Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • porque existe a religião
    Iniciado por carlos
    Lido 12.635 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: groselha em 30 maio, 2014, 18:52
Como se explicava o funcionamento do sol á na idade da pedra? Não se explicava, era o Deus Sol. Mas agora já há explicação de como funciona. Claro que há muito ainda que não tem explicação, mas também nao vamos cometer os mesmos erros dos nossos antepassados, que não eram nem mais nem menos inteligentes que nós, apenas ainda não tinham o conhecimento.

No meu ponto de vista, muito pelo que eu vejo, a religião leva as pessoas a não pensarem por elas próprias, e não terem bom senso.
E quando isso é levado ao extremo, milhares de pessoas morrem por serem consideradas inferiores, ou porque a culpa é de tal raça, porque o nosso deus é o verdadeiro e todos os outros 1000 deuses não.
És ceptica :)
Eu acredito que ha algo mais mas também entendo o ponto de vista de quem não acredita.

Nem todas as religiões são assim felizmente
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Porque me tomas como mulher?  :P

Para mim não é uma questão de ponto de vista, apenas nao consigo acreditar não só por nao haver evidencias mas também por haver evidências contra.
Pessoalmente, para mim, não faz sentido sequer o acreditar no quer que seja.

cuidado groselha, essa gata eh perigosa...
✔ Não reze por uma vida fácil, reze por forças, para suportar uma difícil. (Bruce Lee)

*CepticO ;D desculpa mas groselhA confunde um pouco ;D

Entendo :)
Mas também me parece que so tens em conta religiões organizadas como a catolica ne?
Pessoalmente as minhas crenças sao uma mistura e ate as considero relativamente possiveis de provar.

Acreditas em alguma coisa do paranormal ou esoterico (religiões a parte claro)? :)

anormal
Não te estiques "gato" ^^
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Na broa  :D

Refiro-me a todas as religiões, cristianismo, islamismo, hinduismo etc(maior parte das religioes não conheço praticamente nada, mas os motivos são os mesmos, apenas histórias diferentes)

Em relação ao acreditar, não, não preciso de acreditar em coisa alguma.


#35
Sendo uma pessoa que estuda religiões e tem uma religião completamente diferente dessas posso dizer com bastante certeza que não, não é igual em todas.
Pelo menos não na minha versão da minha religião (e ai começam as diferenças grandes porque cada pessoa na minha religião pode ter a sua maneira de ver as coisas) :)

Esclarecido isto, acho que não precisamos de acreditar em nada realmente :)

Blessed be
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

tive a ler o tópico e surge me uma questão se não acreditarmos em nada isto não perde um bocado o sentido? não seria mos apenas animais que faríamos tudo para viver bem antes de morrer e acabar tudo? ate mesmo passar por cima dos outros ?

Citação de: Perdido em 31 maio, 2014, 00:44
tive a ler o tópico e surge me uma questão se não acreditarmos em nada isto não perde um bocado o sentido? não seria mos apenas animais que faríamos tudo para viver bem antes de morrer e acabar tudo? ate mesmo passar por cima dos outros ?

essa é a visão do ceptico.
tu nasces porque foste gerado através de fenómenos químicos e depois físicos.
Cresces, quanto melhor for a tua infância, muito provavelmente serás um adulto saudável.
Estudas, arranjas um trabalho, encontras um parceiro/a .. possivelmente constituis família.
Envelheces e morres. E foi a vida.

Agora, quando há algo que nos permite acreditar... quando algo nos acontece que nos guia e leva a acreditar que há algo maior que aquilo que nós vemos, quando dizemos para connosco, tem que haver!
Isso é a fé, é a vontade do ser humano.
Pode até ser a imaginação, seja o que for, que nome lhe dermos mas... o que nos impede de acreditar em algo mesmo sem ver?

E depois há a religião!
Aqui, em praticamente todas as que conheço minimamente, és levado a acreditar em coisas que foram ditas e tomadas como verdadeiras. Caso te interrogues e queiras discutir essas ideias, levas com um "foi assim que fulano disse" ou algo do género, como se tratassem de verdades inquestionáveis e absolutas.
Apenas digo, pensem por vocês próprios. Não se contentem com livros que vos dizem no que acreditar, que comportamentos devem adoptar e que estilo de vida devem viver.

Viva a liberdade de expressão.
Viva a inconformidade pelas questões pré-fabricadas!



Citação de: hoopsy em 31 maio, 2014, 02:18
essa é a visão do ceptico.
tu nasces porque foste gerado através de fenómenos químicos e depois físicos.
Cresces, quanto melhor for a tua infância, muito provavelmente serás um adulto saudável.
Estudas, arranjas um trabalho, encontras um parceiro/a .. possivelmente constituis família.
Envelheces e morres. E foi a vida.

Agora, quando há algo que nos permite acreditar... quando algo nos acontece que nos guia e leva a acreditar que há algo maior que aquilo que nós vemos, quando dizemos para connosco, tem que haver!
Isso é a fé, é a vontade do ser humano.
Pode até ser a imaginação, seja o que for, que nome lhe dermos mas... o que nos impede de acreditar em algo mesmo sem ver?

E depois há a religião!
Aqui, em praticamente todas as que conheço minimamente, és levado a acreditar em coisas que foram ditas e tomadas como verdadeiras. Caso te interrogues e queiras discutir essas ideias, levas com um "foi assim que fulano disse" ou algo do género, como se tratassem de verdades inquestionáveis e absolutas.
Apenas digo, pensem por vocês próprios. Não se contentem com livros que vos dizem no que acreditar, que comportamentos devem adoptar e que estilo de vida devem viver.

Viva a liberdade de expressão.
Viva a inconformidade pelas questões pré-fabricadas!



Palavras bem escolhidas como sempre ^^

Essas ultimas duas frases sao características das minhas crenças :)
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Perseus
Creio que ainda não dei a minha opinião neste tópico, mas vou tentar ser breve nas minhas palavras  :)

Podemos identificar as religiões como escolas. Escolas onde procuramos uma orientação e algum conhecimento para as nossas vidas.
É certo que nem todas as escolas ensinam de igual forma, tal como as religiões. Têm ideias e metodologias diferentes sobre determinados assuntos, contudo, todas elas se baseiam em algo universal, ou seja, Deus.
Deus pode ter muitos nomes diferentes, consoante a religião, mas a entidade é a mesma sobre todos nós.

A religião existe por causa do medo de uns e do desejo de poder de outros.

No inicio o Homem usava a sua parte espiritual naturalmente, cada um tinha as suas faculdades e não precisava de ninguém, mas quanto à parte física surgiam necessidades, as pessoas ficavam doentes, feriam-se nas caçadas, essas feridas eram saradas com seivas e extratos de ervas, foram experimentando quais serviam e para o quê, mas nem todas as pessoas se podiam dedicar a isso, enquanto umas caçavam, outras apanhavam frutos, tomavam conta das crianças, etc e alguém tinha de  recolher as plantas, as ervas e ver para que serviam, experimentavam os resultados com mezinhas,  sempre que o resultado era positivo os Homens agradeciam à natureza, quando o que necessitavam não estava ao seu alcance, ou porque receavam uma má colheita, eles pediam à natureza que intercedesse.
Sempre que os resultados eram positivos eles ficavam felizes e agradeciam. Sentiam-se em dívida para com a natureza e retribuíam com gratidão oferendas do melhor que possuíam, reconhecendo que lhes havia sido oferecido por ela.
Por isso a natureza era vista como um Deus, mais propriamente uma Deusa, a que dá a vida, a deusa mãe.
A pessoa que se dedicava a curar os da sua tribo dedicava-se não só a este tipo de medicina, como à parte espiritual, digamos que era a sua profissão, a essa pessoa competiam os afazeres para os quais o resto da tribo não tinha tempo, por esse mesmo motivo, competia ao resto da tripo garantir a sua sobrevivência, sempre que alguém precisava de ajuda recorria a este elemento, que era um curandeiro, feiticeiro, mago, bruxo, ou algo equiparado.
Esta posição tornou-se de grande importância, tornando-o poderoso, fazendo com que o próprio líder da tribo recorresse a ele, ou seja, acabou por se tornar no elemento mais poderoso do clã!
Nesta altura, todo o seu trabalho era visto como divino, a sabedoria foi passando de geração em geração, os métodos e regras, agradecimentos e oferendas, pedidos e rituais, tornaram-se naquilo a que hoje chamamos religião, ela era estudada e usada por uma classe restrita de pessoas que em todos os clãs (cada um à sua maneira) detinham o mesmo poder e usufruíam do mesmo respeito, digamos que era uma religião Una.
Na continuidade este posto foi cobiçado pelos fracos sedentos de poder, que viram naquela posição a forma mais fácil de acumular bens, sem ter outro trabalho que não fosse incutir ideias na cabeça dos outros.
Para que conseguissem usurpar aquele seu lugar criaram uma série de regras novas, baseadas naquilo que já conheciam, mudaram-lhes os nomes, os ritos e tentaram também mudar as pessoas.
Como viram que existia grande relutância em aceitar estes novos "feiticeiros" e eles não prescindiam dos seus intentos, trataram de se organizar, recrutaram elementos igualmente sedentos de ambição e criaram as suas regras; Quem não aceitasse este novo movimento seria assassinado.
Denegriram a sabedoria  dos tradicionais feiticeiros, ou bruxos, queimando-os em fogueiras.
As pessoas que se opunham eram mortas, restaram então em maior número as que se renderam  e foram estas que passaram esses novos ensinamentos aos seus filhos, que por sua vez os passaram aos seus e assim sucessivamente, as pessoas seguiram os tempos atarefadas em acumular bens e poder, ou simplesmente a comer e calar, para seguirem a imagem que lhes deram, escolhendo assim o caminho que deviam seguir, se questionassem os pais de onde tinham eles tirado aquelas ideias e porque eles também não o sabiam, davam-lhes um livro enorme para as mãos, obrigavam-nos a lê-lo e castigavam-nos se não fizessem o que vinha lá escrito.
Como funcionou de certa forma, pelo menos fez com que as pessoas ficassem mais longe da verdade, outras pessoas tentaram chegar lá de outras formas, não apenas pela sede do poder, mas porque não conseguiam concordar com tudo, mas estava escrito... O mal era esse, estava escrito com as palavras de Deus, a única forma de respeitar Deus sem desmentir o que estava escrito e conseguir aquilo que queriam era interpretar as palavras à sua maneira e foi isso que fizeram, assim nasceram infinitas religiões, se todos pensassem só pela sua cabeça, talvez houvesse uma religião diferente para cada um e um dia em reunião veriam que era tudo o mesmo, só mudavam as definições.
Mas isso não aconteceu (ainda) embora mais tarde as pessoas, as que sentiam Amor, as que não estavam lá muito satisfeitas com o decorrer da história da sua Humanidade, viram que o respeito pelos outros era necessário, lançando assim uma onda de Amor e Paz muito mais benevolente que a instaurada.
Com este alívio na opressão, sem o medo no comando, as pessoas começaram a pensar pela sua própria cabeça, a fazer perguntas e procurar as soluções, não nos livros, mas dentro de si.
E nasceu o Fórum Paranormal
Isto é apenas um resumo daquilo que eu penso, porque penso, questionei-me muito e com os dados que adquiri ao longo da vida, juntei assim o puzzle e senti-me bastante satisfeita, se calhar até nem foi bem assim, mas acredito que ando lá perto.
O equilíbrio consegue-se entre o que é espírito e o que não o é.

Citação de: Perseus em 31 maio, 2014, 12:27
Creio que ainda não dei a minha opinião neste tópico, mas vou tentar ser breve nas minhas palavras  :)

Podemos identificar as religiões como escolas. Escolas onde procuramos uma orientação e algum conhecimento para as nossas vidas.
É certo que nem todas as escolas ensinam de igual forma, tal como as religiões. Têm ideias e metodologias diferentes sobre determinados assuntos, contudo, todas elas se baseiam em algo universal, ou seja, Deus.
Deus pode ter muitos nomes diferentes, consoante a religião, mas a entidade é a mesma sobre todos nós.

Nomes diferentes sim mas ha crenças que a entidade é diferente.  Falo da minha crença porque é a que conheço melhor. "deus" é energia; energia da natureza, dos planetas,  de cada um de nós. É energia com duas faces.

E decididamente não é culpada pelo que eu sofro porque não ha castigo,  ha karma.

Lilith Lua Negra pelo que li do que escreveste aconselho-te o livro Sementes da Magia de Catherine Summers e Julian Vayne :)
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Perseus
Citação de: LilithP em 31 maio, 2014, 14:50
Nomes diferentes sim mas ha crenças que a entidade é diferente.  Falo da minha crença porque é a que conheço melhor. "deus" é energia; energia da natureza, dos planetas,  de cada um de nós. É energia com duas faces.

E decididamente não é culpada pelo que eu sofro porque não ha castigo,  ha karma.

Lilith Lua Negra pelo que li do que escreveste aconselho-te o livro Sementes da Magia de Catherine Summers e Julian Vayne :)

Concordo  :)
Apesar de nunca ter visto, creio que poucos tenham tido essa oportunidade... Contudo, acredito que possa tomar a forma que achar necessária para intervir connosco. A mente humana, ainda não é suficientemente aberta para poder aceitar algo ou formas que nunca viu, daí talvez assuma uma forma que todos nós possamos aceitar... (pode assumir uma forma humana ou uma forma animal)...
Pelo que li, até Lúcifer já tomou várias formas animalescas... Bode, Lobo, Mula... Já o identificaram também como um homem e também como uma mulher.
:)

#43
Então e ninguém pergunta: porque existe o ceticismo?..


Bem,.. de acordo com aquilo que eu penso,... a crença em algo superior faz parte da natureza inata do Homem, e isso até era visto como sinal de inteligência humana, pois só nas civilizações mais avançadas dos hominídeos é que se encontram vestígios de adoração a deuses e rituais que evidenciam que existia já a crença de vida após a morte.

Com a evolução social e cultural do Homem e talvez devido às expressões de dominância social de certos grupos, esses sistemas de crenças, ao longo dos milhares de anos, também evoluíram de forma a servirem os ideais egóicos de pessoas das ditas classes superiores, em que se serviam dos seus cargos religiosos e da proximidade da existência de supostos seres divinos, para julgar, condenar e condicionar o comportamento das pessoas, definindo o que é certo ou errado de acordo com as suas próprias ideias, criando o preconceito e a discriminação, culminando por vezes em episódios sangrentos e desprovidos de consciência social.

Grande parte das religiões com mais seguidores e as quais já foram desculpa para vários atos horrendos, possuem nas suas melhores virtudes os mesmos ideais que se vermos bem consistem naquela ideia de "não fazer aos outros o que não queremos que nos façam a nós" ou de "fazermos aos outros o bem que queremos para nós" no entanto, com a evolução adulterada desses sistemas de crenças, veio sempre a ideia de um deus ou deuses tiranos e de regras descabidas, que de certa forma contradizem os ideais dessas mesmas religiões, criando assim um deus impuro e com defeitos humanos que são forçosamente vistos como qualidades pelos seus seguidores.

Ou seja, as religiões na sua maioria possuem a mesma ideia inata do "Bem", só que com a evolução religiosa descontrolada e homogeneizada com o ego humano, as levam a criar situações sociais desconfortáveis,... misturando o bem, o mal e a vontade humana, numa "normalidade" insuportável para alguns...aqueles que não fazem parte dos "rebanhos religiosos": os céticos.

E agora percebe-se porque existe o céticismo religioso....

O céticismo religioso é uma consequência do desenrolar falhado das religiões, é uma consequência da insatisfação de quem tem a tal noção do "Bem" e não o encontra nesses sistemas,... de quem procura respostas nas várias religiões e só encontra evidências frustrantes de que é tudo inventado pelo Homem, e então percebe que todos os outros valores e idealismos religiosos são artificiais e que conduzem a uma alienação cultural das pessoas, e daí acabam por depreender que é tudo uma "fantochada".
O ceticismo não é inato ao Homem, pois como disse anteriormente todos os homens e mulheres se nascessem livres desta sociedade e livres das ideias que agora existem, tenderiam na mesma a acreditar em algo superior e a construir uma religião.

No entanto, isto não implica dizer que o Ceticismo é a chave...e dizer que é impossível a ideia da existência de algo divino porque as únicas referencias que temos como background são as aldrabices humanas acerca do assunto, também é errado...

Qualquer pessoa que pense um pouco sobre o assunto decerto perceberá que os deuses religiosos são falsos e humanizados, e esse ceticismo é aceitável e correto  (pois está a eliminar uma coisa (sistema de crenças/religião) cuja natureza não é divina, mas sim humana), mas a certeza de que realmente existe ou não algo superior (que nada tem a ver com esses deuses religiosos artificiais) só poderia ser provada ou não por essa mesma entidade superior,... e se não existir, também não poderemos saber...existe e não existe ao mesmo tempo...é como o gato de Schrodinger........se houver mesmo inteligência neste assunto nunca poderão ser feitas afirmações do género: Existe!,...... ou: Não, não existe!... A inteligência aqui está em dar o benefício da dúvida.

Ao acreditarmos piamente e, na mesma, se refutarmos completamente essa hipótese, estamos a afastar-nos da verdade, neste caso a dúvida é a única coisa real e aceitável, e se repararmos, é nesta enorme dúvida que se baseia a nossa evolução pessoal.

Neste caso, a dúvida é divina, as certezas são humanas...

A meu ver a tal frase de Ghandi, deveria ser norma: "A minha religião é a bondade". Só temos de ter cuidado para não adulterar essa "bondade".

No meu caso eu acreditava, depois deixei de acreditar, e agora estou assim... nem no -1, nem no 1, estou no 0

:)
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

Citação de: LilithP em 30 maio, 2014, 22:19
anormal
Não te estiques "gato" ^^
Pensei que fosse me apedrejar, sem dó!
✔ Não reze por uma vida fácil, reze por forças, para suportar uma difícil. (Bruce Lee)