Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.466
Total de tópicos
26.917
  • Afinal de que deus se fala?
    Iniciado por F.Leite
    Lido 8.964 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Afinal de que deus se fala nas diversas religiões?

Antigamente existiam muitos deuses. Principalmente para Gregos e Romanos  eram uma farturinha, sendo um para cada necessidade básica ou dificuldade que fosse necessário superar. Deus da guerra, deus das artes, e por aí fora.

Depois surgiu o deus bíblico e o interessante é que esse não negou a existência dos outros, pois ele mesmo disse: "- Não terás outros deuses além de mim". Ver no antigo testamento em Levítico (para crente que nunca tenha lido a bíblia, livro em que se baseia a sua religião).

Ter em atenção que ele não disse que não há outros deuses, disse sim que os outros deuses não poderiam ser adorados pelo seu povo. A acreditar neste deus, os outros deuses existiam, tinham é que ser exonerados de modo a serem esquecidos.

Como todas as religiões se baseiam no Antigo testamento e nas ordens do deus bíblico, não podemos andar aqui a dizer que o meu deus é melhor que o teu pois ele é o único que se diz deus e que muitos humanos aceitam como tal.

É também a esse deus que Jesus se referia como sendo o seu pai. Nenhum versículo da bíblia faz referência ou insinuação de ser outro deus, por isso quem aceita Jesus como mentor espiritual, tem por força que se submeter a esse deus como sendo o seu deus.

Não importa que cada religião lhe dê o nome que mais lhes agrada porque na verdade é somente a esse que adoram. Uns mais fanáticos que outros a obedecer às suas ordens, mas são as mesmas ordens para todos.

Se as religiões espíritas têm Jesus como o mentor que estimula o amor ao próximo, como deus têm um déspota implacável, capaz das maiores atrocidades que são descritas nas escrituras. Por isso dizer que deus é o expoente máximo do amor, só demonstra que quem é crente em deus nunca leu a bíblia ou então sabe ler mas não sabe compreender o significado das palavras e o que elas implicam.

Citação de: F.Leite em 08 abril, 2020, 20:12
Afinal de que deus se fala nas diversas religiões?

Antigamente existiam muitos deuses. Principalmente para Gregos e Romanos  eram uma farturinha, sendo um para cada necessidade básica ou dificuldade que fosse necessário superar. Deus da guerra, deus das artes, e por aí fora.

Depois surgiu o deus bíblico e o interessante é que esse não negou a existência dos outros, pois ele mesmo disse: "- Não terás outros deuses além de mim". Ver no antigo testamento em Levítico (para crente que nunca tenha lido a bíblia, livro em que se baseia a sua religião).

Ter em atenção que ele não disse que não há outros deuses, disse sim que os outros deuses não poderiam ser adorados pelo seu povo. A acreditar neste deus, os outros deuses existiam, tinham é que ser exonerados de modo a serem esquecidos.

Como todas as religiões se baseiam no Antigo testamento e nas ordens do deus bíblico, não podemos andar aqui a dizer que o meu deus é melhor que o teu pois ele é o único que se diz deus e que muitos humanos aceitam como tal.

É também a esse deus que Jesus se referia como sendo o seu pai. Nenhum versículo da bíblia faz referência ou insinuação de ser outro deus, por isso quem aceita Jesus como mentor espiritual, tem por força que se submeter a esse deus como sendo o seu deus.

Não importa que cada religião lhe dê o nome que mais lhes agrada porque na verdade é somente a esse que adoram. Uns mais fanáticos que outros a obedecer às suas ordens, mas são as mesmas ordens para todos.

Se as religiões espíritas têm Jesus como o mentor que estimula o amor ao próximo, como deus têm um déspota implacável, capaz das maiores atrocidades que são descritas nas escrituras. Por isso dizer que deus é o expoente máximo do amor, só demonstra que quem é crente em deus nunca leu a bíblia ou então sabe ler mas não sabe compreender o significado das palavras e o que elas implicam.


Amigo FLeite, antes de dar-mos esse salto quantitativo, não podemos esquecer o hinduísmo e os seus deuses. Continuam actuais.
E também não esqueçamos que nem todas as religiões em "funções" nos dias de hoje se baseiam no antigo testamento.
Aquelas que se baseiam no antigo testamento são apelidadas de religiões abraâmicas ou mentalistas.


Agora vou deixar a minha opinião.

Minhas crenças não assentam num deus. Para mim existe um Criador, ou uma Energia Criadora. O resto são energias puras, mistas ou complexas universais que nos influenciam. A essas energias pode-se ou não atribuir um "nome", de forma a melhor identificação.

Mais uma vez se fala da bíblia. Eu mais uma vez afirmo, a bíblia nada mais é que um livro que conta a história de um povo, convenhamos que um povo bem fraquinho. Tivessem olhado bem para os nossos Lusíadas, e teriam feito dele um livro santo.

Só existe um Deus.

Deus é o único que vive por si, todas as outras criaturas dependem de Deus para poderem existir auto-conscientes, incluindo esses ditos "deuses".

Nenhuma Criatura pode ver Deus, por ser de espécie diferente. Apenas o que é proveniente do próprio Deus, da mesma origem portanto, como o Filho de Deus e o Filho do Homem é que podem ver o Criador, porque são parte do mesmo.

A energia é unicamente proveniente de Deus, e é neutra... os seres humanos com o seu querer moldam a mesma, e conforme a moldam podem originar coisas belíssimas, assim assim, ou mesmo horríveis.

Os ditos "deuses" da antiguidade, que na realidade, se estudarem irão reparar que iam mudando gradualmente com o passar do tempo, são os diversos seres enteais da natureza que são responsáveis pelas mais variadas coisas e que naturalmente têm influência na vida dos seres humanos aqui na Terra, pois eles estão acima dos seres humanos em termos de posição relativa enquanto os seres humanos peregrinam aqui pela Terra.
Na realidade tais "deuses", tem sua origem num plano de existência mais afastado de Deus e por tanto os seres humanos tem uma proveniência mais elevada... contudo tais seres da natureza são todos eles mais valiosos que os humanos, pois eles cumprem o que é esperado deles, os seres humanos: não. Os seres humanos recusam-se a desenvolver e usar as suas capacidades correctamente e com isso têm gerado grande confusão, que felizmente a Vontade de Deus já colocou um fim, e em breve também aqui neste planeta de uma maneira ou de outra as coisas voltarão ao rumo certo.

Os "deuses" sabem bem que não o são, e que apenas servem a Deus. Foi apenas o processo natural de desenvolvimento espiritual dos seres humanos que os viram inicialmente como "deuses", e isso não tinha mal, pois o processo funciona dessa forma, o problema foi a estagnação a partir de determinado momento, tivesse o processo continuado e ainda ia descobrir os seres humanos no topo da Criação que então passariam a considerar os novos "deuses" até que de lá viesse eventualmente a revelação do dito Deus único, do qual receberiam posteriormente uma mensagem... assim teria sido a evolução normal esperada.

Quanto à conversa de Deus castigar, não é Deus pessoalmente que anda atrás de cada uma das bilhões e bilhões de criaturas humanas a ver o que andam a fazer e tal, Deus inseriu a Sua Vontade que é perfeita desde o início e ajustou o mecanismo de tal maneira de que cada um receberá sempre na justa medida como resultado do seu verdadeiro querer, qualquer que seja o seu querer... porque o ser humano não pode deixar de querer (seja lá o que for), já que é uma propriedade de ser-se ser humano e que não lhe pode ser retirada... excepto através da segunda-morte, que é a morte/ desaparecimento/ desfazer da personalidade espiritual que torna aquele espírito único/ diferente/ auto-consciente... mas mesmo assim o núcleo em si volta à origem para um dia voltar a percorrer o caminho rumo à auto-consciência onde tal querer estará presente.
É portanto o ser humano que escala rumo ao paraíso eterno onde pode viver em permanente alegria, ou escava o seu próprio buraco por ali abaixo onde acabará por morrer.
Toda a alegria, e toda a tristeza só pode agradecer a si mesmo, pois é ele mesmo que atrai pela sua acção. A Deus dedica-se naturalmente com toda a pureza possível ao ser humano a mais profunda veneração/ agradecimento, por nos possibilitar existir auto-conscientes.

Quando precisarem de ajuda que os vossos próximos humanos não possam ceder, e se os pedidos aos seres da natureza não tiverem resultado, e a vossa vontade própria não for suficiente, podem sempre em última instância pedir ao Filho do Homem, ou ao Filho de Deus por ajuda. Peçam unicamente aquilo que realmente está a abalar a vossa "alma", aquela coisa única que realmente mais urgentemente precisa de ajuda. Concentrem e simplifiquem ao máximo o pedido... não é a força que faz chegar a mensagem ao topo, mas sim a sua leveza, quanto mais proveniente for da vontade do espírito da pessoa (não confundir com parte emocional/ intelectual) sei lá na pura alegria, ou na mais pura tristeza ou sofrimento então mais facilmente tal pedido chegará à Luz. Um pedido proveniente do espírito, mesmo que tenha sido feito em um único segundo chegará à Luz, enquanto que pedidos formulados pelo cérebro com longas lengalengas poderão nunca lá chegar. Vale lembrar que palavras só existe na Terra e nos planos próximos da Terra... para guiar a vossa intuição a fazer o pedido tente transmitir por uma determinada imagem/ vídeo "mental" que qualquer outro ser humano independentemente da sua cultura conseguisse ver e interpretar logo o que desejam, portanto: simplificar... é pelo menos a melhor forma que encontrei para explicar o processo para alguém mais para o intelectual que não consiga usar a sua intuição.

#3
Citação de: Lancelot em 08 abril, 2020, 22:10
Amigo FLeite, antes de dar-mos esse salto quantitativo, não podemos esquecer o hinduísmo e os seus deuses. Continuam actuais.
E também não esqueçamos que nem todas as religiões em "funções" nos dias de hoje se baseiam no antigo testamento.
Aquelas que se baseiam no antigo testamento são apelidadas de religiões abraâmicas ou mentalistas.

Eu sei que há religiões que se baseiam noutros princípios, mas se formos a falar de todas irá ser complicado, pois sendo este um grupo de debate onde alguns crentes não sabem definir e sua própria religião, imagine se formos a falar das outras.

Temos que ver as coisas como elas são. Ninguém vem para aqui falar da sua religião ou de deus, sem ter no intimo a intenção de mostrar aos outros que ele é que tem razão no que diz. Basta ver a forma como alguns defendem a sua doutrina, dizendo-se e contradizendo-se só para tentarem provar aquilo que dizem.

O problema é que o que aqui se diz, acaba sempre por influenciar quem procura informação, induzindo ideias que podem não corresponder à realidade. Temos que ser o mais realistas possível ao falar destes assuntos, quanto mais não seja, por respeito a quem lê o que por aqui se escreve.

A existir deus terá que ser somente um pois seria inviável de outra forma. Ninguém sabe explicar a origem de um, quanto mais de muitos.


Se só um pode ser verdadeiro então quem são os falsos deuses? Em que é que nos podemos basear para chegar a uma conclusão?

Não temos outra forma que não seja a de observar com atenção a informação que esses mesmos deuses nos deixaram. Então só nos resta estudar os chamados livros sagrados que existem. Dessa forma, se as religiões que aqui são discutidas se baseiam nos ensinamentos do deus bíblico e nas doutrinas daí derivadas, a bíblia é o único livro onde nos podemos basear.

Se um espirita quer seguir os ensinamentos de Jesus que se diz filho do deus bíblico, terá que abandonar o espiritismo, pois o deus bíblico proíbe a comunicação com a alma dos mortos, reclamando que quem o faça seja morto à pedrada. Não adianta que tentem arranjar desculpas para dourar a pílula, pois se não conta como lei o que deus deixou escrito, então a religião baseada em deus é a maior das mentiras que existe.

O que eu observo é que ninguém se acredita nesse deus bíblico e então, para sustentar a sua fé, cada um adota somente as partes que lhe agradam daquilo que ele deixou escrito. Quem consulta um médium ou um cartomante ou qualquer outro que pratique artes espirituais, não pode dizer que ama a deus e que segue as suas leis, pois ele proíbe todas essas práticas.

Contudo esses mesmos médiuns, bruxos e adivinhos, enchem-se de orações a deus e a Jesus, antes e durante a prática de trabalhos que ele abomina.

Então a questão que me ponho é saber quem é o deus de que se fala quando se fala em deus. O deus que cada um inventa para si mesmo de forma a não se sentir com culpa dos seus atos ou o deus que se diz deus e que proíbe esses mesmos atos que os homens fazem em nome de deus?

Deuteronómio 18,9-12
Quando entrares  na terra que o Senhor teu Deus te dará, não aprendas a imitar as abominações daquelas nações. Que no teu meio não se encontre alguém que queime seu filho ou sua fiha, nem que faça presságio,oráculo, adivinhação ou magia, ou que pratique encantamentos, que interrogue espíritos ou adivinhos, ou ainda que invoque os mortos; pois quem pratica estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa dessas abominações que o Senhor teu Deus as desalojará em teu favor.


Deus avisa sobre isto porque ainda que muita gente não acredite e fique revoltada com estas palavras o demónio mete a mão nestas práticas,ainda que pareça tudo muito bom ao início.Muitas pessoas que precisaram de exorcismos foi devido a estarem metidas nestas práticas.

Quando é referido "...Que no teu meio não se encontre alguém que queime seu filho ou sua fiha..." é no sentido literal porque na antiguidade os povos faziam sacrificios a moloch;um demónio que era venerado nequeles tempos.


Citação de: 68_PV em 09 abril, 2020, 12:20
Deuteronómio 18,9-12
Quando entrares  na terra que o Senhor teu Deus te dará, não aprendas a imitar as abominações daquelas nações. Que no teu meio não se encontre alguém que queime seu filho ou sua fiha, nem que faça presságio,oráculo, adivinhação ou magia, ou que pratique encantamentos, que interrogue espíritos ou adivinhos, ou ainda que invoque os mortos; pois quem pratica estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa dessas abominações que o Senhor teu Deus as desalojará em teu favor.

Quando é referido "...Que no teu meio não se encontre alguém que queime seu filho ou sua fiha..." é no sentido literal porque na antiguidade os povos faziam sacrificios a moloch;um demónio que era venerado nequeles tempos.

Se queremos entender a bíblia de uma forma honesta, temos que a entender de uma forma literal. Dar segundos significados ao que lá escrito é o mesmo que dizer que deus quando ditou as regras, não sabia ao certo o que estava a dizer. Embora em alguns casos, a ambiguidade do que é dito deixe margens para a imaginação, mas se repararem bem, é quando ele tenta explicar coisas que são contrárias à lógica. É o caso da criação do homem, do pecado original, da fecundação de Jesus e algumas coisas mais.

Mas quanto aos médiuns ele é directo e não deixa dúvidas. "Não praticarás esses atos ou serás abominado" disse ele, e em toda a bíblia não tem frase que ele tenha ditado que tenha revogado esta proibição.

Quem é então o deus que gere o espiritismo e as suas práticas, se não é o deus bíblico que considera os médiuns abomináveis?

Isto é tão real que até a Igreja nascida da doutrina de Jesus, portanto sobre a ditadura do deus bíblico, tentou destruir pela tortura e a fogueira todos os médiuns que naquela altura eram chamados de bruxos e bruxas.

Para quem conhece somente o deus biblico, aconselho a leitura dos evangelhos apócrifos.
Estão disponiveis online (alguns pelo menos)
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Citação de: Kyrie em 09 abril, 2020, 22:13
Para quem conhece somente o deus biblico, aconselho a leitura dos evangelhos apócrifos.
Estão disponiveis online (alguns pelo menos)


Eu para tentar ver as intenções de alguém, não posso somente basear-me no que esse alguém disse, Tenho que me tentar pôr no lugar dele e pensar como agiria no seu lugar, tendo em vista as suas intenções.

Dessa forma, e tendo em conta que as intenções de deus visavam que os homens seguissem à risca os seus ensinamentos, tudo deve ter feito para que esses ensinamentos chegassem ao conhecimento dos homens. Não tem lógica nenhuma condenar alguém por não ter tido acesso aos conhecimentos que ele divulgou.

Ora, segundo deus, ele mesmo andou e conviveu com os homens e depois disso passou a mandar mensagens pelos seus anjos e arcanjos que ajudaram a compilar as suas ordens nesse famoso livro. Que faria eu se estivesse no lugar dele e visse que estavam a ser postas de lado referências à minha pessoa?.

Teria duas formas de agir.

1 - Se esses ensinamentos fossem relevantes para consolidar as minhas intenções, faria com que esses escritos fizessem parte do livro. Os anjos e arcanjos levariam então ordens nesse sentido e seria feita a minha vontade. Então os chamados de livros apócrifos fariam parte da bíblia.

2 – Se esses ensinamentos, de alguma forma pudessem prejudicar a minha imagem, ou criar alguma dúvida em relação à mensagem que é transmitida no restante do livro, seria eu mesmo que faria com que esses documentos não fossem divulgados.

Isto tendo em conta os poderes "omni" que deus diz que possui.

Como sabemos que os livros apócrifos fazem levantar muita celeuma a respeito de deus (levando até a que se possa pôr em causa a sua divindade), não me admira que ele tenha optado pela segunda hipótese.


O F.Leite pondere: a bíblia não foi escrita pelo Filho de deus, infelizmente, mas sim por humanos.
Pode encontrar um livro onde está escrito aquilo que corresponde à verdadeira Vontade de Deus, mas não é a bíblia.

Boa tarde caros/as colegas

Eu acredito que há algo que seja responsável pela criação e destruição. Acredito que seja uma energia ou consciência neutra, que não é boa nem má, apenas se limita a criar e destruir. (Não é nenhum santo nem santa nem demónio ou qualquer criatura "limitada")
Da minha parte, já aceitei essa energia criadora e destruidora. Não me compete a mim julgar quem faz o seu trabalho.
Para mim, tudo tem o seu tempo para existir. Mesmo que não venha cá um "Deus Biblico" vindo na sua "nuvem barulhenta e fumarenta" para destruir a Humanidade com Napalm, Armas Nucleares e Biológicas, acredito que a própria natureza ditará o fim. (Muito graças a nós, que também acelerámos esse processo).

Neste momento, somos meros "Dinossauros" à espera do seu "Pedregulho", que sabe-se lá de onde vem, para que posteriormente venha cá outro "Deus" fazer os seus testes cientificos com novas espécies que sobrevivam.

Ah, é verdade, tenham também cuidado com as galinhas porque se elas chamam os Primos Jurássicos passamos a ser nós o churrasco.

Cumprimentos



"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Quando era puto é ainda ia a escola, peguei numa folha  e comecei a escrever. Vinha me certas coisas a cabeça, apontei.

Anos depois, li um livro, no qual estava lá escrito algo parecido com o que estava na minha folha.

Para fazer simples, tratava-se de um livro de Edgar caice, no qual fala sobre a origem do mundo.

Irei abreviar,mas sim, continua a ter algumas incoerências bem visíveis.

No início havia um ser todo potente, com poderes inimagináveis. Podia tudo fazer, mas sentia se incrivelmente só.(nota: que personificação!!).

Para criar companhia, ele tinha de se dividir (dai o big bang...)

Ora ele dividiu se em partículas individuais. No entanto ele continua em cada uma, numa ínfima parte.

Prontos abreviei.

Assim, aglomerados de partículas, egregoradas. Passaram a "deuses" pois o ser humano desconhecia as suas capacidades.

Para mim só existe um deus: EU.
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

As águas estão paradas num balde de água, como um espelho. Algo superior, fez contacto com a água do balde, criando uma ondulação, que não nos permite ver, mas temos o pressentimento de que o espelho vai voltar. Não pedimos para nascer, nem para morrer, não precisamos de mais razão, senão viver o nosso destino. A natureza é a resposta primária.

Citação de: JoaoAzul em 10 abril, 2020, 12:31
O F.Leite pondere: a bíblia não foi escrita pelo Filho de deus, infelizmente, mas sim por humanos.
Pode encontrar um livro onde está escrito aquilo que corresponde à verdadeira Vontade de Deus, mas não é a bíblia.

O JoãoAzul vai-me desculpar, mas eu não consigo vislumbrar onde é que você baseia as suas crenças. Você acredita-se no "filho de deus" que foi anunciado no livro que segundo você, foi escrito pelos homens e que por isso não vale de nada.

Acontece que se não fosse a profecia da vinda desse filho de deus, que esse mesmo livro anunciava, Jesus, simplesmente teria sido ignorado e escarnecido por todos naquela época e hoje ninguém falaria nele.

Quem naquela época se iria acreditar que deus tinha gerado um filho, ainda por cima de uma virgem? Só o aceitaram, porque a crença na profecia se avivou na mente das gentes quando ele se disse ser o filho de deus e os homens, crentes na profecia, ansiavam por essa vinda. Não podemos descurar estes pormenores.

Que apareça agora por aí um tipo a dizer que deus o fecundou na sua mãe e que portanto é filho de deus e será de ver o que lhe fazem. E porquê, porque não está escrito na bíblia que deus fosse ter um segundo filho.

Na sua versão então o que está escrito na bíblia é verdade para umas coisas mas para outras não, conforme o gosto do freguês.

E esse outro livro de que você fala onde está escrita toda a verdade verdadeira foi escrito por quem? Por deus? E já agora, de que livro se trata?

#13
Já alguém se questionou porque o "Deus Biblico" escolheu apenas 1 povo neste mundo para ser liderado?

Porque haveria "Deus Biblico" de escolher apenas 1 povo?

Supostamente não somos todos criação de "Deus"?

Porque precisava de sacrificios de animais?

Porque exigiu aos homens daquele povo, cortarem o prepúcio e os  sujeitarem a dores imensas?

Porque é que "Deus Biblico" deixava apenas consumir determinados animais e outros eram considerados proibidos para consumo?

Porque "Deus Biblico" tinha frases como esta: "Porque eu sou o Senhor que vos tirou da terra do Egito para que eu seja o vosso Deus. Devem pois ser santos porque eu sou santo"? Então, mas ele já não era "Deus" antes disso?

Se "Deus Biblico" pediu para não se criarem "imagens" para adoração, porque temos tantas estátuas de Santos... Já para não falar dos Obeliscos no Vaticano?

Para concluir: O que tinha "Deus Biblico" contra o Egipcios se supostamente somos todos criação de "Deus"?

"Oráculo contra o Egito. Eis que o Senhor, montado numa nuvem rápida, vem ao Egito. Os ídolos do Egito tremem diante dele e o Egito sente desfalecer sua coragem.

Isaías 19:1"

Montado numa nuvem rápida? Faz lembrar aquele "Anime" de Akira Toriyama (Dragon Ball).

Peço desculpa pelo "Sarcasmo", mas há aqui coisas que não batem certo.





"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Citação de: F.Leite em 10 abril, 2020, 19:40

Acontece que se não fosse a profecia da vinda desse filho de deus, que esse mesmo livro anunciava, Jesus, simplesmente teria sido ignorado e escarnecido por todos naquela época e hoje ninguém falaria nele.


FLEite, eu vejo isso de outra forma. Não fosse um imperador romano, num rasgo politico, passar o cristianismo para a religião oficial do maior império da época, que decerto nos dias de hoje pouco ou nada se saberia de Jesus.
Até há atitude de Constantino, os cristãos caiam que nem tordos.