteraria, porque nós nunca teríamos uma prova dessas manifestações.

Esta situação não é diferente do que se passa na minha casa, por exemplo, em que sinto (e vejo) vultos, sinto presenças e gravo sons e vozes, mas nunca, por isso, a minha casa é ou tem manifestações paranormais ou sequer alguma vez vez esteve assombrada. É uma casa normalíssima e igual a muitas outras por esse país fora.

O que acontece é que quando conseguimos captar, por qualquer equipamento, o que aparece, conseguimos afirmar com a segurança que nos transmitem esses equipamentos, que há manifestação, se não conseguimos, ou porque não temos equipamento adequado ou porque não vemos, ouvimos ou sentimos, dizemos que não há "nada", o que manifestamente nunca corresponde à realidade.

Por esta razão é que considero que não existe o "paranormal", só há normal ou tudo é normal, porque, do meu ponto de vista, o paranormal faz parte do normal.

O facto de haver entidades que vivem no plano físico e outras noutros planos não físicos é a mesma coisa, o que nos espanta, desperta ou incomoda, de acordo com a sensibilidade de cada um, é fazer essa descoberta, sobretudo a partir do momento em que os equipamentos técnicos comprovam o que alguns foram vendo, ouvindo ou sentindo ao longo de milhares de anos.

E a grande novidade, é que a partir do momento em que tomamos conhecimento disto nunca mais somos os mesmos, mesmo que a realidade à nossa permaneça inalterável.

É esta a importância que o vídeo apresentado representa, ainda que nem tidos a valorizem.
«Para aqueles que não querem pensar existe o alimento dos templos»
(Manuscrito de Urga)

Citação de: slam em 19 julho, 2011, 20:07
Boas,

A Team Anormal investigou este local há algum tempo atrás e obteve algumas provas que existe actividade paranormal lá. Durante a realização do EVP dois membros viram um vulto a passar e o mesmo ficou registado em vídeo.

Aqui está o vídeo:

Realização de um EVP no Palacete em Gaia - SAPO Vídeos

Cumprimentos,

Team Anormal 

Fiquei bastante contente por vocês terem ido ao palacete Marques Gomes e conseguirem captar uma entidade no filme. Confirma-se o boato que a casa é assombrada.

Citação de: romi em 19 julho, 2011, 22:41
Fiquei bastante contente por vocês terem ido ao palacete Marques Gomes e conseguirem captar uma entidade no filme. Confirma-se o boato que a casa é assombrada.


O vídeo apresentado não confirma que o palacete de Canidelo está assombrado.
Até ao momento não foi confirmada qualquer assombração por aquelas bandas.

Ver, por exemplo, a definição que se encontra na Wikipédia que nem é muito feliz, atendendo à sua definição histórica (finais do séc. XIX):

Casa assombrada[/color] ou Casa mal-assombrada é o nome dado a [/font]uma casa onde supostamente acontecem eventos insólitos sem que se encontre uma causa física para os mesmos. Tais eventos podem ir desde ruídos ou movimentação de objectos até alegadas aparições de vultos mais ou menos distintos aos quais se chama de assombrações ou fantasmas.
«Para aqueles que não querem pensar existe o alimento dos templos»
(Manuscrito de Urga)

Citação de: slam em 19 julho, 2011, 20:07
Boas,

A Team Anormal investigou este local há algum tempo atrás e obteve algumas provas que existe actividade paranormal lá. Durante a realização do EVP dois membros viram um vulto a passar e o mesmo ficou registado em vídeo.

Aqui está o vídeo:

Realização de um EVP no Palacete em Gaia - SAPO Vídeos

Cumprimentos,

Team Anormal 

Peço desculpa, mas já vi o vídeo, pode ser do meu computador, mas aos quantos minutos é que vêm o vulto? Não consegui ver nada.
ILYM

Citação de: Paraphenomenal em 20 julho, 2011, 11:34
Peço desculpa, mas já vi o vídeo, pode ser do meu computador, mas aos quantos minutos é que vêm o vulto? Não consegui ver nada.

É no minuto 6.40.

Parabéns pessoal, apanharam um vulto  ;) Vocês são um espectáculo!

Além de terem visto o tal vulto, sentiram/ouviram mais alguma coisa?

Excelente video!

Agora fiquei com vontade de la ir...alguem alinha?
www.spa-automovel.com
www.mercpecas.c4.fr

ui ve se bem o vulto parabens bem captado :o

helder14
eu alinho PAPY, moro mesmo ao lado!
mais alguém?

www.spa-automovel.com
www.mercpecas.c4.fr

eh eh ainda neste fim de semana estive em canidelo na casa de férias dos meus avós :P
já ouvi falar muito desse palacete (:


gostava de ir lá, mas desde da morte de um dos membros da minha ex-equipa que não faço investigação local :(
Abandon hope all ye who enter here

helder14
eu nunca fiz uma investigação! Gostava de ter a experiência!
Quem alinha ir lá?
É bom que sejamos muitos.
Já somos 2 mais alguém?