Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.455
Total de tópicos
26.915
  • Post Mortem - Fotografando os Mortos
    Iniciado por IceBurn
    Lido 28.556 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Não nos podemos esquecer que isto acontecia nos finais do século XIX início do século XX.
A minha avó teve uma filha que morreu muito novinha com meningite. e quando ela morreu o meu avô estava embarcado.   
Como não tinha nenhuma foto dela, mandou tirar-lhe uma depois de morta, para ficar de recordação e para mostrar ao meu avô.

Eu acho isto um bocado macabro... Eu pessoalmente prefiro recordar as pessoas cm eram em vida e não...assim.
Mas se as pessoas pediam as fotos é porque achavam bem.... Vá-se lá saber porquê...

de facto impressiona, principalmente as crianças ... que macabro
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

#78
Citação de: ShellyTantrum em 30 agosto, 2012, 16:16
Eu acho isto um bocado macabro... Eu pessoalmente prefiro recordar as pessoas cm eram em vida e não...assim.
Mas se as pessoas pediam as fotos é porque achavam bem.... Vá-se lá saber porquê...

Às vezes era a única recordação com que ficavam do falecido.
Temos de nos situar no tempo, actualmente quando temos filhos ao longos dos anos vamos registando o seu crescimento com fotos e filmes (tenho dúzias de álbuns dos meus filhos). mas naquela época só quem tinha mais posses é que tirava fotos.
Podes querer recordar as pessoas como eram em vida, mas se não tiveres nada dessa pessoa, com o tempo começas a perder a sua  imagem nas tuas recordaçóes.

Adoro fotografias da Era Vitoriana mas estas são macabras, principalmente, quando estão crianças nas fotos  :-\

Já ando para comentar este tópico há uns tempos!

Bom este assunto das fotos é mesmo muito macabro, para nós hoje em dia, mas analisando bem as coisas naquela época era o normal e ás pessoas cresciam habituadas á ideia de lidar com a morte, e com os cadáveres dos irmãos, dos pais, avós etc portanto eu consigo ver a parte "ternurenta" disto, quem não tinha poses para tirar fotos aproveitava quando o ente querido morria para ficar com a ultima memória dele...e acho que nessa época as pessoas lidavam muito melhor com a morte do que nós hoje em dia, mas também não posso deixar de dizer que isto tudo me arrepia muito especialmente as fotos das crianças, bebés, até gémeos mortos deitados lado a lado  :-X
Fazia-me muita confusão como conseguiam pôr os mortos em pé, em tais posições que pareciam estar vivos, mas tem lógica se usassem armações e coisas do tipo nas costas para os segurarem... a unica coisa que me faz confusão é porque deixavam os cadaveres tanto tempo por enterrar, pois no video do youtube  que alguém publicou na pagina 3, se virem o video no minuto 0.35 vão ver uma foto onde tem umas coisas escritas á mão, e que dizem "Taken 9 days after death", ok não quer dizer que todas as pessoas ficassem tanto tempo por enterrarem mas esta moça em questão ficou no mínimo 9 dias ao "ar livre" e isto sim impressiona-me, não cheirava mal? Não se decompunha? Ou será que embalsemavam sempre os cadáveres?

E para terminar eu comparo a moda de fotografar pessoas falecidas á nossa moda do photoshop, ora pensem lá comigo, hoje em dia também usamos as fotos para fazermo-nos passar por aquilo que não somos na verdade, pessoas perfeitas, medidas perfeitas, pele perfeita, olhos perfeitos e na verdade é tudo mentira hiuhihi ;D

tuga9890
O mais provável é que tivesse sido mesmo embalsamada. Essa era uma prática muito mais usada naquela época do que nos dia de hoje. Quanto ao serem enterrados muitos dias após a morte, penso que estivesse relacionado com o medo de enterrar pessoas vivas. Esperava-se sempre um determinado tempo para garantir que a pessoa estava mesmo morta. E mesmo assim às vezes não era suficiente!

Isso faz-me lembrar a história do Carlos Paião, de ter sido supostamente enterrado vivo  :o mas é conversa para outro tópico  :laugh:
Ainda bem que deixou de haver a moda do embalsamento, a meu ver quando morremos devemos todos de nos tornar em "terra" ou cinzas, por diversas razões mas principalmente porque daqui a 1000 anos tinhamos que começar a guardar os corpos embalsemados em casa porque já não havia espaço para enterrar tanta gente lol

Há uma cena relacionada com o assunto que também me faz imensa impressão, que são os jazigos, aquelas "casinhas" de mármore com prateleiras por dentro onde se metiam os caixões da família. Eu moro numa aldeia e temos um pequeno cemitério onde há um jazigo desses, e sempre que vou lá não consigo deixar de espreitar o jazigo, tem uma porta de vidro e dá para ver o interior, tem uns 2 ou 3 caixões e as fotos em grande das pessoas. Lá está, para mim os mortos não são para estarem á vista (logo, ainda bem que a moda das fotografias post mortem já passou)  8)

Eu confesso que sou um bocado morbida!

Adoro passear nos cemitérios, ver quem morreu e as datas em que nasceram e morreram.

Sou viciada em necrologia e até já consigo ver os "cromos repetidos"!!!
"Há pensamentos que são orações. Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelho."

ahahahah essa agora "matou-me"  ;D

Acho que todos nós temos um interesse mórbido em tudo o que tenha a ver com morte e desgraça, uns mais que outros claro! Eu confesso que agora me afastei mais desse assunto, porque entretanto enterrei uma prima com 20 anos e tudo isso me provocou um abanão muito forte pois foi um grande choque, ela não é daqui portanto está enterrada no cemitério da sua terra natal, mas eu deixei por completo de ir a cemitérios por lazer... entretanto depois disso também enterrei a minha avó mas essa infelizmente já aguardávamos á muito pelo dia da sua partida, no entanto ela ja morreu à 2 anos e apenas voltei ao cemitério 1x e porque me pediram muito para ir. Não consigo mentalizar que a minha avó está ali debaixo daquela campa portanto para mim ir ao cemitério "vê-la" não tem qualquer significado.
Mas lembro-me de ser cachopita e ir com a minha mãe ao cemitério pelo menos 1x por mês fazer aquela cena de limpar as campas e pôr flores e bla bla bla (dos meus avós paternos que nunca conheci)e eu claro andava por lá toda entretida a ver as outras campas ou então hipnotizada pelo jazigo  >:D a minha mãe até dizia "oh rapariga sai daí" lol porque eu ficava mesmo especada a olhar lá para dentro  :)

#85
Eu só gosto de cemitérios para fazer investigação. Tirando isso, acho - os sítios muito "pesados" , se é que me faço entender ;) ..
"só se desilude, quem se ilude"

#86
Citação de: Magda_Costa em 13 outubro, 2012, 02:12
Eu só gosto de cemitérios para fazer investigação. Tirando isso, acho - os sítios muito "pesados" , se é que me faço entender ;) ..

eu pelo contrario acho os cemiterios sitios calmos...




existe outro filme que falam sobre isso - " o mensageiro dos espiritos" é um filmes ainda pior que o "the others"....

Don´t be afraid

Acho que filmes que envolvam espiritos, por norma, vejo-os todos.
Para ver o quanto os filmes tornam as coisas o mais real possivel. Posso dizer que até hoje o filme que mais me marcou e me fez sentir a pele arrepiada e lagrimas cairam foi mesmo o "O 6º sentido". A maneira como o menino viveu a sua mediunidade foi brutal. Fez-me lembrar de muitas coisas da minha infância e de situações que fui passando com o meu crescimento.

Gostei muito de ver o "Exorcismo de Emily Rose" e a creditem que desde os meus 8/9 anos que imagens como aquelas que aparecem no filme, eu vivias na 1ª pessoa. E ainda hoje algumas pessoas evitam falar de como eram os tempos no tempo em que o meu tio mais velho incorporava. Mas para terem noção, quando ele dava sinais de que já não estava bem, os vizinhos saiam do café e corriam para casa dele e da familia só para fazerem cordões de fogo para ele não passar.
Histórias que as pessoas acham que são ficção mas que a familia viveu na 1ª pessoa.

Eu por acaso, no meio daquela gente sou sortuda. Comparado com as coisas que a maior parte da minha familia passou, eu sou o exemplo de como lidar com o outro lado sem atrofiar de vez :)

Brincadeira, há coisas que não somos nós quem controlamos 100% e eu tive a sorte de ter uma educação espiritual difierente e com maior preparação para conviver com o meu "Lado B" da vida.

"Há pensamentos que são orações. Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelho."

#88


Familia posando ao lado da falecida, em pose de como se estivesse dormindo no chão. Observa-se que haviam alguns petiscos na mesa ao lado.



A morte é uma realidade e a única certeza que existe para quem está vivo, só não tendo uma data para o seu acontecimento.
Esse assunto é muito polémico em várias culturas pelo mundo, sendo até um "Tabu" em determinados lugares, gerando muitas vezes, medo, pavor, folclore e até devoção, como no caso do México onde a morte é uma Santa, conhecida como "Santa Morte".




Imagem da "Santa Morte", cultura no México
Don´t be afraid

Tenho que felicitar a pessoa que iniciou este tópico. Gostei imenso.
Apesar de alguns acharem que é mórbido, bizarro, creepy, arrepiante, ou não sei que mais, acho que é sobretudo um grande acto de amor. Não creio que seja uma falta de respeito para com o falecido de o "reanimar" o tempo de uma fotografia e de ter uma  ultima recordação dele. Quantos de nós prefere lembrar-se de alguém risonho, carinhoso, "animado" e queremos afastar a realidade de que esta pessoa está morta?! É violento voltarmos a tomar consciência da perda desta pessoa, dos instantes confusos do anúncio da sua morte ao seu enterro, são horas que passam e só nos lembramos de pequenos detalhes...a fotografia torna-se um símbolo de amor e de luto!

Este tópico lembrou-me uma exposição de fotografias intituladas AMOR-TE "Life, Love,Dead", podem encontrar facilmente na net.
E os filmes indicados, nada melhor para uma sessão pipocas na noite de Halloween !
Beijos e abraços!*
"não é porque as coisas são dificéis que não ousamos, é por não ousarmos que as coisas são dificéis"