Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.464
Total de tópicos
26.917
  • Casarão em Agueda
    Iniciado por relifasira
    Lido 23.361 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: Perseus em 24 outubro, 2013, 19:07
Será que esse imóvel tem donos?
Um dia que me saia o "Eurotostões" compro uns imóveis desse género para restaurar e dar-lhes a sua beleza novamente  :)
Por acaso não havia lá nenhuma garrafa de vinho centenária?  :laugh:


Também quero uma que aqui não há bom vinho kkkkk >:D >:D >:D >:D
Be good or bad.... Your Call.

Como entrar na casa? Já la fui uma noite e os muros são altos demais para subir, e onde tem altura para subir tem silvas por todo o lado, o portão nas traseiras do terreno, estava mal fechado, umas patadas e aquilo abria, mas como havia festa na aldeia quando lá fui não mandei o portão abaixo, hoje á noite vou lá com uns amigos meus e prometemos que ia-mos entrar a qualquer custo!
Como o acesso á casa se revelou dificil não espera-mos encontrar lá ninguém, mas vamos armados até aos dentes com armas de airsoft pois já tivemos encontros com toxicodependentes em algumas casas.

Citação de: thruthskah em 08 agosto, 2014, 17:03
Como entrar na casa? Já la fui uma noite e os muros são altos demais para subir, e onde tem altura para subir tem silvas por todo o lado, o portão nas traseiras do terreno, estava mal fechado, umas patadas e aquilo abria, mas como havia festa na aldeia quando lá fui não mandei o portão abaixo, hoje á noite vou lá com uns amigos meus e prometemos que ia-mos entrar a qualquer custo!
Como o acesso á casa se revelou dificil não espera-mos encontrar lá ninguém, mas vamos armados até aos dentes com armas de airsoft pois já tivemos encontros com toxicodependentes em algumas casas.

Caro user não deve vandalizar as casas, não é como diz "entrar a qualquer custo". A que propósito vão com armas de airsoft visitar uma casa dita assombrada.
Realmente não estou a entender o intuito da visita, vão para investigarem e tirarem fotos da casa ou vão para vandaliza-la. É preciso muito cuidado com o que pensam fazer.

É importante não esquecer que qualquer casa tem um proprietário, seja ela abandonada ou não.
Mesmo no caso que o inicial proprietário já não exista, existem certamente herdeiros ou a propriedade pertence ao herário público. Ao entrarem numa propriedade alheia podem correr o risco de lhe serem aplicadas as leis policiais adequadas.

Boa tarde a todos,

Como já foi referido, a casa mencionada neste post da Relifasira - Quinta Conde Sucena - fica num terreno ao lado do Hotel Palácio da Borralha, tendo numas das extremidades a torre postada pelo Agostinho Sousa. Já a visitei e é de facto fascinante, está cheia de detalhes lindíssimos, os tectos, vitrais, ornamentos nas paredes, etc. Ficam aqui algumas fotos que tirei:


Torre


Vista da casa a partir da torre


Frente da casa


Sala


Tecto ornamentado da sala


Corredor no primeiro andar


Escada principal


Escada do sótão


Sótão


Vitral colorido com vista para o jardim (ou selva)



A torre noutros tempos (postal retirado da net)


Percorri os túneis mencionados – que estão desenhados de uma forma deliberadamente labiríntica - e fui dar a uma câmara, que me pareceu um local ritualístico, ligado provavelmente a um culto maçónico. Para além da gárgula, mencionada pelo Pedro Filipe, há outros detalhes simbólicos, mas o mais significativo é um enorme armário de pedra, com duas portadas em granito. Ao abri-lo encontramos uma espécie de altar, com compartimentos laterais para velas e pequenas plataformas para depositar algo.


Salamandra-de-fogo no túnel


Parte de cima da câmara, onde está o tal "armário de pedra"


"Armário de pedra" aberto


Vista da câmara a partir da zona onde está o altar


Gárgula decepada (maldito vandalismo)



Pode ter sido usado para esses fins ritualísticos, ou apenas construído de forma a os evocar, decorativamente,  por interesse cultural/histórico no tema. Há detalhes que também induzem esta última hipótese, como o facto da maioria dos castiçais/archotes (depositados ao longo do túnel e na câmara) serem meros ornamentos que escondem instalações eléctricas, ou sejam são para usar com lâmpadas e não o elemento fogo propriamente dito. Essa artificialização pode, eventualmente, sugerir um interesse mais superficial na área, uma espécie de "maçon wannabe", em detrimento de alguém mais purista, digamos assim, no que diz respeito ao folclore maçónico. Isso já é pura especulação minha, mas o que é certo é que a minha imaginação ganhou asas ao ver aquilo. Imaginei um ritual de iniciação, onde os candidatos percorriam os túneis enquanto ouviam cânticos dos membros cujas identidades desconheciam, escondidas por mantos sombrios. Seguiam entusiasmados e ao mesmo tempo amedrontados pela incerteza que os aguardava, pacientemente, do outro lado do túnel. Depois o ritual, que podia ser apenas algo meramente figurativo ou algo mais prático ou activo. Enfim, é fácil a imaginação perder-se naquele cenário.  :)



A data da minha visita e das minhas fotos é de 2010, um ano antes deste post, e fico um pouco triste com os relatos de vandalismo mencionados, que aparentemente continuam a ocorrer no local. Adoro percorrer este tipo de mansões, não apenas atraído pela sua reputação assombrada e pela curiosidade de as explorar e conhecer cada detalhe, mas pela mágica sensação de imaginar as suas histórias, vivências, todas as memórias que continuam tatuadas no local. É uma pena que este tipo de sítios sejam visitados por pessoas com más intenções, sem qualquer sensibilidade ou respeito pelo local, que pouco a pouco vão destruindo o legado que eles carregam consigo.

Agostinho sousa  e Thruthskah, Águeda é a minha terra natal, e visito-a com frequência. Se quiserem combinar umas explorações a locais deste género, ou o simples partilhar de um copo a conversar sobre este tipo de temas, é só contactarem. O convite estende-se a todos os outros membros, obviamente. Um abraço ;)


P.S. Como o Romi Soarez referiu, e bem, esta casa estava a ser confundida com a Mansão da Paulicea, que fica noutra zona da cidade. Pesquisei e constatei que não há nenhum tópico sobre essa, se calhar vou abrir um específico e deixar lá algumas fotos. Essa sim, tem mesmo fama de assombrada e há mais de vinte anos que ouço histórias sobre ela contadas pelos aguedenses.
"What we do in life echoes in eternity"

Não tenho nada a acrescentar. Apenas fiquei consumida pela curiosidade, e pela beleza do local. Ai se fosse rica...comprava um mimo destes, assombrado ou não. Mas este tipo de casas, carregam memórias e história! Se puderem colocar mais fotos fico-vos agradecida, pois fica-me longe ir explorar a tal casa, mas talvez um dia, com muita sorte ainda a compre e convido todos aqui do PP a ir lá jantar (penso que espaço não há-de faltar ;D)

Agora vou seguir a dica do yesterdays e vou-me pôr a imaginar.
Bela descoberta!
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
- Chico Xavier

Por acaso gostava de lá voltar e tirar ainda mais fotografias. O túnel, por exemplo, quase não fotografei pois era muito húmido, em certas zonas tinha palmo e meio de água, e era muito apertado, preferi percorrê-lo com a máquina protegida no saco. A única excepção foi para fotografar a salamandra, mas foi praticamente no início, antes de arrumar a máquina. No entanto, pelo que ouvi dizer, o acesso agora está mais complicado.
Na altura que fui lá, o portão estava entreaberto e foi relativamente fácil entrar. Não sei se estava assim por ser de dia, ou se era comum  estar sempre entreaberto. Entretanto já ouvi dizer que agora está fechado e foi, inclusivamente, reforçado. Ou seja, em ambas as situações estamos a entrar em propriedade alheia, é certo, mas a primeira situação amenizava um bocadinho a infracção. Agora, com o portão fechado, a infracção torna-se menos tolerável.
De qualquer maneira vou ficar a aguardar por esse rasgo de sorte da Strawberry, sendo certo que se ele suceder, irei cobrar. :laugh:
"What we do in life echoes in eternity"

Bem eu fiquei tão curiosa, principalmente com os túneis  ;D

Ainda Heide tirar um fim de semana só pra visitar essa maravilha...
"A solidão pode nos magoar mas pelo menos tem a vantagem de não nos trair!!"

Ai, isto deixa-me possessa.. como é possivel, deixarem edifícios destes chegarem a este ponto!!! >:(

#54
Uma vez fomos lá, e fomos expulsos por um homem que toma conta daquilo, ele tinha um cão grande, pronto a atacar intrusos e andava com uma caçadeira...

Para quem quer conhecer mais sobre a história do antigo dono dessa casa:

link removido



Hiperligação removida. Consultar por favor as Regras Gerais do Fórum, alíneas 2 e 3. Obrigado.


#55
Boas pessoal
Finalmente visitei a casa à cerca de dois meses, o portão na traseira da propriedade, o que estava entreaberto está agora fechado, e foi coberto de terra pelo lado  de dentro, é impossivel entrar por lá. A unica maneira é saltar o muro, ele é um bocado alto mas há uma parte antes da torre que da para saltar com ajuda, tem silvas do outro lado mas são poucas, mesmo que caiam em cima delas não se vao magoar.
O terreno é enorme, composto por duas casas e a torre, há muito para explorar, não aconselho a visitarem durante o dia pois os terrenos sao cultivados e podem encontrar alguém, visitamos tudo o que nos foi possivel, mas muitas partes da casa maior estao degradadas de mais, as caves são enormes e assustadoras, davam para cenario de filmes de terror.
Na outra casa, a mais pequena, foi onde encontramos as entradas para os túneis, mas só investigamos uns metros, essa casa tem dois andares, quem quiser subir que fique apenas nos corredores pois o chão de algumas divisões esta bastante podre, em cada andar podemos ver luxuosas lareiras com detalhes em madeira, quando foi construida seria uma casa magnifica e luxuosa.
Aconselho que levem lanternas e botas de água, pois vão la ficar umas boas horas.
Venho também pedir indicacões, pois não encontrei as grutas, como faço para lá chegar, tenho de ir pelos túneis, ou tem uma entrada que não encontrei?

#56
Citação de: Yesterdays Soul em 23 setembro, 2014, 19:34

Percorri os túneis mencionados – que estão desenhados de uma forma deliberadamente labiríntica - e fui dar a uma câmara, que me pareceu um local ritualístico, ligado provavelmente a um culto maçónico. Para além da gárgula, mencionada pelo Pedro Filipe, há outros detalhes simbólicos, mas o mais significativo é um enorme armário de pedra, com duas portadas em granito. Ao abri-lo encontramos uma espécie de altar, com compartimentos laterais para velas e pequenas plataformas para depositar algo.


Salamandra-de-fogo no túnel


Parte de cima da câmara, onde está o tal "armário de pedra"


"Armário de pedra" aberto


Vista da câmara a partir da zona onde está o altar


Gárgula decepada (maldito vandalismo)


A casa é verdadeiramente apaixonante e tem o seu ar de místico.

Ao pessoal que já visitou a casa: Por acaso não encontraram morcegos (ou sinais deles) na zona dos túneis/gruta?

P.S.: Bela salamandra :)
[color=red]Assinatura removida. Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 5. Obrigado.[/color]

#57
Boa tarde. Há cerca de um ano visitei o castelo e não encontrei os túneis. Ao contrário do que li,é possível entrar sem ser necessário saltar o muro. Do lado lateral tem uma entrada fácil que está um pouco escondida por erva

#58
Citação de: thruthskah em 08 agosto, 2014, 17:03
Como entrar na casa? Já la fui uma noite e os muros são altos demais para subir, e onde tem altura para subir tem silvas por todo o lado, o portão nas traseiras do terreno, estava mal fechado, umas patadas e aquilo abria, mas como havia festa na aldeia quando lá fui não mandei o portão abaixo, hoje á noite vou lá com uns amigos meus e prometemos que ia-mos entrar a qualquer custo!
Como o acesso á casa se revelou dificil não espera-mos encontrar lá ninguém, mas vamos armados até aos dentes com armas de airsoft pois já tivemos encontros com toxicodependentes em algumas casas.

Diga-me o que entende entrar "a todo o custo". Certamente que não gostaria que um assaltante fizesse o mesmo a uma propriedade sua. Está abandonado mas tem de haver respeito pelo que não é nosso e que possa, eventualmente, ter herdeiros ou ser património. Tenha alguma noção.

Citação de: Yesterdays Soul em 23 setembro, 2014, 19:34
Boa tarde a todos,

Como já foi referido, a casa mencionada neste post da Relifasira - Quinta Conde Sucena - fica num terreno ao lado do Hotel Palácio da Borralha, tendo numas das extremidades a torre postada pelo Agostinho Sousa. Já a visitei e é de facto fascinante, está cheia de detalhes lindíssimos, os tectos, vitrais, ornamentos nas paredes, etc. Ficam aqui algumas fotos que tirei:


Torre


Vista da casa a partir da torre


Frente da casa


Sala


Tecto ornamentado da sala


Corredor no primeiro andar


Escada principal


Escada do sótão


Sótão


Vitral colorido com vista para o jardim (ou selva)



A torre noutros tempos (postal retirado da net)


Percorri os túneis mencionados – que estão desenhados de uma forma deliberadamente labiríntica - e fui dar a uma câmara, que me pareceu um local ritualístico, ligado provavelmente a um culto maçónico. Para além da gárgula, mencionada pelo Pedro Filipe, há outros detalhes simbólicos, mas o mais significativo é um enorme armário de pedra, com duas portadas em granito. Ao abri-lo encontramos uma espécie de altar, com compartimentos laterais para velas e pequenas plataformas para depositar algo.


Salamandra-de-fogo no túnel


Parte de cima da câmara, onde está o tal "armário de pedra"


"Armário de pedra" aberto


Vista da câmara a partir da zona onde está o altar


Gárgula decepada (maldito vandalismo)



Pode ter sido usado para esses fins ritualísticos, ou apenas construído de forma a os evocar, decorativamente,  por interesse cultural/histórico no tema. Há detalhes que também induzem esta última hipótese, como o facto da maioria dos castiçais/archotes (depositados ao longo do túnel e na câmara) serem meros ornamentos que escondem instalações eléctricas, ou sejam são para usar com lâmpadas e não o elemento fogo propriamente dito. Essa artificialização pode, eventualmente, sugerir um interesse mais superficial na área, uma espécie de "maçon wannabe", em detrimento de alguém mais purista, digamos assim, no que diz respeito ao folclore maçónico. Isso já é pura especulação minha, mas o que é certo é que a minha imaginação ganhou asas ao ver aquilo. Imaginei um ritual de iniciação, onde os candidatos percorriam os túneis enquanto ouviam cânticos dos membros cujas identidades desconheciam, escondidas por mantos sombrios. Seguiam entusiasmados e ao mesmo tempo amedrontados pela incerteza que os aguardava, pacientemente, do outro lado do túnel. Depois o ritual, que podia ser apenas algo meramente figurativo ou algo mais prático ou activo. Enfim, é fácil a imaginação perder-se naquele cenário.  :)



A data da minha visita e das minhas fotos é de 2010, um ano antes deste post, e fico um pouco triste com os relatos de vandalismo mencionados, que aparentemente continuam a ocorrer no local. Adoro percorrer este tipo de mansões, não apenas atraído pela sua reputação assombrada e pela curiosidade de as explorar e conhecer cada detalhe, mas pela mágica sensação de imaginar as suas histórias, vivências, todas as memórias que continuam tatuadas no local. É uma pena que este tipo de sítios sejam visitados por pessoas com más intenções, sem qualquer sensibilidade ou respeito pelo local, que pouco a pouco vão destruindo o legado que eles carregam consigo.

Agostinho sousa  e Thruthskah, Águeda é a minha terra natal, e visito-a com frequência. Se quiserem combinar umas explorações a locais deste género, ou o simples partilhar de um copo a conversar sobre este tipo de temas, é só contactarem. O convite estende-se a todos os outros membros, obviamente. Um abraço ;)


P.S. Como o Romi Soarez referiu, e bem, esta casa estava a ser confundida com a Mansão da Paulicea, que fica noutra zona da cidade. Pesquisei e constatei que não há nenhum tópico sobre essa, se calhar vou abrir um específico e deixar lá algumas fotos. Essa sim, tem mesmo fama de assombrada e há mais de vinte anos que ouço histórias sobre ela contadas pelos aguedenses.


Yesterdays Soul;
Adorei a partilha. Achei brilhante a sua pesquisa. Tudo cuidadosamente estudado e registado sem vandalismo e simplesmente por curiosidade. Muito bom post, muito bom material.

Este lugar é mais conhecido como o Palácio do Conde. O Conde nasceu em 1850, numa família humilde e com educação religiosa. Apesar disso o Conde solicitou autorização para abandonar os estudos e rumar ao Brasil aos 17 anos em busca de outras oportunidades. Com uma personalidade de ambição e humilde.
J.F.S conseguiu no Brasil, destacar-se em diversos trabalhos e fazer uma enorme fortuna.

Em 1872, 5 anos depois de ter rumado ao Brasil, ingressa num grande negócio de artigos religiosos, na qual participa como sócio. Mais tarde, concentrou-se no Rio de Janeiro, local onde mandou construir edifícios e diversos negócios.

Construiu edifícios grandiosos e uma capela que foi inaugurada pelo Papa Leão XIII e o Presidente da República do Brasil, Campos Sales.

Abriu uma filial relacionada com artigos religiosos em Paris enquanto, subsídiava no Brasil muitas instituições religiosas com louvour do Vaticano.

No final do século XIX, regressa a Portugal, à sua terra natal, onde mandou construir esta fantástica quinta.

Casou-se com uma distinta senhora, sobrinha do Presidente do Regime do Uruguai, onde teve o seu início filho nascido no Rio de Janeiro em 1892. (2º Conde)

Tornou-se um homem muito rico e foi nomeado Conde em 1904, convidado para ser Presidente da Câmara Municipal de 1905 a 1908, no seu auge e com uma riqueza considerável, mandou construir um enorme edifício no Rio de Janeiro e na sua terra natal, Hospital, Santa Casa da Misericórdia, construção de vários edifícios importantes.

Faleceu em 1925, e deixando todo o seu património ao seu filho, 2º Conde.

O 1º Conde faleceu em 1925, deixou uma fortuna inestimável ao seu 2º filho, o 2º Conde, como também valiosas propriedades como esta Quinta, o Palácio Foz, Teatro Éden em Lisboa e o Palácio de Setais em Sintra.

O 2º Conde nasceu no Rio de Janeiro em 1892, licenciado em direito. Depois das propriedades herdadas, a quinta continua a ser merecedora dos maiores cuidados, inclusive o palácio, alvo de profundas alterações, revestindo de uma arquitetura contemporânea.

Mas tanta fortuna e a quinta está abandonada? Exatamente, parece que as coisas não correram bem, a situação financeira evoluiu de forma desfavorável e os herdeiros não conseguiram reverter a situação o que impediu a manutenção da quinta.

O que realmente aconteceu? O 2º Conde falhou obrigações contraídas com a Caixa Geral de Depósitos e mais uma vez, as propriedades foram leiloadas. Sendo vendidas posteriormente entre 1940 a 1946.

Porém a Quinta do Conde manteve-se na família, onde teve 3 filhos. O Conde faleceu em 1952.
A Quinta foi herdada pela filha mais velha, Sra. Maria que nasceu em 1932 e com 20 anos e sem património líquido herdado, viveu nesta quinta até 1960, que entretanto foi vendida.

Mais informações e fotografias: https://linktr.ee/davidteimao