Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Governo português aprova casamento homossexual
    Iniciado por MissTiny
    Lido 16.352 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
O Governo aprovou hoje alterações ao Código Civil que permitem o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas que excluem "clara e explicitamente" a possibilidade das mesmas se reflectirem em matéria de adopção.

No final da reunião do Conselho de Ministros, o ministro da presidência anunciou que a proposta de lei, que será enviada para a Assembleia da República, elimina as referências "que supõem tratar o casamento necessariamente como contrato entre pessoas de sexo diferente".

Pedro Silva Pereira referiu ainda que "fica claro" na letra da lei que as alterações introduzidas "não têm nenhuma implicação no que diz respeito à abertura da possibilidade de adopção por parte de casais homossexuais".

O ministro especificou depois que a clarificação consta de "disposição legal expressa", até para que nenhuma norma do código civil em matéria de adopção possa ser "interpretada de modo a permitir a adopção nestas situações", o que, acrescentou, "o legislador não pretende abranger".

Compromisso eleitoral "O compromisso eleitoral que assumimos perante os portugueses era de eliminar as descriminações a propósito do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Deixámos sempre claro que se tratava de uma iniciativa a propósito do casamento civil e não a propósito da adopção", justificou o ministro, sublinhando que a lei da adopção "não é alterada".

Por outro lado, referiu que casamento e adopção "são dois institutos diferentes" e rejeitou qualquer situação de "discriminação": "Adopção não consiste em satisfazer um direito dos adoptantes, porque não existe um direito de ninguém a adoptar. As pessoas podem candidatar-se à adopção. A adopção é sempre determinada em razão não da satisfação de direitos dos adoptantes, mas da realização do interesse das crianças", defendeu.

Questionado sobre a realização de um referendo sobre o casamento homossexual, Pedro Silva Pereira começou por sublinhar que o tema foi "largamente discutido" na sociedade portuguesa e que constava "expressamente dos compromissos eleitorais" apresentados aos eleitores.

"Governo e Assembleia da República têm toda a legitimidade pelo mandato conferido pelos portugueses para decidir sobre a matéria e eliminar as barreiras jurídicas ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo", disse, considerando o referendo uma opção "que não se justifica".
Sobre a possibilidade da questão da adopção ser introduzida na agenda da sociedade portuguesa, o ministro da Presidência preferiu destacar a "importância" do diploma hoje aprovado, que apontou como "uma evolução social significativa".

"Não será com certeza, à luz da experiência de outros países, um movimento gerador de especial perturbação social, nem sequer de prejuízo para o valor social da família, pelo contrário", afirmou.

Fonte:Expresso

Só uma palavra: Finalmente!!!!

Bolas que estava dificil! Foi preciso a Igreja ameaçar que isto tinha de estar resolvido antes do papa cá vir papar!
लोखा समस्ता सुखिनो भवन्तु
LOKHAA SAMASTAA SUKHINO BHAVANTU
Que todos os Seres de todos os mundos sejam Felizes!

Citação de: Morgriff em 18 dezembro, 2009, 19:09
Só uma palavra: Finalmente!!!!

Bolas que estava dificil! Foi preciso a Igreja ameaçar que isto tinha de estar resolvido antes do papa cá vir papar!

Concordo contigo Morgriff   ;D

Mas olha que mesmo assim eles querem um referendo,a sempre quem seja do contra  :)

Por mim sou a favor não só do casamento,como também da adopção  ;D


Ainda bem que está resolvido.
mas o governo portugues é mesmo assim, para tomar uma decisão... anda a passo de caracol.
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

Quando ao referendo, uso uma expressão dum casal de lésbicas:

Quando se quiseres casar, tiveram de pedir autorização ao vizinho do lado?
लोखा समस्ता सुखिनो भवन्तु
LOKHAA SAMASTAA SUKHINO BHAVANTU
Que todos os Seres de todos os mundos sejam Felizes!

Pois é uma medida de peso, mas há tanta coisa tão importante para resolver em portugal que isto para mim é secundário. Se o governo funcionasse bem e depressa, de acordo, mas como não é o caso, enfim...E sim concordo com um referendo.

#6
Também concordo que há coisas bem mais importantes sobre as quais o governo se devia debruçar, e na minha opinião é algo que não faz sentido, sei que está na moda e tal, mas continuo a achar anti-natura, é só a minha opinião, respeito as escolhas de todos, agora nunca poderei achar natural.
Trebalig

Citação de: TREBALIG em 19 dezembro, 2009, 20:23
Também concordo que há coisas bem mais importantes sobre as quais o governo se devia debruçar, e na minha opinião é algo que não faz sentido, sei que está na moda e tal, mas continuo a achar anti-natura, é só a minha opinião, respeito as escolhas de todos, agora nunca poderei achar natural.

Deixa-me dizer-te que agora mostraste a parte ignorante de muitos portugueses... Está na moda o quê? Ser gay ou lésbica?
Será que tens a mínima noção do que um gay ou uma lésbica sofre quando descobre que o é? Tens a mínima noção do que é ser discriminado toda a vida até pela própria família?

Pensa no quão estúpida e idiota foi essa tua afirmação!
लोखा समस्ता सुखिनो भवन्तु
LOKHAA SAMASTAA SUKHINO BHAVANTU
Que todos os Seres de todos os mundos sejam Felizes!

Citação de: Morgriff em 19 dezembro, 2009, 20:56
Deixa-me dizer-te que agora mostraste a parte ignorante de muitos portugueses... Está na moda o quê? Ser gay ou lésbica?
Será que tens a mínima noção do que um gay ou uma lésbica sofre quando descobre que o é? Tens a mínima noção do que é ser discriminado toda a vida até pela própria família?

Pensa no quão estúpida e idiota foi essa tua afirmação!

Antes de mais penso que nunca te dei confiança nem razão para adjectivares de estúpida e idiota uma afirmação minha, depois creio que se alguém se está a mostrar intolerante és tu que não respeitas uma opinião diferente da tua.
Quando disse que estava na moda não me referia ao ser gay, mas sim ao achar perfeitamente normal ser-se gay.
A maior parte das pessoas que dizem que aceitam a homossexualidade, muitas vezes são as primeiras a virar a cara ao verem dois gays aos beijos.
Mas uns têm coragem de dizer o que pensam, outros têm medo de ser considerados retrogradas e antiquados.
Acho que devias ter mais cuidado ao catalogar a opinião dos outros, não me lembro de te ter ofendido ou menosprezado, e quando dizes que a minha opinião é estúpida e idiota, tas-me a chamar estúpido e idiota, que eu não acho correcto.Espero que não se repita uma situação desagradável como esta de novo.
Apenas mais uma coisa... Por que razão consideras ignorantes os portugueses que diferem da tua opinião? Serás neste caso assim tão diferente desses que chamas de ignorantes? Acho que a ignorância vem da incompreensão e intolerância para com aqueles que não pensam igual a ti! Obrigado
Trebalig

#9
Citação de: TREBALIG em 19 dezembro, 2009, 21:58
Antes de mais penso que nunca te dei confiança nem razão para adjectivares de estúpida e idiota uma afirmação minha, depois creio que se alguém se está a mostrar intolerante és tu que não respeitas uma opinião diferente da tua.
Quando disse que estava na moda não me referia ao ser gay, mas sim ao achar perfeitamente normal ser-se gay.
A maior parte das pessoas que dizem que aceitam a homossexualidade, muitas vezes são as primeiras a virar a cara ao verem dois gays aos beijos.
Mas uns têm coragem de dizer o que pensam, outros têm medo de ser considerados retrogradas e antiquados.
Acho que devias ter mais cuidado ao catalogar a opinião dos outros, não me lembro de te ter ofendido ou menosprezado, e quando dizes que a minha opinião é estúpida e idiota, tas-me a chamar estúpido e idiota, que eu não acho correcto.Espero que não se repita uma situação desagradável como esta de novo.
Apenas mais uma coisa... Por que razão consideras ignorantes os portugueses que diferem da tua opinião? Serás neste caso assim tão diferente desses que chamas de ignorantes? Acho que a ignorância vem da incompreensão e intolerância para com aqueles que não pensam igual a ti! Obrigado

Trebalig, Se acha que não fui correcto posso dizer o mesmo de si ao dizer que ser gay é ser contra-natura... Assim só para o caso de não saber, desde sempre se registaram muitos casos de animais que exibiam comportamentos homossexuais... Não há nada mais natural do que os animais irracionais...

Se achou que lhe queria chamar estupido e idiota engana-se. Se o quisesse fazer, te-lo-ia feito! Com todas as letras, porque não sou de falar entre-dentes... Mas como não é essa a minha opinião não o fiz!

Quando ao facto de achar ser moda achar-se normal ser-se gay, olhe, meu caro, quando me disser porque não há-de ser normal ser-se gay, diga-me...

Opiniões diferentes das minhas aceito, não sem contra-argumentar, mas aceito, e não é esse o caso!

Realmente acho a sua intervenção absolutamente retrógada e infundada, mas por uma coisa dou-lhe valor. É que pelo menos não diz uma coisa e faz outra... Isso é um principio digno e respeitável!
लोखा समस्ता सुखिनो भवन्तु
LOKHAA SAMASTAA SUKHINO BHAVANTU
Que todos os Seres de todos os mundos sejam Felizes!

Citação de: Morgriff em 19 dezembro, 2009, 22:15
Trebalig, Se acha que não fui correcto posso dizer o mesmo de si ao dizer que ser gay é ser contra-natura... Assim só para o caso de não saber, desde sempre se registaram muitos casos de animais que exibiam comportamentos homossexuais... Não há nada mais natural do que os animais irracionais...

Se achou que lhe queria chamar estupido e idiota engana-se. Se o quisesse fazer, te-lo-ia feito! Com todas as letras, porque não sou de falar entre-dentes... Mas como não é essa a minha opinião não o fiz!

Quando ao facto de achar ser moda achar-se normal ser-se gay, olhe, meu caro, quando me disser porque não há-de ser normal ser-se gay, diga-me...

Opiniões diferentes das minhas aceito, não sem contra-argumentar, mas aceito, e não é esse o caso!

Realmente acho a sua intervenção absolutamente retrógada e infundada, mas por uma coisa dou-lhe valor. É que pelo menos não diz uma coisa e faz outra... Isso é um principio digno e respeitável!

É como disse, é a minha opinião e devia respeitar, e continua a não o fazer, ao voltar a adjectivar a minha opinião com termos depreciativos, se reparar eu discordo de si e não cai no erro de depreciar a sua opinião porque acredito na democracia e na liberdade de pensamento e expressão, da mesma forma que acredito que cada um é livre de fazer o que quer, desde que isso não implique não aceitar e depreciar as minhas opiniões. Fala-se tanto em tolerância, mas você mostra tão pouca....Em relação ao meio animal acho que está usar um argumento fácil , pois como deve saber há também provas de canibalismo no reino animal, e não me diga que também acha normal um Homem comer outro Homem!
Tem graça, que sempre pensei que os fóruns existissem para debatermos opiniões abertamente, mas pelos vistos isso só acontece quando estamos todos de acordo.Por isso a minha opinião guardo-a para mim, seja ela estúpida, idiota, retrógrada, infundada ou o que você lhe quiser chamar.
Trebalig

Citação de: TREBALIG em 19 dezembro, 2009, 22:38
É como disse, é a minha opinião e devia respeitar, e continua a não o fazer, ao voltar a adjectivar a minha opinião com termos depreciativos, se reparar eu discordo de si e não cai no erro de depreciar a sua opinião porque acredito na democracia e na liberdade de pensamento e expressão, da mesma forma que acredito que cada um é livre de fazer o que quer, desde que isso não implique não aceitar e depreciar as minhas opiniões. Fala-se tanto em tolerância, mas você mostra tão pouca....Em relação ao meio animal acho que está usar um argumento fácil , pois como deve saber há também provas de canibalismo no reino animal, e não me diga que também acha normal um Homem comer outro Homem!
Tem graça, que sempre pensei que os fóruns existissem para debatermos opiniões abertamente, mas pelos vistos isso só acontece quando estamos todos de acordo.Por isso a minha opinião guardo-a para mim, seja ela estúpida, idiota, retrógrada, infundada ou o que você lhe quiser chamar.

Para que acabe esta discussão desnecessária, que na realidade nasceu de um mal entendido da minha parte, peço desculpa pela entrada agressiva!

Fique claro que não concordo consigo, mas que siga o fórum de maneira saudável e regrada.

Boa Noite
लोखा समस्ता सुखिनो भवन्तु
LOKHAA SAMASTAA SUKHINO BHAVANTU
Que todos os Seres de todos os mundos sejam Felizes!

Citação de: Morgriff em 19 dezembro, 2009, 22:41
Para que acabe esta discussão desnecessária, que na realidade nasceu de um mal entendido da minha parte, peço desculpa pela entrada agressiva!

Fique claro que não concordo consigo, mas que siga o fórum de maneira saudável e regrada.

Boa Noite

Desculpas aceites, e agrada-me que possamos seguir em paz como sempre.Para mim, amigos como sempre.
Um abraço.
Trebalig


#14
Liberdade é cada um poder dizer o que sente e pensa. Embora não me tenha até agora pronunciado sobre o tema, não quero deixar de expressar a minha opinião. Muito embora concorde que cada um é livre para viver a sua sexualidade como bem entende, e que qualquer casal que vive em comunhão deve ter direitos (IRS comum, herança, pensão por morte...) não estou de acordo a que a união entre 2 seres do mesmo sexo se chame casamento. Poder-se-ia chamar qualquer outra coisa com todos os direitos civis de um casamento mas, casamento continuaria apenas a ser para indivíduos de sexo diferente. Podem chamar-me antiquado, intolerante ou qualquer outro epíteto. Todavia, penso que com a denominação de casamento para indivíduos do mesmo sexo, me estão a ofender a mim. A verdade é que a liberdade de uns, termina onde começa a dos outros.
Respeito toda a comunidade gay e lésbica mas que tenham forçado a que a sua união se chame casamento não concordo. Talvez, os casados com indivíduos de sexo diferente, um dia tenham de pedir à Igreja que denomine o seu casamento com outro nome para que se diferenciem.