Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Relato de Sara Didelet, uma das capturadas pela PSP sobre a manifestação de 14 de Nov.
    Iniciado por Iris
    Lido 16.895 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Artigo publicado no jornal Público, no dia seguinte aos tumultos em frente à Assembleia:

"Sim, minutos antes, também assisti ao arremesso de pedras por parte de manifestantes e repudiei-as, como tantos outros fizeram. E sim, também vi caixotes do lixo incendiados depois pelas ruas.

Não foi a minha primeira vez num contexto daqueles. Sei como é. É como é. A impotência dos manifestantes desemboca em provocação. E do lado da polícia aproveita-se o pretexto para manifestar a força, o poder, indiscriminadamente. Isso não vai mudar nunca. Ambos os lados são o espelho da mesma encenação.

À violência de quem protesta responde o poder com mais violência, numa demonstração de força que serve para se reafirmar. Fomos atacados, dizem, limitámo-nos a responder legitimamente. É a história mais antiga do mundo. O resto são muitas bastonadas.

É uma tentação, a subida de tom dos manifestantes. Só não percebe quem não quer. Como forma de protesto, é discutível a sua eficácia. À violência do poder baseado na força deve responder-se com não-violência vigilante. A história mostra que quando um colectivo supera o medo sem violência, tende a unir-se mais, e a impor a sua vontade. O poder não está nos bastões, nem nas pedras, está na cabeça. Mas isso é a minha cabeça que pensa.

Neste momento de crispação não me parece que existam muitos que pensem da mesma forma. Ontem percebi-o. E hoje compreendi, ao ouvir as reacções, que não se tiraram quaisquer ilações. Ontem custou-me ver amigos com a cara ensanguentada, mas se querem saber o que custa mais é hoje ouvir polícias, sindicatos e políticos repetirem, também eles, as mesmas frases de circunstância, sem nenhuma novidade, nenhuma dedução nova, um enorme vazio, entre a desvalorização a roçar o paternalismo e o repúdio sem nenhum pensamento estruturado por trás. Algo que nos faça pensar, finalmente, para além do folclore habitual.

Será que esta gente não percebe que a próxima vez vai ser pior? E a que virá a seguir a essa, pior será. Porque vai acontecer. É claro que vai acontecer. E das próximas vezes não serão apenas "profissionais do protesto", como o paternalismo vigente os trata.

Da próxima vez não serão jovens com cartazes de frases "giras". Da próxima vez não serão "profissionais do protesto", tratados assim como se fossem a hierarquia da disseminação da violência.

Lamento informar, mas quem pensa assim, está enganado. Não são esses os mais tumultuosos. Os mais violentos, prestes a explodir, são os muitos homens e as mulheres à beira do desespero. Quando essas pessoas pegarem fogo às ruas não o vão fazer com os caixotes do lixo colocados, apesar de tudo, a meio da rua, para as chamas não chegarem aos prédios. Vai tudo a eito. Como faz a polícia.

Alguns deles estavam lá ao lado dos "profissionais do protesto". Eu vi-os. Não têm a cara tapada, não senhor. São pessoas crispadas, com as veias do pescoço dilatadas de gritar irados, à beira do desespero, gritando como se fosse a primeira vez, e para alguns deles até é capaz de ser verdade. Deixemo-nos de histórias. Os diversos poderes adoram "profissionais do protesto". Dá-lhes jeito. Mas ontem foi mais do que isso. E da próxima vez será pior.

Da próxima vez, se ninguém tirar ilações, esperemos que não seja tarde de mais."

Fonte: Jornal Público
"só se desilude, quem se ilude"

Mephisto
O problema Ceinwin, concordando inteiramente com o que disseste é que a realidade presente, nada tem a ver com o pós-guerra há 6 décadas atrás.

Infelizmente, por muito que trabalhemos, estamos dependentes do contexto económico externo. Pior, estamos à mercê não de meia-dúzia de pedradas, mas do terrorismo mais fundamentalista alguma vez criado: Os mercados financeiros.  

Mais manifestações haverá, e creio que a escalada de violência só pode mesmo aumentar. Quem acha que somos um "povo de brandos costumes", está muito enganado. Como disse uma emigrante em Espanha: "Os nossos governos actuais esquecem-se que Portugal foi fundado à chapada". Está no ADN.  :laugh:

Queira Deus que tal não aconteça. Desejo mesmo que consigamos ultrapassar isto, mas a ganância desse inimigo invisível parece querer o contrário.  

Na verdade, também gostaria de entrar por aquele parlamento dentro em debate quinzenal, com uma centena de pessoas atrás e espancar aquela gente toda  ;D. Mas como tenho a opção de escolher entre um governo coxo e cego e uma anarquia instalada, opto pelo primeiro.


Optando pelo primeiro, não posso "compactuar" com um ataque directo e deliberado a quem ainda protege esses pilar, só porque estou no direito de me manifestar. Manifestar o meu desagrado é uma coisa, atacar pessoas que são cidadãos como eu, só porque estão a proteger um símbolo democrático é outra bem diferente. É um palácio de corruptos?  Todos os palácios o foram. É algo que temos de reflectir posteriormente, sobretudo, participar activamente na politica e deixar de ver tanto futebol. Quem não acredita que isso é possível está enganado.

Citação de: Magda_Costa em 21 novembro, 2012, 11:47
Artigo publicado no jornal Público, no dia seguinte aos tumultos em frente à Assembleia:

Magda o inicio do artigo diz tudo. Uma imagem vale mil palavras. No dia seguinte é sempre fácil fazer juízo de valores. Ele próprio (artigo) dá razão àquilo que tenho tentado dizer. Violência gera violência. As nossas diferenças são meramente ideológicas pelo que peço que não tomes esta discussão como pessoal.

Aquilo que não podemos omitir apenas porque vai de encontro ao nosso activismo esquerdista, é que houve um aviso claro de que estava iminente uma carga policial, caso os manifestantes não se afastassem. Resultado? Está à vista. O máximo que podemos fazer então, é na próxima dar-te um capacete e um fato de intervenção para comandares as operações. Ou então, pedir gentilmente à policia que se afaste, para que possamos incendiar o parlamento. De seguida, incendiamos o Palácio de Belém. Depois vamos todos "politicar" para a beira-Tejo e escolher "democraticamente", uma alta patente das forças armadas (militares) para governar o pais. Sim, porque eu não conheço nenhum pais civilizado que consiga ser governado sem forças de segurança pública, menos ainda, sem forças militares.


Sabes o que me faz lembrar a posição que estás a tomar?

Um caso muito recente no Aeroporto da Portela, num embarque para o avião com destino a Dakar.
Todos os santos dias que aquele avião parte de Lisboa, dá confusão à porta porque suas excelências Dakarianas, não compreendem que não podem transportar a casa às costas para a zona de passageiros. Ou seja, as malas com tamanho superior ao definido pela operadora, devem ser transportadas no porão do avião. Não sei se chegou a ser noticia de jornal ou não, mas se o foi, foi com certeza nesses termos que agora querem conferir à acção policial na manifestação de 14 de Novembro.  

Sucede que, um animal com 190 cm e muitos quilos de peso, (assim tipo eu) embirrou com a rapariga do acolhimento ("hospedeira de terra") que havia de levar (a bem ou a mal), a mala com ele.

Aquilo que meia centena de indignados viram, passados poucos minutos, foi 6 agentes da Unidade Especial de Policia em permanência no Aeroporto, entrar de rompante na área de pré-embarque, agarrar pelo pescoço do pobre coitado que apenas "estava exaltado", mandá-lo contra a parede, levar umas joelhadas nas costelas para ficar de joelhos e ser algemado em segurança, e desaparecerem com ele. Logo se elevaram as vozes da consciência que era racismo, que era um abuso de autoridade etc. Aquilo que, aquela meia centena de palhaços que ainda não tinham sido transportados para o avião, não viram, foi, que antes de chegarem cá abaixo, o pobre animal espetou um soco de tal ordem na rapariga, que esta desmaiou na hora, ficando imediatamente desfigurada.

Queira Deus que um dia, não venhas a ser aquela rapariga, numa confusão qualquer. Porque aí vais ter de te lembrar que a policia não deve fazer uso da força, uma vez que não foram atacados, mas sim tu. E mesmo se forem atacados, que aguentem porque foram treinados para isso. Ok?  ;)  

A diferença é que, nesse caso, apenas levou o agressor. Além do mais, teriam as provas fisicas da rapariga para justificar as suas atitudes.


Um primo meu também também foi agredido por dois assaltantes mas como reagiu e como teve um amigo que veio em sua defesa, a policia resolveu leva - lo a ele e ao seu amigo para a esquadra e ainda tiveram a lata de perguntar aos assaltantes se queriam apresentar queixa, coisa que não fizeram porque já tinham cadastro.
Este é só um dos vários casos que conheço, que felizmente não envolveu violência. :)

E mais: deveriam ter identificado os meliantes, para que depois estes fossem obrigados a recompor com as suas próprias mãos a calçada que estragaram, ou então pagarem os estragos que causaram.
Se eles tem autoridade para prenderem de imediato, apenas por ofensas verbais, também o devem ter quando há a destruição de património/ via pública (acho eu).
"só se desilude, quem se ilude"

Mephisto
Citação de: Magda_Costa em 21 novembro, 2012, 12:48
A diferença é que, nesse caso, apenas levou o agressor. Além do mais, teriam as provas fisicas da rapariga para justificar as suas atitudes.


Um primo meu também também foi agredido por dois assaltantes mas como reagiu e como teve um amigo que veio em sua defesa, a policia resolveu leva - lo a ele e ao seu amigo para a esquadra e ainda tiveram a lata de perguntar aos assaltantes se queriam apresentar queixa, coisa que não fizeram porque já tinham cadastro.
Este é só um dos vários casos que conheço, que felizmente não envolveu violência. :)

Magda, de histórias está o mundo cheio. Aquilo que está em discussão não são episódios dos nossos primos ou amigos. É aquilo que tu vês e teimosamente achas que estás correcta.

Eu também tenho muitas histórias, porque de santo não tenho nada. Há muitos anos que aprendi a respeitar a policia e nunca tive problemas graças a isso.

Também em 2007, na minha festa de anos em pleno bairro alto, um amigo se afastou do grupo para falar ao telemóvel. Quando se deu conta, estava rodeado por quatro indivíduos de raça negra com a clara intenção de o roubar. Pois é! Deram-se mal.

Ficaram de tal ordem "bem", fisicamente, que nós na nossa maior calma do mundo enfiá-mo-nos no táxi na Rua da Misericórdia e quando chegámos ao Cais Sodré, fomos cercados por dois carros-patrulha. Saímos calmamente, esperámos que suas excelências chegassem acompanhados por mais uma patrulha. Expliquei o sucedido; disse exactamente aquilo que eu e o meu amigo lhes fizemos, e não fomos nada meigos. Eles escreveram, escreveram. Nem sequer tinha identificação (eu). O meu amigo identificou-se béu béu béu. Ainda tive a lata de dizer a um dos policias que se um dos que estava lá a cantar de galo com o «fazia e acontecia» não se calasse, enchia-lhe a cara toda outra vez. Meteram-no no carro. Resultado. Depois de deterem os "santinhos", carimbados à moda tuga, perguntei aos agentes se estávamos detidos. Disseram que não. Que fossemos à nossa vida que eles já conheciam bem as peças.  ;)

Até hoje, nunca me apareceu nada em casa para pagar a despesa hospitalar deles.

Como vês Magda, todos temos as nossas histórias e as minhas com policia são hilariantes. Se quiseres, no jantar de natal conto-te os pormenores deste episódio.  :laugh:

Eu também conheço umas quantas de fazer perder a paciência a um santo. Desde a recusa de intervenções em bairros problemáticos para resolver conflitos, até ao menosprezo de várias queixas de moradores de um determinada rua acerca de tráfico de drogas,  que até acontecia na rua e da qual eles tinham conhecimento (ainda tiveram a lata de admitir), não esquecendo ainda um grupinho de assaltantes que actua ás vistas de toda a gente, e ainda tem o descarmento de dizer que a policia "está se marimbando para que vocês sejam assaltados"  ;D.
Devo ter que andar com um x-acto na mala para algum dia me poder defender, já que passo todos os dias por uma zona problemática. Mas na volta era eu que ia presa por andar com arma branca  :-X.
"só se desilude, quem se ilude"

ricardocosta28
Citação de: Magda_Costa em 21 novembro, 2012, 13:25
Eu também conheço umas quantas de fazer perder a paciência a um santo. Desde a recusa de intervenções em bairros problemáticos para resolver conflitos, até ao menosprezo de várias queixas de moradores de um determinada rua acerca de tráfico de drogas,  que até acontecia na rua e da qual eles tinham conhecimento (ainda tiveram a lata de admitir), não esquecendo ainda um grupinho de assaltantes que actua ás vistas de toda a gente, e ainda tem o descarmento de dizer que a policia "está se marimbando para que vocês sejam assaltados"  ;D.
Devo ter que andar com um x-acto na mala para algum dia me poder defender, já que passo todos os dias por uma zona problemática. Mas na volta era eu que ia presa por andar com arma branca  :-X.
Dizes que o x-acto é para cortar presunto lol
Fora de brincadeiras, eu ando sempre com uma navalha no carro, e não é considerada arma branca.
Nunca se sabe o dia de amanha.

Mephisto
Desisto  :P :P :P  ;D

Porque é que não te candidatas à Escola Superior de Policia? Dessa forma poderias alterar uma realidade que só tu vês.  ;)


Magda, há certo tipo de intervenções que a operarem-se, deitam por terra meses de investigação.

Queres que a policia entre nos bairros problemáticos para acalmar uma situação de caca? Muito bem. Paguem-lhes decentemente para isso, porque a partir do momento que eles entrem, vão ter as suas vidas em risco, uma vez que existem armas de fogo nesses bairros. Mais que isto, se eles mandarem um balázio em alguém, e matem o coitadinho, que não crucifiquem o agente na comunicação social como é hábito. De preferência que o agente não seja preso porque uma "douta mente magistrada", pensa da mesma forma que tu.  ;) Que também é o costume  :laugh:

Recordas-te do coitadinho que levou 44 tiros na Couva da Moura? Aquele que matou um policia no decorrer de uma patrulha nesse bairro?

Lembras-te do que a comunicação-social teatralizou? "Vingança policial" entre outros. Queriam o quê? Festinhas no menino. Pena não ter havido mais balas. Sabes, esse agente tinha dois filhos, e foi morto gratuitamente apenas porque o rapazinho tinha droga e ficou nervoso.

Magda, ser policia é complicado. Sabes, eles também têm família, filhos, amigos, primos e antes de serem uma autoridade (quando em serviço), são pessoas por detrás de uma farda. O mundo não é perfeito. Se a lei se cumprisse à risca nem sequer respiravas.

Agradece a policia que tens porque trabalhar nas mesmas condições que eles, e ainda conseguires ter a liberdade que tens, não é para todos.  ;)

Citação de: Magda_Costa em 21 novembro, 2012, 13:25
Devo ter que andar com um x-acto na mala para algum dia me poder defender, já que passo todos os dias por uma zona problemática. Mas na volta era eu que ia presa por andar com arma branca  :-X.

Olha aqui uma prova da tua contradição  ;)
Eu se fosse policia, conhecendo a tua cara, vendo-te numa situação gravosa, depois de ler tanto activismo anti-violência policial, deixava-te lá pendurada com o teu x-acto  ;D ;D ;D

Citação de: Mephisto em 21 novembro, 2012, 13:45
Desisto  :P :P :P  ;D

Porque é que não te candidatas à Escola Superior de Policia? Dessa forma poderias alterar uma realidade que só tu vês.  ;)


Magda, há certo tipo de intervenções que a operarem-se, deitam por terra meses de investigação.

Queres que a policia entre nos bairros problemáticos para acalmar uma situação de caca? Muito bem. Paguem-lhes decentemente para isso, porque a partir do momento que eles entrem, vão ter as suas vidas em risco, uma vez que existem armas de fogo nesses bairros. Mais que isto, se eles mandarem um balázio em alguém, e matem o coitadinho, que não crucifiquem o agente na comunicação social como é hábito. De preferência que o agente não seja preso porque uma "douta mente magistrada", pensa da mesma forma que tu.  ;) Que também é o costume  :laugh:

Recordas-te do coitadinho que levou 44 tiros na Couva da Moura? Aquele que matou um policia no decorrer de uma patrulha nesse bairro?

Lembras-te do que a comunicação-social teatralizou? "Vingança policial" entre outros. Queriam o quê? Festinhas no menino. Pena não ter havido mais balas. Sabes, esse agente tinha dois filhos, e foi morto gratuitamente apenas porque o rapazinho tinha droga e ficou nervoso.

Magda, ser policia é complicado. Sabes, eles também têm família, filhos, amigos, primos e antes de serem uma autoridade (quando em serviço), são pessoas por detrás de uma farda. O mundo não é perfeito. Se a lei se cumprisse à risca nem sequer respiravas.

Agradece a policia que tens porque trabalhar nas mesmas condições que eles, e ainda conseguires ter a liberdade que tens, não é para todos.  ;)

Olha aqui uma prova da tua contradição  ;)
Eu se fosse policia, conhecendo a tua cara, vendo-te numa situação gravosa, depois de ler tanto activismo anti-violência policial, deixava-te lá pendurada com o teu x-acto  ;D ;D ;D

Conhecia muito bem esse policia. Era amiga  da familia dele.
E se não querem arriscar a vida como policias, então para que seguiram essa profissão? Só para bater em pessoas pacificas? S E não são meses de investigação, é mesmo o caso de não se importarem. Já tenho uma certa idade e  sempre convivio com esta realidade.
Ficar pendurada pela policia? Já estou habituada ;). Tenho mais sorte em conhecer pessoal que é respeitado até por bandidos nesse bairro que mencionaste, por exemplo.
E se a policia não tem dever de proteger o cidadão, então a quem devemos recorrer? Começamos todos a andar de armas, tipo Texas  ::)?
"só se desilude, quem se ilude"

Mephisto
Citação de: Magda_Costa em 21 novembro, 2012, 14:39
E se não querem arriscar a vida como policias, então para que seguiram essa profissão? Só para bater em pessoas pacificas?

Porque alguém tem de o ser. E quanto à segunda questão, fica lá com a bola porque não vale a pena "discutir" mais contigo. Vês aquilo que queres ver porque os outros é que vêem todos mal. Eu aceito isso.  ;)

Citação de: Magda_Costa em 21 novembro, 2012, 14:39
Ficar pendurada pela policia? Já estou habituada ;). Tenho mais sorte em conhecer pessoal que é respeitado até por bandidos nesse bairro que mencionaste, por exemplo.
E se a policia não tem dever de proteger o cidadão, então a quem devemos recorrer? Começamos todos a andar de armas, tipo Texas  ::)?

Pois Magda, eu também conheço muita gente, e muita gente me conhece a mim. Os tempos de mau-mau de rua já são passado e nada como umas chapadas da policia para perder a mania. Se calhar por isso, hoje estou aqui a falar livremente e defendo-os, ao invés de estar numa cadeia por exemplo, ou ter cadastro.

Eu também sou fã nrº 1 d´ O Padrinho. Mas só mesmo do livro, do filme, do Marlon Brando e do Al Pacino.

Se sabes que o dever do policia é proteger o cidadão, então devias saber que eles trabalham à maneira deles. Se achas que trabalham mal, vai lá tu tentar fazer melhor.

Eu também tenho uma certa idade, pouca, é verdade, mas essa pouca já me permite compreender o funcionamento de uma sociedade de direito democrático. A sociedade feudal de bad-boys que nos "protegem as costas", e nos dão um sentimento de superiores à autoridade, normalmente acabam, onde a maioria daqueles que eu conheço está. O respeito só é respeito, quando é mútuo.
E numa sociedade de direito democrático a tua liberdade acaba, onde começa a dos outros.

Pessoalmente, prefiro uma policia para preservar os meus direitos/liberdades enquanto cidadão. Quanto à minha integridade física, cuido eu. Aqueles que não conseguem fazer o mesmo, têm de recorrer à policia, ou pelo menos deveriam fazê-lo por uma questão de bom-senso. Se querem que a policia trabalhe então deixem-nos trabalhar. Se querem continuar a fazer de robôcopgods então, não peçam milagres.

Os heróis morreram no dia que se inventou a pólvora. Poupem-me  :D

E assim me despeço.  ;)




Eu até gostava de dizer umas palavras sábias sobre o "heroismo" da nossa policia mas como vivi bastantes anos "paredes meias" com um bairro problemático e como nunca pude contar com eles (e não sou só eu a queixar me), não consigo mentir e dizer maravilhas deles. Pelo menos da PSP.
Na volta sou eu é que estou mal e deveria considerar as medidas da PSP correctissimas, sem qualquer hipotese de contestação :o.
"só se desilude, quem se ilude"

Citação de: Magda_Costa em 21 novembro, 2012, 16:04
Na volta sou eu é que estou mal e deveria considerar as medidas da PSP correctissimas, sem qualquer hipotese de contestação :o.

O mundo não é assim a preto e branco como o pintas. Existe muita area cinzenta. Aliás, os tons de cinzento são os que mais pintam a realidade em que vivemos.

A nossa policia dentro da realidade em que vive é bem eficiente até. Digo isto porque para alem da responsabilidade que estes têm no que toca a segurança social, estes tambem estão responsaveis pela manutenção do equipamento que usam. Sabias que se eles rasgarem uma farda a prenderem um assaltante, o dinheiro sai do bolso deles?! Ou as viaturas, normalmente a manutenção das mesmas provém não do estado em si, mas de "outros meios não declarados". Sabes de onde vêm?! Exacto.

Em relação ao que vi na Manif, o corpo de intrevenção está de parabens pelo que fez. Manteve-se durante 2 horas a levar com pedradas de pessoas que tanto da linha da frente  (os ditos visíveis), como os que se encontravam na rectaguarda (aqueles que atingiram também manifestantes), sem se mexerem. Eles agiram em reacção ao tremendo acto de vandalismo e violencai que aquilo se tornou. Impossível ser-se selectivo ali, por muito que as pessoas "bem-feitoras" assim o defendam. Eles investiram contra a multidão de modo a dispersar a mesma, para evitar ajuntamentos e futuras retaliações dos manifestantes. Ora quem não dispersou, leva umas bastonadas por não cooperarem. É assim tão simples, sim.

Eu tambem já fui agredido por agentes da policia numa rusga do bairro alto, e levaram-me para a esquadra pois por azar estava num local onde havia tráfico de Heroina a decorrer, e acharam que eu estava envolvido. Levei uma cronhada na cabeça, e fui detido para interrogação. Passei a noite na esquadra mas quando estes apuraram que não estava relacionado com o que se estava ali a passar, lamentaram a agressão e levaram-me até ao posto médico mais proximo, onde depois o meu irmão me foi buscar. Sim fui uma vitima da circunstancia, mas tive maturidade para entender que eles simplesmente estavam a fazer o seu trabalho, e que se eu cooperasse em vez de me armar em martir, rapidamente seria liberto.

Ah e também moro perto de uma zona problemática (Vialonga), e sei que muitas vezes a falta de policiamento é notavel, e já vi muita coisa lamentável la, e já fui assaltado. Mas compreendo o ponto de vista das unidades de segurança. Nunca podem actuar. A maneira destas actuarem é a base somente da tentativa de intimidação e de detenções efémeras. Se eles agridem alguem, é o caldo entornado, são suspensos, idem idem, aspas aspas. Muitas vezes andam armados mas sem munição, o que se torna complicado caso seja necessário intervir. Ah e claro, o fardamento, sendo estes protejidos por uma impenetravel camisa e calças de vinco. LOL e depois os cortes de ordenado que eles também estão a ter, forçando-os cada vez mais a adoptarem a postura de "caça a multa" simplesmente para sobreviverem.

Por isso Magda_Costa, eu apesar de respeitar os teus argumentos em que algumas partes se contradizem, tal como refere o Mephisto, eu manifesto a minha opinião sobre o assunto que, na minha opinião, são pessoas que partilham a mesma linha de pensamento que fazem com que as forças de segurança publica sejam tão desfalcadas como são agora. ::)
A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...

panito
Eu estive na manifestação...mas do lado de lá , alias estive destacado desde dia 10 de Novembro em Lisboa até dia 15 e posso  dizer uma coisas muito simples.... o dimensão que o caos estava a tomar a única solução foi mesmo aquela! não se esqueçam de uma coisa muito simples as forças de segurança e as forças armadas também estão descontentes com a situação do pais , também sofremos cortes nos ordenados, também protestamos! Agora dai a deixar reinar a anarquia...hum acho que vai uma diferença enorme!!

Citação de: panito em 23 novembro, 2012, 09:38
Eu estive na manifestação...mas do lado de lá , alias estive destacado desde dia 10 de Novembro em Lisboa até dia 15 e posso  dizer uma coisas muito simples.... o dimensão que o caos estava a tomar a única solução foi mesmo aquela! não se esqueçam de uma coisa muito simples as forças de segurança e as forças armadas também estão descontentes com a situação do pais , também sofremos cortes nos ordenados, também protestamos! Agora dai a deixar reinar a anarquia...hum acho que vai uma diferença enorme!!

Sabes que nem toda a gente tem essa sensibilidade, panito. A partir do momento em que tens uma farda vestida, passas a ser "um deles". Esquecem-se que atrás de cada escudo, de cada bastão, existe um cidadão como eu e tu que se limita a fazer o seu trabalho, segundo procedimentos estabelecidos pela função exercida. Cidadão que também é afetado pela crise politica. Cidiadão que também paga impostos, que tem uma familia a criar. Falar mal da policia porque eles resolvem as situações a bastonada é sempre mais simples que assumirem as culpas dos seus actos que na maioria das vezes é provocada pelos manifestantes por estes terem atitudes menos corretas. Ora se eles quando tem que tomar acção, levam tudo a frente, é para evitar que o acto de agressão dos manifestantes se alastre, e fique fora de controlo.

Falar mal da policia é facil. Devem querer que chegemos ao ponto das Manifs na Grecia, onde há pilhagens e propriedade destruida, ou como aquele tumulto em Londres que houve este ano, onde houve incendios.
A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...

panito
Citação de: Sharkuel em 23 novembro, 2012, 12:12
Sabes que nem toda a gente tem essa sensibilidade, panito. A partir do momento em que tens uma farda vestida, passas a ser "um deles". Esquecem-se que atrás de cada escudo, de cada bastão, existe um cidadão como eu e tu que se limita a fazer o seu trabalho, segundo procedimentos estabelecidos pela função exercida. Cidadão que também é afetado pela crise politica. Cidiadão que também paga impostos, que tem uma familia a criar. Falar mal da policia porque eles resolvem as situações a bastonada é sempre mais simples que assumirem as culpas dos seus actos que na maioria das vezes é provocada pelos manifestantes por estes terem atitudes menos corretas. Ora se eles quando tem que tomar acção, levam tudo a frente, é para evitar que o acto de agressão dos manifestantes se alastre, e fique fora de controlo.

Falar mal da policia é facil. Devem querer que chegemos ao ponto das Manifs na Grecia, onde há pilhagens e propriedade destruida, ou como aquele tumulto em Londres que houve este ano, onde houve incendios.

Isso mesmo!
Por acaso não pertenço a PSP, pertenço a uma outra que também esta a ser bastante afectada e a ver o numero de efectivos cada mais baixo.
Agora pergunto as pessoas que estão contra a medidas tomadas pelas forças da autoridade  o seguinte:

Se tivessem negócios, propriedades ou alguns outros pertences, gostariam de ver tudo destruído por elementos que se tentaram aproveitar da situação para outros fins?

bem me parece que não...porque quando a situação toca a nós próprios o caso muda de figura.

Como o sharkuel disse e muito bem são pessoas que estão a cumprir a sua função , e que sofreram muitos danos durante a chuva de pedras e outros materiais que lhes foram arremessados.

Citação de: panito em 23 novembro, 2012, 12:27
Se tivessem negócios, propriedades ou alguns outros pertences, gostariam de ver tudo destruído por elementos que se tentaram aproveitar da situação para outros fins?

Exatamente! Porque não lhes toca a eles. Olham somente para o seu umbigo, e esquecem-se de ver o que realmente importa. Se calhar, se não tivessem levado aquelas bastonadas, poderiam estar bem pior.

Tenham o exemplo do Egipto. Houve VIOLAÇÕES e HOMÍCIDIOS no meio da multidão, tudo porque a policia perdeu o controlo e o exercito estava a aguardar intrevenção. Não sei se repararam no caos e degredo que foram aquelas manifestações, mas aquilo é o reflexo de uma manif fora de controlo, onde NÂO HOUVE BASTONADAS A TORTO E A DIREITO. E nada tem a haver por eles serem muculmanos ou não.
A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...