Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.469
Total de tópicos
26.918
  • Pode ter sido assim que a mediunidade começou a existir
    Iniciado por F.Leite
    Lido 9.880 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#45
Citação de: Kyrie em 18 abril, 2019, 21:42
Então o senhor é agora um defensor do espiritismo
O engraçado é que há algum tempo atrás, repudiava essa ideologia...estranho, no minimo.

     Não sou defensor nem sou contra por falta de algumas provas que confirmem as minhas suspeitas.

    Porém, visto eu possuir um cérebro que me concede um mínimo de inteligência, para poder ver as falhas que entendo o espiritismo apresenta, sou obrigado a ler e a compreender as normas com que o espiritismo se regue. Criticar sem tentar no mínimo compreender o que eles dizem não é investigar coisa nenhuma, é ser fanático e um fanático só sabe dizer que os outros não percebem nada ao mesmo tempo que não sabem explicar coisa nenhuma, que é o que eu me apercebo.

    Eu tenho o cuidado de dizer as coisas que penso e de ser minucioso na descrição do que digo. As suas respostas são o sim porque sim e justificação nem vê-la.

    Você é que até hoje nunca se deu ao trabalho de tentar no mínimo por a hipótese de haver erro na sua observação do espiritismo. E eu é que sou o iluminado...

#46
Citação de: F.Leite em 18 abril, 2019, 22:24
     Não sou defensor nem sou contra por falta de algumas provas que confirmem as minhas suspeitas.

    Porém, visto eu possuir um cérebro que me concede um mínimo de inteligência, para poder ver as falhas que entendo o espiritismo apresenta, sou obrigado a ler e a compreender as normas com que o espiritismo se regue. Criticar sem tentar no mínimo compreender o que eles dizem não é investigar coisa nenhuma, é ser fanático e um fanático só sabe dizer que os outros não percebem nada ao mesmo tempo que não sabem explicar coisa nenhuma, que é o que eu me apercebo.

    Eu tenho o cuidado de dizer as coisas que penso e de ser minucioso na descrição do que digo. As suas respostas são o sim porque sim e justificação nem vê-la.

    Você é que até hoje nunca se deu ao trabalho de tentar no mínimo por a hipótese de haver erro na sua observação do espiritismo. E eu é que sou o iluminado...

Engana-semais uma vez...infelizmente.

Primeiramente o senhor esquece-se rapidamente do que escreve, porque de facto escreveu alguns textos aqui no forum em que rejeita completamente a ideologia espirita.
Aliás, rejeitou igualmente há algum tempo atrás a existência de vida após morte, o que era completamente contrário ao seu raciocinio até a essa altura.
Tentou então justificar todos os fenómenos sobrenaturais com a existência de vida extraterrestre e quando viu que essa teoria não estava a colher frutos, tentou então a teoria de que esses fenómenos eram unica e exclusivamente fruto do forum mental.
Entratanto lá ia dizendo que continuava as suas conversas com o seu "gajo" que é uma entidade espiritual que comunica consigo e que lhe revela verdades absolutas que os restantes mortais desconhecem.
Entretanto lá ia dizendo igualmente que todos os outros seres humanos existentes neste planeta que se comunicavam com entidades espirituais estavam a ser manipulados..menos o senhor é claro, porque da sua entidade só recebia verdades absolutas e segredos que jamais estariam ao alcance de qualquer outro ser humano conhecer.
Entretanto no meio de toda esta salgalhada, voltou recentemente a escrever sobre espiritos desencarnados, entidades espirituais, voltando a reconhecer a sua existência....mas claro que o conhecimento sobre uma qualquer verdade absoluta, pertence-lhe somente a si e a mais ninguém.
Isto porque na sua opinião existem por aqui neste forum médiuns com capacidades extraordinárias, mas que por estarem a ser manipulados pelas entidades com quem eles se comunicam, estavam a deitar por terra todas as suas capacidades, não se juntando obviamente a si num qualquer grupo que o senhor pretende aqui formar, onde será o senhor a ditar as normas, regras e verdades sobre o que é a espiritualidade, regras essas que devem ser escrupulosamente seguidas por todos...porque lá está, o senhor é detentor da verdade absoluta e suprema e é o unico a contactar com entidades espirituais sem ser manipulado.
Agora a minha duvida é a seguinte:
O senhor tem este tipo de discurso repleto de contradições propositadamente, ou então porque não é capaz de melhor?
Em relação às justificaçóes do que eu escrevo aqui no forum, basta reler o que escrevo com atenção e inteligência e vai ver que vai conseguir compreender o meu raciocinio.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Citação de: Kyrie em 18 abril, 2019, 23:25
Engana-se mais uma vez...infelizmente.

Primeiramente o senhor esquece-se rapidamente do que escreve, porque de facto escreveu alguns textos aqui no forum em que rejeita completamente a ideologia espirita.
Aliás, rejeitou igualmente há algum tempo atrás a existência de vida após morte, o que era completamente contrário ao seu raciocinio até a essa altura.
Tentou então justificar todos os fenómenos sobrenaturais com a existência de vida extraterrestre e quando viu que essa teoria não estava a colher frutos, tentou então a teoria de que esses fenómenos eram unica e exclusivamente fruto do forum mental.
etc, etc, etc.

     Sr, Kyrie, as observações que faz sobre o que eu escrevo merecem justificação da minha parte, embora eu já tenha esclarecido que entre os pontos que foca como contradições, quando me refiro  a espíritos é de almas de falecidos que falo mas que quando essa referencia é feita a entidades me refiro a algo que nada tem a ver com espíritos.

     Agora não tenho condições de lhe responder pormenorizadamente visto que por questões de saúde tive que recorrer às urgências hospitalares onde ainda me encontro, mas tendo alta, terei todo o gosto em explicar o que você não conseguiu entender no que escrevi até agora.

     É a conversar que a gente se entende e é bom que aborde estes assuntos pois ajuda a que quem não compreendeu agora entenda.

     Mais logo eu explico-me.

     Fernando Leite

#48
Citação de: F.Leite em 19 abril, 2019, 09:57
    Sr, Kyrie, as observações que faz sobre o que eu escrevo merecem justificação da minha parte, embora eu já tenha esclarecido que entre os pontos que foca como contradições, quando me refiro  a espíritos é de almas de falecidos que falo mas que quando essa referencia é feita a entidades me refiro a algo que nada tem a ver com espíritos.

    Agora não tenho condições de lhe responder pormenorizadamente visto que por questões de saúde tive que recorrer às urgências hospitalares onde ainda me encontro, mas tendo alta, terei todo o gosto em explicar o que você não conseguiu entender no que escrevi até agora.

    É a conversar que a gente se entende e é bom que aborde estes assuntos pois ajuda a que quem não compreendeu agora entenda.

    Mais logo eu explico-me.

    Fernando Leite

O Sr. Fernando tem-se explicado muito bem.
Claro que agora ao ler as contradiçoes que apontei ao seu discurso, vai como de costume tentar justifica-las, de forma a dar-lhes algum contexto.
É normal, todos os que por aqui andamos à tempo suficiente para o conhecer minimamente, já estamos habituados a esta sua forma de tentar arranjar desculpas para as suas salgalhadas de raciocinio.
Pena é que a maioria dos users que se apercebiam das suas incorreções e confusões de raciocinio ou se tenham ido embora deste forum, ou então tenham desistido de o confrontar.
E eu começo a entender as razoes pelas quais essas pessoas escolheram afastar-se...é que tentar colocar lógica num raciocinio sem qualquer tipo de lógica é tarefa impossivel de se levar a cabo.
E o mais grave é que algumas pessoas que.por aqui andam e que devido a uma.possivel.preguiça mental juntamente com uma tendência natural para terem obrigatoriamente alguém a quem seguir, se  deixem levar pelas suas teorias sem qualquer tipo de lógica.

Citação de: F.Leite em 19 abril, 2019, 09:57
   
    Mais logo eu explico-me.

    Fernando Leite

Dispenso as suas explicações, eu e mais algumas pessoas que por aqui andam, isto porque  é lamentável que tenha só agora mencionado que se ia "explicar" depois de alguém lhe ter aponte as suas falhas de teoria.
Acha realmente que vai conseguir explicar salgalhadas que vem criando e inventando há tanto tempo?...não me acredito.
Isto porque explicações todos podem dar, agora que elas façam sentido, isso já é algo muito mais dificil de se conseguir.

Citação de: F.Leite em 19 abril, 2019, 09:57
   
    Agora não tenho condições de lhe responder pormenorizadamente visto que por questões de saúde tive que recorrer às urgências hospitalares onde ainda me encontro,
   
 

Sr. Leite.

Faça a si um grande favor.
Deixe de dar "ouvidos" a quem não deve e preserve-se a si, à sua saúde e a preocupações das pessoas mais próximas que o rodeiam e que gostam e se preocupam consigo.
Não entenda este meu conselho com sendo irónico...e que por mais dificil e estranho que lhe possa parecer, eu não tenho nada contra si, tenho sim e muito é com essa entidade com que voce se comunica.
Contudo como sei que nada valerá este meu conselho para si, retiro-me desta tópico, porque já reparei que estou a dar demasiado assunto à sua entidade para ela se ir entretendo a tentar  ainda mais credebilizar as suas teorias às pessoas mais incautas que por aqui andam.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

#49
Kyrie,

É interessante que mesmo não concordando e achando completamente disparatado se dê ao trabalho de comentar quase todos os posts do F. Leite, com a educação a que já tanto nos habituou.

Neste fórum presumo que não existam grupos, mas tal não significa que determinadas pessoas partilhem ideais/crenças à semelhança das nossas relaçôes sociais.

Já se torna um pouco cansativo e já penso que temos algo em comum (a preguiça), quando vejo comentários seus deste género.

Discordar é saudável e todos agradecemos se não se tornar ofensivo.

E não ... não devo vassalagem aqui ao F Leite e penso que "lambe-botas" é daquelas "qualidades" que ele dispensa.

Uma Santa Páscoa para todos.


#50
Citação de: Luzeamor em 19 abril, 2019, 11:50
Kyrie,

É interessante que mesmo não concordando e achando completamente disparatado se dê ao trabalho de comentar quase todos os posts do F. Leite, com a educação a que já tanto nos habituou.

Neste fórum presumo que não existam grupos, mas tal não significa que determinadas pessoas partilhem ideais/crenças à semelhança das nossas relaçôes sociais.

Já se torna um pouco cansativo e já penso que temos algo em comum (a preguiça), quando vejo comentários seus deste género.

Discordar é saudável e todos agradecemos se não se tornar ofensivo.

E não ... não devo vassalagem aqui ao F Leite e penso que "lambe-botas" é daquelas "qualidades" que ele dispensa.

Uma Santa Páscoa para todos.



Em relação a mencionares que eu comento quase todos os posts do Leite, recomendo a tua leitura atenta aos meus comentários neste forum e verás quem anda a perseguir quem e quem tem realmente falta de educação.
Sabes, é que eu nunca mandei "calar" nenhum user, como o Leite já o fez a vários membros deste forum.
Eu até compreendo a tua necessidade de te portares como uma subdita muito bem comportada, mas tenta faze-lo pelo menos de uma forma consciente, por isso pesquisa e informa-te antes de tentares fundamentar uma opinião.
Ficam-te mal igualmente os teus sucessivos comentários aos posts do Leite que nada de novo trazem ao assunto ou que ele coloca nos tópicos que cria ou em relação a respostas que ele dá a tópicos aqui criados por outros users.
Sabes que começa a ser cansativo continuar a responder a tentativas tuas de ataques à minha pessoa, porque sinceramente não és alguém que tenha capacidade para o fazer e isso provoca-me algum tédio.
Acho que aqui já todos se aperceberam que sempre que o Leite regressa a este forum, os animos exaltam-se e pessoas como tu andam a deitar lenha para uma fogueira que náo tem razão para arder.
Por ultimo tenta compreender duas coisas:
Em primeiro lugar o Fernando não precisa que tu o defendas, porque para além dele ser bem capaz de o fazer sozinho, tu não tens capacidade de o fazer.
Em segundo lugar fica-te muito mal o papel de seguidora e acérrima defensora de teorias de alguém que nem tu compreendes...por isso eleva-te, moral e espiritualmente.

E com isto retiro-me deste tópico, porque é muito cansativo andar em debates sem conteúdo que nos levam a andar em circulos e mais circulos sem apresentarem nenhuma conclusão nem saida viável e lógica.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Citação de: Kyrie em 19 abril, 2019, 13:50
Em relação a mencionares que eu comento quase todos os posts do Leite, recomendo a tua leitura atenta aos meus comentários neste forum e verás quem anda a perseguir quem e quem tem realmente falta de educação.
Sabes, é que eu nunca mandei "calar" nenhum user, como o Leite já o fez a vários membros deste forum.
Eu até compreendo a tua necessidade de te portares como uma subdita muito bem comportada, mas tenta faze-lo pelo menos de uma forma consciente, por isso pesquisa e informa-te antes de tentares fundamentar uma opinião.
Ficam-te mal igualmente os teus sucessivos comentários aos posts do Leite que nada de novo trazem ao assunto ou que ele coloca nos tópicos que cria ou em relação a respostas que ele dá a tópicos aqui criados por outros users.
Sabes que começa a ser cansativo continuar a responder a tentativas tuas de ataques à minha pessoa, porque sinceramente não és alguém que tenha capacidade para o fazer e isso provoca-me algum tédio.
Acho que aqui já todos se aperceberam que sempre que o Leite regressa a este forum, os animos exaltam-se e pessoas como tu andam a deitar lenha para uma fogueira que náo tem razão para arder.
Por ultimo tenta compreender duas coisas:
Em primeiro lugar o Fernando não precisa que tu o defendas, porque para além dele ser bem capaz de o fazer sozinho, tu não tens capacidade de o fazer.
Em segundo lugar fica-te muito mal o papel de seguidora e acérrima defensora de teorias de alguém que nem tu compreendes...por isso eleva-te, moral e espiritualmente.

E com isto retiro-me deste tópico, porque é muito cansativo andar em debates sem conteúdo que nos levam a andar em circulos e mais circulos sem apresentarem nenhuma conclusão nem saida viável e lógica.


Tenho estado a ver este tópico quase em silêncio, e é incrível como um tema que podia dar um debate interessante, "escorregou logo para o chinelo".
Talvez me pergunte quem eu sou, para responder no alto da minha ignorância, bem, não sou ninguém, nem mais nem menos do que isso, sou apenas um ser humano com defeitos e virtudes como todos aqui no fórum, não preciso de rótulos nem de me sentir superior a ninguém, mas apenas lhe faço uma pequena sugestão e observação, já não é a primeira vez que você ataca alguém aqui no fórum (não falo de ninguém em particular, até porque já "atacou" diferentes pessoas aqui no fórum), e por vezes por falta de capacidade de interpretação da sua parte, uma das vezes um conflito foi gerado de um mal entendido da sua parte. Todos erramos, é facto, mas a capacidade de encaixar uma crítica construtiva, não é para todos, espero que não seja esse o seu caso.

#52
Citação de: cosmos seed em 19 abril, 2019, 15:10


Tenho estado a ver este tópico quase em silêncio, e é incrível como um tema que podia dar um debate interessante, "escorregou logo para o chinelo".
Talvez me pergunte quem eu sou, para responder no alto da minha ignorância, bem, não sou ninguém, nem mais nem menos do que isso, sou apenas um ser humano com defeitos e virtudes como todos aqui no fórum, não preciso de rótulos nem de me sentir superior a ninguém, mas apenas lhe faço uma pequena sugestão e observação, já não é a primeira vez que você ataca alguém aqui no fórum (não falo de ninguém em particular, até porque já "atacou" diferentes pessoas aqui no fórum), e por vezes por falta de capacidade de interpretação da sua parte, uma das vezes um conflito foi gerado de um mal entendido da sua parte. Todos erramos, é facto, mas a capacidade de encaixar uma crítica construtiva, não é para todos, espero que não seja esse o seu caso.

Mais um defensor do Sr. Leite.
Eu ataco?..nao, não ataco, apenas dou a minha opinião conforme voce dá a sua.
E já agora que abordou constantes ataques neste forum: quer os nomes dos useres que o Fernando Leite atacou constatemente até eles se calarem ou desaparecem do forum?
Se quiser envio-lhe uma lista de nomes considerável.
E já agora visto que gosta tanto de factos, diga-me os users que eu ataco e ataquei aqui no forum...sabe, é que eu gosto de clarificar acusações, náo gosto de me ficar pelo diz que disse.
Alguma vez disse aqui a alguem para se calar?...nao nao disse, mas isso claro, não lhe jeito que se saiba.
E se o tópico caiu para o chinelo é porque pessoas não sabem fundamentar as suas opiniões.
Eu coloquei aqui todas as contradições do discurso do user, F. Leite e por isso estou a atacar alguém?...acha mesmo que sim? ou estarei a apenas a apresentar contradições sobre o discurso de alguem?
Será isso uma afronta tão grande de ser feita a alguém neste forum?
E já que aqui crio tantos mal entendidos, proponho-lhe uma coisa: leia o que aqui escrevi sobre as contradições do discurso do Fernando Leite e dê a sua opinião fundamentada em relação a isso.
É porque eu lancei aqui uma questão pertinente e o que eu vejo são comentários de pessoas que se limitam a atacar-me sem apresentar qualquer motivo válido, só porque simplesmente coloquei questóes muito pertinentes sobre a falta de coerência do discurso de um user.
Faça-se útil ao forum e em vez de me atacar, foque a sua atenção nas contradições no discurso do Leite, ou será...que voce não tem capacidade para isso?
É por pessoas como voce e como a Luzeamor que muitas pessoas com ideias e vivencia muito interessantes deixaram este forum, ou preferem não se meter com protegidos que por aqui andam, para não serem atacadas por subditos como voces os dois.
De facto já vi que andam algumas pessoas muito focalizadas em mim neste forum, o que me agrada bastante, até porque eu adoro incomodar interesses instalados e "protegidos".

Este forum de facto por vezes fica imerso numa imensa nuvem escura...
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Citação de: Kyrie em 19 abril, 2019, 16:19
Mais um defensor do Sr. Leite.
Eu ataco?..nao, não ataco, apenas dou a minha opinião conforme voce dá a sua.
E já agora que abordou constantes ataques neste forum: quer os nomes dos useres que o Fernando Leite atacou constatemente até eles se calarem ou desaparecem do forum?
Se quiser envio-lhe uma lista de nomes considerável.
E já agora visto que gosta tanto de factos, diga-me os users que eu ataco e ataquei aqui no forum...sabe, é que eu gosto de clarificar acusações, náo gosto de me ficar pelo diz que disse.
Alguma vez disse aqui a alguem para se calar?...nao nao disse, mas isso claro, não lhe jeito que se saiba.
E se o tópico caiu para o chinelo é porque pessoas não sabem fundamentar as suas opiniões.
Eu coloquei aqui todas as contradições do discurso do user, F. Leite e por isso estou a atacar alguém?...acha mesmo que sim? ou estarei a apenas a apresentar contradições sobre o discurso de alguem?
Será isso uma afronta tão grande de ser feita a alguém neste forum?
E já que aqui crio tantos mal entendidos, proponho-lhe uma coisa: leia o que aqui escrevi sobre as contradições do discurso do Fernando Leite e dê a sua opinião fundamentada em relação a isso.
É porque eu lancei aqui uma questão pertinente e o que eu vejo são comentários de pessoas que se limitam a atacar-me sem apresentar qualquer motivo válido, só porque simplesmente coloquei questóes muito pertinentes sobre a falta de coerência do discurso de um user.
Faça-se útil ao forum e em vez de me atacar, foque a sua atenção nas contradições no discurso do Leite, ou será...que voce não tem capacidade para isso?
É por pessoas como voce e como a Luzeamor que muitas pessoas com ideias e vivencia muito interessantes deixaram este forum, ou preferem não se meter com protegidos que por aqui andam, para não serem atacadas por subditos como voces os dois.
De facto já vi que andam algumas pessoas muito focalizadas em mim neste forum, o que me agrada bastante, até porque eu adoro incomodar interesses instalados e "protegidos".

Este forum de facto por vezes fica imerso numa imensa nuvem escura...

Como diz o outro, "presunção e água benta, cada um toma a que quer"
Tal como eu tinha dito antes, você só lê o que quer, nunca me viu defender o Fleite, eu falei em vários utilizadores que chegou a atacar não nomeei ninguém em específico, mas o Kyrie pelos vistos virou para esse caminho...fazer o quê?! ;)
Um bem haja :)

E é não ouvindo nem querendo ouvir ou entender o ponto de vista dos outros, pensando que estamos sempre certos e os outros sempre errados, sem sequer querer entender que se criam guerras.

Oups, o mundo real chegou a digital.
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

#55
Citação de: cosmos seed em 19 abril, 2019, 18:17


Como diz o outro, "presunção e água benta, cada um toma a que quer"
Tal como eu tinha dito antes, você só lê o que quer, nunca me viu defender o Fleite, eu falei em vários utilizadores que chegou a atacar não nomeei ninguém em específico, mas o Kyrie pelos vistos virou para esse caminho...fazer o quê?! ;)
Um bem haja :)



Entao voce acusa-me de eu atacar users aqui no forum e além de não ter a coragem de mencionar nomes, eu é que mal interpreto as suas palavras.
Enfim, quando não se tem argumentos válidos, entra-se pelo caminho do ridiculo.
Pessoas como voce e como a Luzeamor de facto trazem-me tédio mental.
Passe bem.

De facto isto está com muito mau aspecto, por isso adeus minha gentinha...definitivamente

Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Citação de: Kyrie em 19 abril, 2019, 19:27
Entao voce acusa-me de eu atacar users aqui no forum e além de não ter a coragem de mencionar nomes, eu é que mal interpreto as suas palavras.
Enfim, quando não se tem argumentos válidos, entra-se pelo caminho do ridiculo.
Pessoas como voce e como a Luzeamor de facto trazem-me tédio mental.
Passe bem.

De facto isto está com muito mau aspecto, por isso adeus minha gentinha...definitivamente



A Rcardigos por exemplo, você foi bastante rude com ela por não ter interpretado correctamente um texto que ela escreveu, você apenas leu o que quis, e achou que ela se estava a achar como Nostradamus, e na verdade ela apenas quis dar um exemplo de que não era ninguém comparada com ele.
Mas pronto...

Já está mais do que na altura de fazer uma reflexão sobre o motivo deste fórum ter cada vez menos users. Os antigos desapareceram e os novos rapidamente evaporam-se.
Ando aqui há alguns anos e este fórum actualmente não é nem a sombra do que foi um dia. Temo que, por este andar, o PP tenha os dias contados. 
Ninguém aqui é dono da verdade! Vamos respeitar as opiniões de TODOS sem excepção!
Sugiro que se criem moderadores/responsáveis por cada tema, por forma a dinamizar o fórum e incentivar a participação dos que ainda aqui andam. Não fiquemos passivos à espera que alguém venha aqui pedir ajuda, para o PP andar activo.

Peço desculpa pelo off tópic, mas estou cansada de ver o declínio do fórum e não dizer nada!

Reflictam, respeitem-se e incentivem a continuidade de quem cá está.
Que não existam mais despedidas e abandono dos users!

      A intenção desta mensagem é simplesmente esclarecer.

      De verdade, as minhas primeiras postagens aqui no fórum, denotavam, da minha parte, um envolvimento com o espiritismo e a vida espiritual. Esse envolvimento durou anos e deixou marcas, mas (há sempre um "mas"), acontecimentos houve que me levaram a reflectir sobre tudo o que me haviam ensinado.

     Acontecimentos provenientes do meu contacto com médiuns de várias capacidades, levou-me a ter contactos com entidades que se diziam espíritos e com as quais, julgo eu, nunca antes tinha contactado. Admito que na altura me deixei fascinar pelos personagens pois sou um simples humano com vaidades e vícios como outro qualquer e se vim para este fórum, foi incentivado por eles, mas para passar uma mensagem bem diferente daquela que presentemente transmito.

     Acontece que eu tenho o defeito de ser um perfeccionista no meu trabalho. As coisas além de terem beleza têm que ter equilíbrio e harmonia e esse perfeccionismo torna-se inconsciente e transborda do trabalho para os outros aspetos da vida. E foi isso que aconteceu comigo. Comecei a ver que no espiritismo e na religião em geral, havia peças que não conseguiam o equilíbrio e a harmonia, de uma forma que não fosse forçada pela imaginação ou pela fé.

     A partir daí dediquei-me a estudar e a colocar a mim mesmo questões para as quais procurei respostas fora do espiritismo e devo dizer que não é fácil, pois todo o saber antes acumulado e tido como verdadeiro tende a sobrepor-se ao que de novo e de diferente se aprende. Fazendo uma retrospetiva tenho que admitir que existia em mim o chamado fanatismo pelo fenómeno espirita e por deus. Foi a barreira mais difícil de ultrapassar, mas livre dela consegui ver o que antes me toldava a visão.

     Eu sei que dizer agora coisas diferentes das que dizia antes é contradizer-me e que posso ser criticado por isso, mas não posso é ser hipócrita e continuar a louvar espíritos e deuses se a imagem que deles tenho agora é totalmente diferente da que antes tinha. Procuro é que entendam o meu ponto de vista e por isso tento ser minucioso nas explicações e justificações que dou para o que escrevo.

     Acontece por vezes ter que concordar, mesmo discordando, quando a situação de quem pede ajuda assim o exige. Aí sim, até me podem acusar de dar uma no cravo e outra na ferradura. Acontece porém que "por vezes", quem pede ajuda está num estado mental que, mais que verdades ou opiniões, precisa é de cura e aí então o dizer ámen com ela não é mais que um ato de caridade visando a sua recuperação.

     A cada um segundo as suas capacidades de entender e compreender. Com o que se diz neste fórum pode-se salvar vidas, mas também se podem destruir vidas e retirar esperança por via de medos e superstições.

     Espero que tenham ficado esclarecidos sobre o motivo de eu agora pensar e julgar a mediúnidade de forma diferente do que fazia no principio. Muito fica por dizer, mas cada coisa a seu tempo.

     Fernando Leite

#59
Citação de: F.Leite em 17 julho, 2019, 19:18


    A cada um segundo as suas capacidades de entender e compreender. Com o que se diz neste fórum pode-se salvar vidas, mas também se podem destruir vidas e retirar esperança por via de medos e superstições.



Por isso se devem evitar fundamentalismos muitas vezes baseados em teorias que são facultadas por espiritos ou entidades que apenas querem lançar o caos e desinformação.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente