Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • Sanatório Jerónimo de Lacerda - Caramulo
    Iniciado por dra_vany
    Lido 21.202 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Na Serra do Caramulo existe o Sanatório Jerónimo de Lacerda que está ao abandono. Conhecido outrora como Grand Hotel Caramulo, era um sanatório destinado às pessoas mais favorecidas. A vila do Caramulo foi fundada em 1921, fruto da iniciativa de um médico, Jerónimo Lacerda, que na vertente sul da serra criou a que acabaria por impor-se como a maior estância sanatorial de Portugal e da Península Ibérica. O aglomerado tinha infra-estruturas únicas no país, como água canalizada ao domicílio, rede de esgotos, recolha de lixo e rede eléctrica própria. Em 1922, através constituição da Sociedade do Caramulo, fundada, dois anos antes, por Jerónimo Lacerda e outras personalidades, foi construído um hotel que acabaria por ser a génese da construção de quase duas dezenas de sanatórios. A erradicação da tuberculose, na década de 70, ditaria o abandono gradual de uma vila que confia no futuro.


Dr. Jerónimo de Lacerda


Grand Hotel Sanatório


Sala de Jantar


Galeria de Cura de inverno - 1938

Penso que será um lugar de interesse a visitar! :) Como sanatório que foi, alguma coisinha deve ter por entre estes corredores. Aqui ficam umas fotografias do estado actual do edifício. É bem sinistro!







Estas fotografias foram retiradas de um site pertencente ao Olhares. Espero que não faça mal!

Ainda não consegui as coordenadas do lugar. Mas não deve ser difícil lá chegar.

Espero que seja do vosso interesse! *

Vany
"There is no Death. There are no dead."

AndreiaLi
Interessante... em que local do país fica?

"There is no Death. There are no dead."

Muito interessante! ;)

Pelo que andei a ver existem mais alguns sanatórios abandonados para esses lados, nomeadamente o Sanatório Infantil, Sanatório Santa Maria, Sanatório / Casa de Saúde da Serra e o Sanatório Central.

Retirei esta informação de um site que tem uma espécie de glossário de locais abandonados do país, não sei se posso por aqui o link.. :-\

Citação de: Gawen em 13 fevereiro, 2010, 16:49
Muito interessante! ;)

Pelo que andei a ver existem mais alguns sanatórios abandonados para esses lados, nomeadamente o Sanatório Infantil, Sanatório Santa Maria, Sanatório / Casa de Saúde da Serra e o Sanatório Central.

Retirei esta informação de um site que tem uma espécie de glossário de locais abandonados do país, não sei se posso por aqui o link.. :-\

O link acho que não podes, mas sabes o que era fixe?! Fazeres um tópico só com esse Glossário! ;)
E era muito útil!
"There is no Death. There are no dead."

#5
Hm, é capaz de ser uma boa ideia, vou criar na parte de "Investigação Paranormal", já que não sei se os ditos locais são ou não assombrados, mas podem ser alvo de investigação para que se descubra alguma coisa. ;)

P.S.: Já está, tem o nome de "Lista de locais abandonados em Portugal" ;D

Sinistro. Acho os Sanatórios bem interessantes, embora so tenha ido ao da Serra Da Estrela

Gostaria muito de visitar este local.
A minha bisavó esteve neste sanatório. Quando foi para casa, depois da estadia, suicidou-se.
Alguém tem mais fotos deste local?

djpid
boas na serra do caramulo mais propriamente caramulo esistem muitos sanatorios abandonados mas nao podes ser vistos pelo publico so mesmo o exterior

so vos digo uma coisa nao e agradavel estar num sanatorio desses do caramulo ja la trabalhei seei o que e isso

Citação de: djpid em 12 abril, 2010, 21:23
boas na serra do caramulo mais propriamente caramulo esistem muitos sanatorios abandonados mas nao podes ser vistos pelo publico so mesmo o exterior

so vos digo uma coisa nao e agradavel estar num sanatorio desses do caramulo ja la trabalhei seei o que e isso

Então mas porque é que que n se pode ir ao interior?

djpid
sabes o significado de fechado ao publico
isso pertence a uma entidade que vedo todas as portas e janelas
e a meu ver ainda bem porque ha riscos apesar de poucos de apanhar doenças e tb por causa do vandalismo

explicado???

#11
Citação de: djpid em 13 abril, 2010, 19:25
sabes o significado de fechado ao publico
isso pertence a uma entidade que vedo todas as portas e janelas
e a meu ver ainda bem porque ha riscos apesar de poucos de apanhar doenças e tb por causa do vandalismo

explicado???

Riscos de apanhar doenças existe em qualquer lugar, até em tua própria casa. O edifício não se encontra encerrado ao público. É verdade que está algo degradado e vandalizado mas não deixa de ser um lugar de interesse. Quanto ao tom agressivo...queria apenas dizer que é desnecessário e que não gosto.

Se a tuberculose foi erradicada nos anos 70, em Portugal, não percebo de que maneira trabalhaste num sanatório, tendo tu nascido em 1989. No mínimo é curioso.
"There is no Death. There are no dead."

djpid
que tom agressivo nem me ouviste a falar lol
a mim só me enerva um bocado pessoas k gostam de ver sítios onde muitas pessoas morreram
olha eu digo não tem piada nenhuma ver esses sanatorios. ponto final, paragrafo

só para que conste e acerca do tópico; na vila do caramulo existiam 7 sanatorios um deles agora transformado em retiro espiritual como eles chamam ou casa da serra para os populares os outros estão todos degradados mas se vocês quiserem eu a próxima vez que la for tiro fotos e posto aqui

Citação de: djpid em 13 abril, 2010, 20:55
que tom agressivo nem me ouviste a falar lol
a mim só me enerva um bocado pessoas k gostam de ver sítios onde muitas pessoas morreram
olha eu digo não tem piada nenhuma ver esses sanatorios. ponto final, paragrafo

só para que conste e acerca do tópico; na vila do caramulo existiam 7 sanatorios um deles agora transformado em retiro espiritual como eles chamam ou casa da serra para os populares os outros estão todos degradados mas se vocês quiserem eu a próxima vez que la for tiro fotos e posto aqui

(E não podes escrever com linguagem de SMS...desculpa)

Eu gosto de visitar lugares com história e cada um de nós, pelas razões que forem, têm o direito de visitar os sítios que quiserem. Se tem piada, ou não, cada um sabe de si.

Contribuir para o tópico já penso que seja uma boa ideia e agradeço.
"There is no Death. There are no dead."

Pois, realmente era bom que as opiniões fossem expostas de forma amigável. O fórum é um local de convívio de muitos utilizadores e, como tal, a cordialidade deve imperar.
"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinal" A.Einstein