Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • Sanatório Jerónimo de Lacerda - Caramulo
    Iniciado por dra_vany
    Lido 21.203 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
djpid
#15
olhem peco desculpa mas se voces quiserem eu da mesma maneira que vim vou, nao estou para incomodar ninguem com as minhas opinioes como parece que estou a fazer.
quanto a minha escrita e um habito que eu tenho mesmo noutros foruns que frequento ninguem me chamou a atençao mas ok ha 1 primeira vez para tudo
p.s. quanto a trabalhar sim trabalhei na reconstruçao da parte electrica de um desse do caramulo e para informaçao ainda ha doentes com tuberculosese quisrem ate vos digo o nome

#16
Citação de: djpid em 13 abril, 2010, 21:56
olhem peco desculpa mas se voces quiserem eu da mesma maneira que vim vou, nao estou para incomodar ninguem com as minhas opinioes como parece que estou a fazer.
quanto a minha escrita e um habito que eu tenho mesmo noutros foruns que frequento ninguem me chamou a atençao mas ok ha 1 primeira vez para tudo
p.s. quanto a trabalhar sim trabalhei na reconstruçao da parte electrica de um desse do caramulo e para informaçao ainda ha doentes com tuberculosese quisrem ate vos digo o nome

Por favor, utiliza o Verificador Ortográfico.
Uma vez que és novo no fórum e não deves estar a par das regras a seguir para poderes participar no fórum, vou-te pedir que consultes as Regras Gerais do Fórum. Obrigado.
"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinal" A.Einstein

#17
Citação de: djpid em 13 abril, 2010, 21:56
olhem peco desculpa mas se vocês quiserem eu da mesma maneira que vim vou, não estou para incomodar ninguem com as minhas opinioes como parece que estou a fazer.
quanto a minha escrita e um habito que eu tenho mesmo noutros foruns que frequento ninguem me chamou a atençao mas ok ha 1 primeira vez para tudo
p.s. quanto a trabalhar sim trabalhei na reconstruçao da parte electrica de um desse do caramulo e para informaçao ainda ha doentes com tuberculosese quisrem ate vos digo o nome

Caros amigos, não vale a pena as altercações.
Vamos continuar a conversa dentro do tópico, ok?

É claro que existe tuberculose, esta doença não foi erradicada, apenas está controlada.

Situação em Portugal

Em Portugal, assiste-se a uma redução acentuada do nível endémico da tuberculose, directamente associada à melhoria dos índices de desempenho do Plano Nacional de Luta Contra a Tuberculose (PNT), com uma evidente redução da prevalência da resistência aos antibióticos específicos.


Contudo, a situação é menos favorável nas grandes áreas urbanas de Lisboa, Porto e Setúbal, onde se concentra a maior parte dos casos registados no país e onde o ritmo de declínio é mais lento. Nestas áreas, incidem com particular intensidade os mais determinantes factores de risco, com consequente impacto negativo no sucesso terapêutico e no aumento da resistência aos fármacos.

Em relação à União Europeia, Portugal é um dos países com maior incidência de casos notificados e com maior expressão dos aspectos que lhe conferem o carácter de infecção emergente.

Estando em curso uma profunda reforma do sistema de saúde, importa alertar para a necessidade de salvaguardar a operacionalidade dos serviços dedicados à tuberculose, de forma a enfrentar com eficiência os quatro principais desafios do Plano Nacional de Luta Contra a Tuberculose:

Implementação da estratégia global DOTS;
Implementação dos tratamentos personalizados (estratégia DOTS-plus);
Intervenção activa na comunidade para cura e detecção de novos casos;
Plano de intervenção na co-infecção TB/VIH.
Em Portugal, dos serviços dedicados ao tratamento e prevenção da tuberculose, destacam-se os Centros de Diagnóstico Pneumológico.

In:Portal da Saude



Espero que este texto ajude a elucidar algumas duvidas.

Beijokas
Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.

#18
Queria fazer apenas um pequeno reparo ao post inicial. Na realidade, dos 19 sanatórios outrora existentes no Caramulo, alguns foram entretanto demolidos, outros recuperados, mas cerca de meia dúzia permanece abandonada. As fotos de época correspondem, de facto, ao Sanatório Jerónimo de Lacerda, no entanto as fotos actuais correspondem a um sanatório infantil. ;) Cumprimentos.

Citação de: NeonFlow em 14 abril, 2010, 19:28
Queria fazer apenas um pequeno reparo ao post inicial. Na realidade, dos 19 sanatórios outrora existentes no Caramulo, alguns foram entretanto demolidos, outros recuperados, mas cerca de meia dúzia permanece abandonada. As fotos de época correspondem, de facto, ao Sanatório Jerónimo de Lacerda, no entanto as fotos actuais correspondem a um sanatório infantil. ;) Cumprimentos.

Obrigada! É que de onde retirei as fotografias, a única referência que davam era Sanatório do Caramulo. ;)
"There is no Death. There are no dead."

Olá a todos.
Sigo-vos há já algum tempo.Hoje tenho mesmo que intervir, porque este tema traz-me recordações boas e menos boas.Estive na década de 60, internada 4 anos no Sanatório Dr. Manuel Tápia, (Sanatório Infantil),Fez-me pena ver como
está ao abandono.Era um edíficio muito bonito, como também todos os outros.Havia o dos Soldados, dos Marinheiros, das Mulheres, dos Homens, o Grande Sanatório era misto, e talvez o mais imponente, era aí que todos os doentes dos outros Sanatórios íam fazer análises e RX.Havia também um, onde
se faziam as cirúrgias.O Caramulo era uma terra linda, muito verde, muitos jardins, muitas vivendas onde os médicos e suas famílias viviam.O Museu dos automóveis antigos, e digo mais, nas traseiras do Sanatório Infantil, ficava a casa do Dr.Salazar, enquanto esteve doente, facto de que se fala pouco.Nessa casa, ficou a morar a professora primária que dava aulas ás crianças do San.Infantil.Desculpem-me p.f. para primeira intervenção, foi longa.

Boas,

Eu e o meu grupo de amigos fomos, então, à Serra do Caramulo esta noite investigar. Encontramos de facto um edifício enorme, que seria de certeza um sanatório. porém, devido à fotografia não corresponde ao Jerónimo Lacerda. Entramos dentro do recinto mas não dentro do sanatório em si, por dois motivos:
1- pareceu-nos ver gente lá dentro mais do que uma vez
2- o sanatório situa-se relativamente perto da GNR, sendo assim um bocado perigoso entrarmos.

Mas do recinto deu para olhar para dentro das janelas e quer-me parecer que se trata do sanatório infantil. Para quem quiser ir lá, a rua chama-se Rua da Lomba.
Aviso-vos que é um sítio bastante assustador e de um tamanho incrível, no entanto, a entrada é de fácil acesso.


Cumprimentos :)

fotos espetaculares, pena ja estar estragado com  grafitis e etc

Onde fica mais propriamente este sanatório. Mesmo dentro de Tondela.

Não consegues saber a rua ou as coordenadas de GPS?

Olá Cutchaoxes
Pelo que diz deve ser mesmo o Sanatório Infantil, pois tem lógica que seja Rua da Lomba, por ser uma rua íngreme.Pelo menos, tanto quanto se lembra uma criança que esteve lá internada 4 anos, há mais de  45 anos.Quem está de frente para a entrada principal (escadas) do Sanatorio, nas suas costas, ficam as traseiras do Grande Sanatório, Grande Hotel ou Sanatorio Jerónimo de Lacerda, como lhe queiram chamar.
Um dia destes, um canal de televisão passou muito rápido pelo Caramulo, e um dos que mostrou foi mesmo o Infantil.
Pena ter sido mesmo,muito muito rápido.Foi mais ao Museu da família Lacerda.
É pena, estar tudo ao abandono.
Abraço
Lisboa

Olá Lisboa,

sim provavelmente era mesmo. Tens contacto com pessoas que frequentaram esse sanatório? Sim, nisso concordo contigo é mesmo pena aquilo estar tudo ao abandono. Como a tuberculose já não é tão frequente e já não se faz sentir com tanta intensidade poderiam pelo menos aproveitar o espaço, pois aquilo é enorme e a estrutura é lindíssima.

Obrigada pela tua mensagem.
Cumprimentos  :)

Olá cutchaoxes.
Não tenho contacto com alguém.
Éramos só crianças, e conforme íamos ficando curadas iamos embora do Sanatório.
Como disse já lá vão mais de 40 anos, e nessa altura, a vida era muito muito dificil.
Posso adiantar, que era dirigido por freiras, da Ordem Dominicana.
Aquelas varandas (galerias como lhe chamavamos) estavam cheias de cadeiras reclináveis (iguais à que se vê na fotografia) onde descansavamos duas horas de manhã e duas à tarde.Em cima as meninas e na de baixo os meninos.
Pena não teres tirado fotos.
Nunca mais fui ao Caramulo.
Cumprimentos
Lisboa

Obrigada pela informação Lisboa.
Tão cedo não devo voltar lá, mas se for tiro fotografias e coloco aqui!

Cumprimentos  :)

Bom dia,

além do sanatório da rua da lomba conhecem mais alguma indicação para outro sanatório?


Encontrei no Google esta  lista, que acho ser uma preciosidade.
Quem estiver interessado, é procurar em " Sanatório Saúde Caramulo", vai encontrar no Blogue de Paulo Coelho, um livro com fotografias, tendo na capa uma vista geral de alguns dos Sanatorios.
Lisboa


A lista dos Sanatórios que estiveram a funcionar no CARAMULO:
Sanatório Monteiro de Carvalho (hoje é um lar)
Sanatório da Boa Esperança (hoje é um lar)
Sanatório do Sameiro (hoje é um lar)
Sanatório Central
Sanatório Palma
Sanatório Belavista (exclusivo para Marinheiros)
Sanatório Jerónimo de Lacerda
Pavilhão de Cirurgia
Casa de Santo António
Casa de Saúde da Nossa Senhora da Conceição
Sanatório da Montanha (demolido)
Sanatório Senhora da Saúde
Sanatório Salazar (actual Hotel do Caramulo)
Sanatório Pedras Soltas (hoje é um lar)
Sanatório Lusitano (actualmente casa de habitação)
Sanatório da Serra (actualmente casa de habitação)
Sanatório de Santa Maria (pertence à Turiscaramulo)
Casa de Saúde do Parque (actualmente é um edifício abandonado)
Sanatório Infantil (só para crianças)
Enfermaria Abrigo
Enfermaria Abrigo de Tondela
Em breve terei mais informação sobre o estado actual de cada sanatório.

Como se verifica muitas casas particulares serviam para albergar doentes vindos de todo o país.