Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.450
Total de mensagens
369.527
Total de tópicos
26.929
  • O que é Inteligência Emocional?
    Iniciado por cepticooucrente
    Lido 4.333 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Para a maioria das pessoas, a inteligência emocional (IE) é mais importante do que o QI quando se trata de alcançar o sucesso em suas vidas e carreiras.

Nosso sucesso na carreira depende de nossa capacidade de ler os sinais dos outros e reagir a eles em conformidade. Portanto, cada um de nós precisa desenvolver as habilidades da inteligência emocional para uma melhor compreensão e negociação com outras pessoas.

"Sua inteligência emocional é o nível de sua capacidade de compreender outras pessoas, o que as motiva e como trabalhar com elas", diz Howard Gardner, um teórico de Harvard.

Os pesquisadores reconhecem cinco categorias de inteligência emocional.

1. Autoconsciência

A capacidade de reconhecer uma emoção que está acontecendo no momento é crucial para o seu IQ. O desenvolvimento da autoconsciência exige o reconhecimento de sentimentos honestos de uma pessoa. Quando você avalia suas emoções, é capaz de gerenciá-las. Os principais elementos da autoconsciência são:

Consciência emocional – Sua capacidade de reconhecer suas emoções e seus efeitos.

Confiança – Confiabilidade em sua autoestima e capacidades.


2. Autorregulação

Geralmente temos pouco controle, enquanto experimentamos emoções. No entanto, os pesquisadores dizem que há muitas técnicas que podem ajudar-nos a saber a duração de certas emoções, e, portanto, aliviar as emoções negativas, como raiva, ansiedade ou depressão. A autorregulação envolve:

Autocontrole – Gestão dos impulsos

Confiança – Manter os padrões de honestidade e integridade

Consciência – Assumir a responsabilidade por seu comportamento

Adaptabilidade – Lidar com a mudança através da flexibilidade

Inovação – A abertura para novas ideias


3. Motivação

A fim de motivar-se para qualquer conquista, você vai precisar de objetivos claros e uma atitude positiva. Embora você possa ter predisposição para atitudes negativas ou positivas, pode fazer um esforço e praticar o pensamento positivo. A motivação compreende:

Desejo de alcançar – Sua constante busca da melhoria

Compromisso – O cumprimento dos objetivos do grupo ou organização

Iniciativa – Preparar-nos para agir quando surgir uma oportunidade

Otimismo – Sempre seguir os nossos objetivos, apesar de todos os obstáculos e contratempos.


4. Empatia

A capacidade de reconhecer como as pessoas sentem é muito importante para ter sucesso na vida. Quanto mais você está qualificado no reconhecimento de sinais de outras pessoas, melhor que você pode controlar os sinais que envia. Empatia envolve:

Reconhecimento – Antecipar, identificar e satisfazer as necessidades do cliente

Avançar com os outros – Entender o que eles precisam para ter sucesso

Compreender os outros – Reconhecer os sentimentos por trás das necessidades e desejos dos outros.


5. Habilidades Sociais

Desenvolver boas habilidades interpessoais é igual a sucesso em sua vida e carreira. No mundo interconectado de hoje, todo mundo tem acesso a conhecimento técnico, e as pessoas precisam possuir um alto IQ para melhor compreenderem, terem empatia e negociarem com os outros em relação à economia global. Algumas das habilidades úteis incluem:

Impacto – Tática de persuasão eficaz

Comunicação – Envio de mensagens claras

Liderança – Inspirar e orientar grupos

Construir relacionamentos – Promover relações

Capacidade de trabalhar em equipe – Criar um grupo e focar em metas coletivas

Cooperação – Trabalhar com os outros em direção a objetivos comuns

Seu sucesso em sua vida e carreira depende tanto de seu IQ, quanto de seu QI. No entanto, é certo que o seu QI não é suficiente. De fato, alguns psicólogos concordam que entre os ingredientes para o sucesso, o papel do QI é de 25%, e o resto é do IQ.


Fonte: Spirit Science

Excelente tópico. Vi muitas características minhas aí. Dá que pensar, :)

;D
O Homem é do tamanho do seu Sonho!

Citação de: silknet em 19 agosto, 2015, 10:13
Excelente tópico. Vi muitas características minhas aí. Dá que pensar, :)

;D

É só inteligência! ;D

fui demasiado modesto talvez? ;D ;D ;D

por acaso vi algumas que coincidem com algumas que penso ter. mas somos péssimos avaliadores de nós próprios, deixo essa tarefa para os outros. ;D
O Homem é do tamanho do seu Sonho!

Muitas vezes não entendemos por que não conseguimos avançar em algumas áreas da nossa vida, e tem a ver com emoções frequentemente reprimidas. Se funcionássemos só a partir da inteligência intelectual, teríamos vidas perfeitas, à partida. Mas bloqueamo-nos e temos medo de enfrentar as situações, por muito que compreendamos que isso não faz sentido, precisamente devido às emoções reprimidas...
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Citação de: Littlelight em 19 agosto, 2015, 11:05
Muitas vezes não entendemos por que não conseguimos avançar em algumas áreas da nossa vida, e tem a ver com emoções frequentemente reprimidas.

Existem bloqueios na nossa vida que não nos deixam avançar ou pior, não nos deixam ser felizes. Lidar com eles, resolvê-los, faz com que sejamos melhores e tudo é aprendizagem para a vida.

Se fosse só intelectual, não tinha graça nenhuma! Somos humanos! :) :P

sofiagov
Citação de: Littlelight em 19 agosto, 2015, 11:05
Muitas vezes não entendemos por que não conseguimos avançar em algumas áreas da nossa vida, e tem a ver com emoções frequentemente reprimidas. Se funcionássemos só a partir da inteligência intelectual, teríamos vidas perfeitas, à partida. Mas bloqueamo-nos e temos medo de enfrentar as situações, por muito que compreendamos que isso não faz sentido, precisamente devido às emoções reprimidas...

Excelente comentario Littlelight ...gostei , no entanto se calhar se fosse somente com a inteligncia intelectual era tudo muio robotizado, frio ...fariamos tudo sem emoções quê fazem tanta falta... :-\

O medo de enfrentar faz parte integrante da vida, penso que por vezes seria um trampolim para o risco...e isso pode dar uma certa adrenalina que e optimo.
Vivam as emoções . :D
(peço desculpa pela falta de acentuação)

#7
A certificação em Coaching que estou a fazer tem por base a Inteligência Emocional, e digo-vos que, para mim, é a parte mais difícil de assimilar. Porque trata de questões abstractas, e os conceitos que foram referidos aqui no artigo são uma pequena parte apenas de um assunto que vai bem mais fundo. Mesmo o que foi referido no artigo pode ser apenas um conceito intelectual. Quem não tem confiança, optimismo, iniciativa, por exemplo, como vai usar essas competências no dia-a-dia? Como integrá-las? É preciso reprogramar o programa, passe a expressão, para que o cérebro reconheça de forma natural tais competências como uma mais-valia.

É um assunto muito interessante, mas ainda tenho que ler e praticar muito para integrar tudo em mim... Obrigada, Ceptico, por teres trazido o artigo. Veio mesmo a calhar!  ;)
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Citação de: Littlelight em 19 agosto, 2015, 11:26
É um assunto muito interessante, mas ainda tenho que ler muito para integrar tudo em mim... Obrigada, Ceptico, por teres trazido o artigo. Veio mesmo a calhar!  ;)

Eu lembrei-me de ti, sim. :)
A nossa coach! :D

#9
Citação de: sofiagov em 19 agosto, 2015, 11:17
Excelente comentario Littlelight ...gostei , no entanto se calhar se fosse somente com a inteligncia intelectual era tudo muio robotizado, frio ...fariamos tudo sem emoções quê fazem tanta falta... :-\

O medo de enfrentar faz parte integrante da vida, penso que por vezes seria um trampolim para o risco...e isso pode dar uma certa adrenalina que e optimo.
Vivam as emoções . :D
(peço desculpa pela falta de acentuação)

Eu não diria que o medo é um trampolim, afinal o medo bloqueia-nos. Talvez seja a emoção que mais prejudica a nossa vida, a par com a culpa. Penso que o trampolim tem mais a ver com confiança e capacidade para superar obstáculos. Mas isto é, como se diz em IE, a minha percepção! ;D

Citação de: cepticooucrente em 19 agosto, 2015, 11:28
Eu lembrei-me de ti, sim. :)
A nossa coach! :D

Já falta pouco! E não é que anda a fazer-me bem? ;D ;D :D :D


(agora é que vi que coloquei Gosto às minhas próprias mensagens! Isso é que é confiança no que se diz!!! ;D)
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Citação de: Littlelight em 19 agosto, 2015, 11:35
(agora é que vi que coloquei Gosto às minhas próprias mensagens! Isso é que é confiança no que se diz!!! ;D)

Claro! És emocionalmente inteligente, como tal, gostas do que dizes! ;D ;D ;D

"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

sofiagov
#12
A capacidade de vencer medos...

As fortes emoções... ha pessoas que so vivem em função de sentir o risco por exemplo...o medo bloqueia mas pode ser uma forte capacidade para ir mais alem (a vontade aplicada a força , por exemplo )...mas isso tambem depende da pessoa ... :) do que se pretende...não podemos permanentemente viver sobre a a sombra do medo...deviamos ter a coragem de desbloquea -los senão vivemos uma viva oprimidos com medo de errar ...por exemplo...
Mas isto meramente e uma opinião.

Desde que a vontade de vencer o medo seja maior que ele... ganhamos coragem e vamos buscar forças onde nem imaginamos. :)

Com certeza. Mas como tudo tem o outro lado da moeda, o viver em função de sentir os riscos pode ser uma forma de fuga da pessoa. Como disseste, depende da pessoa.

O ideal é que não haja extremos, porque os extremos trazem desequilíbrio. E uma pessoa alinhada consigo mesma, sem extremos, arrisca sem medos.
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!