Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.435
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Tipos de Médiuns (mediunidade)
    Iniciado por AbelhaMaia
    Lido 171.334 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Bruxinha85
por isso e que duvido muito nisso das cartas nunca é de fiar sabemos la se falam serio. o que eu sei e que ja fiz pela net e muita coisa bate certo,mas outra fico na duvida

Esta agora! Fiquei baralhada de um todo: olhos vesgos e em bico!

Mas afinal o que é "responsar"? É que na Beira (linguagem popular), responsar é falar mal de alguém, rogar pragas, tratar alguém mal..... e já ouvi falar em responsos ao St. António, que parece-me a mim, são rezas que se fazem quando se perde alguma coisa  :D

Agora, as cartas do tarot também se responsam? Decididamente não percebo nadica :-\
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

chacalnegro
#182
Citação de: Salomé em 11 junho, 2012, 15:58
Esta agora! Fiquei baralhada de um todo: olhos vesgos e em bico!

Mas afinal o que é "responsar"? É que na Beira (linguagem popular), responsar é falar mal de alguém, rogar pragas, tratar alguém mal..... e já ouvi falar em responsos ao St. António, que parece-me a mim, são rezas que se fazem quando se perde alguma coisa  :D

Agora, as cartas do tarot também se responsam? Decididamente não percebo nadica :-\

Sim, responsar é dar um ralhete. O que quer isto dizer é que as cartas têm de ser obrigadas a dizer a verdade (como se fosse uma espécie de exorcismo). É importante saber isto porque já tinha reparado que por vezes ganham "vida própria". Em última análise podem ser um veículo para forças menos boas, tal como a magia ou práticas invocatórias. Inadvertidamente a Dª. Mariazinha forneceu uma resposta para algo que já tinha suspeitado há algum tempo. :)

Tá decidido! Vou consultar uma taróloga  :angel:
Se por acaso a senhora ou senhor, não der uma valente ensaboadela no tarot, vou-me logo embora  ...
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

Olá

Eu penso que há tarólogos que são charlatões, isto é, que simplesmente sabem manipular as pessoas, para ganhar dinheiro. Esses são uma fraude, e devem ser tratados como tal.

Talvez haja tarólogos que, independentemente das cartas, sejam médiuns. Mas não creio que bons espiritos se associem a este tipo de trabalho. Os bons espiritos não dão previsões, nem gostam de colaborar com negócios. Na prática, mesmo que não sejam uma fraude, também não resolvem nada.

Há também tarólogos que têm vocação para lidar com as pessoas, de modo a ajudá-las. São uma espécie de psicológos inatos, ou formados com base na experiência da vida. Esses podem ser úteis, sendo as cartas apenas um pretexto para conversar com as pessoas e orientar a conversa . Cada vez mais as pessoas necessitam de quem as ouça, porque se sentem sós.

Conclusão:

- As cartas nada fazem, em minha opinião. São apenas instrumentos auxiliares, para dar consistência material ao trabalho, e orientar a conversa. Quando uma pessoa paga, gosta de ver que alguma coisa de material é realizada. É como ir ao médico e o médico não medir a tensão, ou fazer qualquer coisa concreta. O doente fica desconsolado.   

bem hajam

chacalnegro
Citação de: _vitor_ em 12 junho, 2012, 11:41
Olá

Eu penso que há tarólogos que são charlatões, isto é, que simplesmente sabem manipular as pessoas, para ganhar dinheiro. Esses são uma fraude, e devem ser tratados como tal.

Talvez haja tarólogos que, independentemente das cartas, sejam médiuns. Mas não creio que bons espiritos se associem a este tipo de trabalho. Os bons espiritos não dão previsões, nem gostam de colaborar com negócios. Na prática, mesmo que não sejam uma fraude, também não resolvem nada.

Há também tarólogos que têm vocação para lidar com as pessoas, de modo a ajudá-las. São uma espécie de psicológos inatos, ou formados com base na experiência da vida. Esses podem ser úteis, sendo as cartas apenas um pretexto para conversar com as pessoas e orientar a conversa . Cada vez mais as pessoas necessitam de quem as ouça, porque se sentem sós.

Conclusão:

- As cartas nada fazem, em minha opinião. São apenas instrumentos auxiliares, para dar consistência material ao trabalho, e orientar a conversa. Quando uma pessoa paga, gosta de ver que alguma coisa de material é realizada. É como ir ao médico e o médico não medir a tensão, ou fazer qualquer coisa concreta. O doente fica desconsolado.   

bem hajam
É exactamente essa a minha opinão :)

Também estou de acordo; cartas, buzios, pendulos, runas... e sei lá o que mais, não passam de muletas: o consulente precisa de ver algo de concreto.
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

Bruxinha85
o melhor mesmo é deixarmos a vida rolar...logo vemos o que o futuro nos reserva

Citação de: Bruxinha85 em 12 junho, 2012, 22:47
o melhor mesmo é deixarmos a vida rolar...logo vemos o que o futuro nos reserva

Nós deixamos sempre a vida rolar, porque não há forma de prever o futuro. Ainda que houvesse forma de o prever, existiria sempre a luta entre a dúvida e a certeza de que a previsão estaria certa ou não.

Para além disso, se o futuro fosse previsivel, isso queria dizer que o ser humano não tem livre vontade. Admitamos, por absurdo, que o ser humano não tem livre vontade. Neste último caso, ele também não teria forma de actuar para alterar o futuro. Ora para quê saber o futuro se não poderiamos actuar sobre ele? 

Quem negoceia a prever o futuro dos outros, e não é burro, é um pouco como os politicos. Diz as coisas de tal forma que possam ser interpretadas de várias formas. Não se compromete demasiado.  É o ouvinte que acaba por estabelecer as suas próprias previsões, com base na sua interpretação pessoal do que ouviu.

Há casos em que as pessoas que dizem prever as coisas estão tão obcecadas que arriscam previsões. Uma vez uma senhora perto de onde moro, fez uma previsão de inundação que saiu nos jornais. Acorreram muitas pessoas ao cimo de um pequeno monte, na esperança de se salvar da inundaçao. Como não choveu, a senhora  deve ter ficado sem clientes...O fanatismo tem sempre um preço!

bem hajam

#189
Boa noite caros amigos,

Sou nova neste fórum, tenho 19 anos e desde há cerca de 4 anos para cá tenho tido algumas experiências estranhas. Desde nova sempre fui muito céptica, não acreditava em espíritos nem no lado de lá, mas desde há 4 anos, acredito-me piamente.
Tudo começou um ano depois do meu avô ter falecido, pessoa de quem eu gostava muito. Fui até a um shopping na cidade do Porto ter com as minhas amigas. Dirigi-me ao McDonalds (viva à comida de plástico!) e voltei para perto delas, que ja se encontravam a comer. Procurei por uma cadeira para poder-me sentar e quando passei por detrás de um homem que se encontrava lá parado, ele disse-me "Que corrente de ar". Puxei a cadeira e acomodei-me a comer e o homem permaneceu à minha beira a olhar para mim. Entretanto, começou a falar-me do meu avô que tinha morrido há um ano naquela altura, a descrevê-lo, a dizer que gostava muito de mim e que se encontrava ali naquele momento pois sabia que eu estava mal e queria estar comigo antes de "partir". Aliado a isso, descreveu tambem a situação em que me encontrava no momento, descreveu pessoas que se davam comigo e mencionou tambem que eu tinha um dom. Comei a interessar-me e deixei por completo a comida. Seguimos pelo shopping para dar uma volta, as minhas amigas visitavam lojas e eu sempre a conversar com o senhor. Na altura, eu era viciada em drogas, falei-lhe desse problema e ele pôs-me as mãos sobre a cabeça. Não é que me fui embora no autocarro com uma sensação horrivel? Nunca mais tomei qualquer tipo de drogas desde então! Ainda hoje acho isso impressionante.
Desde então, tenho sentido coisas estranhas. Por vezes estou aqui no computador e sinto alguem a aproximar-se por detras de mim, as vezes penso que é a minha mae, mas quando olho não é ninguem. As vezes encontro-me sentada na cama ou assim e sinto uma corrente de ar fresca a bater-me na cara, uma sensação de gelo nas maos ou corrente de ar à volta do pescoço, por vezes rio-me sozinha pensando que é o meu avô. Quase sempre à noite em casa, quando me sinto zangada, parece que ouço a madeira a ranger, às vezes a minha mãe até diz "Joana, está tudo sossegado, chegas a casa e começa a mobília aos estalos!". Nestes últimos dois anos, na altura do Natal (altura em que o meu avo faleceu há 4 anos atrás), a tijoleira na minha casa tem-se levantado sempre, e sem explicação aparente. Já veio um senhor trocar a tijoleira e diz que nao entende como pode levantar, ate porque, a minha casa nao é nada húmida.
Falei com o senhor que me abordou no shopping, que hoje em dia é grande amigo meu e até ja conheci os seus pais, que parecem tambem ter uma espécie de dom e ele diz que é por eu ter mediunidade ainda nao desenvolvida e que, por isso, provoco fenomenos estranhos em minha casa, especialmente na altura do Natal, que é quando sinto a falta do meu avô.

Posso eu ser uma médium sensitiva? Em que medida posso ajudar pessoas tendo este dom? Adorava desenvolver mais as minhas capacidades.

Olá

A tua saudade em relação ao teu avô é normal e saudável. E parece ser essa a tua motivação para tentares perceber as coisas do espirito.

Aproveita a motivação e começa por ler as obras de Allan kardec. Primeiro o "Livro dos Espiritos". Depois, no "Livro dos Médiuns" podes retirar algumas conclusões em realação à mediunidade. Podes dirigir-te a uma associação espirita. Se é realmente espirita os seviços prestados são gratuitos.

Ou, em alternativa, pode tirar o curso de espiritismo online. Um bom site, onde podes obter toda a informação, é o Site da ADEP (Associação Divulgadores do Espiritismo de Portugal). Podes fazer download dos livros citados, ver as associações mais próximas de ti, podes ver alguns programas de TV e rádio em que pessoas que passarm por estas coisas e de explicações de pessoas experientes na matéria.   

Tem cuidado com os charlatões, pois podem aproveitar a tua saudade do teu avô, para te manipular. As associações espiritas, em regra, não evocam (chamam) os espiritos, pois o mais certo é aparecer um espirito brincalhão a fazer-se passar por eles.

É possivel que o teu avô te visite, pois, sendo avô, decerto te ama. Mas isso não quer dizer que seja ele quem tu sentes. Ele ainda desencarnou há pouco tempo.

Os sinais que apontas podem ser mediunidade, aliás, todos somos médiuns, mas nem todos temos a faculdade desenvolvida para ter consciência disso e poder utilizá-la ao serviço dos outros.. mas não são suficientemente claros para chegar a conclusões sobre a possibilidade de usares essa faculdade de forma útil, para ti e para os outros. Além disso, normalmente, é dificil um médium poder ser isento em relaçao aos próprios familiares, porque não há suficiente indepêndencia emocional. É muito mais fácil a imaginação pregar partidas. Os médicos que não tratam das coisas do espirito, mas da matéria, evitam tratar os familiares mais chegados. Por maioria de razão os médiuns devem fazer o mesmo.   

A ignorância e a indisciplina são as piores inimigas do médium (e de todos, em geral). Primeiro deves tentar dominar o assunto. Assim fazem todos os que pretendem exercer uma actividade de forma eficiente e benéfica.

Em relação aos ruidos, lembra-te que os espiritos são as almas dos homens. São entidades inteligentes. Para chegares à conclusão que são eles, de uma forma concludente, esses ruidos servirão para comunicar algo e não surgir ao acaso. A certeza de que se trata de um espirito é a manifestação inteligente do mesmo.

Se o ruido é ouvido por mais do que uma pessoa, trata-se de um efeito fisico. Isso quer dizer que podes ser, além do mais, uma médium de efeitos fisicos.

Aproveita a ocasião, mas tenta ser suficientemente fria para não te deixares levar pela imaginação. Exclui préviamente todas as possibilidades antes de considerares um fenómeno mediúnico. Parabéns por deixares as drogas. É uma grande vitória e uma prova de que a fé move montanhas.

bem hajas

Olá, é possível que sejas, mas tens que ver se acontece outras coisas sem ser com o teu avô, eu sou médium sensitiva e sei como é, mas em principio és..
Algo só é impossível até que alguém dúvida e acaba provando o contrário. - A.Einstein

Ligeia
Pelos vistos o termo pode aplicar-se a todas as situações que referiram (rezar, praguejar, maldizer). De acordo com o dicionário Priberam da língua portuguesa:

responsar - v. tr.
1. Rezar responsos por.
2. [Popular]  Falar mal de (alguém).
3. [Popular]  Rezar responsos a Santo António (para que alguma coisa perdida reapareça).
4. [Portugal: Beira]  Tratar mal, rogar pragas a.


E existe como deixar de ser?
Preferia não os poder sentir, ver ou ouvir, pois as vezes incomoda.
Já tive experiencias terríveis aqui nesta moradia e ninguém faz nada para resolver, penso que seja apenas o ex-dono da residencia que precisa de boa luz, de ir desencarnar, ou coisa assim, pois era muito materialista.
Mas não o conheci, meu marido diz que ele era baixinho de estatura e o que aqui está é mais alto que eu, que tenho 1,67 de altura.
Se tiverem alguma dica, sabia, que me possa ajudar, agradeço!

Beijos

;)

Eu tenho a capacidade de sentir e ver espíritos, muitas vezes oiço-os e comunico inclusive com eles. Muito frequentemente tenho premonições, sejam em sonhos ou mesmo acordada. As premonições não acontecem quando quero mas sim quando têm que acontecer. Outras vezes digo coisas que não vêm de mim, mas sinto que são mensagens que tenho de transmitir. Ultimamente grande parte das minhas premonições acontecem depois de ter contacto direto com as pessoas.
Às vezes consigo ver as auras das pessoas, mas é algo que simplesmente acontece. Vejo estas coisas muito nítidas e por vezes até lhes sinto o cheiro.
Gostaria de saber, nas definições de médiuns que colocaram no fórum, que tipo de Médium sou eu, pois sou assim desde muito pequena e tem vindo a aumentar esta minha capacidade.
Obrigada, abraços.