Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Relato de Sara Didelet, uma das capturadas pela PSP sobre a manifestação de 14 de Nov.
    Iniciado por Iris
    Lido 16.892 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
"Don't become a monster in order to defeat a monster" - Bono Vox U2

Citação de: Mephisto em 20 novembro, 2012, 11:29


Recolha de dados (sem finalidades fascistas), vigilância e avaliação de risco. Se essa "meia dúzia" de manifestantes que apedrejaram a policia tivessem sido confrontados pelos manifestantes que se diziam pacíficos (sem nada a ver com o caso), estes teriam sido rapidamente isolados pela policia descaracterizada e detidos. Dá para perceber claramente pelas imagens (também) que isso não se verificou.

No entanto, se a tua questão pretende insinuar a presença do agente provocador, sugiro-te a leitura do acórdão de um agente da policia judiciária (infiltrado numa rede de tráfico de droga) não há muito tempo, indiciado nos mesmos crimes daqueles que vigiava. Os traficantes foram todos absolvidos com provas irrefutáveis mais que suficientes para uma condenação exemplar, porque o negócio que permitiu a detenção em flagrante delito, foi congeminada pelo agente da judiciária. Meses de investigação por água abaixo numa boa intenção da PJ que, aos olhos da nossa lei, é ilegal e inadmissível. Pessoalmente, acho muito bem.



Na altura alguns manifestastes que se encontravam pacificamente no local abordaram os elementos que estavam a provocar o caos e a desordem mas mesmo assim nada foi feito pelos agentes de autoridade que lá estavam infiltrados. A questão da recolha de dados pode ser importante em alguns casos mas é preciso ver que nestes tempos de profunda crise muita da violência irá começar a ser provocada pelos indivíduos desesperados que nunca tiveram registo criminal e que apenas reagem devido ao desespero social e financeiro em que se encontram. Nesses casos não vejo a importância e a eficácia para a sociedade de recolha individual de informações.

De qualquer das maneiras, e considerando eu que a crise social e financeira do Pais se vai deteriorar ainda mais nos próximos tempos não dou mais que 1 ano para que anda muito gente aos tiros por essas ruas fora. Os suicídios que ocorreram na Grécia e em Espanha são quanto a mim os primeiros sinais de uma catástrofe anunciada.

Mephisto
Citação de: Antoine em 20 novembro, 2012, 18:14
Na altura alguns manifestastes que se encontravam pacificamente no local abordaram os elementos que estavam a provocar o caos e a desordem mas mesmo assim nada foi feito pelos agentes de autoridade que lá estavam infiltrados. A questão da recolha de dados pode ser importante em alguns casos mas é preciso ver que nestes tempos de profunda crise muita da violência irá começar a ser provocada pelos indivíduos desesperados que nunca tiveram registo criminal e que apenas reagem devido ao desespero social e financeiro em que se encontram. Nesses casos não vejo a importância e a eficácia para a sociedade de recolha individual de informações.

De qualquer das maneiras, e considerando eu que a crise social e financeira do Pais se vai deteriorar ainda mais nos próximos tempos não dou mais que 1 ano para que anda muito gente aos tiros por essas ruas fora. Os suicídios que ocorreram na Grécia e em Espanha são quanto a mim os primeiros sinais de uma catástrofe anunciada.

Descuraste a avaliação de risco mas, se achas que tu, melhor que eles, sabe fazer isso, então, não há muito mais a acrescentar. O cenário que se verifica na Grécia ainda não se verifica em Portugal. Temos de lidar com as acções no momento e não, pensar naquilo que é noutro lado mas ainda não é aqui.

Eu se tiver de roubar para que a minha filha não passe fome, faço-o, tal como não condeno quem o faz. Não me parece que seja isso que estamos a discutir neste momento.

Citação de: Mephisto em 20 novembro, 2012, 15:32
A diversidade da produção interna não é suficiente para atender às necessidades do país. Estás a ver 70% da população activa portuguesa ter de voltar a cultivar campos para comer o pão ao fim do dia? Bem vindo à realidade. O progresso foi muito bom e agora estamos todos numa encruzilhada. O mundo, no geral.

É o que vai acontecer, regressar à terra. É a única que dá de comer...
Templa - Membro nº 708

Citação de: Mephisto em 20 novembro, 2012, 18:18
Descuraste a avaliação de risco mas, se achas que tu, melhor que eles, sabe fazer isso, então, não há muito mais a acrescentar. O cenário que se verifica na Grécia ainda não se verifica em Portugal. Temos de lidar com as acções no momento e não, pensar naquilo que é noutro lado mas ainda não é aqui.

Eu se tiver de roubar para que a minha filha não passe fome, faço-o, tal como não condeno quem o faz. Não me parece que seja isso que estamos a discutir neste momento.

Apesar de ainda não estarmos no estado de crise em que a Grécia se encontra neste momento é preciso referir que podemos não estar muito longe e se a Grécia acabar por sair do Euro Portugal será o próximo a estar na corda bamba. Ainda para mais a Alemanha não está muito preocupada com a crise na Grécia e em Portugal. Aliás, tenho para mim que a Grécia ainda não abandonou o Euro porque a Alemanha e os seus bancos têm lá muito dinheiro enterrado e não o querem ver desperdiçado nem esse dinheiro nem os tão importantes juros.

Mas quanto à nossa situação e se por acaso ela se deteriorar ao nível da situação da Grécia e se as situações que acontecem por agora nesse Pais se verificarem também no nosso não me parece que em apenas alguns meses as autoridades vão aprender a lidar com situações bem mais graves do que aquelas que se passam agora.

Eu até gostava de saber qual o nível de preparação das nossas autoridades para lidarem com um clima de guerra civil já que na minha opinião e nos tempos que correm esse não pode ser um cenário totalmente afastado.

Mephisto
Antoine as autoridades não precisam de ter uma preparação muito grande quando o resultado da equação é resolvido da seguinte forma: Gente armada vs gente desarmada elevado ao coeficiente do desespero= Mortes com fartura.

Como disse e volto a repetir, ainda não estamos lá. A Grécia está para sair desde o inicio da crise e ainda cá anda. Sai a Grécia, sai Portugal, sai a Espanha, sai a Itália, sai a França etc. Volta tudo ao mesmo. Pergunto: Quem vai pagar a factura?

Ruptura europeia= ruptura social generalizada.

=

Guerra civil.

=

Guerra europeia.

A Alemanha está a segurar as pontas a esta merd@ toda. A Nazi não quer ver isso acontecer caso contrário, a Grécia já tinha ido com os porcos. Neste momento, não é uma questão financeira. É uma questão de evitar aquilo que cada vez mais se vislumbra inevitável.

Também já ouvi a teoria de que seria a Alemanha que estaria em verdadeira crise e daí estar se a provocar esta austeridade europeia, para que a Alemanha no final acabasse por ter dinheiro para saldar a divida  :-X...
"só se desilude, quem se ilude"

Citação de: Antoine em 20 novembro, 2012, 00:20
Posso garantir que no local estavam presentes policias à paisana porque isso foi-me dito por uma pessoa 100% fiável que também se encontrava no local. Mas toda esta historia é muito estranho porque recentemente li que a PSP estava a utilizar o Facebook e o Youtube para detectar os desordeiros. O que eu pergunto é o que estavam então a fazer os policias à paisana naquele noite e naquele local?

E eu ouvi de um colega dos policias a paisana que eles também levaram com calhaus...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: akasha867 em 21 novembro, 2012, 00:14
E eu ouvi de um colega dos policias a paisana que eles também levaram com calhaus...
E depois se calhar também levaram da policia. Sim, já houve um policia a admitir que os colegas bateram em inocentes porque os arruaceiros foram os primeiros a fugir.
"só se desilude, quem se ilude"

Eu não sou a favor da violência mas também achei aquilo uma palhaçada.

1º se os policias levaram com pedras 2 horas foi porque quiseram. Havia ali muitos policias com capacidade para deter quem lhes atirava pedras. E os policias à paisana estavam lá para alguma coisa, não era só para ver a banda passar.

2º a policia quando decidiu ir contra os desordeiros, poderia ter evitado aquela confusão. Não me venham cá com tretas porque se eles por aquela meia duzia de pessoas reage assim, imaginem se começa a ser como na Grécia: fuzilam os manisfestantes.

3º e ultimo ponto: deixem-se lá de pieguices. Quem vai à guerra, dá e leva. Por isso, sabe-se bem que podemos levar se a coisa corre mal. O que acho errado é que quem usa bastão, deve ficar com cegueira intermitente e desata a bater em tudo o que mexe e isso é errado.
"Há pensamentos que são orações. Há momentos nos quais, seja qual for a posição do corpo, a alma está de joelho."

Citação de: Lilicas em 21 novembro, 2012, 01:09
Eu não sou a favor da violência mas também achei aquilo uma palhaçada.

1º se os policias levaram com pedras 2 horas foi porque quiseram. Havia ali muitos policias com capacidade para deter quem lhes atirava pedras. E os policias à paisana estavam lá para alguma coisa, não era só para ver a banda passar.

2º a policia quando decidiu ir contra os desordeiros, poderia ter evitado aquela confusão. Não me venham cá com tretas porque se eles por aquela meia duzia de pessoas reage assim, imaginem se começa a ser como na Grécia: fuzilam os manisfestantes.

3º e ultimo ponto: deixem-se lá de pieguices. Quem vai à guerra, dá e leva. Por isso, sabe-se bem que podemos levar se a coisa corre mal. O que acho errado é que quem usa bastão, deve ficar com cegueira intermitente e desata a bater em tudo o que mexe e isso é errado.

Concordo!

E mais, de que entre os que atiravam pedras, estavam polícias à paisana que começaram com os apedrejamentos (se calhar isto explica o porquê de não terem feito nada em relação ao assunto, digo eu), numa de acender o rastilho e ver no que dava, ou seja, os apedrejamentos foram uma desculpa para a carga policial que se viu.

Isto foi uma espécie de aviso, para ver se o povinho fica com medo e não sai de casa.
Enquanto a polícia estiver a ser "comprada" por estes senhores, não saímos do mesmo...e aqui está a prova disso, num dia de greve geral, manifestação cuja violência por parte de alguns (poucos) manifestantes, não defendo, mas também não posso defender uma carga policial deste calibre.

O facto de os polícias estarem a ser apedrejados cerca de duas horas, com os manifestantes que o faziam mesmo ali à frente deles, foi apenas a desculpa que encontraram para justificar o que se seguiu, porque, coitadinhos, estavam a ser apedrejados.

Claro que não acho correcto apedrejar a polícia, mas lá está, desatar a agredir toda a gente só porque pode porque é polícia, também não me parece o melhor a fazer. Digo eu.

Eu estive a ler o depoimento de um policia à pouco, no qual entre outras coisas, afirmou que não tinha gostado da atitude de alguns colegas seu que bateram em pessoas inocentes quando a maioria estava contra os ataques dos meliantes. Não é à toa que há vários criminosos sinalizados mas que a policia não se preocupa em prender. E em certos bairros nem se atrevem a entrar sequer por serem problemáticos..
"só se desilude, quem se ilude"

Citação de: Magda_Costa em 20 novembro, 2012, 22:36
Também já ouvi a teoria de que seria a Alemanha que estaria em verdadeira crise e daí estar se a provocar esta austeridade europeia, para que a Alemanha no final acabasse por ter dinheiro para saldar a divida  :-X...

Isso são teorias sem nexo e sem cabimento porque qualquer pessoa que se queira informar minimamente sabe que a crise da Alemanha é facilmente ultrapassável. O problema da Alemanha está mais relacionado com os bancos alemães que não querem perder o dinheiro investido na Grécia e em outros países. Repara que a Alemanha, mesmo com toda esta crise mundial e europeia, conseguiu subir o seu numero de exportações sendo o maior exportador e a maior economia da Europa. Ainda assim é preciso ressalvar que a Alemanha em principio não entrará em défice orçamental devido a medidas tomadas por Gerhard Schröder no inicio do milénio.

Tanto a Alemanha como a senhora Merkel são vistos em Portugal e noutros países como os grandes causadores e propagadores da crise europeia e essa além de ser uma visão totalmente errada é também um meio de escape às criticas por parte de governos nacionais de países como Portugal, Grécia ou Itália.

Angela Merkel é uma governante que se pode definir adepta do rigor e do controlo das contas publicas e isso é justamente um dos maiores problemas dos países da Europa do Sul. Claro que apesar disso, Angela Merkel revela pouca sensibilidade e pouca capacidade para tratar e comandar os assuntos referentes à união europeia e isso revela-se também fulcral para a crise que se revela na UE. Em suma, é possível dizer que Angela Merkel, tal como a esmagadora maioria dos alemães, está preocupado com a Alemanha e pouco preocupada com os destinos da UE se isso não prejudicar o Pais que governa. Ainda assim e apesar de considerar Merkel a menor culpada dos problemas no nosso Pais percebo as criticas que muitos lhe fazem enquanto líder da Europa actual.

O que não posso entender é a frequente e ignorante associação que ainda se faz dos alemães e da Alemanha ao nazismo quando isso já ocorreu à mais de 5 décadas e quando a maior parte dos alemães actuais não viveram essa época trágica. Mas o problema não se esgota ai porque não tenho duvidas que a Alemanha foi vitima, na altura, de uma conjectura que lhe era totalmente desfavorável e que foi aproveitada por um individuo com graves problemas psicológicos para assumir um poder que só a Alemanha lhe podia dar. Em relação a isso nunca entendi porque razão aqueles que criticam a Alemanha pelo período Nazi não criticam também os EUA e a França pela redacção do desastroso e maquiavélico tratado de Versalhes. Também não entendi porque razão a União Soviética nunca foi tão massacrada pela Alemanha quando a realidade dos factos nos mostra que Estaline mandou matar o dobro das pessoas que foram mortas pelos Nazis.

A Alemanha para além disso teve uma espantosa e heróica recuperação no pós-2º guerra mundial reconstruido cidades que tinham sido totalmente devastadas e essa reconstrução apenas foi possível com o suor de todo um povo que sempre teve preso em remorsos incuráveis. Qual era o Pais que depois de um contexto completamente desfavorável como era o da Alemanha na sequência da segunda guerra mundial conseguiria erguer-se e voltar a ser uma das grandes economias mundiais e líder em vários outros âmbitos da sociedade?

Posso ser um bocado suspeito para falar na Alemanha porque é o Pais que mais admiro no mundo mas sinceramente penso que as pessoas deveriam estudar muito mais detalhadamente a historia para assim perceberem que o relato oficial proposto pelos EUA, pela União Soviética e pela França não corresponde à verdade, ou pelo menos, não corresponde totalmente à verdade.

Mephisto
Citação de: Antoine em 21 novembro, 2012, 03:17
O que não posso entender é a frequente e ignorante associação que ainda se faz dos alemães e da Alemanha ao nazismo quando isso já ocorreu à mais de 5 décadas e quando a maior parte dos alemães actuais não viveram essa época trágica.

Um mega like no teu post Antoine  ;)
Relativamente ao que está citado não sei se tem a ver com a minha alusão a Angela Merkel como "nazi", mas se o tem, esclareço que o fiz porque é precisamente aquilo que oiço cada vez que se fala na mulher, seja no trabalho, seja no café. Pretendia ilustrar o sentimento que se coloca à frente das politicas que ela tem assumido. Creio que é compreensível, até porque reconheço não haver outra forma, de momento, para segurar as pontas. Essa "provocação" pretendia explorar, precisamente esse preconceito.  ;)



Relativamente ao tópico, para que mais dúvidas não haja acerca daquilo que se fala, ficam estes vídeos ilustrativos e bastante esclarecedores, da facilidade em deter "meia-dúzia" de anarcas neste cenário, como se tem defendido aqui. Realmente, nota-se que são meia-dúzia de anarcas e meia dúzia de pedras. Coisa de Policial Municipal quase, ou não. Creio que até os fiscais da EMEL controlariam melhor o estacionamento de pedras. Pois claro, tudo não passou de um mal entendido. O pessoal é que pensou que estava na feira popular, e que acertar naquilo que confundiu com bonecos, dava prémio.

Pedradas vs Carga Policial na Assembleia da República - Manifestação 14/11/2012 Lisboa

14 de Novembro de 2012 - Manifestação

Escolhi os directos da TVI 24 para que não se pudesse apontar à SIC, uma qualquer falta de isenção dado o historial politico de Pinto Balsemão.

Ceinwyn

Sinceramente, estavam a pedi-las... ::)

Mas para mim, tomando como exemplo a resposta do Antoine sobre a Alemanha pós guerra, vamos mas é «trabalhar» para tirar este país da situação em que está.

Se necessário sou a primeira a agarrar a enxada e como se diz «fazer-me á vida». ;)
Deixe-mo-nos de lamurias e de falar de supostas guerras civis e europeias, os nossos problemas não se resolvem com mais destruição/sofrimento e pensamentos fundamentalistas,ou muito menos com «duelos» com as forças policiais.