Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.466
Total de tópicos
26.917
  • Paralização do Sono
    Iniciado por manule
    Lido 12.580 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá eu gostava de saber o que é a "Paralesia do Sono?"

Eu acho que aconteceu comigo.

Num dia eu acordei de manhã e senti -me estranho, como estive -sse preso na cama.

Não consegui mexer -me, tentei chamar a minha maê e a voz não saía. Só durou uns segundos.

Não estou a inventar.

Gostava de saber a vossa opinião.
Obrigada!!!

Sunderlandz
#1
Citação de: manule em 03 junho, 2009, 09:30
Olá eu gostava de saber o que é a "Paralesia do Sono?"


Olá manule... :)
Tive a pesquisar pela net e acabei por encontrar isto:

Paralisia do Sono -  é uma condição caracterizada por uma paralisia temporária do corpo imediatamente após o despertar ou, com menos freqüência, imediatamente antes de adormecer.

Fisiologicamente, ela é diretamente relacionada à paralisia que ocorre como uma parte natural do sono REM(rapid eye movement, movimento rápido dos olhos), a qual é conhecida como atonia REM. A paralisia do sono ocorre quando o cérebro acorda de um estado REM, mas a paralisia corporal persiste. Isto deixa a pessoa perfeitamente consciente, mas incapaz de se mover. Além disso, o estado pode ser acompanhado por alucinações hipnagógicas.

Sintomas
Os sintomas da paralisia do sono incluem:

Paralisia: ela ocorre pouco antes da pessoa adormecer ou imediatamente após despertar. A pessoa não consegue mover nenhuma parte do corpo, nem falar, e tem apenas um controle mínimo sobre os olhos e a respiração. Esta paralisia é a mesma que acontece quando uma pessoa sonha. O cérebro paralisa os músculos para prevenir possíveis lesões, já que algumas partes do corpo podem se mover durante o sonho. Se uma pessoa acorda repentinamente, o cérebro pode pensar que ela ainda está dormindo, e manter a paralisia.

Alucinações: Imagens e sons que aparecem durante a paralisia. A pessoa pode pensar que existe uma presença atrás dela ou pode ouvir sons estranhos. As alucinações parecem-se muito com sonhos, possivelmente fazendo a pessoa pensar que ainda está sonhando. Algumas pessoas relatam também sentirem um peso no peito, como se alguém ou algum objeto pesado estivesse pressionando-o.

Estes sintomas podem durar de alguns poucos segundos até vários minutos e podem ser considerados assustadores para algumas pessoas.

Possíveis Causas

A paralisia do sono acontece durante o período de sono REM, prevenindo assim movimentos corporais durante um sonho. Muito pouco se sabe sobre a fisiologia da paralisia do sono. Entretanto, já sugeriu-se que ela pode estar relacionada à inibição pós-sináptica de neurônios motores na ponte do tronco cerebral. Particularmente, níveis baixos de melatonina podem interromper a despolarização em atividade nos nervos, a qual previne o estímulo dos músculos.

Vários estudos concluíram que a maioria das pessoas experimentará a paralisia do sono pelo menos uma ou duas vezes em suas vidas.

Muitas pessoas que freqüentemente passam pela paralisia do sono também sofrem de narcolepsia. Alguns estudos sugerem que existem vários fatores que aumentam a probabilidade da ocorrência de paralisia do sono e de alucinação. Eles incluem:[1]

Dormir de barriga para cima
Agenda de sono irregular; cochilos; primação de sono
Stress elevado
Mudanças súbitas no ambiente ou na vida de alguém
Um sonho lúcido que imediatamente precede o episódio. A indução consciente da paralisia do sono também é uma técnica comum para entrar em um estado de sonho lúcido.
Sono induzido através de medicamentos, como anti-histaminas
Uso recente de drogas alucinógenas

fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Paralisia_do_sono

espero ter ajudado ;)

cumps  :)





#2
Já me aconteceu pelo menos umas 3 vezes.

Também ja me aconteceu.É uma sensaçao muito estranha  :(
Believe to see...

Já me aconteceu também, da ultima vez quando estava prestes a adormercer.
Realmente é uma sensaçao estranha como disseram, e um tanto desesperante apesar do tempo curto que dura.
Per Aspera Ad Astra

Eia, isso ja me aconteceu!
Queres te mexer e nada, a voz, fazes o movimento para que saia mas nao se ouve nada...
Nao sabia que isto tinha designação...

S.Cipriano
Também já me aconteceu

Tambem ja me aconteceu e foi acompanhada de uma alucinação auditiva.
imaginem o que é estarmos a ouvir uma voz perto do nosso ouvido e nao conseguirmos abrir os olhos ou gritar. Devo dizer que nao percebi nada do que ouvi mas era uma voz masculina.

Cumps
VS

Citação de: hoopsy em 05 julho, 2009, 21:27
Tambem ja me aconteceu e foi acompanhada de uma alucinação auditiva.
imaginem o que é estarmos a ouvir uma voz perto do nosso ouvido e nao conseguirmos abrir os olhos ou gritar. Devo dizer que nao percebi nada do que ouvi mas era uma voz masculina.

Cumps
VS

Tenho ouvido casos terríveis como esses e são mais frequentes do que aquilo que possamos pensar...
uma coisa é ficarmos paralisados, outro é haver intervenção directa de entidades... Aí o caso pode tornar-se problemático.

Imagino... :-X
Nesses casos ficamos completamente vulneráveis  :-\
Believe to see...

Já ouvi varias teorias sobre este meu episodio, nao foi o unico mas foi o mais assustador...
para ser mais completa, eu defacto acordei com o barulho de uns passos no meu quarto e foi exactamente ai que comecei a ficar sem me mexer nem consegui abrir os olhos. Ouvi uns 3 ou 4 passinhos á entrada do quarto e pararam... depois outros passinhos a seguirem pelo quarto a contornar a cama e a ficar ao meu lado esquerdo. Digo passinhos porque a visita que recebi seria qualquer coisa bastante pequena, a avaliar pelo barulho dos passos e pela altura que me falou, poderia ter +- a altura de uma criança de 1 ou 2 anos.. tambem poderia ter-se baixado para falar, mas a sua voz era definitivamente masculina e adulta, quase mesmo idosa, grave. Não sei o que me disse porque nunca ouvi aquela lingua mas sei que me debati imenso para me mexer ate ficar com o corpo dorido e la consegui dizer muito atabalhoadamente uns quantos "sai" e foi-se... voltei a mexer-me e acendi a luz... isto eram +- 11 e pouco da manha o meu marido ja tinha saido para o trabalho e eu estava sozinha.
O que é certo é que cheguei 4 horas mais cedo ao trabalho porque tive medo de ficar em casa sozinha..

Cumps
VS

mathura
#11
Desde a infancia, tenho recordação desses fatos, até pouco tempo atrás pensava que fosse uma coisa comum para todas as pessoas. Recentemente através da internet que descobri que não era tão comum assim, que a maioria passa por isso poucas vezes.
O fato é que comigo a coisa é cronica, foram incontáveis experiencias, como citei acima, isso me ocorre desde a infancia. As possiveis causas que estão descritas neste forum, são quase como regras, se eu dormir com a barriga pra cima, ou estar muito cansado, extressado, com o sono desregulado, é fatal. Geralmente fico apavorado, quero sair daquela situação o mais rápido possível, fico totalmente desperto, mas não consigo mover nada, nunca vi nem ouvi nada, nem senti presença alguma, mas a sensação de estar consciente e não poder se mover é terrivel, não consigo me acostumar.
Já tive o vislumbre de poder adentrar em outra realidade psiquica quando ocorre a paralisia, já tentei relaxar e curtir, e sentir onde poderia ir, mas o pavor de não se mexer enquanto se faz uma experiencia dessa é indescritível, voce se sente totalmente vulnerável, de alguma forma eu sempre desisto e luto com todas as minhas forças para despertar, geralmente desperto aos poucos, faço um grande esforço, mas não consigo emitir som, nem mover, até que aos poucos vou saindo dessa situação, e se eu não me mover, mudar de posição, sentar, esperar um pouco, a coisa acontece novamente. Algumas vezes acontece 3 ou 4 vezes seguidas.

aconteceu-me quando era pequena...

esse tipo de acontecimento segundo ouvi, esta relacionado com falsos relatos de raptos de ovnis...   as pessoas ficam paralisados começam a ver coisas, ha gente que vai a hipnose por achar que foi raptada e depois começam-se a "implantar" memorias que nunca aconteceram...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

mathura
Facilmente nesse momento nossa imaginação poderia sugestionar uma coisa dessas, uma abdução ou coisa assim.
Já li que em certas culturas, haveria uma certa entidade, que nesse momento nos paralisa para se alimentar de nossa energia psiquica, que alguns sentem um peso no peito nesse momento, mas comigo nunca aconteceu, nunca senti presença alguma, a não ser da minha esposa ao lado, fico completamente solitário nesse momento, procuro pensar em Deus e orar, mesmo assim me sinto só e me esforço para despertar logo.

o sucobos e os incubos, penso ser assim que se escreve, mt em voga na idade media penso...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld