Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.455
Total de tópicos
26.915
  • Post Mortem - Fotografando os Mortos
    Iniciado por IceBurn
    Lido 28.557 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#30
Citação de: omega2 em 25 agosto, 2009, 21:57

Esta é a foto que me está a fazer mais confusão. Como podem ter morrido estas pessoas todas no mesmo dia supostamente?? Como conseguiriam fazer estes corpos voltarem a ter posições e até as caras animadas quando é suposto estarmos com rigidez pos mortem? Será que até o gatinho estaria morto?? Que weird! (refiro -me à última foto).
"só se desilude, quem se ilude"

MorgAna
Alguém me pode dizer se em Portugal também era costume tirar estas fotografias post-mortem?
Conhecem algum site com informações adicionais sobre o tema?

Apesar da aparente morbidez do tema, estas fotos despertam-me ternura. São a última homenagem a um ente querido. Não podemos esquecer-nos que a morte faz parte da vida. No séc.XIX a mortalidade infantil era muito comum, as pessoas lidavam mais de perto com a morte, aceitavam-na como parte da vida. Hoje, apesar de sermos constantemente bombardeados com imagens de morte, através dos media, afastámo-nos da morte natural. Se, por um lado temos uma curiosidade mórbida pela imagem da morte, tornou-se um tabu. Antes morria-se em casa, hoje vamos morrer para os hospitais, destituidos de qualquer humanidade.

Lunática
Citação de: MorgAna em 16 novembro, 2009, 17:25
Alguém me pode dizer se em Portugal também era costume tirar estas fotografias post-mortem?
Conhecem algum site com informações adicionais sobre o tema?

Apesar da aparente morbidez do tema, estas fotos despertam-me ternura. São a última homenagem a um ente querido. Não podemos esquecer-nos que a morte faz parte da vida. No séc.XIX a mortalidade infantil era muito comum, as pessoas lidavam mais de perto com a morte, aceitavam-na como parte da vida. Hoje, apesar de sermos constantemente bombardeados com imagens de morte, através dos media, afastámo-nos da morte natural. Se, por um lado temos uma curiosidade mórbida pela imagem da morte, tornou-se um tabu. Antes morria-se em casa, hoje vamos morrer para os hospitais, destituidos de qualquer humanidade.

No séc. XIX e não só... No séc. XVI, por exemplo, também morriam muitos bebés e crianças.

MorgAna
O que eu quis dizer é que no séc. XIX ainda morriam muitas crianças, como morriam até há 40 ou 50 anos atrás, e como morrem ainda hoje por esse mundo fora, sobretudo em países menos desenvolvidos. Prende-se mais com a novidade da fotografia e do seu uso para prestar uma última homenagem aos mortos.

Bem este tópico esta demais  ;)
Realmente as fotos são mesmo mórbidas e esquesitas de serem olhadas, mas isto porque nós sabemos que estão mortos, se mostrarmos a muita gente não diriam que estão mortos  :o
Já tinha ouvido falar de fotos post-mortem que era para conservar a alma da pessoa que morreu, mas nunca tinha visto assim tantas...
Mas até entendo, seria talvez uma recordação, eu era capaz de fazer isso a um ente querido .
:-*
I belive....

#35
Citação de: MorgAna em 16 novembro, 2009, 17:25
Alguém me pode dizer se em Portugal também era costume tirar estas fotografias post-mortem?
Conhecem algum site com informações adicionais sobre o tema?

Olá! Não sei se era muito usual, mas tenho uma foto post-mortem de uma irmã da minha avó, que nasceu com uma deficiência e acabou por falecer menos de um ano depois. Foi tirada no início dos anos 30 a bebé está deitada num lençol branquinho, muito bem vestida e com um ar bastante pacífico.

Acho a fotografia bastante ternurenta e concordo contigo quando dizes que é a última homenagem feita aos entes queridos que faleceram. Não podemos esquecer que nas fotos acima postadas, os defuntos estão acompanhados por familiares próximos. Mais do que o factor "visceral" de estar junto de um corpo sem vida (que não me impressiona de todo), toca-me a tristeza que aquelas pessoas deviam sentir no momento em que tiraram a foto (e lembremo-nos que as fotografias familiares servem normalmente para perpetuar momentos felizes). É incrivelmente irónico...


Citação de: omega2 em 25 agosto, 2009, 21:57
o que teria acontecido a esta familia para morrerem todos na mesma altura?  :-\

A intoxicação por monóxido de carbono era muito frequente nos tempos em que não havia electricidade e o aquecimento era feito através de lareiras e braseiros em todas as divisões das casas... É ainda um fenómeno comum, infelizmente, junto dos mais pobres e idosos. É uma morte silenciosa que consegue devastar famílias inteiras, o que a torna uma possibilidade neste caso...

Eu gostei das fotos e dá ideia. Mas eu também não partilho o mesmo sentido moral e de decência como vocês...  :-X

"Im on the Hype Train to Awesome City!! Choo Choo Motherfuckers!"

Naquela altura era muito comum tirar fotos aos entes queridos depois de mortos, alem de ser uma ultima homenagem, muitas vezes era a unica imagem que ficavam como recordação, visto que tirar uma foto naquela altura era muito caro.

A minha mãe teve uma irmã que morreu com 10 anos, isto foi há uns 70 anos , e a unica foto que existe dela é deitada dentro do caixão, porque os meus avós nunca tiveram dinheiro para lhe tirar fotos, e tiraram aquela para ficarem com uma recordação da filha.


Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.


Citação de: IceBurn em 24 julho, 2009, 23:22
Sim, é esse mesmo "The Others". Gostei muito desse filme.

Realmente é um excelente filme! Também estou para ver o "The Haunting in Connecticut".
Quanto às fotografias, pertubraram-me imenso. Alguém sabe em que países eram tiradas?
"Uma descoberta é ver o que toda a gente viu e pensar o que ninguém pensou..."

O site de onde grande parte das fotos foi tirada é Canadiano...

#41
Bem, só agora é que dei uma vista de olhos por aqui.
Nunca tinha ouvido tal coisa :O

Mas muito interessante, mesmo.
Até pode ser que algumas fotografias que estejam no cemitério da minha zona sejam post mortem.
Realmente que grande curiosidade, não sabia ...

Muito fixe, gosto imenso de ver destas coisas...


EDIT

  wow,esta ...

quanto àquela foto das tantas pessoas juntas, pode ter sido pessoas que morreram proximamente nas mesmas datas, mas sem serem da mesma família.
As únicas respostas interessantes são aquelas que destroem a questão.

Se nao tiver em erro para os lados do alentejo ha uma cena assim...vou investigar
metalheart

Citação de: ladydeath em 04 julho, 2010, 00:15
Se nao tiver em erro para os lados do alentejo ha uma cena assim...vou investigar

aqui pelo alentejo? nunca tinha ouvido falar!
"O futuro está oculto atrás dos homens que o fazem."

As únicas respostas interessantes são aquelas que destroem a questão.