Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.466
Total de tópicos
26.917
  • Paralização do Sono
    Iniciado por manule
    Lido 12.581 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Citação de: hoopsy em 07 julho, 2009, 17:15
Já ouvi varias teorias sobre este meu episodio, nao foi o unico mas foi o mais assustador...
para ser mais completa, eu defacto acordei com o barulho de uns passos no meu quarto e foi exactamente ai que comecei a ficar sem me mexer nem consegui abrir os olhos. Ouvi uns 3 ou 4 passinhos á entrada do quarto e pararam... depois outros passinhos a seguirem pelo quarto a contornar a cama e a ficar ao meu lado esquerdo. Digo passinhos porque a visita que recebi seria qualquer coisa bastante pequena, a avaliar pelo barulho dos passos e pela altura que me falou, poderia ter +- a altura de uma criança de 1 ou 2 anos.. tambem poderia ter-se baixado para falar, mas a sua voz era definitivamente masculina e adulta, quase mesmo idosa, grave. Não sei o que me disse porque nunca ouvi aquela lingua mas sei que me debati imenso para me mexer ate ficar com o corpo dorido e la consegui dizer muito atabalhoadamente uns quantos "sai" e foi-se... voltei a mexer-me e acendi a luz... isto eram +- 11 e pouco da manha o meu marido ja tinha saido para o trabalho e eu estava sozinha.
O que é certo é que cheguei 4 horas mais cedo ao trabalho porque tive medo de ficar em casa sozinha..

Cumps
VS



Olá, Bem, comigo era parecido. Também so me acontecia quando estava em casa sozinha, em geral de manhã. Não ouvia vozes (que me lembre), mas sentia-me paralisada e uma sensação de vazio dentro de mim, como se estivesse a perder energia. Algumas vezes sentia que estava mais alguém no quarto. Geralmente, eu tinha uma especie de pesadelo antes, e quando fazia por acordar, o acordar era mais assustador do que o pesadelo. Algumas vezes consegui esticar o braço e pegar no comando da televisão e ligar, com o som altissimo, mas não conseguia sair daquele estado, os meus sentidos e o meu corpo estavam como que drogados. E não tomava nada que podesse provocar isso.
Felizmente, há algum tempo que isso acabou. espero não voltar mais a sentir isso, perdi a conta das vezes em que isso aconteceu.
Essa situação de paralisação com consciência faz-me lembrar a verdadeira história da branca de neve, em que ela foi envenenada, não para dormir ou morrer, mas para ficar eternamente acordada, porém sem mover o corpo, só conseguia mover as palpebras. Se calhar, o autor dessa história estava a referir-se a este fenómeno.


Tudo de bom,
Susy
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

Já perguntei isto noutro tópico mas como ninguém respondeu, pergunto outra vez  :) :
Quando estão nesse estado de paralisia corporal, vocês conseguem ter consciência de que estão a ter outra "crise" e que em breve vai passar, do género pensarem para vocês mesmos: "Ok, está a acontecer outra vez, resta esperar que passe...", ou nunca se conseguem aperceber que estão a passar outra vez pelo mesmo, e o pânico e aflição são sempre os mesmos de cada vez que vos acontece?
Cumps
"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinal" A.Einstein

#17
Citação de: ppcom em 01 novembro, 2009, 10:51
Já perguntei isto noutro tópico mas como ninguém respondeu, pergunto outra vez  :) :
Quando estão nesse estado de paralisia corporal, vocês conseguem ter consciência de que estão a ter outra "crise" e que em breve vai passar, do género pensarem para vocês mesmos: "Ok, está a acontecer outra vez, resta esperar que passe...", ou nunca se conseguem aperceber que estão a passar outra vez pelo mesmo, e o pânico e aflição são sempre os mesmos de cada vez que vos acontece?
Cumps

Das várias vezes que me aconteceu eu sabia o que estava a ter, no entanto, a sensação de medo estava la sempre.
"I do not consider it an insult, but rather a compliment to be called an agnostic. I do not pretend to know where many ignorant men are sure -- that is all that agnosticism means."

No meu caso também quando acontece tenho noção disso.
E como ja sei o que se passa, resta-me permanecer calma e esperar que passe...
Per Aspera Ad Astra

Citação de: ppcom em 01 novembro, 2009, 10:51
Já perguntei isto noutro tópico mas como ninguém respondeu, pergunto outra vez  :) :
Quando estão nesse estado de paralisia corporal, vocês conseguem ter consciência de que estão a ter outra "crise" e que em breve vai passar, do género pensarem para vocês mesmos: "Ok, está a acontecer outra vez, resta esperar que passe...", ou nunca se conseguem aperceber que estão a passar outra vez pelo mesmo, e o pânico e aflição são sempre os mesmos de cada vez que vos acontece?
Cumps

Olá,

Quando acontece, tenho plena consciência do que se está a passar, a unica duvida naquele momento é quanto tempo vai durar.

Susy
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

Obrigado pelas respostas!!
Deve ser uma sensação horrível. Basicamente, ficamos prisioneiros de nós próprios...
Só espero que nunca me aconteça  :confused:
"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinal" A.Einstein

Citação de: ppcom em 01 novembro, 2009, 19:38
Obrigado pelas respostas!!
Deve ser uma sensação horrível. Basicamente, ficamos prisioneiros de nós próprios...
Só espero que nunca me aconteça  :confused:

É uma sensação diferente mas interessante. ;)
Believe to see...

Citação de: Zühl em 01 novembro, 2009, 19:43
É uma sensação diferente mas interessante. ;)

Concordo. É muito interessante, desde que não me aconteça a mim :laugh:
"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinal" A.Einstein

AndreiaLi
Já tive isso. A sensaçao foi como se estivesse presa num sonho e nao conseguisse parar de sonhar, nao conseguisse acordar. Quando isso terminou, finalmente levantei-me na boa.

RR
Bem, peço desculpa por vir "desenterrar" este tópico, mas é algo que também me diz respeito...
Nos últimos anos tenho sofrido "crises" de paralisia do sono, por vezes 4 ou 5 vezes por noite. Podia escrever um livro sobre isto , mas vou tentar resumir...
Basta dizer que não falta nenhum dos sintomas habituais, desde:
As alucinações auditivas, ou seja, vozes claras mas ininteligíveis, ruídos/zumbidos vibrantes e ritmados, que por vezes fazem lembrar uma corrente eléctrica, estrondos, etc...
A tal "presença", que algo nos diz ser maléfica e nefasta. Muitas vezes observei uma silhueta humana, negra, imóvel. Uma única vez, uma silhueta, alada, em chamas(!!).
A sensação de "saída do corpo", sinto, inclusivamente, a aceleração. Por várias vezes dei comigo a olhar para mim próprio. Cheguei a explorar este sintoma, e apercebi-me que conseguia controlá-lo até certo ponto,ou seja, escolher a direcção da "projecção".
A certeza de que se está a morrer, sinto inclusivamente o ritmo cardíaco a diminuir.
A impotência e pânico. Várias vezes dei por mim sentado (pensava eu) na cama, enquanto tentava gritar. Escusado será dizer que não saíu qualquer som. No entanto, sentia os gritos que queria emitir a ecoar dentro da minha cabeça. 
O "peso" sobre o corpo, e a resultante dificuldade em respirar.
Durante os episódios, os olhos estão abertos, mas por vezes o que vejo não corresponde à realidade. Há uma reinterpretação, por exemplo, numa noite em que tinha o pc ligado, e adormeci de lado, virado para este, vi uma rua, na qual a iluminação correspondia aos led's do cpu, monitor, etc. Quando o "episódio" terminou, a tal rua foi-se transformando, gradualmente no meu quarto...
Até hoje não consegui encontrar nenhum padrão, nenhuma razão para estes episódios. Quando acontece, acontece. Não importa, por exemplo, a posição em que adormeço. Apenas sei que quando terminam me sinto exausto, confuso, e com uma sensação de dormência, como se o meu corpo estive a ser atravessado por uma corrente eléctrica.
Acabei por aprender a viver com isto, e, até certo ponto, a explorar certos pormenores, mas a sensação de pânico é de tal forma incontrolável e indescritível, que nem sempre o consigo.
Por vezes, associados aos episódios de paralisia do sono surgem sonhos lúcidos e "falsos despertares".
Sei que existem várias teorias, mas nenhuma explica certos ponto, nomeadamente o porquê das alucinações serem praticamente as mesmas de pessoa para pessoa.
Por outro lado, há uma falha. Se o cérebro não consegue comunicar com os músculos, como é possível que os que accionam as pálpebras funcionem e permitam abrir os olhos? é estranho que esses sejam a única excepção...
Participei, inclusivamente, num inquérito da universidade de Waterloo, que penso ser a que neste momento mais se empenha no estudo do fenómeno. Se alguém na mesma situação o pretender, posso fornecer o contacto.
VIR PRUDENS NON CONTRA VENTUM MINGIT !

tvneves
tambem já me aconteceu muitas vezes..e quando tentamos abrir os olhos e eles não abrem?...que horror..o cerebro não faz o que lhe mandam! as vezes faço tanta força para abrir os olhos e não consigo..

Eu nunca passei por isso, mas uma amiga minha sofre de paralisia do sono, especialmente quando vai dormir uma sesta de barriga para o ar. ;)
No outro dia disse que ao acordar eu estava no quarto dela a falar com ela, quando eu nem sequer estava em casa (moramos na mesma residência de estudantes). Ela diz que tem noção de que está a ter uma "crise" destas porque não se consegue mexer ao acordar.

#27
Citação de: hoopsy em 05 julho, 2009, 21:27
Tambem ja me aconteceu e foi acompanhada de uma alucinação auditiva.
imaginem o que é estarmos a ouvir uma voz perto do nosso ouvido e nao conseguirmos abrir os olhos ou gritar. Devo dizer que nao percebi nada do que ouvi mas era uma voz masculina.

Cumps
VS

eu acho é que deves trancar a janela quando vais dormir :laugh:

ja sabia sobre isso,aos meus 10 anos  senti algo sentar-se na minha cama,mas o facto de não nos conseguirmos mexer não provem muitas vezes do medo que estamos a sentir na altura? a expressão "paralisado de medo" não é só uma expressão. se sim então poderemos estar a falar de dois assuntos destintos, se é que me estão entender.

AndreiaLi
Paralisia do sono

Você está dormindo em sua cama... de repente, acorda, mas, para sua surpresa, não consegue se mexer... "o que está acontecendo?" você pensa, enquanto olha para seu corpo, imóvel na escuridão do seu quarto.
Enquanto isso acontece, você nota algo diferente. Então percebe: não está sozinho.
Pior, uma presença com forma humana esmaga seu peito. E ela é má.
Você acordou no mundo dos sonhos, e não há nada que possa fazer a respeito."

Com frequência, a paralisia do sono é vista pela pessoa atingida como nada mais do que um sonho. Isto explica muitos relatos de sonhos nos quais as pessoas se vêem deitadas na cama e incapazes de se mover. As alucinações que podem acompanhar a paralisia do sono tornam mais provável que as pessoas que sofram do problema acreditem que tudo não passou de um sonho, já que objetos completamente fantasiosos podem aparecer no quarto em meio a objectos normais. Alguns cientistas acreditam que este fenômeno está por trás de muitos relatos de abduções alienígenas e encontros com fantasmas.
Algumas pessoas dizem sofrer de paralisia corporal ao se deitarem para dormir. Afirmam que, deitadas, perdem os movimentos e a capacidade de falar, ficando com o corpo pesado e preso à cama. Então ouvem vozes, escutam passos, vêem estranhas cenas ou pessoas e se desesperam. Por isso muitas vezes, a paralisia do sono é confundida com um pesadelo, o que nem sempre é correto. Pesadelo é um sonho terrível, já a paralisia é a imobilidade do corpo, a incapacidade de mover-se e de se levantar. É acompanhada por alucinações e, às vezes, por uma pseudo-asfixia.
Esse estado nos oferece a oportunidade de experimentar um tipo especial de sonho: o sonho lúcido. Nos sonhos normais, nunca percebemos que estamos sonhando, já nos sonhos lúcidos, o sonhador sabe que está sonhando e age de acordo com isto.


Sintomas

Paralisia: ela ocorre pouco antes da pessoa adormecer ou imediatamente após despertar. A pessoa não consegue mover nenhuma parte do corpo, nem falar, e tem apenas um controle mínimo sobre os olhos e a respiração.
Alucinações: Imagens e sons que aparecem durante a paralisia. A pessoa pode pensar que existe uma presença atrás dela ou pode ouvir sons estranhos. Algumas pessoas relatam também sentirem um peso no peito, como se alguém ou algum objeto pesado estivesse pressionando-o.

Estes sintomas podem durar de alguns poucos segundos até vários minutos e podem ser considerados assustadores para algumas pessoas.


Referências Culturais

Existem várias manifestações culturais em países diferentes que tratam do fenómeno da paralisia do sono.
Na cultura Hmong, é descrita uma experiência chamada "dab tsogou" ou "demónio apertador". Frequentemente, a vítima afirma enxergar uma figura pequena, menor que uma criança, sentando em sua cabeça ou peito.
No Vietnã, chama-se "ma de", que significa "segurado por um fantasma", já que lá acreditam que fantasmas entram no corpo das pessoas, causando a paralisia.
Na China, são as "guǐ yā shēn ou guǐ yā chuáng", que quer dizer "corpo pressionado por um fantasma" ou "cama pressionada por um fantasma".
Na cultura japonesa, a paralisia do sono é conhecida como "kanashibari", que significa literalmente "atado ao metal".
Na cultura popular húngara é chamada "lidércnyomás" e pode ser atribuída a um número de entidades sobrenaturais como aparições, bruxas ou fadas.

Técnica para se ter a Paralisia

Evite comer a noite e deite de barriga pra cima, com os braços estendidos ao longo do corpo.
Procure escutar o som do seu coração, se concentre nele e imagine-o pulsando na ponta do nariz.
Quando senti-lo mesmo na ponta do nariz, passe a senti-lo na orelha esquerda, nas pontas dos dedos da mão esquerda, dedos do pé esquerdo, pé direito, dedos da mão direita, orelha direita, e novamente no nariz.
Nesse momento, você já começa a ver imagens dos sonhos, só tome cuidado para não dormir e se concentre nas imagens que você está vendo. É provável que você passe para o sonho lúcido.
O sono induzido através de medicamentos também contribui para a Paralisia.

Fonte: medo b.

Citação de: JohnnyBlaze em 17 abril, 2010, 14:30
eu acho é que deves trancar a janela quando vais dormir :laugh:

ja sabia sobre isso,aos meus 10 anos  senti algo sentar-se na minha cama,mas o facto de não nos conseguirmos mexer não provem muitas vezes do medo que estamos a sentir na altura? a expressão "paralisado de medo" não é só uma expressão. se sim então poderemos estar a falar de dois assuntos destintos, se é que me estão entender.


Na altura eu morava num 4º andar bastante alto. Era o ultimo andar do predio e o meu quarto nao tinha varanda...  ;)
Foi, digamos, uma visita de algo ou entao foi imaginação minha... sinceramente ainda nao tenho a certeza que tenha sido paralisia do sono porque eu acordei precisamente por ter começado a ouvir os tais passinhos que falei!
Já nesta casa estava eu a dormir e tambem acordei com os tais passinhos mas desta vez despertei mesmo, depois nao ouvi mais nada.