Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • Monstro do Lago Ness
    Iniciado por Lunática
    Lido 28.947 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Lunática
O Monstro de Loch Ness, também conhecido por Nessie, é uma criatura aquática que alegadamente foi vista no Loch Ness (Lago Ness), nas Highlands da Escócia. A sua existência, ou não, continua a suscitar debate entre os cépticos e os crentes, e é um dos mistérios da criptozoologia. O monstro de Loch Ness é descrito como uma espécie de serpente ou réptil marinho, semelhante ao plesiossauro, um sauropterígeo pré-histórico. Mas no dia 29 de maio de 2003 o governo da Escócia declarou que o monstro não existe e as ideias de que ele existe não passam de fruto da imaginação.


Suposta foto do monstro marinho

Desde há pelo menos 1500 anos que existem rumores acerca de uma criatura estranha em Loch Ness. O primeiro registo escrito aparece na Vida de São Columbano (também conhecido como São Columbina) (escrita pelo próprio no século VI), onde Columbano descreve como salvou um picto das garras do monstro. Em outro ponto da obra, o santo conta que matou um javali com o poder da sua voz, o que levanta questões sobre a credibilidade dos seus relatos, mas o javali pode ter morrido por outra causa enquanto ele gritava ou simplesmente Columbano usou uma metáfora, como estar usando "Voz" como algo relativo ao povo e usado um exército de pessoas.

No século XX, o primeiro relato é de 1923, e conta como Alfred Cruickshank avistou uma criatura com cerca de 3 metros de comprimento e dorso arqueado. O registo visual que iniciou a popularidade de Nessie data de 2 de Maio de 1933 e foi relatado pelo jornal local Inverness Courier numa reportagem cheia de sensacionalismo. Na peça conta-se que um casal viu um monstro aterrorizante a entrar e sair da água, como alguns golfinhos fazem. A notícia gerou sensação e um circo chegou mesmo a oferecer 20000 libras pela captura da criatura. A esta oferta seguiu-se uma onda de registos visuais que resultaram em 19 de Abril de 1934 na mais famosa fotografia do monstro, tirada pelo cirurgião R.K. Wilson (daí o nome da fotografia, conhecida como Surgeon's photo). A fotografia circulou pela imprensa mundial como prova absoluta da existência real do monstro.

Décadas depois, em 1994 Marmaduke Wetherell confessou ter falsificado a fotografia enquanto repórter free lancer do Daily Mail em busca de um furo jornalístico. Wetherell afirmou também que decidiu usar o nome do Dr. Wilson como autor para conferir mais credibildade ao embuste.

Em 25 de maio de 2007, Gordon Holmes, um técnico de laboratório de 55 anos de idade, filmou um vídeo que ele diz ser de uma "criatura preta, com cerca de 45 pés de comprimento, movendo-se rapidamente na água". O vídeo vai ser estudado por biólogos. Diz-se que o vídeo está "entre as mais brilhantes aparições do monstro já feitas". A BBC da Escócia transmitiu o vídeo em 29 de maio de 2007.

Quase todos os relatos de aparições do monstro descrevem-no à semelhança de um Plesiossauro, um animal parente dos dinossauros extinto desde o Mesozóico. Os plessiossauros eram répteis aquáticos de grandes dimensões, com um pescoço grande em relação à cabeça, que se deslocavam com a ajuda de enormes membros em forma de barbatana. A semelhança com um animal extinto levou alguns criptozoólogos a defender que o monstro de Loch Ness é um plessiossauro que, de alguma forma, sobreviveu à extinção da sua espécie no fim do Cretácico. Os cépticos argumentam com a impossibilidade de um único indivíduo sobreviver 63 milhões de anos e que esta hipótese implica a existência não de um monstro, mas de uma pequena comunidade. Baseado no tamanho do lago e na quantidade de alimento, George Zug, do Smithsonian, calculou que o número de criaturas como Nessie poderia variar de 10 a 20 animais se cada um pesarem cerca de 1500 e chegar até 150 animais de 150 quilos (O que provavelmente não é o caso já que descrevem criaturas enormes).


Impressão artística do Plesiosaurus em seu meio ambiente

Cientistas dizem que um Plesiossauro nunca levantaria o pescoço acima d'agua, como o monstro supostamente faz. Além disso, o plesiossauro era adaptado ao calor, e não às temperaturas absurdamente baixas do Lago Ness. Baseando-se nisso, um grupo de cientistas criaram uma teoria que diz que o monstro é, um dinossauro parente do plesiossauro, que além de nunca ter sido documentado, possuía uma estrutura óssea diferente de seu suposto primo e o corpo adaptado a condições climáticas diferentes, que vivia no Oceano Ártico ou Atlântico. Assim, um grupo dessas criaturas entrou pelo Rio Ness (uma das únicas ligações do lago com o mar) e depois de certo tempo o rio ficou muito raso, e as criaturas não puderam sair, graças ao alimento farto de salmões, enguias e trutas as criaturas se adaptaram à vida no lago. Então, "Nessie" provavelmente seria da superordem Sauropterygia.

Outras explicações para os registos visuais sugerem que as testemunhas tenham confundido o monstro com os esturjões que abundam no lago e que, graças à sua estranha aparência, possam ter causado confusão. Há ainda quem relacione os registos visuais com libertação de gases da falha tectónica que modela o lago, que podem chegar à superfície sobre a forma de bolhas.

Em Julho de 2003, uma equipe da BBC realizou uma investigação exaustiva na zona, com o fim de determinar de vez a existência ou não do monstro. O lago foi percorrido de uma ponta à outra por mergulhadores e cerca de 600 sonares sem qualquer resultado. A BBC concluiu que o monstro não existe mas nem isto desalentou os defensores de Nessie.

Grande parte da dificuldade em encontrar ou provar a ausência da criatura é devida à peculiaridade geológica do próprio lago. Ele tem forma estreita, profunda e alongada, com cerca de 37 quilómetros de comprimento, 1,6 quilómetros de largura e uma profundidade máxima de 226 metros. A visibilidade da água é extremamente reduzida devido ao teor de turfa dos solos circundantes, que é trazida para o lago através das redes de drenagem. Pensa-se que o lago Ness tenha sido modelado pelos glaciares da última era glacial. Além disso, a visibilidade na superfície costuma ser má, o que explica a má qualidade das fotos e a suspeita de que os registos visuais sejam apenas pareidolia. Na Escócia, a média dos últimos 30 anos é de apenas 48 dias de sol por ano.

Monstro do Loch Ness?

Já foram realizadas inúmeras expedições ao dito lago, foi usada a tecnologia mas sofisticada, toda a extensão do lago foi dragada, e nunca foi encontrada a mais pequena evidência de algo parecido com o suposto monstro.

Por isso só se podem concluir 2 coisas, ou que de facto o monstro não existe, ou então que se trata de uma criatura sobrenatural. Teoria esta que surgiu devido ao facto de o já referido no texto acima, Columba, depois de ter enterrado uma vítima de um monstro aquático, ter voltado ao lago com outros monges, tendo de imediato aparecido o monstro, Columba fez o sinal da cruz ordenando que desaparecesse dali, e perante isto a criatura terá fugido aterrorizada.
O possível faz-se, o impossível demora mais um bocado.

Não hei de morrer antes de lá ir e passar 24 horas a olhar para o lago  :D
Believe to see...

#3
Nunca achei muita piada a este mito porque quando era pequena chamavam-me de nessi, nao plo monstro ( acho eu!) mas por ser um diminutivo do meu nome e ainda alguns familiares me chamam...

Citação de: Zühl em 10 agosto, 2009, 19:59
Não hei de morrer antes de lá ir e passar 24 horas a olhar para o lago  :D

LOL Nao te podes esquecer de levar uns 30 cobertores e umas boas litradas de cafe bem forte!!  ;D ;D

Cumps
VS

Isto já está tudo pensado lol  ;)
Believe to see...

Tenho um Livro q fala sobre coisas da Antiguidade, e de Nessie.. Vou buscá lo.

É isso mesmo, o livro chama-se Enigmas da Antiguidade e é do Círculo de Leitores.
Pois é. Segundo o meu Livro, a 1ª imagem que a Lunatica postou é falsa, e fala tbm acerca de se especular q Nessie pode ser o Ultimo Dinaussauro do Mundo.
Um extracto do meu livro:
" As descrições e fotos do Nessiteras rhombopteryx da Escocia assemelham-se aos chamados elasmossauros, que povoaram a terra á cerca de 60 milhoes de anos. Possivelmente, 1 ou mais dos animais q habitam no Loch Ness terão sobrevivido e ter-se-ão continuado a reproduzir em segredo ao longo de mtos milhares de anos. Certas testemunhas oculares chegam mesmo a afirmar ter visto Nessie com uma cria pequena."

Esperem... Antes disso:
"Uma das provas mais convincentes da existencia real de Nessie foi apresentada em Agosto de 1972. O lago foi entao navegado por especialistas equipados com sonares, que sob a direcçao de Robert Rines varreram toda a profundeza das aguas, da superficie ate ao fundo. A 8 de Agosto, o sonar detectou no Loch Ness um objecto com cerca de 7 a 10 metros. Nas imagens dai resultantes surgem os possiveis contornos de uma criatura com as caracteristicas atras mencionadas, isto é, pescoço comprido e bossas. Em 1975, uma outra expedição  voltou a produzir imagens semelhantes. O doutor Gerog H. Zug, zoologo e curador da exposição de repteis e anfibios do Smithsonian Institute de Washington, classificou Nessie, um ser vivo ate entao desconhecido,e atribuiu lhe o nome cientifico de Nessiteras rhomboptheryx."

Outra Curiosidade Interessante:
" Animais aquaticos semelhantes a dinossauros foram tbm avistados no Canada. O chamado Ogopogo, de quase 22 metros dde comprimento, vive no lago Okanogan e o Manipogo, captado em video por camaras automaticas, tem cerca d 8 metros e vive num lago mais peqeno no leste do Quebeque. Estes animais fascinam nao apenas os Canadianos mas tbm cientistas de todo o Mundo, que ja lhes tao no encalço.
Tbm no Japao ha relatos de terem sido avistadas criaturas semelhantes a nessie em diversos lagos. Uma delas, o Issie, tem mesmo o estatuto duma estrela dos Media, ao passo que uma outra, baptizada de Kussi se apresentou a fotografos amadores com os seus orgulhosos nove metros de comprimento. Aqilo q esta por detras destas apariçoes constitui um enigma, tal como Nessie desde ha decadas."

Espero ter sido util,
Cumprimentos*

Believe to see...

Citação de: Zühl em 10 agosto, 2009, 23:09
Foste sim,obrigado :D
Oh, tu éq és, tas sempre presente nos meus topicos e Posts :)
Obrigada Zuhl :)

Citação de: BreakGirl em 10 agosto, 2009, 23:14
Oh, tu éq és, tas sempre presente nos meus topicos e Posts :)
Obrigada Zuhl :)

De nada lol  :D
És simpática  :D :D

;)
Believe to see...



Juro que antes de morre quero ir a esse lago e ver se vejo o bichinho! Só acho estupido e não terem permanentemente camaras de vijilancia no lago, pelo menos em algs zonas. e gajsu a investigar ixu.
Pk se acredtam
tanto nisso. well...move...do something...
Aquilo que vemos e sentimos é uma minúscula parte da realidade!

-------------
https://www.facebook.com/pages/Team-LX-Paranormal-Hunters/237979526227155

Citação de: Infanati em 11 agosto, 2009, 13:48
Juro que antes de morre quero ir a esse lago e ver se vejo o bichinho! Só acho estupido e não terem permanentemente camaras de vijilancia no lago, pelo menos em algs zonas. e gajsu a investigar ixu.
Pk se acredtam
tanto nisso. well...move...do something...
Se calhar é pqe qerem encobrir mesmo qqr coisa... Qem sabe??
Cumprimentos*


Citação de: BreakGirl em 11 agosto, 2009, 22:38
Se calhar é pqe qerem encobrir mesmo qqr coisa... Qem sabe??
Cumprimentos*



Talvez  :(
Believe to see...

Esse lago já foi mais que muitas vezes dragado e passado a pente fino por dezenas de mergulhadores em simultâneo, e nunca se encontrou nada.
O possível faz-se, o impossível demora mais um bocado.

Citação de: Alekhine em 11 agosto, 2009, 22:51
Esse lago já foi mais que muitas vezes dragado e passado a pente fino por dezenas de mergulhadores em simultâneo, e nunca se encontrou nada.

Um radar detectou um Objecto com cerca de 10 metros... Está no excerto do meu livro, la em cima  ::) ::)
Dragado?? O lago é mta grande pa ser dragado...
Onde éq soubeste isso??
Eu nnca ouvi falar Disso...
Beijoca, ->(S)<- ;D