Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Relato de Sara Didelet, uma das capturadas pela PSP sobre a manifestação de 14 de Nov.
    Iniciado por Iris
    Lido 16.894 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Todos somos livres de nos manifestar. Assim vamos acabar numa ditadura em que já não se podem fazer manifestações por medo de levar porrada da policia. Os policias tiveram mais do que tempo suficiente para prender os meliantes. Não é por um grupo de 10 ou 12 pessoas arruaceiras que as outras 500 devem pagar. Não! Eu já fui a várias manifestações, sem incidentes e fiquei contente por ter demonstrado a minha indignação.
Não venham agora com "medos" porque é assim que muitos crimonosos passam impunes.....
"só se desilude, quem se ilude"

Citação de: Magda_Costa em 19 novembro, 2012, 23:02
Eu cá sou da opinião que a policia perdeu toda a razão quando resolveram desancar tudo e todos. Se calhar se lá fossem a passar um cão ou um gato, também levavam por estarem na area, não??!! >:(
Se os desordeiros estavam na frente, não se entende o facto de a policia ter corrido em direção aos que estavam ao fundo da concentração.

E achas que na uma situação daquelas era possível fazer a triagem de quem merece ou não levá-las? É só isto, não vi as imagens e até nem sei quem terá razão...
Templa - Membro nº 708

Citação de: Templa em 19 novembro, 2012, 23:41
E achas que na uma situação daquelas era possível fazer a triagem de quem merece ou não levá-las? É só isto, não vi as imagens e até nem sei quem terá razão...

Claro que era, pois se eles estavam destacados do resto da multidão. Alguns a meia dúzia de metros da policia. Podiam te los preso na altura.
"só se desilude, quem se ilude"

Mephisto
A policia tem as suas tácticas operacionais. O CI age em grupo. O objectivo era assegurar o perimetro de segurança em torno do parlamento. Deslocar agentes para deter meia dúzia de individuos poderia comprometer a disposição estratégica do batalhão. É fácil falar quando se avalia de fora. A pressão era enorme, os ânimos estavam ao rubro e como sabemos pelos exemplos que tomamos conhecimento, quer em bairros problemáticos quer em estádios de futebol, é muito fácil perder o controlo em situações semelhantes (detenções no meio de uma multidão).

Corpo de Intervenção não é policia de patrulha. As pessoas devem compreender isso.

Citação de: Mephisto em 19 novembro, 2012, 23:56
A policia tem as suas tácticas operacionais. O CI age em grupo. O objectivo era assegurar o perimetro de segurança em torno do parlamento. Deslocar agentes para deter meia dúzia de individuos poderia comprometer a disposição estratégica do batalhão. É fácil falar quando se avalia de fora. A pressão era enorme, os ânimos estavam ao rubro e como sabemos pelos exemplos que tomamos conhecimento, quer em bairros problemáticos quer em estádios de futebol, é muito fácil perder o controlo em situações semelhantes (detenções no meio de uma multidão).

Corpo de Intervenção não é policia de patrulha. As pessoas devem compreender isso.

Estavam no local policias à paisana que por alguma razão se manteram impávidos e serenos perante a acção dos desordeiros.

Citação de: Antoine em 20 novembro, 2012, 00:07
Estavam no local policias à paisana que por alguma razão se manteram impávidos e serenos perante a acção dos desordeiros.
Essa também já ouvi dizer, o que a ser verdade, também não seria de espantar pois não seria inédito.
Mas se nas imagens que nos foram mostradas na TV, conseguimos ver quem atirava as pedras, melhor o conseguiam os policias que estavam a meia dúzia de metros. Prendem tanta gente "em pleno acto", por ofensas verbais ás autoridades, porque foi que não o fizeram desta vez também?
"só se desilude, quem se ilude"

Citação de: Magda_Costa em 20 novembro, 2012, 00:15
Essa também já ouvi dizer, o que a ser verdade, também não seria de espantar pois não seria inédito.
Mas se nas imagens que nos foram mostradas na TV, conseguimos ver quem atirava as pedras, melhor o conseguiam os policias que estavam a meia dúzia de metros. Prendem tanta gente "em pleno acto", por ofensas verbais ás autoridades, porque foi que não o fizeram desta vez também?

Posso garantir que no local estavam presentes policias à paisana porque isso foi-me dito por uma pessoa 100% fiável que também se encontrava no local. Mas toda esta historia é muito estranho porque recentemente li que a PSP estava a utilizar o Facebook e o Youtube para detectar os desordeiros. O que eu pergunto é o que estavam então a fazer os policias à paisana naquele noite e naquele local?

Citação de: Magda_Costa em 19 novembro, 2012, 23:51
Claro que era, pois se eles estavam destacados do resto da multidão. Alguns a meia dúzia de metros da policia. Podiam te los preso na altura.

Como já alguém disse aqui, OS polícias têm as suas técnicas de reacção. E acredita que eles conhecem muito bem a FORÇA DA MULTIDÃO E AS REACÇÕES DE UMA MULTIDÃO...
E já te disse que não vi...

Já ouviste falar de algum um linchamento em Portugal? Eu já... E acredita que não houve nenhum condenado no julgamento... Os membros da multidão protegeram-se todos uns aos outros...

Eu só estou a falar em comportamentos de uma  multidão.... que a polícia conhece muito bem...

Não vi as coisas e acho que ninguém vi os comportamentos mútuos do principio ao fim...

Gostava de estar a ser justa com toda a gente, mas até admito que possa estar a ser injusta com algum dos lados..., não sei qual, porque não vi...
Templa - Membro nº 708

Sei o que é linchamento e sei que a policia muitas vezes não se preocupa com esses casos também. O meu colega foi linxado numa feira, quando fazia a fiscalização de material ilegal, e se está vivo hoje é graças a pessoas que visitavam a feira porque os policias que estavam na area nem intervieram....
E também na manifestação do inicio do ano, eles partiram para a porrada, tal como fizeram agora e claro há sempre quem ache de valor que as autoridades se imponham....pena é que seja quando não devem...
"só se desilude, quem se ilude"

Olá,

Já estive em várias manifestações na minha vida. Na verdade até lá lhes perdi a conta. A manifestação política é e deve ser um direito de todo e qualquer cidadão, do qual nunca abdicarei.
Ao ler esta história revivi algumas das coisas que me aconteceram a mim próprio, pelo que acredito em todos os pormenores aqui relatados.
Uma polícia que não consegue, entre uma multidão, anular meia dúzia de manifestantes violentos, ou é incompetente ou então tem outro objectivo, que neste caso é o de criar medo nos manifestantes para que eles não voltem a manifestar-se. A polícia esteve duas horas a levar com pedras porque a decisão de avançar vem de cima, do próprio ministro, e ele sabia que desta forma poderia controlar alguma opinião pública menos preparada (como se pode comprovar pelo triste comentário da Azarenta).

ricardocosta28
Mas se fossem eles a dar nos policias sem dó nem piedade, já eram acusados. Santa paciência, gozam com a cara dos Portugueses a força toda.  Eles podiam ter muito bem ter parado aquilo sem ter que desancar com o bastão sem dó nem piedade. Este País desilude-me imenso, estamos a ser roubados a cara podre, eles não abdicam dos seus luxos, e o pobre do trabalhador é que paga, não se importando se as pessoas tem dinheiro para comer ou não. Uma vergonha, que se está a passar, eu que criticava imenso o Sócrates, agora vejo que o homem é que tinha razão e não precisava-mos do FMI.
Concordo plenamente com o que diz Jorge Costa do BE

O Bloco de Esquerda afirmou hoje que "o afundanço" do país é "uma boa notícia" para a 'troika' e para o Governo, numa reação aos resultados da sexta avaliação do programa de ajustamento financeiro.
"A 'troika' veio avaliar-se a si própria e à sua política. Naturalmente, a avaliação é positiva: mais desemprego, mais recessão, mais miséria no país. Este afundanço em que o país vive é uma boa noticia para a 'troika' e para o ministro das Finanças", afirmou Jorge Costa, da Comissão Política do BE.

Mephisto
Citação de: Magda_Costa em 20 novembro, 2012, 00:15
Essa também já ouvi dizer, o que a ser verdade, também não seria de espantar pois não seria inédito.

O ouvi dizer, reflecte muito o tipo de opinião que construímos.

Citação de: Magda_Costa em 20 novembro, 2012, 00:15
Prendem tanta gente "em pleno acto", por ofensas verbais ás autoridades, porque foi que não o fizeram desta vez também?

Porque a inferioridade numérica e o contexto obrigam a que assim seja. Se dois ou três manifestantes fossem detidos no inicio do acto, logo se cantava o abuso de poder e autoridade. Deter pessoas naquelas circunstâncias, com a missa do abuso cantada acarreta perigos extremos para os agentes que incorrem na alta probabilidade de serem cercados e espancados. Aquilo que os policias viram de frente, não viram os manifestantes que estão atrás.

Se tal acontecesse, aqueles que aguentaram as pedradas ao invés do bastão ("sem dó nem piedade"), incorriam na alta probabilidade de serem obrigados a fazer uso das armas de fogo e o cenário, muito rapidamente poderia ter sido bem diferente daquele que assistimos.

Citação de: Antoine em 20 novembro, 2012, 00:20
Posso garantir que no local estavam presentes policias à paisana porque isso foi-me dito por uma pessoa 100% fiável que também se encontrava no local. (...) O que eu pergunto é o que estavam então a fazer os policias à paisana naquele noite e naquele local?

Recolha de dados (sem finalidades fascistas), vigilância e avaliação de risco. Se essa "meia dúzia" de manifestantes que apedrejaram a policia tivessem sido confrontados pelos manifestantes que se diziam pacíficos (sem nada a ver com o caso), estes teriam sido rapidamente isolados pela policia descaracterizada e detidos. Dá para perceber claramente pelas imagens (também) que isso não se verificou.

No entanto, se a tua questão pretende insinuar a presença do agente provocador, sugiro-te a leitura do acórdão de um agente da policia judiciária (infiltrado numa rede de tráfico de droga) não há muito tempo, indiciado nos mesmos crimes daqueles que vigiava. Os traficantes foram todos absolvidos com provas irrefutáveis mais que suficientes para uma condenação exemplar, porque o negócio que permitiu a detenção em flagrante delito, foi congeminada pelo agente da judiciária. Meses de investigação por água abaixo numa boa intenção da PJ que, aos olhos da nossa lei, é ilegal e inadmissível. Pessoalmente, acho muito bem.

Citação de: labucala em 20 novembro, 2012, 01:46
Uma polícia que não consegue, entre uma multidão, anular meia dúzia de manifestantes violentos, ou é incompetente ou então tem outro objectivo, que neste caso é o de criar medo nos manifestantes para que eles não voltem a manifestar-se.

Onde tu vês incompetência eu vejo inteligência e bom-senso. Criar medo duvido, mas, em último caso extremado, ficou o recado. Eles são pessoas como nós, e, se há pessoas que mais são alvo da ingratidão quer do governo, quer da população em geral (como se vê aqui), é a policia.

Citação de: labucala em 20 novembro, 2012, 01:46
A polícia esteve duas horas a levar com pedras porque a decisão de avançar vem de cima, do próprio ministro, e ele sabia que desta forma poderia controlar alguma opinião pública menos preparada (como se pode comprovar pelo triste comentário da Azarenta).

Gostava de te ver na pele do ministro da administração interna, com um telemóvel ao ouvido a levar com o comandante da PSP por ter os homens dele em risco de segurança, a pesar os prós e os contras de uma intervenção de força naquelas circunstâncias. E se morre algum manifestante? E se alguém fica gravemente ferido? E se morre um agente? Como é?
Opinião pública mal formada é o que mais há em Portugal pelo que, tenho a certeza, na pele dele, ser a última coisa com que me preocuparia.

Vais por acaso querer insinuar que o homem é despojado de consciência? É que esta pesa a todos.

Citação de: ricardocosta28 em 20 novembro, 2012, 02:26
Mas se fossem eles a dar nos policias sem dó nem piedade, já eram acusados.

A última coisa que desejarás ver é isso acontecer, por esse motivo, as nossas forças de segurança foram inteligentes. Deveriam ser aplaudidas de pé e apoiadas, porque se acham que eles gostam de andar a bater indiscriminadamente, então fiquem com a bicicleta.

Citação de: ricardocosta28 em 20 novembro, 2012, 02:26
eu que criticava imenso o Sócrates, agora vejo que o homem é que tinha razão e não precisava-mos do FMI.

Se por um lado tens razão naquilo que dizes, com o que está citado dizes tudo. Por isso ele está aqui a tentar solucionar os problemas do pais, a dar o corpo ao manifesto pela ~porcaria~ que fez. Não está! Foi para Paris estudar filosofia, que é aquilo que faz falta a muita gente.

Discordo (mas não vejo solução melhor que a deles. Eu.) plenamente com as politicas adoptadas deste governo mas também compreendo que, a recusa de adopção destas, tenha um efeito directo caótico para o país. Se não houver financiamento, deixa de haver dinheiro! Tão simples quanto isto. Se deixa de haver dinheiro o panorama que se segue é uma guerra civil. O efeito de contágio europeu não é por acaso. O capitalismo selvagem falhou redondamente. Aquela a quem chamamos Nazi anda a dar numa de bombeira aos ilhéus subsidiados. Ela também tem um pais e um povo para governar. Por muito que não gostemos foi a realidade que criámos.

Ao contrário de ti eu tenho um orgulho soberbo no meu país, pelos quase 900 anos de história  enquanto nação independente. Orgulho-me do nome do meu pais. Aquilo que me envergonha, aquilo que me verga quase à humilhação, é saber que o país é um reflexo do povo que temos. Enquanto o jornal A Bola, o Record, o Jogo, o Correio da Manhã entre outros semelhantes continuarem a ser os best sellers da leitura nacional, é muito natural que tenhamos governos destes, medidas destas, realidades não muito diferentes, futuramente.

Ser oposição é a coisa mais fácil do mundo! Basta ser hipócrita.

Manifestações desta magnitude, deveriam ter sido sitiadas, quando esse que referes ter razão, foi cobrir uma divida de valor bem superior a 4 mil milhões de euros dum banco que enchia o ~rabo~ a gulosos. Nacionalizar um banco de investimentos falido a pretexto do impacto social foi a maior anedota que ouvi até hoje. O Estado deveria ter-se limitado, por uma questão de decoro, a assegurar montantes à ordem. Como um banco daqueles não deve ter muitas contas ordenado de plebe como eu, era trigo limpo-farinha amparo e caso resolvido. Agora cobrir perdas de investimentos para seguidamente vender aos angolanos por 40 milhões???? O que é que está errado no meio disto tudo?

Antes de enforcarem o Passos Coelho cortem a cabeça ao Cavaco Silva. Antes de dizeres tamanha barbaridade do teu amigo Sócrates que vive em Paris e gasta perto de 15 000 euros mês sem fazer a ponta dum corno, informa-te.

Se não queremos a desintegração europeia temos de levar com a Troika. A mim pesa bem as medidas que estão a ser tomadas e também poderei a vir figurar na estatística da penúria (ninguém sabe o dia de amanhã). Há gente a passar muito mal e é nisso que todos os esforços se devem concentrar neste momento mas, quer queiramos quer não, temos de repensar bem o estilo de vida que temos levado. Desde sustentar parasitas que vivem de subsídios a parque automóvel de fazer inveja aos suecos (a titulo de exemplo).

Aquilo que não desejo de modo nenhum é ver a União Europeia desintegrar-se, não por uma questão de ordem económica porque me desenrasco bem com pouco, mas por questões geo-politicas. A Segunda Grande Guerra Mundial teve como palco a Europa e foi apenas há 60 e poucos anos. Se lermos o Mein Kampf temos uma clara percepção de como é fácil voltarem a surgir esses sentimentos políticos. O homem tem uma memória muito curta.

A falta de resposta aos problemas sociais que têm surgido, quer por parte de governos nacionais quer por parte da comissão europeia, resultam não tanto da incompetência mas sim, do total desnorte e incapacidade de suster a violência do capitalismo selvagem. Interessa a muito lobby. Os comentadores que passam a vida a massacrar quem ainda dá a cara, e a manipular (isto sim, manipular) a opinião pública, que levantem os coutos da poltrona televisiva e vão lá tentar fazer melhor porque ao preço de 1000 e tantos euros por intervenção semanal, até eu viro hipócrita. Se houvesse uma massa populacional inteligente ao ponto de pensar por ela não precisávamos de tantos comentadores, com certeza.

Mas sabes que mais Ricardo? Discutir politica é pior que debater paranormal.


Voltando à policia, ela tem estado onde deve estar, e agido da melhor maneira possível. Eu, congratulo com muito orgulho o trabalho que eles têm feito em condições vergonhosas para quem tem uma vida de risco e é pago pouco acima do nível dum parasita social subsidio-dependente, como há tantos. Depois, aqueles que realmente precisam, passam fome, porque os que usufruem dele andam de BMW e Mercedes e ainda vendem nas feiras e afins, como se assistiu ao longo de tantos anos. Falam de opinião pública? Quando lhes cortam os subsídios vão fazer choradinho para a televisão (depois de esconderem os carros claro) e ainda saem dela vitimas da opressão do Estado. Digam-me que é mentira.

Lembrem-se que, quando a policia estiver do outro lado das frentes de manifestação (o que me parece agradar a muita gente inconsciente) terão pela frente os militares. Aí, o caso mudará radicalmente de figura. Continuem a espezinhar a policia. Demonstra uma clareza de espírito louvável.

Já agora, se não gostam da policia que temos experimentem a americana, a suíça, a alemã, a espanhola. Certamente ficarão mais contentes. Temos uma liberdade que poucos países ditos desenvolvidos se podem orgulhar. Preservem-na, ao invés de cuspir na cara de quem zela por ela e é bastante tolerante, mais do que devia, muitas vezes.


Ceinwyn

Ligeia
Citação de: Mephisto em 20 novembro, 2012, 11:29
(...)
Já agora, se não gostam da policia que temos experimentem a americana, a suíça, a alemã, a espanhola. Certamente ficarão mais contentes. Temos uma liberdade que poucos países ditos desenvolvidos se podem orgulhar. Preservem-na, ao invés de cuspir na cara de quem zela por ela e é bastante tolerante, mais do que devia, muitas vezes.

Sugiro a italiana, para os mais revolucionários. Aí sim, veriam, o que é abuso de autoridade.

Ainda não percebi o que raio vão fazer as pessoas para as manifestações: protestar contra as injustiças sociais ou pura e simplesmente apedrejar a polícia?
Anda é tudo num desnorte tal que já não sabem o que os move nem o que para lá vão fazer, num verdadeira espírito de manada "ocupa". Espero que os mesmo manifestantes se lembrem de apedrejar a polícia quando os tiverem que chamar porque uma mão-cheia de pseudo-anarcas se lembrou de entrar em suas casas sem convite. E cá vamos alegremente nos queixando sem termos noção real do que está para vir a continuarmos com estes "padrões" comportamentais/de acção... Tão bom. Ou não.

Akasha, Templa, Ligeia e Mephisto, (espero de n me ter esquecido de ninguém) não podia estar mais de acordo com vocês. Quando tiver tempo ainda vou responder a algumas respostas.

Eu digo mais, o que esses desordeiros mereciam é que lhes enfiassem o bastão pelo ~rabo~ acima...pronto disse.

desculpem o desabafo.
"Don't become a monster in order to defeat a monster" - Bono Vox U2