Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.464
Total de tópicos
26.917
  • Casa da Quinta de Cedofeita - Adaúfe, Braga
    Iniciado por Andre Barbosa
    Lido 50.616 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#60
Citação de: ViraVentos em 14 setembro, 2012, 13:05

boas hitman, peço desculpa pela demora, mas prometo que logo enviarei as fotos numa pasta para si.
pedia que me contactasse por MP a enviar seu e-mail para podermos trocar impressões.

em nome do grupo muito obrigado pela força de todos, mas toda a ajuda e companhia numa futura incursão será bem vinda.

Gostava que alguém com equipamento tecnológico pudesse acompanhar nos para tirarmos mais provas de assombração na casa.


Aos poucos penso que estamos a construir a história da casa, com ajuda do Flávio e a pesquisa do meu irmão também.

nenhum de nós está com medo de lá voltar, apesar de as companhias lá serem pesadas, o maior receio é mesmo o estado de algumas divisões, mas como da primeira vez andaremos com pezinhos de lã :) e quando lá formos será num dia em que não chova nem tenha chovido recentemente.
E temos intenção de acampar lá na casa, com tendas, churrasco e tudo :)

a tal mão de obra terão sido os desgraçados dos escravos, e toda gente sabe que naquela altura os maus tratos eram o dia a dia, mas mesmo sabendo da revolta deles, não acredito que nos vão afectar devido aos tais anjos da guarda que o Flávio falou.

Apesar de não saber quem será o meu, acredito que ele me guia em muitas situações.

uma última pergunta, Sr Flávio por acaso você não se encontra na zona norte do país?
falamos entre nós todos e todos gostaríamos imenso de o ter connosco numa visita á casa, nunca conhecemos ninguém com a sua espiritualidade nem com tamanho gosto em ajudar.

Obrigado e cumprimentos.

PS. numa das fotos da cave, em que estão as pipas de vinho, encontra-se uma miudinha a espreitar para nós entre as 2 pipas, mas com cara nada amigável, não queríamos o vinho :)=




Não estou no Norte mas gostaria muito de vos poder acompanhar, o que  neste momento me é impossível pois a minha saúde não o permite, pelo desgaste intenso a que estaria sujeito, apesar de ter os meus Anjos comigo, sempre alerta.
Estou muito  incomodado com a  cara do negrinho de olhos claros, na janela e  da miudinha entre as pipas e o rosto de um negro de olhos esbugalhados, boca aberta  com uma vara a atravessar-lhe o pescoço, na adega. Levem equipamento de escalada com cordas fortes, pá, botas e equipamento suficiente que vos possa ajudar no caso de algum percalço. Levem holofote e lanternas  com luz suficiente e aparelho para medir diferenças de temperatura e de energia. Espero que haja pessoas aqui no Forum com esse tipo de equipamento e que se prontifiquem a ajudar na expedição. Boa sorte é o que vos desejo e que todos os Anjos vos acompanhem.

Após ter observado a vossa determinação, em relação ao cheque é melhor não falarmos mais disso então..  ::) :P
Mas falando muito a sério agora, confesso estar interessado no desenvolvimento deste tópico. Espero que passem bem a noite e que tragam algumas histórias para contar ao pessoal aqui do fórum. E claro não se esqueçam de tirar fotos a todas as divisões e a diferentes horas da noite.
PS: Sinceramente teria gosto em puder participar convosco nessa ida, mas sou de Lisboa pessoal.

Cumprimentos, divirtam-se e boas energias  ;)
"Não vivas para que a tua presença seja notada, mas para que a tua falta seja sentida" - Bob Marley :angel:

Citação de: ShellyTantrum em 11 setembro, 2012, 10:00
Eu aqui parece-me ver alguma coisa... A casa parece bem interessante! pena estar nessas condições...



quando vi essas fotos tambem me pareceu ver qualquer coisa.... mas.....    tenho que ir lá dar uma espreitadela
"Não existe exercício melhor para o coração do que se inclinar e ajudar a levantar pessoas." (John Andrew Holmes)

Amo a vida

Mephisto
Parabéns pelo excelente tópico que criaram.  ;) Seja lá qual for a vossa real intenção para com a casa levem em conta as palavras do Flávio.
Flávio, estou verdadeiramente impressionado consigo. Gostaria, se possível, por forma a não incomodá-lo, que analisasse uma foto. Caso aceite a proposta envia-la-ei para a sua caixa de mensagens privada. Fico a aguardar a sua resposta  :)
Cumprimentos a todos  ;)

#64


Pode mandar a foto para o meu pv. Não me importo nada, se puder ajudar em algo. Já agora quero acrescentar que as útimas descobertas que fiz sobre a casa e os terrenos, é que eles agora pertencem ao Estado e querem lá construir o trajecto da futura "Variante de Cedofeita", via rápida que vai ligar o centro da freguesia de Adaúfe, através da Quinta de Sedofeita (escrevia-se assim antigamente), à zona nascente da cidade de Braga.
D. Manuel, de 1593 a 1609 criou os chamados Tombos que eram uma espécie de sensos, para saber quantos terrenos havia nas mãos da Igreja e dos senhorios. Como a Igreja nessa altura caíu em desgraça, os terrenos do extinto mosteiro de Adaúfe e de outros fidalgos em iguais circunstâncias e como  havia também a necessidade de constituir comendas para agraciar os fidalgos que tinham ajudado nas lutas contra os árabes em África,  foram todos juntos num só, constituindo a Comenda de Adaúfe, formada por 158 casais, oferecidos a D. Jerónimo de Ataíde, Conde de Atouguia. No momento do levantamento do Tombo só duas quintas ficaram de fora, sendo que uma delas foi a de Sedofeita. Nessa época de D. Manuel, estava nas mãos da viúva Dª Messia (Mécia) de Abreu, que a herdou das mãos do marido e aí residia e dirigiu a sua exploração.
A Capela  de Cedofeita ou do Senhor dos Milagres, construída junto ao caminho público, perto do cruzamento que se dirige para a freguesia de Adaúfe e para o Bairro da Alegria e Carreira de Tiro, é chamada também de Nosso Senhor dos Milagres, e foi mandada construir, conforme se lê na inscrição da mesa do altar de granito, pelo lamecense José Custódio Ferreira, convicto de que recebera uma grande graça do Senhor do Milagres. Segundo a crença popular o edificador deste pequeno templo que dantes ficava à margem do caminho dos peregrinos para São Bento da Porta Aberta, que contribuíram também com as suas esmolas para a sua construção, era um  dos criados da quinta de Sedofeita, em Adaúfe. O espírito dele também ainda vagueia  por lá.



Braga foi a 1ª cidade do país a ter luz, há cerca de 119 anos,  no dia 24/6 de 1893, com electricidade gerada no rio Cávado, através de turbinas. Essa foto do contador transmitiu-me uma sensação indescritível. Parece que quer falar. Será que dá para ver se tem alguma etiqueta que diga SENP (Sociedade Eléctrica do Norte de Portugal)? É que houve muitas confusões com o fornecimento de electricidade e só em 1902 a SENP retomou o fornecimento. Nesse entretanto, voltaram à iluminação a gaz e a petróleo. Vejo que ele  tem duas etiquetas pregadas e já agora fiquei curioso por saber quanto marca o contador. Está instalado de forma rudimentar.
Eu já tinha reparado na instalação eléctrica. Os fios passam todos por fora, o que me leva a crer que a casa teve uma pequena "remodelação", porque a casa de banho também já foi feita depois de 1890, pelo tipo de chão e banheira (arte nova, 1890 – 1910 ). Reparei que não tem torneiras nem canos, e não se vê instalação para as mesmas. Deviam aquecer 1º a água e depois despejavam-na na banheira para tomar banho, o mesmo acontecendo com o lavatório.
Tudo leva a crer que a pessoa que herdou a casa, tenha feito uns acrescentos mas acabou por ir embora votando-a ao abandono. Se repararmos, há montes de terreno ali que, bem cultivado, daria para alimentar muita gente. Mas também há muito medo e sofrimento naqueles domínios.





Não é permitida a colocação de mensagens seguidas no mesmo tópico, em vez disso deve editar-se a anterior. Consultar  Regras Gerais do Fórum, alínea 20. Obrigado.









Boas pessoal. ;D
E novidade ainda não há mais nada da investigação ou novas descobertas ?????????

#66

Planeia-se algo para domingo, mas vai depender da disposição se vamos novamente a esta bela casa, mas entretanto é garantido que vamos a uma outra situada lá perto.

Como tinha dito anteriormente a tua presença é bem vinda hitman, e talvez conseguiremos agora tirar outras provas com ajuda de algum equipamento :)

É só conversar amanhã com os restantes membros, mas estamos com disposição de ir aprofundar mais um pouco a casa.

Se tiveres disponibilidade, combinaremos então o nosso ponto de encontro amanhã ou assim.

Desculpa por não ter enviado ainda as fotos, mas o hotmail anda esquisito agora, não deixa enviar uma pasta, tem que se adicionar foto a foto e o tamanho dos ficheiros não pode ser extenso.

desculpem qualquer off topic, mas a casa e a investigação não caiu no esquecimento  ;)

Neste momento estou a preparar um carro telecomandado com uma câmara de filmar para podermos ver onde não podemos entrar.....

Citação de: hitman em 20 setembro, 2012, 14:50
Neste momento estou a preparar um carro telecomandado com uma câmara de filmar para podermos ver onde não podemos entrar.....

LOl.. os únicos sítios onde não podemos entrar é onde não temos acesso possível, mas curti a ideia ;D

#69
Certo mas com o carro podemos por exemplo entrar em divisões onde alguma coisa nos prende ou por exemplo na divisão onde onde tem a terra maldita  ;) com o carro podemos ver a divisão a vontade sem correr o risco de ficarmos enterrados .... ;D ;D ;D

Boas, pessoal, voltamos a fazer uma pequena visita a quinta de Cedofeita, sabemos também que a casa foi habitada a cerca de 20 anos atrás, ainda existe uma herdeira que vive em Adaúfe, que foi a última habitante da casa, conhecida na vila e com o apelido de bruxa, esta vendeu a propriedade a um conhecido empreiteiro de Braga, o mesmo que construiu o Braga parque, e que conforme o Sr.Flabio falou tem em vista a construção de uma via rápida com passagem pela quinta que vai ligar ao Retaill Park no centro de Braga, em breve espero conseguir mais informações sobre a dita Quinta de Cedofeita, contudo a nossa visita, não foi muito vem vinda perante os espíritos que lá habitam, não nos aconteceu nada de mal, mas demos com muitas inconformidades em certas divisões da casa, tais como caminhos tapados, bem como na cave sermos expulsos por morcegos :)
envio mais algumas fotos captadas nesse dia, cumprimentos

#71

A casa é mesmo bonita  ;)

Pessoal a casa tem algum brasão de armas gravado em algum lado ??


Não é permitida a colocação de mensagens seguidas no mesmo tópico, em vez disso deve editar-se a anterior. Consultar  Regras Gerais do Fórum, alínea 20. Obrigado.


Citação de: hitman em 02 outubro, 2012, 14:54
Pessoal a casa tem algum brasão de armas gravado em algum lado ???
boas hitman, sim tem um brasão na porta principal da rua, o Sr.Flávio já mencionou isso neste tópico, é uma questão de rever desde o principio, Cumprimentos


Citação de: hitman em 03 outubro, 2012, 13:12
E foto chegou a ser colocada ??

não, :) no fim de semana vou lá e tiro uma, da entrada principal :)