Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Uma ajudinha para o curioso
    Iniciado por marcvs
    Lido 13.162 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
As "entidades" ou a magia podem "manipular" energia. Esta é uma das coisas que não percebo. Alguém, independentemente do modelo a que recorra (espiritismo, magia satânica, caos magik, vudu, o que for) me pode dar umas luzes de como a coisa funciona? Se não puderem ou não quiserem estejam à vontade para me mandar à fava, também pode ser! Mas dava-me mesmo geito perceber isto, qualquer ajuda é bem-vinda.
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

A pergunta que fazes é deveras complicada e não há uma formula que te responda.

Teoricamente, as entidades são formas subtis de matéria/energia, existem num nivel menos denso e através dessa forma conseguem manipular um nivel mais denso. Não te consigo responder muito mais.
Homem!... Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses.»

A primeira coisa é não "meter tudo no mesmo saco". São tudo coisas imcomparáveis.

Citação de: Edhelar em 20 agosto, 2010, 11:08
A pergunta que fazes é deveras complicada e não há uma formula que te responda.

Teoricamente, as entidades são formas subtis de matéria/energia, existem num nivel menos denso e através dessa forma conseguem manipular um nivel mais denso. Não te consigo responder muito mais.

Excatamente, a coisa é muito mais complexa.
Tens que dedicar a uma coisa mais concreta.

Beijokas
Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.

Citação de: karoxa em 20 agosto, 2010, 13:04
Excatamente, a coisa é muito mais complexa.
Tens que dedicar a uma coisa mais concreta.

Beijokas
Concreto a este nível é difícil. Eu falo nestes termos porque a questão é comum a todas essas áreas. Consigo compreender o efeito, observa-lo, considerá-lo mas não consigo uma explicação concreta. Não há ninguém que já tenha pensado nisto?
O ""meter tudo no mesmo saco"" surge de uma questão simples, tudo faz parte do mesmo "saco" - a alquimia não vem de agora. Eu fico confuso, por vezes, só isso. Vê-se com cada definição por aí... Reparem, não são coisas incompatíveis, são maneiras diferentes de considerar efeitos diferentes, ou não. Mas a questão de uma qualquer entidade manipular energia é transversal a todos estes sistemas (por exemplo, em vez de andar atrás de "fantasmas" porque não criar um "demónio" subjugado, ou um "deus" ou um "anjo da guarda", note-se o problema não está no sistema, o problema é simples e é fundamental).
Alguém é capaz de me dizer, mesmo que seja pouco ou quase nada, de me dar alguma opinião pessoal ou baseada num qualquer sistema de crenças sobre este aspecto?
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

serrasagrada
Caro Marcvs,
quando precisas de chegar a um destino, tens de percorrer um caminho.
Nunca te é permitido evitar a caminhada.
Começa por estudar. Tudo, desde o início.
As respostas virão naturalmente.

Citação de: serrasagrada em 22 agosto, 2010, 01:58
Caro Marcvs,
quando precisas de chegar a um destino, tens de percorrer um caminho.
Nunca te é permitido evitar a caminhada.
Começa por estudar. Tudo, desde o início.
As respostas virão naturalmente.

Sei que sim, a questão não é colocada à toa. Apenas ainda não encontrei uma forma anterior à minha caminhada que explique isso. Eu não posso confiar apenas nos meus estudo, compreende?
Caso contrário, pelos meus estudos, corremos o risco de não existirmos... :D Quantas mentiras não andam por aí? Quantas não estarão em mim! A minha maneira de abordar a questão, segui a estratégia niilista, aguentou-se a muitas refutações. Mas por vezes, não tenho palavras para descrever certas coisas, talvez nem existam, ou as palavras ou as coisas. Estamos a falar de um efeito que talvez ainda não possamos compreender realmente. É a mesma questão que a física está a enfrentar (pessoalmente, vejo o modelo físico enquanto equivalente à maioria dos sistemas religiosos ou filosóficos, são frutos da mesma árvore) a "partícula de Higgs" ou a "reverberação das cordas". Em todo o caso, são conceitos tão concretos quanto "energia". Eu tenho "fé" na capacidade intelectual, se a coisa existe há-de haver uma maneira de a explicar.
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

serrasagrada
"Eu não posso confiar apenas nos meus estudos, compreende?"
Não sei que estudos são os seus.
Como Teólogo, posso garantir-lhe que uma vida não chega para nada.
Daí, que seja necessária toda a paciência do mundo.
Quer respostas já?
Impossível.
Observe a Natureza. Nada acontece de forma diferente do que nos é demonstrado.

Citação de: serrasagrada em 22 agosto, 2010, 05:23
"Eu não posso confiar apenas nos meus estudos, compreende?"
Não sei que estudos são os seus.
Como Teólogo, posso garantir-lhe que uma vida não chega para nada.
Daí, que seja necessária toda a paciência do mundo.
Quer respostas já?
Impossível.
Observe a Natureza. Nada acontece de forma diferente do que nos é demonstrado.
Tudo depende do método. Não falo dos meus estudos, não nestes fóruns. A dúvida que eu coloco é relativamente simples e fundamental. A questão é que não está explicada por modelo nenhum. Ainda estou à espera de encontrar quem me dê uma resposta, concreta ou não, não procuro aconselhamento. Há muitas explicações nas parapsicologia também que recorrem a este efeito (por exemplo os "poltergeist", existindo, seriam provocados pelo desejo/medo da pessoa dita "médium" mas apenas é descrito o efeito, não há uma explicação verdadeira para ele. Nem verdadeira nem falsa!) para explicar alguns fenómenos paranormais. O meu interesse particular neste efeito, em termos gerais, é tentar concretizar a ideia de que o universo é, no geral, de natureza abstracta (segundo o nosso modelo de compreensão, não pode ser de outra maneira - relembro o conceito de "energia" ou "campo" na física). Ou o universo é realmente ininteligível e estamos sujeitos à arbitrariedade da nossa interpretação (à "via da mão direita") e não pudemos compreender as entidades não "humanas" (além do Ego, há mais bicharada e isto não é de agora) ou, o universo é de tal forma flexível que, apesar de podermos vê-lo, senti-lo, transformá-lo, não podemos conceber certezas sobre ele (daí a necessidade de seguir no caminho do meio termo). A questão da energia transformada em matéria ou a organização da energia em matéria é relevante neste aspecto. Não se pode controlar uma variável que se desconheça.
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

Calma, não batam mais no ceguinho!!!!!!

A resposta é generalista porque a pergunta é generalista!!!! Ele não perguntou especificamente as coisas.

Citação de: marcvs em 22 agosto, 2010, 15:18
O meu interesse particular neste efeito, em termos gerais, é tentar concretizar a ideia de que o universo é, no geral, de natureza abstracta (segundo o nosso modelo de compreensão, não pode ser de outra maneira - relembro o conceito de "energia" ou "campo" na física). Ou o universo é realmente ininteligível e estamos sujeitos à arbitrariedade da nossa interpretação (à "via da mão direita") e não pudemos compreender as entidades não "humanas" (além do Ego, há mais bicharada e isto não é de agora) ou, o universo é de tal forma flexível que, apesar de podermos vê-lo, senti-lo, transformá-lo, não podemos conceber certezas sobre ele (daí a necessidade de seguir no caminho do meio termo). A questão da energia transformada em matéria ou a organização da energia em matéria é relevante neste aspecto. Não se pode controlar uma variável que se desconheça.

TenA tua pergunta, refiro mais uma vez é muito complicada. Parece-me que estas numa procura de um modelo que ajude a acomodar a ciencia e a religião. Algo que seja aberto e amplo. Algo também muito complicado de se fazer.
Não sei quais os teus estudos, nem tu pareces estar muito indicado a dar indicações, mas vamos fazer uma conversação sobre isso.
Lê sobre as leis hermeticas, A arvore da vida (Cabala) e A teoria das cordas da fisica Quantica diz-me se te ajudou alguma coisa.


Tu tens conhecimentos esotéricos ("Via da Mão Direita") e alguns cientificos! Não me parece estares mal informado! Mas parece não estares a conseguir conjugar tudo. E estou a tentar perceber qual a raiz da tua duvida, para te tentar explicar.
Homem!... Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses.»

Acho que já expliquei a minha posição noutros tópicos mas reformulo a questão aqui porque continua a ser pertinente.
Como, na prática, uma "entidade", seja ela de que natureza for, pode alterar a realidade? (Pois... Não dá para reformular, que raio... ::)) Se não for complicado também não tem interesse.
Os rituais, por exemplo, geram "padrões" que nos fazem organizar a realidade de uma maneira particular (um "avé Maria" limita-te a acção, um feitiço de "amor" condiciona-te o comportamento, a experiência "visionária" condiciona-te o organismo - mas parece que não é uma temática vem-vinda aqui no fórum..., uma reza bem feita pode fazer coisas muito mais interessantes). Estes "padrões" são uma de muitas formas de "entidades". Um espírito não dissipado, digamos, a "mente" de quem já morreu, pode ainda estar no "inconsciente" dos vivos sob essa mesma forma de "padrão" (toda a gente sabe prever o comportamento dos conhecidos, certo? - geramos "imagens", não só das coisas mas também de nós mesmos e dos outros e de deuses e de demónios e de tudo o que se quiser ou não).
Em que ponto, temos a possibilidade de telecinese, por exemplo? Como é que estes "padrões", aparentemente abstractos podem condicionar o comportamento físico? (Esquece a teoria das cordas, enquanto não houver "gravitões", não pensemos por aí - não passa de estatística, é possível mas não é certo. Por outro lado, o que é certo?)

Uma pergunta simples. Alguém daqui do fórum já teve algum tipo de experiências extra-sensoriais relevantes ou telecinese (mesmo que não intencional) ou outro qualquer efeito "físico" concreto (portergeists, casas assombradas ou coisas não apenas psicológicas)?
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

Se vir o forum vai encontrar várias experiências pessoais.

Citação de: oculto em 24 agosto, 2010, 16:28
Se vir o forum vai encontrar várias experiências pessoais.
Bem visto!  ::)
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

Booble_head_vampiro
Simples na magia trabalhas em conjunto com deuses demonios espiritos dependendo do tipo de magia de que se trata

Citação de: Booble_head_vampiro em 03 setembro, 2010, 17:42
Simples na magia trabalhas em conjunto com deuses demonios espiritos dependendo do tipo de magia de que se trata
Hum... Isso pressupõe que se trabalhe já com a "energia", não? A questão é como é que os demónios e os espíritos, etc, manipulam a energia?
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)