Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.429
Total de mensagens
369.475
Total de tópicos
26.918
  • Espiritismo e Homossexualidade
    Iniciado por Faty Lee
    Lido 8.779 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Sim incertus eu percebi que não estavas a comparar directamente pedofilia e homossexualidade, apenas fiz o reparo porque me faz sempre confusão ser algo recorrente.

Entendo o teu ponto de vista, mas a meu ver a questão é que, à partida, dois homens ou duas mulheres estão juntos porque ambos querem, no caso da pedofilia, nem sequer se trata de "escolha" sexual, não podemos considerar que é uma opção sexual quando todos sabemos que uma criança não tem maturidade emocional, física e psicológica para tal. Daí achar que por a pedofilia ao barulho é perigoso porque vai dar aso a devaneios (já não seria a primeira vez aqui por estas bandas) ;D

Se se pode tratar de doença espiritual, não sei, mais depressa acreditaria que poderia ser algo genético, não sei, na verdade, não penso muito nisso porque para mim é normal..

Citaçãopoderá tratar-se de uma espécie de "doença espiritual"?

Penso que não. Para mim, é um desvio genético.

Este assunto chateia-me pelo facto de não respeitarem os homossexuais e haver quem ache que é uma opção.

Pois... na verdade "isto" não é uma opção. Imaginem por exemplo uma situação em que uma mulher A gosta da mulher B. Acham que a mulher A escolhe de facto gostar da B? Com esta sociedade que temos, a mulher sabe que à partida irá ser gozada, mal vista, criticada, posta de parte e eventualmente o seu amor não irá ser correspondido, a menos que essa mulher de quem gosta também sinta o mesmo. Tudo isto causará um sofrimento para a mulher A, visto que gosta de uma mulher e ainda maior será o sofrimento se ela for heterossexual. Já pensaram na dor de gostar de alguém e não poderem dizer-lhe o que sentem pelo medo de serem desprezados, a amizade acabar e a pessoa por quem amam deixar-vos de falar? Ou simplesmente admitirem perante a sociedade de quem gostam e mudarem a maneira de ser convosco só pura e simplesmente por causa de um sentimento? Com isto, acham que a pessoa homossexual escolhe ser assim? Ter uma enorme vontade de estar com alguém e isso não acontecer por serem do mesmo sexo é opção por parte de quem gosta? Escolher sofrer... acho que não é opção de ninguém... sim porque acho que ninguém escolhe gostar de alguém do mesmo sexo, tal como por exemplo um heterossexual não escolhe "hoje vou gostar da pessoa x", isso simplesmente não acontece, porque se não "esquecer" alguém era só optar por esquecer e conseguir, mas como se costuma dizer, não se manda no coração, não esquecendo das pessoas que acabam por por fim à vida porque se assumem como são e daí em diante são gozados ou então aquelas pessoas com se sentem pressionadas se se assumem ou continuam a sofrer em silêncio e suicidam-se... já pensaram nisso?

E por que razão são os homossexuais postos de parte ou inferiorizados? Não são pessoas como as outras? Porque é que inventaram então a Declaração Universal dos Direitos Humanos? Se calhar a sociedade esquece-se muitas vezes de segui-la... Não concordo que os homossexuais sejam menos evoluídos que os heterossexuais só por gostarem de pessoas do mesmo sexo... se calhar este exemplo  vai ser um bocado estúpido, mas uma pessoa que gosta de pescar e sabe pescar não é mais evoluída que outra... e apesar de muita gente dizer que os homossexuais não são nada nem ninguém, a verdade é que existem bastantes figuras conhecidas e importantes que o são... desde bons actores a cantores... Tal como também não concordo que a homossexualidade seja pecado ou chamada de doença, pensem... amar é pecado?! É que a mim não me parece...

Com isto, só quero acrescentar que concordo totalmente com o comentário abaixo do Gawen. Peço desculpa se me desviei de alguma forma do assunto central deste tópico.. e obrigada Faty Lee pelo tópico! :)



Citação de: Gawen em 08 março, 2015, 01:58
Antes de mais, não consigo perceber a ligação que é feita constantemente à pedofilia sempre que se aborda a homossexualidade. Mas é curioso como, em pleno século XXI ainda há tanto "mistério" e ideias pré-concebidas acerca da homossexualidade e como se aborda com tamanha leveza duas coisas que nada têm a ver: pedofilia e homossexualidade.

Vou propor um exercício muito simples para se perceber o que é a homossexualidade. Fechem os olhos e, mentalmente, pensem no porquê de serem heterossexuais. É tão simples quanto isto. Acho que todos concordamos que nenhum homem/mulher acorda de manhã e se lembra de começar a gostar de homens/mulheres. Não é uma opção. Tal como não é uma opção ser-se heterossexual, ser opção implica que há uma escolha a fazer e em nenhum momento da vida se põe a cruz no papel a dizer se é homossexual, heterossexual ou bissexual (fora as outras variantes). É-se e pronto.

Indo agora mais directo ao que a Faty Lee perguntou.

E vocês aceitam que a homossexualidade tenha uma explicação espiritual?
Sinceramente nunca pensei sobre isso. Na minha cabeça, como já disse, não acho que haja uma explicação diferente para a homossexualidade, o problema é a necessidade que o ser humano tem para que tudo siga a mesma linha, o mesmo comportamento "padrão", o heterossexual.

Porque será que estas razões não são tidas em consideração quando lidamos com um homossexual?
Bem, com esta pergunta quase parece que se está a falar de um rato de laboratório. Tudo bem, para heterossexuais um homossexual pode causar alguma estranheza, eu entendo isso, não sou hipócrita, há quem não saiba lidar com o que foge à "regra".
Acho que o mais saudável é lidar com um homossexual da mesma forma que se lida com um heterossexual, a não ser que se fique intimidado na presença do homossexual, talvez por existir algum desejo reprimido...(brincadeira :laugh: ) mas agora um pouco mais a sério, muitas vezes, devido à pressão social (especialmente no caso dos homens) há alguma dificuldade em lidar com homossexuais, há sempre o "medo" que se "atirem ou abusem", o célebre "desde que não venham para o meu lado tudo bem". O ser visto com um homossexual pode afectar a masculinidade.  ::)

Serão os homossexuais menos evoluídos espiritualmente do que os heterossexuais?
Pergunto eu, o que é que, a nível espiritual, os heterossexuais podem ter "a mais" que um homossexual? Já que somos todos seres humanos...
Todos temos a capacidade de amar e não será isso o mais importante?
Não será mais saudável sabermos lidar com as semelhanças e diferenças de cada ser humano do que andar a "medir" o que é o mais correcto ou evoluído? Afinal, somos todos o mesmo. O que importa a sexualidade de alguém, para além da própria pessoa?

Faty Lee, parabéns pelo tópico, acho que é sempre saudável discutir estes assuntos! :)



Askyfullofstars, a sua visão é bastante válida. Ninguém escolhe ser homossexual numa sociedade extremamente preconceituosa, ninguém escolhe conscientemente sofrer e passar por uma experiência limitadora dos seus sentimentos mais puros. Não é algo que se escolha de forma consciente, "vou ser homossexual, vou só gostar de mulheres, porque quero". Não se escolhe a pessoa que amamos; se isso fosse possível, talvez as coisas fossem mais fáceis (ou não...). Imagino que seja uma situação que de facto traz imenso sofrimento às pessoas. Aliás, a sensação que eu tenho é que há um preconceito maior contra os homens homossexuais do que contra as mulheres homossexuais, o que não diminui em nada o sofrimento pelo qual elas passam.

No entanto, penso que, quando se fala em opção, e esta é a minha visão das coisas, falamos de opção da alma antes de encarnar, e não tanto de uma opção consciente duma pessoa bem formada a funcionar numa determinada sociedade. Ou seja, a alma pode desejar passar por um desafio, ao encarnar como homossexual. Pode querer sentir o que é viver numa sociedade preconceituosa em relação ao amor entre pessoas do mesmo sexo. Pode querer ser a "mudança que deseja ver no mundo", e ser porta voz dessa mesma mudança, não no sentido da luta a favor da causa homossexual, mas no sentido de que o amor é superior, e é com amor que o mundo evolui. Penso que, sob esse meu ponto de vista, que vale o que vale, isso pode ser uma opção, mas a um nível bem mais profundo, e que nem sempre é compreendido. Também não vejo a homossexualidade como pecado nem doença; acho isso muito limitante e potencializador de sentimentos de culpa.

De resto, este tópico é bastante interessante, obrigada, Faty!
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Adorei os vossos comentários, pois na verdade são bastante assertivos sob o ponto de vista construtivo. A ideia quando o coloquei foi exatamente a dissonância que estas questões tão "normais" ainda são tidas como "desvios dos padrões". Quem lançou os padrões da sociedade? E mesmo que sejam baseados na "maioria", onde se coloca a "minoria". É efetivamente uma falta de compreensão e ignorância quem ainda detém este tipo de preconceitos... o preconceito é transmitido pela própria sociedade, mas se nos conseguirmos "isentar" dessas regras impostas pela sociedade, veremos que não fazem sentido, pois na verdade as "regras" são relativas.

Quanto ao que se abordou sobre a homossexualidade ser ou não opção creio que a Littelight já trouxe uma luz... efetivamente aqui falava-se da "opção de alma".Não sei se vocês sabem mas a "homossexualidade" foi durante muito tempo considerada pela comunidade científica (vejam o Manual das Perturbações Psiquiátricas - DSM) como uma "perturbação". Na última revisão realizada, ela já foi retirada... :-\
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Desde já, obrigado por nós trazeres este tópico!!! :)

Concordo plenamente com a askyfullofstars e com Gawen.

Ser homossexual não é uma escolha, é a maneira de ser de cada um! É mesmo que umas pessoas gostarem de massa e outras de arroz.

Faz bastante impressão a reprovação dos homossexuais por parte da sociedade, não percebo o porquê de as pessoas julgarem as outras por base na sua orientação sexual! Nao percebo!

Somos todos pessoas, e na minha opinião acho que isso de os heterossexuais serem mais ou menos evoluidos que os homossexuais não é verdade. E estou longe de considerar a homossexualidade como um pecado ou "doença" para mim trata-se de uma característica de cada e devemos respeitar. Toda a gente tem o direito de ser feliz!

Eu já li o Manual das Perturbações Psiquiátricas e sempre fui contra a designação de homossexualidade como perturbação, enfim....
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Obrigada por concordarem. :)

Littlelight, visto desse ponto de vista, concordo com o facto da "mudança no mundo" e acredito nesse sentido que alguém pode encarnar como homossexual para mostrar que estas barreiras criadas pela sociedade devem ser ultrapassadas e para isso vêm lutar pelos direitos que os homossexuais têm em relação ao amor, se bem que isso nos dias de hoje ainda é uma tarefa difícil...

Quanto ao Manual não conhecia, mas sabia que há uns séculos atrás era considerada uma perturbação, mas gradualmente tem deixado de ser, tanto que na América deixaram de considerar como doença/transtorno nos anos 70.

Eu já li e vi documentários àcerca de pessoas internadas em hospitais psiquiátricos e inclusive submetidas a terapia devido a serem homossexuais.

Não sei se alguém daqui já vi a segunda temporada de American Horros Story? Tem um caso desses.
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

#23
A 5ª revisão do Manual, onde a homossexualidade deixou de ser perturbação só surgiu em 2013  :-\ Vejam o atraso...  :o
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Faty, só por curiosidade, o Manual é português ou universal?

#25
Bom, eu falo por mim, eu tenho tendência a tentar ver as coisas por um prisma mais espiritual, ou seja, tento perceber que muitas vezes, o que parecem injustiças ou dificuldades, acabam por ser escolhas feitas noutros planos de existência. Mas estando inserida numa sociedade doentia, nem sempre consigo ver as coisas assim. E é então que a frase "orai e vigiai" acaba por fazer sentido para mim; quando estou quase imersa na corrente, tento sair dela e ver o outro lado da questão. Acho que no fundo, é isso que muitos de nós que frequentam um fórum como o PP fazem.

Sobre o facto da homossexualidade ser uma perturbação, eu lembro de há muitos anos ter ouvido qualquer coisa como "o cérebro dos homossexuais é diferente" (não me recordo exactamente em que nível se dava essa diferença, se seria a nível da forma, ou das ligações entre os hemisférios, ou da ausência ou presença de determinado composto químico...). Assumia-se que as pessoas eram homossexuais por terem o cérebro diferente. Era a justificação biológica que havia. E eu pensava: "e se for o contrário? Não são homossexuais por terem o cérebro diferente, têm o cérebro diferente por serem homossexuais?" Acho que era a minha forma de questionar o que era considerado uma perturbação, quando eu achava que as coisas não eram assim tão lineares...


Citação de: askyfullofstars em 08 março, 2015, 14:48
Faty, só por curiosidade, o Manual é português ou universal?

Também quero saber. Por acaso existe online alguma versão completa do mesmo?
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Sim, existe a versão DSM-IV-TR e a versão DSM V em português. A IV-TR ainda está a ser utilizada como manual, pois há muitos técnicas que não concordam com algumas alterações realizadas. A revisão V, só surgiu em 2013. Vocês encontram a homossexualidade na versão II e III.

O nome do manual é Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (DSM). 

Correção:
No dia 17 de maio de 1990, a Assembleia-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da sua lista de doenças mentais.

Outras considerações:

Possíveis causas consideradas:
Causas genéticas
Supôs-se, durante muito tempo, que a homossexualidade seria determinada pela hereditariedade. Esta perspetiva apoiava-se no facto de diversos estudos revelarem haver uma maior concordância na orientação homossexual entre gémeos monozigóticos do que entre gémeos heterozigóticos. Estes dados são compatíveis com uma etiologia genética, mas poderiam também resultar de um ambiente precoce mais similar a atuar sobre os gémeos homozigóticos que aquele dos heterozigóticos, sendo necessário o desenvolvimento dos estudos de adoção e o aprofundamento da investigação genética, para melhor fundamentar esta hipótese.

Causas psicológicas
Baseados no relato de homossexuais sobre o seu próprio desenvolvimento, apurados durante o tratamento psicoterapêutico, Bieber e outros concluíram que, comparando com heterossexuais, os homens homossexuais experienciaram mais frequentemente um relacionamento pobre ou uma ausência prolongada do pai. Outros psicanalistas relataram que as mães dos homossexuais masculinos são superprotetoras ou demasiado íntimas. Esta visão não foi apoiada por Siegelman que, comparando homens homossexuais com heterossexuais, não encontrou elementos de qualquer comportamento parental desadequado. Alguns psicanalistas sugeriram que a homossexualidade feminina resultaria da falha em resolver relacionamentos demasiado íntimos com os pais na infância precoce, resultando o envolvimento íntimo com homens muito assustador e daí a mulher se tornar o objeto de amor.

Teorias hormonais e neuroanatómicas
Foi sugerido que a homossexualidade poderia surgir do anormal desenvolvimento cerebral por alterações hormonais antes do nascimento. Se os níveis hormonais pré-natais fossem causa da homossexualidade, existiria um número aumentado de homossexuais entre os homens com síndromes de deficiência ou insensibilidade androgénica pré-natal ou nas mulheres com síndromes de excesso de androgénios. Nunca se observou tal aumento entre esses homens, mas observou-se uma taxa aumentada de homossexualidade entre mulheres com hiperplasia suprarrenal virilizante congénita. A interpretação destes factos é complexa, pois estas mulheres nasceram com genitais externos masculinizados e é possível que a sua orientação sexual seja principalmente alterada por este facto.

:-\
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Obrigada, Faty. Realmente, estes assuntos são tão complexos...
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Eu li pela primeira o manual completo em inglês, mas mais tarde cheguei a lê-lo em português.

I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Citação de: cody sweets em 08 março, 2015, 15:25
Eu li pela primeira o manual completo em inglês, mas mais tarde cheguei a lê-lo em português.


É terrível ler este manual. Ele é o nosso instrumento de trabalho e há momentos que tu tens todos os sintomas de todas as doenças consideradas  :-\
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334