Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.450
Total de mensagens
369.527
Total de tópicos
26.929
  • O que é Inteligência Emocional?
    Iniciado por cepticooucrente
    Lido 4.334 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
sofiagov
Citação de: Littlelight em 19 agosto, 2015, 11:49
Com certeza. Mas como tudo tem o outro lado da moeda, o viver em função de sentir os riscos pode ser uma forma de fuga da pessoa. Como disseste, depende da pessoa.

O ideal é que não haja extremos, porque os extremos trazem desequilíbrio. E uma pessoa alinhada consigo mesma, sem extremos, arrisca sem medos.

correcto...dai ter dito que ha pessoas que vivem assim...mas a busca do equilibrio nem sempre se toena uma busca facil e os sentimentos por vezes podem ou não atrapalhar mesmo numa escolha .

Os sentimentos equilibrados penso que não atrapalham. Mas novamente, é a minha percepção...
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Citação de: cepticooucrente em 19 agosto, 2015, 10:01
Para a maioria das pessoas, a inteligência emocional (IE) é mais importante do que o QI quando se trata de alcançar o sucesso em suas vidas e carreiras.

Nosso sucesso na carreira depende de nossa capacidade de ler os sinais dos outros e reagir a eles em conformidade. Portanto, cada um de nós precisa desenvolver as habilidades da inteligência emocional para uma melhor compreensão e negociação com outras pessoas.

"Sua inteligência emocional é o nível de sua capacidade de compreender outras pessoas, o que as motiva e como trabalhar com elas", diz Howard Gardner, um teórico de Harvard.

Os pesquisadores reconhecem cinco categorias de inteligência emocional.

1. Autoconsciência

A capacidade de reconhecer uma emoção que está acontecendo no momento é crucial para o seu IQ. O desenvolvimento da autoconsciência exige o reconhecimento de sentimentos honestos de uma pessoa. Quando você avalia suas emoções, é capaz de gerenciá-las. Os principais elementos da autoconsciência são:

Consciência emocional – Sua capacidade de reconhecer suas emoções e seus efeitos.

Confiança – Confiabilidade em sua autoestima e capacidades.


2. Autorregulação

Geralmente temos pouco controle, enquanto experimentamos emoções. No entanto, os pesquisadores dizem que há muitas técnicas que podem ajudar-nos a saber a duração de certas emoções, e, portanto, aliviar as emoções negativas, como raiva, ansiedade ou depressão. A autorregulação envolve:

Autocontrole – Gestão dos impulsos

Confiança – Manter os padrões de honestidade e integridade

Consciência – Assumir a responsabilidade por seu comportamento

Adaptabilidade – Lidar com a mudança através da flexibilidade

Inovação – A abertura para novas ideias


3. Motivação

A fim de motivar-se para qualquer conquista, você vai precisar de objetivos claros e uma atitude positiva. Embora você possa ter predisposição para atitudes negativas ou positivas, pode fazer um esforço e praticar o pensamento positivo. A motivação compreende:

Desejo de alcançar – Sua constante busca da melhoria

Compromisso – O cumprimento dos objetivos do grupo ou organização

Iniciativa – Preparar-nos para agir quando surgir uma oportunidade

Otimismo – Sempre seguir os nossos objetivos, apesar de todos os obstáculos e contratempos.


4. Empatia

A capacidade de reconhecer como as pessoas sentem é muito importante para ter sucesso na vida. Quanto mais você está qualificado no reconhecimento de sinais de outras pessoas, melhor que você pode controlar os sinais que envia. Empatia envolve:

Reconhecimento – Antecipar, identificar e satisfazer as necessidades do cliente

Avançar com os outros – Entender o que eles precisam para ter sucesso

Compreender os outros – Reconhecer os sentimentos por trás das necessidades e desejos dos outros.


5. Habilidades Sociais

Desenvolver boas habilidades interpessoais é igual a sucesso em sua vida e carreira. No mundo interconectado de hoje, todo mundo tem acesso a conhecimento técnico, e as pessoas precisam possuir um alto IQ para melhor compreenderem, terem empatia e negociarem com os outros em relação à economia global. Algumas das habilidades úteis incluem:

Impacto – Tática de persuasão eficaz

Comunicação – Envio de mensagens claras

Liderança – Inspirar e orientar grupos

Construir relacionamentos – Promover relações

Capacidade de trabalhar em equipe – Criar um grupo e focar em metas coletivas

Cooperação – Trabalhar com os outros em direção a objetivos comuns

Seu sucesso em sua vida e carreira depende tanto de seu IQ, quanto de seu QI. No entanto, é certo que o seu QI não é suficiente. De fato, alguns psicólogos concordam que entre os ingredientes para o sucesso, o papel do QI é de 25%, e o resto é do IQ.


Fonte: Spirit Science

Psicologia Diferencial da Personalidade "all over again"
Ai que dores ;D


O Daniel Goleman tem uns livros mesmo interessantes sobre isto :) Fiz um trabalho sobre um deles e adorei.
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Citação de: LilithP em 19 agosto, 2015, 12:50
Psicologia Diferencial da Personalidade "all over again"
Ai que dores ;D


O Daniel Goleman tem uns livros mesmo interessantes sobre isto :) Fiz um trabalho sobre um deles e adorei.

Fizeste o trabalho sobre que livro, posso saber?
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Achas que pode ser uma ideia para o blog, por exemplo? ::)

Citação de: cepticooucrente em 19 agosto, 2015, 12:54
Achas que pode ser uma ideia para o blog, por exemplo? ::)

Ceptico, agora fiquei em dúvida... A quem se dirige a tua pergunta?
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Desculpa, estávamos a escrever ao mesmo tempo. À LilithP.

Também tens blog, Littlelight?

Ah, ok. Esclarecido. :)

Não, não tenho blog.
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

#23
Citação de: Littlelight em 19 agosto, 2015, 12:53
Fizeste o trabalho sobre que livro, posso saber?
Trabalhando com Inteligencia Emocional (Working with Emotional Intelligence) :)
Foi bastante interessante o que aprendi - embora ter feito um trabalho para ciencias sociais sobre isto nao tenha sido facil!

Por acaso nunca tinha pensado nisso ;D Ja que me tenho concentrado em coisas mais paranormais no blog. Se calhar irei fazer uma review do livro no blog um dia destes :p

Obrigada
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Obrigada. Tenho esse livro, é bastante interessante. E queria arranjar também o Inteligência Emocional. Tenho em pdf, mas livro tem que ser em papel.
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

#25
Só tenho esse em papel. Mas felizmente a biblioteca da minha universidade tem quase tudo do homem :P
Se precisar é so la ir.

Ja experimentaste uma biblioteca? Ou és como eu, daquelas pessoas que prefere ter os livros so para ela? ;D
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Mas na biblioteca, tenho que devolver os livros... Os livros são só para mim! ;D E também não importo de emprestar aos outros, mas fico com o coração nas mãos enquanto não devolvem... E espero sempre que voltem direitinhos, sem dobras nem riscos nem nada.
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Para ser sincera não sou assim tao boa pessoa nesse aspeto... odeio emprestar livros e sempre que possivel evito faze-lo <<
Meus livros são sagrados e nao confio em mais ninguem para trata-los bem D:

Sim a biblioteca da minha cidade ja me conhece por varias razões ;D uma delas sendo eu me atrasar a devolver livros. Nao me orgulho mas nao consigo evitar D:
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Eu também evito fazê-lo, mas como também emprestam-me livros, não me sinto bem se não retribuir. ;)

Há uns largos meses, emprestaram-me um sobre a relação corpo/mente. Era a visão e as experiências de um médico sobre a forma como as emoções ajudam ou prejudicam a saúde duma pessoa. Relatava vários casos de inteligência emocional por parte dos médicos, e também muito casos de "burrice" emocional vindos dessas autoridades. Todo o livro era recheado duma aura de respeito e amor. Foi um dos livros que mais me marcou, e por esse motivo também quero aprender mais sobre o coaching e a inteligência emocional aplicados especificamente à saúde. Custou-me imenso ter que devolver o livro, sobretudo porque já não se publica... :(

E quando eu descobri que o autor do livro faz anos no mesmo dia que eu? Alegria completa!! ;D ;D
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Littlelight, já leste "A Cura pela Mente"? É muito, muito bom. :)