Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.473
Total de tópicos
26.918
  • Governo português aprova casamento homossexual
    Iniciado por MissTiny
    Lido 16.353 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: oculto em 25 maio, 2010, 07:35
Liberdade é cada um poder dizer o que sente e pensa. Embora não me tenha até agora pronunciado sobre o tema, não quero deixar de expressar a minha opinião. Muito embora concorde que cada um é livre para viver a sua sexualidade como bem entende, e que qualquer casal que vive em comunhão deve ter direitos (IRS comum, herança, pensão por morte...) não estou de acordo a que a união entre 2 seres do mesmo sexo se chame casamento. Poder-se-ia chamar qualquer outra coisa com todos os direitos civis de um casamento mas, casamento continuaria apenas a ser para indivíduos de sexo diferente. Podem chamar-me antiquado, intolerante ou qualquer outro epíteto. Todavia, penso que com a denominação de casamento para indivíduos do mesmo sexo, me estão a ofender a mim. A verdade é que a liberdade de uns, termina onde começa a dos outros.
Respeito toda a comunidade gay e lésbica mas que tenham forçado a que a sua união se chame casamento não concordo. Talvez, os casados com indivíduos de sexo diferente, um dia tenham de pedir à Igreja que denomine o seu casamento com outro nome para que se diferenciem.

Eu já propus isso. Na criatividade e talento, leia  "A quinta" ;) ;)
Templa - Membro nº 708

Citação de: Lurdissima em 25 maio, 2010, 08:44
Sou a favor do casamento mas não sou a favor da adopção por casais homossexuais. Acreditem ou não, muitos homossexuais que eu conheço e me dou bem, concordam comigo. A sociedade (por mais que diga aceitar) não está preparada para que uma criança "filha" de um casamento homossexual tenha uma vida comum e psicologicamente saudável.  

Concordo não só na adopção como no próprio casamento.

A maioria dos que diz que aceita è pura mentira. dizem isso para que não sejam criticados e e dizerem que estão cheios de preconceitos.

Na adopção então nem ah muito para dizer. o dia que isso acontecer de poderem adoptar ( espero que nunca) vamos assistir a um sofrimento profundo da parte das crianças a serem "gozadas" pelos colegas de escola etc.

A minha opinião pessoal è que nem o casamento devia ser aprovado.

Podem me criticar que eu aceito. mas por mim não era aceite.

Vai contra todos os valores da vida. Deus criou o Adão e a Eva não o Adão e o "Evo".

Isso so vai fazer com que cada vez mais as crianças achem "normal" beijarem-se,namorarem etc com pessoas do mesmo sexo.

E muitos de vocês vão se ver frente a essas situações quando tiverem filhos ou quando esses crescerem. e eles disserem que são homossexuais

Quero ver depois se ficam contentes.

è apenas a minha opinião.


A mim não me preocupa o nome que lhe dão.
apenas acho que quem é diferente não deixa de ser um ser humano como eu ou outra pessoa qualquer.
Se sou a favor do "casamento" óbvio que sou!
Se estes casais tem deveres com a sociedade tal como impostos e tantas outras coisitas mais, também terão os seus direitos e um deles será principalmente o de ter uma "pensão" quando o parceiro falece.
Nunca descriminei ninguém e como tal tive e tenho alguns amigos/as homossexuais e sei o que alguns deles passaram e ainda passam.
se há hipocrisia, essa começoa de inicio com as famílias que os renegam, expulsam de casa e os deserdam, mas quando estes morrem vem recolher todos os seus bens como beneficiários directos, herdeiros e sei mais o que lhes queiram chamar, deixando os companheiros depois de cuidarem da doença de terem dado todo o conforto e amor, sem um único tostão, sem direito a nada.
Também acho que devem todos os direitos, tal como uma mulher e um homem, não são aberrações da natureza, apenas são diferentes, e nós que nos dizemos "normais" temos tantas coisas diferentes uns dos outros, imaginem serem iguaizinhos a todos os vossos vizinhos, pais, mães, enfim , eu digo não, não não não, gosto de minha liberdade de escolha, de poder pensar com a minha cabeça e decidir por mim.

Quanto à sociedade, enfim se para terem os direitos que lhes são devidos, então acho muito bem que tenham o tal "casamento".

Se se devia chamar de casamento ou não, acho simplesmente que é apenas uma palavra. não me incomoda.
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

Citação de: Lurdissima em 25 maio, 2010, 08:44
Quanto ao casamento homossexual eu sou a favor, apesar de não acreditar que a felicidade de um casal se resuma a um papel assinado.
Sou a favor por ser a vontade de duas pessoas conscientes e porque essa decisão apenas cabe aos próprios e não influencia a vida de mais ninguém.
Concordo plenamente.

irakaya
Afinal o casamento civil (é deste que se fala) não passa de um contrato!!!
Com obrigações, regalias como qualquer outro contrato.

E acho muito bem que tenham os mesmos direitos que um casal hetero...  têm os mesmos problemas, as mesmas alegrias que qualquer outro casal. Porque não hão-de ter a oportunidade de casar se é isso que pretendem?
É só um papel como aqui foi dito!

Ps. Sou contra a adopção, mas aqui os meus motivos prendem-se meramente com a criança, nada tem a haver com o facto de serem bons ou maus pais, com capacidade ou não de criar um filho.

Citação de: irakaya em 25 maio, 2010, 13:43
Afinal o casamento civil (é deste que se fala) não passa de um contrato!!!
Com obrigações, regalias como qualquer outro contrato.

E acho muito bem que tenham os mesmos direitos que um casal hetero...  têm os mesmos problemas, as mesmas alegrias que qualquer outro casal. Porque não hão-de ter a oportunidade de casar se é isso que pretendem?
É só um papel como aqui foi dito!

Ps. Sou contra a adopção, mas aqui os meus motivos prendem-se meramente com a criança, nada tem a haver com o facto de serem bons ou maus pais, com capacidade ou não de criar um filho.

Um contrato solene e formal, que agora começa a ser desvirtuado pelos sinais dos tempos. Já o casamento católico é um sacramento indissolúvel,  a não ser
ser que sobrevenha a morte de um dos conjuges. Curiosamente, esta questão cloloca muitas outras questões à luz do direito civil... Para já, invoco aqui uma, o casamento não consumado. Será que, algum dia, num casamento homossexual,  um indivíduo poderá pedir o divórcio com base nisso?! Como será o ceito da consumação, hoje em dia, para o direito? ;) ;) Não anda por aqui ninguém que estude direito???

As coisas nunca são tão lineares como às vezes as queremos fazer...
Templa - Membro nº 708

irakaya
Citação de: Templa em 25 maio, 2010, 13:57
Curiosamente, esta questão cloloca muitas outras questões à luz do direito civil... Para já, invoco aqui uma, o casamento não consumado. Será que, algum dia, num casamento homossexual,  um indivíduo poderá pedir o divórcio com base nisso?! Como será o ceito da consumação, hoje em dia, para o direito? ;) ;) Não anda por aqui ninguém que estude direito???

As coisas nunca são tão lineares como às vezes as queremos fazer...

Os homossexuais têm sexo!!!!!
Se entrares por ai isto leva a outra pergunta! Qual a "posição" para o casamento, mesmo heterossexual, ser considerado consumado? É que existem milhentas formas de o fazer!  ;)

(Já sei que isto vai ser bloqueado por causa da alinha x) LOOL

Desculpem a minha ignorância, mas a anulação por não se consumar um casamento, não existe somente pela parte religiosa?

No civil nunca ouvi falar em tal...

Se eu estiver certa, o casamento homossexual nada tem a ver com esta alínea, uma vez que foi aprovado apenas no civil.

Tanto quanto me dei conta o casamento homossexual não foi aprovado religiosamente fosse qual fosse a religião...

Ou será que estou enganada?
Sou como sou, quem gosta, muito bem.
Quem não gosta, paciência!
Viva a liberdade de escolha!

irakaya
Citação de: Margarida em 25 maio, 2010, 14:10
Desculpem a minha ignorância, mas a anulação por não se consumar um casamento, não existe somente pela parte religiosa?

No civil nunca ouvi falar em tal...

Se eu estiver certa, o casamento homossexual nada tem a ver com esta alínea, uma vez que foi aprovado apenas no civil.

Tanto quanto me dei conta o casamento homossexual não foi aprovado religiosamente fosse qual fosse a religião...

Ou será que estou enganada?

Foi aprovado só no civil.
Isso do consumado é daquelas leis que caiem no esquecimento e nunca são abolidas.
Antigamente ia-se virgem para o casamento e a lei teria uma certa lógica... hoje em dia isso não acontece. Está desactualizada como tantas outras.

#24
Por isso é que eu perguntei se não andava aqui alguém a estudar direito, porque o Direito da família deve estar profundamente alterado... mas não adianto mais nada, sob pena de estar a meter água...eu que não tenho em casa um código actualizado... Mas, por incrível que pareça, na prática colocam-se muitas questões que aparentemente não têm importância nenhuma mas que acontecem mesmo. De qualquer modo, por muitas voltas que o Código Civil tenha levado, os devereis conjugais devem manter-se e entre eles deve lá estar (não expressamente, mas implícito) esse que estás a pensar e penso que ainda continuará a ser um fundamento do divórcio. Logo, falar-se de consumação não é, de todo em todo,  despiciendo...

E vou contar aqui um caso de anulação canônica de um casamento. Uma rapariga casou-se em Portugal Continental, no tempo das colónias, por procuração. Foi depois ter com o marido,  que não a veio receber ao barco, antes mandou um irmão... A rapariga e o cunhado travaram-se de amores, ela engravidou  e depois o casamento foi anulado com base no casamento rato e não consumado... O direito, afirmo, não é tão linear quanto algumas pessoas acham e nem tudo está previsto na lei. Para as lacunas, há que contar com o bom senso da jurisprudência, a argúcia dos advodos e os interesses dos clientes. E,  se queres que te diga, em muitos casos o direito não faz JUSTIÇA...
Templa - Membro nº 708

irakaya
Citação de: Templa em 25 maio, 2010, 14:35
Por isso é que eu perguntei se não andava aqui alguém a estudar direito, porque o Direito da família deve estar profundamente alterado... mas não adianto mais nada, sob pena de estar a meter água...eu que não tenho em casa um código actualizado... Mas, por incrível que pareça, na prática colocam-se muitas questões que aparentemente não têm importância nenhuma mas que acontecem mesmo. De qualquer modo, por muitas voltas que o Código Civil tenha levado, os devereis conjugais devem manter-se e entre eles deve lá estar (não expressamente, mas implícito) esse que estás a pensar e penso que ainda continuará a ser um fundamento do divórcio. Logo, falar-se de consumação não é, de todo em todo,  despiciendo...

E vou contar aqui um caso de anulação canônica de um casamento. Uma rapariga casou-se em Portugal Continental, no tempo das colónias, por procuração. Foi depois ter com o marido,  que não a veio receber ao barco, antes mandou um irmão... A rapariga e o cunhado travaram-se de amores, ela engravidou  e depois o casamento foi anulado com base no casamento rato e não consumado... O direito, afirmo, não é tão linear quanto algumas pessoas acham e nem tudo está previsto na lei. Para as lacunas, há que contar com o bom senso da jurisprudência, a argúcia dos advodos e os interesses dos clientes. E,  se queres que te diga, em muitos casos o direito não faz JUSTIÇA...

Ela anulou o casamento por não ser consumado, está correcto. Os homossexuais também o podem fazer... basta que não pratiquem á maneira deles.
E provar que consumou o acto ou não? As 2 partes têm de estar de acordo... ou a mulher ser virgem, senão ..nada feito, não tens como provar.

Oculto, deixa-me só dizer-te, que eu, por exemplo, não pretendo casar-me... Lutei por este passo por causa da igualdade que acho que deve ser respeitada... Se fossem chamar-lhe outra coisa, era ainda pior... Porque não se respeitaria a igualdade...

(isto é só a minha opiniao)
लोखा समस्ता सुखिनो भवन्तु
LOKHAA SAMASTAA SUKHINO BHAVANTU
Que todos os Seres de todos os mundos sejam Felizes!

irakaya
#27
Citação de: Templa em 25 maio, 2010, 14:35
E vou contar aqui um caso de anulação canônica de um casamento. Uma rapariga casou-se em Portugal Continental, no tempo das colónias, por procuração. Foi depois ter com o marido,  que não a veio receber ao barco, antes mandou um irmão... A rapariga e o cunhado travaram-se de amores, ela engravidou  e depois o casamento foi anulado com base no casamento rato e não consumado... O direito, afirmo, não é tão linear quanto algumas pessoas acham e nem tudo está previsto na lei. Para as lacunas, há que contar com o bom senso da jurisprudência, a argúcia dos advodos e os interesses dos clientes. E,  se queres que te diga, em muitos casos o direito não faz JUSTIÇA...

"consumar o casamento - realizar a união sexual" esta é definição, não diz em especifico tipo de relação sexual é, logo...

Citação de: Morgriff em 25 maio, 2010, 16:14
Oculto, deixa-me só dizer-te, que eu, por exemplo, não pretendo casar-me... Lutei por este passo por causa da igualdade que acho que deve ser respeitada... Se fossem chamar-lhe outra coisa, era ainda pior... Porque não se respeitaria a igualdade...

(isto é só a minha opiniao)

Eu concordo contigo, acho que o nome tem de ser o mesmo e com os mesmos direitos.
Afinal tanto bla bla bla... o que define o casamento na forma tradicional? Ou melhor... como é que o nosso dicionário define Casamento, porque é isso que conta.

"DIREITO contrato celebrado entre duas pessoas que pretendem constituir família em conjunto;  matrimónio"

Não define se são do mesmo sexo ou de sexos opostos! Logo o nome está bem aplicado.

Já sei... vão entrar pela história da família!
Um casal é uma família! Filhos, existem milhares de casais heterossexuais casados e sem filhos.

Contra natura... esta dá para rir... afinal o que é natural? Um macho e uma fêmea, mas isto não será o instituto de procriação? Só e unicamente?

Falemos de animais e vamos buscar os instintos, nunca viram um cão "atrás" de outro cão (machos)? Claro que sim! Porque o fazem? (Deixo no ar...)

Então? Porque são os gays ou as lésbicas diferentes e até mesmo discriminados?
Porque existe muito, e até em demasia, seres humanos preconceituosos, de ideias curtas e com muito falta de respeito pelo seu semelhante.

Ninguém escolhe por quem se apaixona...
Mas todos temos o direito de ser felizes.

E realmente, se quem fala contra não pretende casar com alguém do mesmo sexo porque é que falam tanto disto?

Ps. Só para que conste, muitos dos que se mostram homofóbicos, são eles próprios homossexuais... só não saíram do armário e como a es****da da nossa sociedade em geral condena, nem com eles próprios vivem bem.

Democracia deveria ser um estado livre... mas ainda á pouco tempo as mulheres não eram donas do seu corpo.
E essa tão falada democracia também não devia impedir de amar quem quer que seja.
Temos uma democracia caduca liderada por mentes retrógradas.



#28
DIREITO contrato celebrado entre duas pessoas que pretendem constituir família em conjunto;  matrimónio"


Agora, mas antes não era assim... E de qualquer modo, passe embora o direito de qualquer pessoa a ser feliz com quem queira, a situação que o mundo vive actualmente não deixa de ser uma criação bastante mais articifial do que a outra. Quer queiramos, quer não, é bastante mais natural, habitual etc, a "união" entre sexos diferentes. Quanto  à união, física, emocial,  entre dois seres do mesmo sexo é apenas a excepção que confirma a regra. Mas pronto, estamos a caminhar para um tempo em que a excepção pretende ser a regra e a regra já não sabe às quantas anda. É o que eu penso. E continuo a pensar que os homossexuais hão-de ser vitimas de izinhos mordazes, então as crianças filhas de homessexuais vão ser uns pequenos cristos porque as outras crianças , a maioria das criçanças são cruéis até dizer chega...

Templa - Membro nº 708

irakaya
Citação de: Templa em 25 maio, 2010, 17:03
DIREITO contrato celebrado entre duas pessoas que pretendem constituir família em conjunto;  matrimónio"


Agora, mas antes não era assim...

Muda-se o tempo, muda-se as mentalidades!

E ainda bem!