Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • porque existe a religião
    Iniciado por carlos
    Lido 12.636 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
carlos
pena que tem pessoas que usam isso prós seus próprios desejos sombrios

S.Cipriano
Citação de: white92 em 08 junho, 2009, 01:02
Para não tornar o mundo demasiadamente material?

Cumps.


Concordo

Alëksei SK
pessoalmente acho que a religiao (e crenças) começou nos tempos mais antigos como forma de explicar tudo aquilo que o homem nao o conseguia fazer, mesmo algumas coisas que hoje em dia sao banais para nos, como a trovoada, o nascer do sol, p facto de haver boas e más olheitas na agricultura etc...

mas claro que o ser humano tende sempre a tentar conseguir o poder absoluto de algo, nao vale apena nega-lo, a historia mundial diz isso mesmo, e a religiao passou de uma simples explicaçao para os fenomenos incompreendidos para um modo de vida.
afinal uma pessoa normalmente nasce dentro duma sociedade que tem uma religiao seja ela mais ou menos vincada.
e claro, como ja foi dito acima a religiao tem servido ao longo da historia como pretexto para muita coisa, mesmo pra mortes, violaçoes, escravatura etc, mesmo quando nesses livros sagrados esses mesmos actos sao reprovados.

alem de que, penso que tambem há umm grande abuso da imagem de uma pessoa ligava fortemente ás religioes, temos na catolica sempre presente a imagem de jesus cristo, temos na muçulmana a de moisés e por ai fora..

é claro que olhando por outro aspecto, a religiao ajuda as pessoas a superar os momentos menos bons, elas baseiam-se com fé nas coisas (boas) que aprenderam, e ainda bem que assim é, se nao, se apenas fosse um pretexto de guerras, a religiao estaria ao nivel uma qualquer seita marada sanguinaria, ou mesmo ao nivel do nazismo.

mas pessoalmente penso que religioes e crenças trazem mais mal ao mundo do que bem, pois o facto nao e uma pessoa acreditar nos seus ensinamentos, o problema está em obrigar os outros a acreditar, mesmo contrariados e isso é que é um barril de polvora.

e como vemos nas noticias, isto mesmo que acabei de dizer está presente na actualidade, nos mais diversos pontos do mundo, desde "pequenos" conflitos etnicos a grandes manifestaçoes e massacres.

enquanto o ser humano nao aprender a respeitar as crenças e nao-crenças dos outros este tipo de problemas continuará.

carlos

Alëksei SK
pelo menos penso qe na religiao catolica ja nao ha os autos de fé..
pra quem n sabe, os autos de fe serviam pra queimar (literalmente) quem nao fosse cristao ou quem as pessoas achassem que era bruxa e feitiçeira e tal..


Porque as pessoas têm necessidade de acreditar que ha' algo superior a elas, algo a que possam 'agarrar-se' nos maus momentos, algo que lhes dê a sensação e a ilusão de que estão protegidas por algo maior ou seja necessitam de fé e de uma figura superior (tipo Deus) para não se sentirem a' mercê do que for, se é que me estou a fazer entender .

Acho que outra razão e' o medo da morte. Acho que as pessoas não gostam da ideia de que quando morrem, simplesmente viram matéria,comida de minhoca daí confortam-se na religião na ideia de que está um paraiso á espera delas como acontece na religião católica.

A meu ver a religião existe porque sempre existiram controladores e controlados, através da religião movem-se massas e cumprem-se objectivos ( isto mais antigamente, hoje nem tanto ).
Acredito que o plano espiritual exista assim como uma entidade criadora, cuja o Homem ao logo da sua existencia tenta defini-la através da sua obra bem como pela sua magnitude complexa manifestada na vida e na morte, na natureza de tudo, no conhecido e no desconhecido. Devo frisar que Religião é uma instituição fundada num determinado credo que muitas vezes não obedece ás suas próprias convicções morais, se obedecesse verdadeiramente não existiriam tantas mortes em nome do Divino como a História nos pode contar, é preciso ver que as autoridades destas mesmas Religiões muitas vezes mudavam os seus próprios livros sagrados e doutrina em favor de interesses que nada teriam haver com o espiritual.
Basicamente a Religião existe para controlar e não para libertar, esse fim na minha opinião pertence aos domínios da espiritualidade e não da Religião.
"Disce quasi semper victurus,vive quasi cras moriturus"

Citação de: carlos em 08 junho, 2009, 00:57
alguem tem uma ideia ???

boas...

queres saber porque que existe religioes!?
pois 'e facil! todo o ser humano tem de acreditar em alguma coisa para se ser alguem para nao ser.mos "vazios"...dai acreditar.mos em forcas divinas... ora seja em Deus, como em Santos, Anjos e por ai fora... pois nos maus momentos sao a eles que "tu" apelas,quem diz "tu" diz outra pessoa qualquer! agora se Eles existem ou nao!? isso ja nao sei responder, mas certamente existindo ou nao, sao os nossos maiores ouvintes!

resumindo acreditamos porque temos de acreditar em alguma coisa!!

espero ter ajudado! so nao entro mais sobre o assunto porque se tornaria muito grande! :P

cumps
** ninakkida **

Citação de: ninakkida em 01 dezembro, 2009, 01:30
boas...

queres saber porque que existe religioes!?
pois 'e facil! todo o ser humano tem de acreditar em alguma coisa para se ser alguem para nao ser.mos "vazios"...dai acreditar.mos em forcas divinas... ora seja em Deus, como em Santos, Anjos e por ai fora... pois nos maus momentos sao a eles que "tu" apelas,quem diz "tu" diz outra pessoa qualquer! agora se Eles existem ou nao!? isso ja nao sei responder, mas certamente existindo ou nao, sao os nossos maiores ouvintes!

resumindo acreditamos porque temos de acreditar em alguma coisa!!

espero ter ajudado! so nao entro mais sobre o assunto porque se tornaria muito grande! :P

cumps


nem mais faço minhas as tuas palavras, se não acreditássemos em algo maior então que andaríamos cá a afazer

MissB
Citação de: pipacarvaçho em 25 julho, 2009, 19:24
Porque as pessoas têm necessidade de acreditar que ha' algo superior a elas, algo a que possam 'agarrar-se' nos maus momentos, algo que lhes dê a sensação e a ilusão de que estão protegidas por algo maior ou seja necessitam de fé e de uma figura superior (tipo Deus) para não se sentirem a' mercê do que for, se é que me estou a fazer entender .

Acho que outra razão e' o medo da morte. Acho que as pessoas não gostam da ideia de que quando morrem, simplesmente viram matéria,comida de minhoca daí confortam-se na religião na ideia de que está um paraiso á espera delas como acontece na religião católica.

Concordo! :)
Mas com o evoluir dos tempos, muitos se aperceberam que através da religiao podiam controlar as massas, algumas religiões incutindo medo... Por isso é que hoje em dia são muito criticadas e desacreditadas.

Uma questão interessante com várias opiniões que continuam a dar um bom debate. Muitos dos que aqui colocaram as suas opiniões já há muito que não vêm aqui. Que tal continuarmos o debate com os "users" mais recentes?

Como já alguem disse anteriormente, a religião foi "criada" porque os nossos antepassados não tinham o conhecimento que hoje em dia temos, e sendo o ser humano um ser curioso, sempre à procura de respostas, o ser deus que fez ou que é um deus servia como resposta. Por isso é que existem vários deuses, cada civilização dava um nome diferente aquilo que via, histórias diferentes.
E como é uma boa ferramenta para controlar o povo, o ser humano, sendo tambem um ser ganancioso, aproveitou-se.
Com o desenvolvimento da ciencia, as respostas anteriormente dados pela religiao, sao substituidas por respostas dadas pela ciencia, dantes quando a resposta era algo sobrenatural, agora é perfeitamente explicavel.
Em países mais desenvolvidos, com maior indice educacional, a % de religiosos é muito menor.

#27
Concordo e discordo do que dizes groselha mas nesse caso e visto que falaste no sobrenatural e ciencia, como se explica entao com ciencia as coisas que ela nao consegue explicar? :)

Eu acho que o conceito de religiao foi criado para as pessoas terem algo que culpar pelas coisas :P
No entanto tambem vejo algumas religioes que fogem a regra
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Como se explicava o funcionamento do sol á na idade da pedra? Não se explicava, era o Deus Sol. Mas agora já há explicação de como funciona. Claro que há muito ainda que não tem explicação, mas também nao vamos cometer os mesmos erros dos nossos antepassados, que não eram nem mais nem menos inteligentes que nós, apenas ainda não tinham o conhecimento.

No meu ponto de vista, muito pelo que eu vejo, a religião leva as pessoas a não pensarem por elas próprias, e não terem bom senso.
E quando isso é levado ao extremo, milhares de pessoas morrem por serem consideradas inferiores, ou porque a culpa é de tal raça, porque o nosso deus é o verdadeiro e todos os outros 1000 deuses não.

as religioes, surgiram a partir do culto aos elementais da natureza e, do conceito luz vs trevas...
✔ Não reze por uma vida fácil, reze por forças, para suportar uma difícil. (Bruce Lee)