Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.428
Total de mensagens
369.475
Total de tópicos
26.918
  • Espiritismo e Homossexualidade
    Iniciado por Faty Lee
    Lido 8.778 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Espiritismo e Homossexualidade

Deus criou espíritos e estes não possuem sexo. Por isso, podemos encarnar num corpo masculino ou num feminino. Quando estamos desencarnados, geralmente conservamos a aparência da última encarnação. Muitos optam pela aparência da encarnação que foi para si mais marcante.

Assim sendo, um homem não É homem, ele ESTÁ a interpretar o papel de homem. O mesmo sucede com a mulher.


Na reencarnação seguinte, não sabemos em que sexo iremos reencarnar. Todos nós, trazemos gravado na memória espiritual, o que fizemos ou fomos ena encarnação anterior ou em encarnações anteriores. Como nós passamos por muitas encarnações, ora em corpo feminino, ora em condições de masculinidade, todos temos um pouco de bissexualidade. Há homens heterossexuais sensíveis e delicados, assim como há mulheres heterossexuais truculentas.


Como é que a Doutrina Espírita encara a homossexualidade?

Para a DE a homossexualidade pode ter várias origens:

Primeira: Expiação

No caso de expiação, são espíritos que abusaram do sexo oposto, geralmente para saciar os seus instintos sexuais, levando-os ao suicídio, por exemplo e agora reencarnaram (obrigatoriamente) num corpo oposto da encarnação anterior, para sentir na pele as humilhações, os abusos que uma mulher sofre por parte de alguns homens e vice-versa, para aprender a não cometer o mesmo erro numa próxima encarnação. Então, estes usam um corpo feminino, mas seu desejo é masculino, ou seja, eles olham para uma mulher e sentem atração física. O mesmo acontece com o homossexual masculino. Estes também, por vários motivos, abusaram dos sentimentos de pessoas do sexo oposto. Agora encontram-se (obrigatoriamente) em corpos masculinos, sentindo atração por pessoas do mesmo sexo. Neste caso, também surge o travesti - o homem que simula ser mulher e vice-versa. Geralmente eles vinculam-se a atividades artísticas, vestindo-se do sexo que pretendem ser. O travesti só se enquadra na homossexualidade, na medida em que dê vazão aos seus impulsos sexuais orientados pela psicologia invertida. Os mais imaturos acabam envolvendo-se com a prostituição, atendendo pessoas desajustadas que buscam aventuras sexuais.

Segunda: Opção

Há a opção que resulta da viciação. Assim, como há indivíduos que se viciam no fumo, no álcool, nas drogas, há também os viciados em sexo que, à procura de sensações, acabam por desenvolver práticas homossexuais. Neste caso encontramos também os bissexuais. A homossexualidade pode desenvolver-se na adolescência, como curiosidade juvenil, muitas vezes motivada pelo modismo determinado pelos media; por crianças que são abusadas por adultos; ou em prisões, como alternativa para necessidades sexuais; por prostituição, para ganhar dinheiro... Estes não têm o conflito da mente com o corpo. Por isso há homossexuais masculinos muito viris, assim como há lésbicas, que são extremamente femininas.

Terceira: Estímulo dos Pais

Há também, indivíduos que se tornaram homossexuais por "estímulo dos pais." Pais frustrados que estimulam comportamentos equivocados na conduta sexual dos seus filhos. A mãe que esperava uma menina e veio um menino; ela começa a vestir o menino de menina e a transferir os seus conflitos e irrealizações para o filho, ou o pai que desejava um filho varão para preservar o nome e veio uma filha; ele passa a tratá-la com dureza, porque no inconsciente, está marcando esse espírito profundamente e submetendo-o a uma conduta de comportamento sexual que não harmonizará sua psicologia com sua anatomia.

Quatro: Missão

E para finalizar, a homossexualidade pode também ocorrer como uma opção do Espírito quando, em missão, pretenda dedicar-se a determinadas tarefas, pois tal opção inibirá seus impulsos de acasalamento. Geralmente são espíritos que tiveram várias encarnações num corpo masculino, por exemplo e quando pedem para vir num corpo feminino sentem-se estranhos. Com uma psicologia (pensamento) que não se ajusta à morfologia (corpo), tenderá (em alguns casos) a sentir atração por indivíduos do mesmo sexo. Como a sua consciência não lhe permitirá um envolvimento desse tipo, que sente ser contrário à Natureza, optará pela solidão afetiva, com o que passará a dedicar-se inteiramente às tarefas a que se propôs, desdobrando sacrificial existência. Encontramos, na História, inúmeras personalidades de destaque nos domínios da Cultura, da Arte, da Filosofia, da Ciência, da Religião, que viveram essa contingência. Passaram incompreendidos, ridicularizados e caluniados por seus contemporâneos quanto à sua posição em relação ao sexo, mas, mantendo severas disciplinas de castidade, canalizaram suas forças genésicas para gloriosas realizações em favor da Humanidade.


Fonte: Grupo de Estudos Alan Kardec

E vocês aceitam que a homossexualidade tenha uma explicação espiritual?
Porque será que estas razões não são tidas em consideração quando lidamos com um homossexual?
Serão os homossexuais menos evoluídos espiritualmente do que os heterossexuais?
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#1
CitaçãoTerceira: Estímulo dos Pais

Há também, indivíduos que se tornaram homossexuais por "estímulo dos pais."

...então podemos dizer que também pode ser por algum tipo de "estimulo social"...

e tendo isto em mente vou atiçar aqui uma fogueira deixando a seguinte pergunta:

Se consideramos como uma "doença" a predilecção sexual por crianças...

porque consideramos "opção" a predilecção sexual por alguém do mesmo sexo?  ::)
a minha religião é a verdade...

Citação de: incertus em 06 março, 2015, 22:54
...então podemos dizer que também pode ser por algum tipo de "estimulo social"...
e tendo isto em mente vou atiçar aqui uma fogueira deixando a seguinte pergunta:
Se consideramos como uma "doença" a predilecção sexual por crianças...
porque consideramos "opção" a predilecção sexual por alguém do mesmo sexo?  ::)

Acho que estamos em registos diferentes, não lhe parece? A relação homossexual é assumida por duas pessoas, que primariamente "aceitam" viver a relação, daí o ser uma opção. No caso da pedofilia o "acordo" é unilateral, ou seja do lado do sujeito pedófilo, independentemente da vontade da criança,logo a criança não tem opção ;)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

A Faty tirou-me as palavras da boca!! Devolva-mas!!  ;D :) :)

Não sei porquê, a questão do Incertus fez-me lembrar o que se discutiu noutro tópico sobre o baptismo, imposto às crianças que não têm noção do que aquilo significa... Sim, não dá para comparar, apenas lembrei-me disso...
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

tudo verdade...e não obstante de ser repugnante os pedofilos não se conseguem controlar... é mais forte do que eles... na pratica "o sentimento" é o mesmo... mas é analisado de forma diferente condicionada pelo nosso conceito do certo e errado
a minha religião é a verdade...

Puca
Vamos lá ver se consigo transmitir a minha opinião sem ser muito confusa. :)

A alma, essência de cada um de nós possui características masculinas e femininas em igual quantidade, ou seja yang e yin em perfeito equilíbrio, logo pode-se dizer que na essência somos hermafroditas perfeitos. É no desequilíbrio destas duas forças que experienciamos as múltiplas possibilidades que nos oferece a vida terrena e para evoluir na "escola das almas" temos de passar por todas estas combinações, mais yang, menos yin, vice versa, proporções diferentes, etc.

Vamos comparar com os ciclos da natureza que serão também os nossos ciclos da alma:
Pico do Verão (Solstício): Yang no yang, o máximo de energia yang, máximo de caracteristicas masculinas, é o machão.
Pico do Inverno(Solstício): Yin no Yin, o máximo de yin, máximo de características femininas, é a mulher mais feminina.
Equinócio da primavera: Yin no yang , o aspecto feminino entra no corpo masculino,homem homossexual.
Equinócio do Outono: Yang no Yin, o aspecto masculino entra no corpo feminino, mulher homossexual.

Isto de uma forma muito generalista, pois existem inúmeros parâmetros intermédios que a alma deve passar para completar o seu ciclo evolutivo e nós não somos diferentes da Natureza. :)



mas assim não estamos a partir do principio que o genero com que nascemos não importa?

...mas pode importar... se nesta vida nascemos homens provavel deveriamos ter uma "orientação" para um comportamento  "padrão" masculino... idem com as mulheres...

ao contrariar-mos essa "orientação padrão" não estaremos a prejudicar a missão que nos touxe cá?

...eu sei que isto já foi muito debatido e que o "consenso" é que a homosexualidade é uma escolha... não é uma doença "biologica"... mas poderá ser uma expecie de "doença espiritual", tal como a pedofilia?
a minha religião é a verdade...

A homossexualidade é, no meu entender,uma  deficiência/alteração genética. Tal como, o lábio leporino ou a espinha bífida (entre outras).

Eu entendo a homossexualidade como algo que a natureza tenha atribuido a determinada pessoa, seja como missão ou como karma.

Eu tenho amigos homossexuais que se portam como verdadeiros heterossexuais em público, o que eles fazem dentro de casa deles quando estão sozinhos é outra coisa que apenas a eles lhe diz respeito. São pessoas espirituais por natureza, têem instinto protetor pelos amigos e respeitam a orientação sexual de cada um dos amigos.

Depois existem aqueles que não conseguem ser homossexuais, são apenas uma aberração, uma distração da natureza, e que infelizmente os canais de televisão, nomeadamente os canais sensacionalistas, fazem questão de os trazem até nós de forma quase diária :(

E não podemos esquecer que a homossexualidade também existe no reino animal, segundo uma pesquisa de 1999, feita pelo pesquisador Bruce Bagemihl, mostra que o comportamento homossexual já foi observado em cerca de 1.500 espécies animais, variando de primatas a vermes intestinais, e é bem documentado em 500 delas. (Fonte Wikipédia)

Em relação à pedofília, isso já considero uma doença do foro mental e acredito que isso não esteja relacionado a homossexualidade.
Se um rema e outro cruza os braços ou rema para outro lado... mais vale abandonar o barco e seguir sozinho.

CitaçãoEm relação à pedofília, isso já considero uma doença do foro mental e acredito que isso não esteja relacionado a homossexualidade.

Concordo totalmente.

#11
Pode ser Karma.

Os homossexuais podem ser almas afins ou até gémeas. Daí, por vezes, um individuo ser heterossexual mas ter uma relação estável, apenas uma, com alguém do mesmo sexo. Muitas vezes, sem que os outros saibam.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Puca
#12
Olá Incertus, o género com que nascemos importa sim.

Num ciclo mais yang da alma, nascemos masculinos, no entanto como nada é totalmente yang ou yin, a quantidade da energia oposta que possuímos no momento irá ditar o tipo de comportamento e tendências que iremos ter ao longo da vida.

Por exemplo uma alma que encarna numa vibração yang é um homem, mas pode ter uma grande quantidade de yin (aproxima-se da passagem de vibração yang para yin, equivalente ao equinócio do Outono onde a energia Yang perde força e a yin aumenta), neste caso a probabilidade de nascer efeminado ou homossexual aumenta proporcionalmente. Não é defeito nem erro da Natureza, é mesmo assim, experiências pelas quais cada um terá de passar.

Não há problema nenhum com a homossexualidade, não há comportamentos padrão para homossexuais e outros para heterossexuais, nenhuns estão mais correctos ou evoluídos que os outros. É a mesma coisa que avaliar se os mais correctos são os louros ou os morenos. Toda esta diferenciação vem do preconceito social, eu sou igual a qualquer homossexual, a única diferença é que eu escolho o sexo oposto como parceiro sexual, como escolho vestir de azul, como escolho entre batatas fritas ou arroz.

#13
Antes de mais, não consigo perceber a ligação que é feita constantemente à pedofilia sempre que se aborda a homossexualidade. Mas é curioso como, em pleno século XXI ainda há tanto "mistério" e ideias pré-concebidas acerca da homossexualidade e como se aborda com tamanha leveza duas coisas que nada têm a ver: pedofilia e homossexualidade.

Vou propor um exercício muito simples para se perceber o que é a homossexualidade. Fechem os olhos e, mentalmente, pensem no porquê de serem heterossexuais. É tão simples quanto isto. Acho que todos concordamos que nenhum homem/mulher acorda de manhã e se lembra de começar a gostar de homens/mulheres. Não é uma opção. Tal como não é uma opção ser-se heterossexual, ser opção implica que há uma escolha a fazer e em nenhum momento da vida se põe a cruz no papel a dizer se é homossexual, heterossexual ou bissexual (fora as outras variantes). É-se e pronto.

Indo agora mais directo ao que a Faty Lee perguntou.

E vocês aceitam que a homossexualidade tenha uma explicação espiritual?
Sinceramente nunca pensei sobre isso. Na minha cabeça, como já disse, não acho que haja uma explicação diferente para a homossexualidade, o problema é a necessidade que o ser humano tem para que tudo siga a mesma linha, o mesmo comportamento "padrão", o heterossexual.

Porque será que estas razões não são tidas em consideração quando lidamos com um homossexual?
Bem, com esta pergunta quase parece que se está a falar de um rato de laboratório. Tudo bem, para heterossexuais um homossexual pode causar alguma estranheza, eu entendo isso, não sou hipócrita, há quem não saiba lidar com o que foge à "regra".
Acho que o mais saudável é lidar com um homossexual da mesma forma que se lida com um heterossexual, a não ser que se fique intimidado na presença do homossexual, talvez por existir algum desejo reprimido...(brincadeira :laugh: ) mas agora um pouco mais a sério, muitas vezes, devido à pressão social (especialmente no caso dos homens) há alguma dificuldade em lidar com homossexuais, há sempre o "medo" que se "atirem ou abusem", o célebre "desde que não venham para o meu lado tudo bem". O ser visto com um homossexual pode afectar a masculinidade.  ::)

Serão os homossexuais menos evoluídos espiritualmente do que os heterossexuais?
Pergunto eu, o que é que, a nível espiritual, os heterossexuais podem ter "a mais" que um homossexual? Já que somos todos seres humanos...
Todos temos a capacidade de amar e não será isso o mais importante?
Não será mais saudável sabermos lidar com as semelhanças e diferenças de cada ser humano do que andar a "medir" o que é o mais correcto ou evoluído? Afinal, somos todos o mesmo. O que importa a sexualidade de alguém, para além da própria pessoa?

Faty Lee, parabéns pelo tópico, acho que é sempre saudável discutir estes assuntos! :)


bem... como fui eu que atirei com a batata quente, compete-me explicar melhor as minhas intenções...

Não pretendia de alguma forma comparar a homosexualidade com a pedofilia.

E quero pedir desculpa a quem quer que seja que possa ter ofendido por não me explicar correctamente...

Tenho amigos e amigas homosexuais, de quem gosto muito e que trato de forma igual ou até melhor do que outros heterosexuais... cada pessoa vale pelo que é como pessoa e não pelas suas escolhas, preferencias ou o que for...

Quando puxei a pedofilia para a conversa, não estava a querer compara-la com a homosexualidade... Na verdade estava a querer compara-la com qualquer preferencia sexual...

Existem pessoas que preferem loiros... outras preferem morenos... baixos, altos, gordos, magros, velhos, menos velhos... enfim...

...e há pessoas que preferem "crianças"...

...tecnicamente, também é uma "preferencia" sexual, tal como todas as outras... ainda que ache que quando "aplicada" é simplesmente animalesca...

e era aqui que residia a minha questão... ninguém escolhe ser heterosexual, homosexual ou pedofilo... No entanto, aparentemente a sociedade "respeita" algumas opções, mas condena outras...

...a nossa sociedade, quero eu dizer... pois em algumas sociedade que ainda existem mas principalmente em todas as sociedades do passado, uma rapariga passava a ser mulher a partir do momento que tinha mestruação... tal como um rapaz passava a homem a partir do momento que tinha... coiso...  ::) ...inclusivamente era relativamente vulgar casarem a partir dos 12 ou 13 anos...

...pondo as coisas em termos práticos... alguém que numa vida passada tenha casado e tido relações sexuais... digamos... com 13 anos... e tenha morrido com 15 ou 16 anos... ao reincarnar poderá ter preferencia por "crianças"...

...da mesma forma, alguém que foi mulher na vida passada e reincarnou como homem... poderá ter preferencias por homens... por exemplo...

dai a minha pergunta:

poderá tratar-se de uma expecie de "doença espiritual"?
a minha religião é a verdade...