Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.445
Total de mensagens
369.505
Total de tópicos
26.925
  • Discussão e Angariação de Informação Sobre Possíveis Locais Assombrados
    Iniciado por plalima
    Lido 226.459 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
"Ao cimo de uma colina da aldeia de Lagarinos ergue-se, desde o início do século, a "casa do medo". Inacabada e assemelhando-se a um castelo encantado, diz a lenda que quem lhe tenta por o telhado acaba por morrer. A sua actual proprietária diz que «é tudo mentira», e que só não a acaba porque não tem dinheiro. Há no entanto quem sustente que à meia noite quem se aproxima da casa ouve o medo.

Reza a lenda que certo dia um agricultor abastado no seu leito de morte mandou chamar os seus filhos, pedindo-lhes que acabassem a "casa do prazo", situada numa das suas propriedades, na aldeia de Lagarinhos, concelho de Gouveia. À casa faltava apenas a última placa, o telhado e as janelas para ficar concluída. Mas, contrariamente ao seu pedido, os filhos nunca acabariam a obra do pai. Depois disso, conta o povo que já vários proprietários tentaram terminá-la, mas todos se ficam pela tentativa.

«Quando é para a acabar, morrem», garante Jacinta Borges, de 41 anos. Nascida e criada em Lagarinhos. Jacinta Borges está actualmente a residir em frente à "casa do medo", onde curiosamente também brincou em criança. «Chamam-lhe casa do medo, porque, contam, antigamente a rapaziada nova vinha para aqui de noite a assustar quem passava no caminho». Aproveitando-se da casa ser o poiso habitual dos morcegos, os jovens gritavam nas caves, a voz ecoava e assustava os mamíferos, que em fuga pregavam valentes sustos aos mais incautos que por ali passavam em frente à casa por volta da meia noite. «Aí vai o medo!», gritavam. Este facto, associado ao passado da casa e da morte dos seus proprietários, levou à troca do nome de casa do prazo para casa do medo.

Certo é que, lenda ou realidade, esta habitação faz juz ao nome. Imponente e de linhas sóbrias, toda ela é de granito aparelhado assemelhando-se a uma qualquer casa senhorial. No alto de uma colina, qual castelo, a casa do medo vê-se da Estrada da Beira. Como único acesso transitável de automóvel está um caminho tortuoso, em terra batida . A sua imponência perturba, não só pela beleza da das linhas direitas, mas de toda a envolvente, ladeada por muros e por uma carvalha centenária.

«Muito brinquei ali em criança», garante Jacinta Borges, apontando para a gigantesca árvore, ao lado da casa. E recorda que, na sua infância, na "casa do medo" vivia uma tia sua e que «debaixo da carvalha havia umas mesas de pedra». E era ali que todas as tardes merendava o lanche que trazia da escola. Mesmo nessa altura, garante, nunca sentiu medo. «Até cheguei a dormir muitas vezes com a minha tia e mesmo à noite, nunca me apercebi de nada.»

Questionada se seria capaz de terminar a casa, Jacinta Borges garante que sim bastava para isso ter dinheiro suficiente. Idêntica vontade tem a proprietária, Lurdes Vicente, de 62 anos e natural também de Lagarinhos.

«Não há lá medo nenhum»

Quanto a lendas e a estórias contadas em torno da casa, Lurdes Vicente é peremptória e chega mesmo a levantar a voz para defender o que é seu. «Isso que contam por aí é tudo mentira, chamam-lhe "casa do medo", mas eu garanto-lhe que não há lá medo nenhum», defende a proprietária, com os olhos azuis claros um pouco mais abertos.

Lurdes Vicente viveu naquela casa mais de seis anos como arrendatária e um dos três filhos até nasceu ali. «Dormi muitas noites lá sozinha e nunca tive medo», sublinha.

Só quando regressou da Alemanha, onde esteve emigrada, é que resolveu comprar a casa. «Na altura, o dinheiro não rendia nada no banco», refere. E por isso resolveu investir na casa. Propostas já teve que bastassem para a vender a "casa do medo" cuja idade anda perto dos cem anos, mas Lurdes Vicente garante que não vende até morrer, até porque, recentemente, uma das suas filhas, emigrada na Suíça ficou interessada na casa e na quinta que a rodeia.

A proprietária, que vive agora no "bairro novo" de Lagarinhos, não pensa em obras para a casa. «Para já, fica como está», refere. Actualmente, a "casa do medo" está a servir de armazém ao casal de proprietários. Na cave, também chamada de mina, é «onde dormem as ovelhas», e o primeiro andar utilizam-no «para guardar as batatas, a palha, os adubos» e outros materiais indispensáveis à lida do campo."



"Uma descoberta é ver o que toda a gente viu e pensar o que ninguém pensou..."

AndreiaLi
#211
Interessante, não conhecia! contudo parece-me apenas mito.

Pois é verdade,eu que vivi alguns anos em Gouveia um belo Domingo solarengo fui até lá da parte da tarde e sem explicação e outros motivos(nem havia vento) ouvia-se rangeres tipo traves/barrotes de madeira a ceder,bem e por saber que dizem estar assombrada e que já não sei quantos empreiteiros morreram ao tentar deitá-la abaixo antes,foi hora de dar ao chinelo e curtir antes uma boa esplanada sossegada!

      Ai meu Deus como eu gostaria de entrar numa casa como essa,eu adorei o caso e acredito sim que os pedidos de moribundos devam ser atendidos.

Alguém sabe se um sitio assombrado na região de Santarém ?
Pedro Lima

vsdbfb
#215
comentário inapropriado removido.

Regras Gerais do Fórum

Esta foi uma foto que tirei enquanto andava pelas Ruas de Vila Nova de Paiva , peço desculpa mas não tenho muita informação...sabia apenas que já não era habitada.

Tenho pena de não ter tirado foto duma casa numa rua mais abaixo :-\ As pessoas da vila diziam ser assombrada.

Ps:Achei uma vila bastante espiritual e mística , é o que de bom têm o nosso Portugal e suas terras :)


Mas relativamente a essa casa existe algum relato de assombração?

Conheço bem a casa em causa e não me lembro de falarem de ser assombrada. :-\
[color=red]Imagem removida da assinatura. Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 5. Obrigado.[/color]

Boas, eu e uns amigos meus temos o vicio de nos aventurar por Portugal Inteiro

Já contamos com várias aventuras, desde ir até ao algarve com apenas dois euros :P, subir a serra de sintra sem lanternas e sem nada, visitar armazéns antigos. Gostaria que me dissessem um bom sitio para irmos, onde apanhemos alguns sustos, ou sitios bastante assustadores. De preferência na zona de Lisboa sff


Abraço

Se têm algum medo, ou mito por desvendar, digam-me, que eu em dois dias provo que é mentira.

Citação de: Canibal em 06 setembro, 2010, 15:04
Conheço bem a casa em causa e não me lembro de falarem de ser assombrada. :-\

E a casa na rua mais abaixo tb abandonada , conheces ?

Penso que as janelas eram completamente tapadas com madeira...

Essa que falas não me lembro de qual é.

Falei desta porque é uma casa bem central na vila e é impossível não reparar nela.
[color=red]Imagem removida da assinatura. Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 5. Obrigado.[/color]

Afonsini
Boas, eu sou novo por aqui, uma vez que só agora descobri o topico, mas aqui vai a minha pergunta: Alguem conhece alguma casa ou sitio assombrado na zona da lourinhã, ou até mesmo torres vedras (tirando os cucus)?

Quem souber de alguma coisa agradecia que partilhasse, uma vez que tenho um grupinho assim que tambem se gosta de meter  sitios esquizitos ;D

Obrigado desde já,

Afonsini

Quando era mais nova fui a Seia a terra de um tio meu e depois fomos a Gouveia passear e passamos por essa casa, ele contou-me a historia de que cada vez que tentam por o telhado na casa ele cai.
O mais importante da vida não é saberes onde estás, mas sim para onde vais. (Goethe)

Eu moro em Vilar de Andorinho,fica a poucos metros do monte da virgem,abaixo do monte  ;D
acontece que esse tal chamado"monte da virgem" tem uma hsitoria,daí o seu nome"virgem"
pelo que me contaram,e parece que a lenda é bem real,um grupo de satanistas(adoradores do diabo)como o quiserem chamar,estavam no monte a fazer rituais,quando uma jovem,estava a passear pelo monte,era a noite,eles apanharam a jovem,ela era virgem,assassinaram-na,fizeram um pacto com ela,e amaldiçoaram o local,matando galinhas,e outras coisas do genero,a historia é basicamente assim,consta-se ha uns anos atras
8agora ja ninguem fala nisso)que usavam uma pequena capela que ha la,fazendo rituais,e consta-se que o local a noite,é muito,sombrio,e dizem que se pode ver apariçoes da rapariga virgem,que o espirito dela,vem avisar as pessoas para figirem de la,nunca fui la sozinho,passei la de carro uma vez,mas aquilo e tao escuro,que ate mete medo a noite acreditem  :o

ps:meto fotos quando brevemente.
nota:quem quiser visitar o local de madrugada,que me avise.