Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • Antigo Sanatório dos Caminhos-de-ferro nas Penhas da Saúde
    Iniciado por IceBurn
    Lido 62.017 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Que edíficio mais lindo.
Porquê a cedência por 1 escudo? Isto faz sentido?
A Turistrela teria despesas anuais ou mensais elevadas a tal ponto que teria que vender aquilo pelo menos preço possível? Há algo estranho aqui.
Não existe nada como o sobrenatural, existe sim, a nossa natureza desconhecida.

É normalíssimo por exemplo venderem-se empresas a 1€, isto quando as dívidas da empresa em questão são mais elevadas que o seu valor, depois o comprador terá de as assumir obviamente.
O possível faz-se, o impossível demora mais um bocado.

Citação de: Alekhine em 30 novembro, 2009, 03:30
É normalíssimo por exemplo venderem-se empresas a 1€, isto quando as dívidas da empresa em questão são mais elevadas que o seu valor, depois o comprador terá de as assumir obviamente.

Ah então a empresa tinha dívidas...
Não existe nada como o sobrenatural, existe sim, a nossa natureza desconhecida.

Deveria ser algo do género, senão qualquer pessoa andava por aí a comprar grandes mansões e empresas.
O possível faz-se, o impossível demora mais um bocado.

tobias
Olá boa noite a todos.
Gostaria de fazer uma correção a este post. O nome correcto do blog do JN a que me refiro, é:  laranjalima

Tobias


Citação de: tobias em 20 dezembro, 2009, 22:55
Olá boa noite a todos.
Gostaria de fazer uma correção a este post. O nome correcto do blog do JN a que me refiro, é:  laranjalima

Tobias




Pois, é Tobias!, a Laranjalma é a Templa ;) E na Net ainda tem outro nome Rafaela Plácido ;)

Bjs.
Templa - Membro nº 708

Já lá fui várias vezes durante o dia mas nunca assisti a nada de especial, lembro-me daquela sala cheia de radiografias no chão que outro membro falava, também achei essa divisão muito sinistra.
A ultima noticia que ouvi foi que o sanatório iria ser transformado num Hotel mas depois nunca mais ouvi falar nisso.

joaopedro666
Bem, noutro post (https://portugalparanormal.com/index.php/topic,3193.75.html) sobre este sanatório falou-se sobre umas fotos.
Nesse post estavam publicadas as tais fotos. Eu guardei-as no meu pc e, com o Photoshop, ajustei o brilho e o contraste e quero vos mostrar o resultado.





o que é que acham?



"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinal" A.Einstein

#54
As fotografias estão muito boas!!  ;)

Mas já há um tópico sobre esse Sanatório... Mais logo coloca as restantes no outro tópico.

Cumps
;)
"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinal" A.Einstein

Podias também criar um tópico na secção de "Exposição de Criatividade e Talento" sobre as tuas fotografias  ;)
Assim colocavas lá não só as do sanatório, mas também todas as restantes que queiras partilhar connosco.

Cumps
;)
"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinal" A.Einstein

#56
jmack, as fotos estão muito boas e agradeço a partilha, mas não podes simplesmente abrir um novo só porque tens muitas fotos. Este quadro dos locais assombrados tem regras específicas.

Por isso mesmo juntei este tópico com o existente.

Obrigado pela compreensão :)

enfim ... como queira

apaguei o tópico para depois tentar colocar as fotografias todas juntas são à volta de 250 / 300

existe aqui um verificador ortográfico façam uso dele ...

Citação de: tobias em 09 novembro, 2009, 05:09
Gostaria de deixar uma observação. Realmente o Dr. Carlos Coelho foi o último director do Sanatório das Penhas da Saúde (ou dos Ferroviários), contudo é justo informar que depois do encerramento do edifício como Sanatório, este continuou a ser preservado por dois funcionários que aí permaneceram para o manter habitável. Enquanto esses dois funcionários, o Sr. José Francisco Amorim e Sra. D. Lurdes Amorim aí se mantiveram como funcionários do Estado,  o referido espaço manteve todo o seu esplendor e todas as condições de habitabilidade até à altura em que foi utilizado para prestar acolhimento a pessoas deslocalisadas  por motivo da independencia das antigas colónias portuguesas. Após a estadia temporária dessas pessoas que entretanto procuraram refazer a vida e foram abandonado definitivamente o Sanatório que lhes serviu de abrigo temporário, notou-se muita degradação. Mesmo assim, o Sanatório manteve-se funcional e  preservado até ao momento em que estes dois funcionários abandonaram definitivamente o Sanatório quando chegou a idade da sua apsosentação. Foi depois disso que o Sanatório, entrou na sua degradação gradual até chegar ao estado ruinoso em que se encontra hoje. Fica uma pergunta no ar. Custaria muito ao Estado ter arranjado outro/s funcionário/s que substituindo o Sr. José Amorim e a D. Lurdes Amorim , pudessem manter o Sanatório noutras condições que não estas? É pena que ninguém seja responsabilizado.

O problema não está no arranjar, está no alguém querer e para lá. E para que serviria ao estado o Sanatório estar "aberto"?
Cumprimentos

CELSO ALMEIDA

O que aconteceu a todo o material que estava no Sanatório? As cadeiras, mesas....

Foram roubadas, ou aproveitadas pelo estado?

Aquele edifício foi uma pena o degradarem tanto. Tenho a certeza que se hoje estivesse da forma que estava à uns anos era perfeito.

Mas tenho uma dúvida: -Ele foi construído pelas ordens da CP, foi a CP que pagou? Se sim, um Sanatório tão grande?


Alguém sabe onde posso pesquisar, quer na net e em livros a história e histórias desta Sanatório?
Cumprimentos

CELSO ALMEIDA