Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.428
Total de mensagens
369.474
Total de tópicos
26.918
  • Espiritismo e Homossexualidade
    Iniciado por Faty Lee
    Lido 8.776 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Lendo as primeiras mensagens deste tópico será fácil perceber que a visão do espiritismo é bastante diferente e a explicação da homossexualidade bastante racional.

Se não concordamos com um determinado preconceito devemos em primeiro lugar não ser preconceituosos em relação a outras questões. Nem todas as religiões são iguais e neste caso isso é bem evidente. 

Bem, sou homossexual e nunca pensei no assunto. Algumas teorias no âmbito da espiritualidade são muito interessantes, mas a minha questão persiste: ser homo ou heterossexual é uma consequência espiritual ou apenas um questão de diversidade alheia a qualquer significado transcendente? Por exemplo, ter nascido com olhos verdes tem um significado espiritual ou é apenas uma questão de diversidade biológica?
"Animic and sweet..."

Os olhos são biologicos... já , segundo estudo a homossexualidade é definida hormonalmente no utero ;)

Eu acho que a origem da homossexualidade permanecer até como um mistério para a ciência ;)
"Animic and sweet..."

Citação de: Bushy em 04 novembro, 2015, 23:03
Eu acho que a origem da homossexualidade permanecer até como um mistério para a ciência ;)

Sem dúvida, não me parece que seja fácil deslindar a sua origem até porque não creio que dependa apenas de um único factor :)

Citação de: Gawen em 04 novembro, 2015, 23:19
Sem dúvida, não me parece que seja fácil deslindar a sua origem até porque não creio que dependa apenas de um único factor :)

Concordo, Gawen, como tantas outras situações, é um conjunto de factores, biológicos, psicológicos, espirituais. Acredito que nada existe só por si e por um único componente. Também acredito que a homossexualidade não é excepção. :)

Citação de: Bushy em 04 novembro, 2015, 22:48
Bem, sou homossexual e nunca pensei no assunto. Algumas teorias no âmbito da espiritualidade são muito interessantes, mas a minha questão persiste: ser homo ou heterossexual é uma consequência espiritual ou apenas um questão de diversidade alheia a qualquer significado transcendente? Por exemplo, ter nascido com olhos verdes tem um significado espiritual ou é apenas uma questão de diversidade biológica?

É uma questão de diversidade biológica.

#52
Para mim a homosexualidade tem a ver com foro Espiritual. O nosso Periespirito é que dá forma ao corpo, ou seja, desde a concepção, o Periespirito vai moldando o corpo adaptando-o a maneira a que veio proposto.  Se um Espirito leva varias encarnações sendo mulher e nesta teve necessidade de vir como homem é provavel que traga traços femeninos.  Pode ser como prova tambem. A consciencia está no Espirito e não no corpo, se assim não fosse perderiamos a individualidade após a morte fisica
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Sobre as "causas" da homossexualdiade deixo aqui um extracto do livro que referi anteriormente. Muito interessante :-)

"Causalidade

Procurar a causa da homossexualidade, exclusivamente, e não da variedade da expressão afectivo-sexual, já é taxar a experiência como anormal. Como vimos, a homossexualidade é natural, presente na natureza e múltipla em suas expressões. Encontramos informações esparsas na literatura espírita a respeito da origem ou do propósito dessa experiência evolutiva. São elas:

1 - Consequência natural do reflexo mental e emocional condicionado na vivência no mesmo sexo por muitas encarnações
2 - Condição facilitadora da execução da missão espiritual
3 - Situação provacional e expiacional decorrente do abuso das faculdades genésicas e do sentimento alheio
4 - Reflexo mental condicionado decorrente de situações obsessivas
5 - Condição reactiva decorrente do processo educacional actual e/ou traumas infantoadolescentes."

in "Homossexualidade sob a óptica do espírito imortal", Andrei Moreira, AME Editora, Belo Horizonte, 2012, Pag. 155

Citação de: Puca em 07 março, 2015, 01:58
Vamos lá ver se consigo transmitir a minha opinião sem ser muito confusa. :)

A alma, essência de cada um de nós possui características masculinas e femininas em igual quantidade, ou seja yang e yin em perfeito equilíbrio, logo pode-se dizer que na essência somos hermafroditas perfeitos. É no desequilíbrio destas duas forças que experienciamos as múltiplas possibilidades que nos oferece a vida terrena e para evoluir na "escola das almas" temos de passar por todas estas combinações, mais yang, menos yin, vice versa, proporções diferentes, etc.

Vamos comparar com os ciclos da natureza que serão também os nossos ciclos da alma:
Pico do Verão (Solstício): Yang no yang, o máximo de energia yang, máximo de caracteristicas masculinas, é o machão.
Pico do Inverno(Solstício): Yin no Yin, o máximo de yin, máximo de características femininas, é a mulher mais feminina.
Equinócio da primavera: Yin no yang , o aspecto feminino entra no corpo masculino,homem homossexual.
Equinócio do Outono: Yang no Yin, o aspecto masculino entra no corpo feminino, mulher homossexual.

Isto de uma forma muito generalista, pois existem inúmeros parâmetros intermédios que a alma deve passar para completar o seu ciclo evolutivo e nós não somos diferentes da Natureza. :)



Aaah! Sobre Outono e Inverno(as posições da homosexualidade, segundo Puca), são minhas estações favoritas... conhecidencia? ::)

Existem mil e uma teorias sobre as causas espirituais da homossexualidade humana. E a homossexualidade animal? Que influência tem esta variante sexual no desenvolvimento espiritual dos animais sem os fatores "homofobia" e "exclusão" presentes?

Citação de: Buwayh em 13 novembro, 2015, 17:50
Existem mil e uma teorias sobre as causas espirituais da homossexualidade humana. E a homossexualidade animal? Que influência tem esta variante sexual no desenvolvimento espiritual dos animais sem os fatores "homofobia" e "exclusão" presentes?

Excelente questão... Vou ter muito em que pensar esta noiteeeee... :)
"Animic and sweet..."