Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • Vamos falar de AMOR?
    Iniciado por F.Leite
    Lido 5.556 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: Kyrie em 15 outubro, 2019, 20:30
Enquanto existirem pessoas que inventam teorias que teimam em meter no mesmo saco a racionalidade e sentimentos, vamos andar em circulos infinitamente.

     O que escrevi e que deu origem à sua resposta não é nenhuma teoria, está comprovado cientificamente e tratamentos médicos foram criados com base nesses dados. Estude sobre biologia, neurotransmissores e informação genética contida no ADN e se se esforçar um pouco por compreender o que ler, chegará à conclusão que eu não estou a inventar nada, que estou simplesmente a divulgar aquilo que os cientistas comprovaram que acontece no nosso corpo e na nossa mente.

     Mas já que não concorda com o que a ciência comprova, então será capaz de nos explicar o que são sentimentos, o que é que os origina e porque motivo provocam reacções no nosso corpo, na nossa mente e nas nossas respostas físicas e biológicas?

     Será capaz de explicar porque é que existem pessoas incapazes de amar e de haver outros que por amor (?), aprisionam e escravizam a pessoa amada como se isso fosse um direito que esse pseudo-amor lhes permite?

     Poderá explicar como podem então, sentimentos transformar-se em doenças se sentimentos nada têm de físico, se não têm raízes biológicas?

Citação de: F.Leite em 17 outubro, 2019, 15:24
     O que escrevi e que deu origem à sua resposta não é nenhuma teoria, está comprovado cientificamente e tratamentos médicos foram criados com base nesses dados. Estude sobre biologia, neurotransmissores e informação genética contida no ADN e se se esforçar um pouco por compreender o que ler, chegará à conclusão que eu não estou a inventar nada, que estou simplesmente a divulgar aquilo que os cientistas comprovaram que acontece no nosso corpo e na nossa mente.

     Mas já que não concorda com o que a ciência comprova, então será capaz de nos explicar o que são sentimentos, o que é que os origina e porque motivo provocam reacções no nosso corpo, na nossa mente e nas nossas respostas físicas e biológicas?

     Será capaz de explicar porque é que existem pessoas incapazes de amar e de haver outros que por amor (?), aprisionam e escravizam a pessoa amada como se isso fosse um direito que esse pseudo-amor lhes permite?

     Poderá explicar como podem então, sentimentos transformar-se em doenças se sentimentos nada têm de físico, se não têm raízes biológicas?

As minhas explicações foram já dadas neste tópico, por isso aconselho-o que as releia..ou leia.
Eu sei que gosta de basear as suas opiniões em factos pseudo cientificos, e para quem está com atenção às suas teorias já se apercebeu decerto disso.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Citação de: Kyrie em 17 outubro, 2019, 15:33
As minhas explicações foram já dadas neste tópico, por isso aconselho-o que as releia..ou leia.
Eu sei que gosta de basear as suas opiniões em factos pseudo cientificos, e para quem está com atenção às suas teorias já se apercebeu decerto disso.

     Eu até fui reler tudo aquilo que neste tópico já foi escrito, não fosse ter-me escapado algo e confirmei que além de criticas ao que todos os outros escreveram, da sua parte nem uma única contribuição que esclarecesse sobre o porquê de existir o amor ou sobre o que seja o amor.

     Quanto muito disse que o amor não é apego, mas de concreto não esclareceu mais nada. E na verdade o amor tem muito que se lhe diga, pois a vida baseia-se na necessidade de amar e de ser amado, algo sério de mais para ser tratado com leviandade e ignorância.

     De qualquer modo, as perguntas que lhe fiz continuam por responder. Se você não sabe responder pode ser que haja outros membros que o saibam, por já terem meditado sobre o assunto.

#48
Citação de: F.Leite em 17 outubro, 2019, 15:24
    ( ... )  Estude sobre biologia, neurotransmissores e informação genética contida no ADN e se se esforçar um pouco por compreender o que ler, chegará à conclusão que eu não estou a inventar nada, que estou simplesmente a divulgar aquilo que os cientistas comprovaram que acontece no nosso corpo e na nossa mente.  ( ... )

    Mas já que não concorda com o que a ciência comprova  ( ... )

    Poderá explicar como podem então, sentimentos transformar-se em doenças se sentimentos nada têm de físico, se não têm raízes biológicas?

Questão interessante essa, eu comecei a ler esses assuntos e " explicações " cientificas desde muito jovem, eu era um sedento de tudo o que era ciência, quase roçava o fanatismo, eu explicava, elaborava, e em ultimo caso até inventava explicações cientificas com base nas ditas " provas " provas sempre incompletas, que explicam apenas uma parte da questão ou problema em que depende unicamente das variáveis do estudo per se, e não na realidade realmente dita.
Vou dar um exemplo muito fácil para toda a gente poder entender , imaginem que querem provar que o gelo é frio, um exemplo fácil para se perceber, nessa experiência temos apenas 2 variáveis em jogo, um braço e um saco cheio de gelo, o tempo da experiência dura 1 minuto, procede-se a experiência, enfio a mão e o braço dentro do saco de gelo durante um minuto, quando o retiro a minha mão esta gelada, por isso o gelo prova que é frio? não! apenas prova que durante um minuto a minha mão saiu do gelo fria. Agora imaginamos que eu deixava estar a mão durante horas, o gelo ia acabar por queimar a minha mão, apanhar gangrena e ate amputar, então o gelo afinal é frio ou quente ? nem uma coisa nem outra, não prova nada, apenas prova se a minha mão estiver pouco tempo no gelo ela vai ficar fria, mas se estiver tempo a mais ela vai queimar os tecidos da minha mão. Assim é a ciência com as suas ditas provas, tudo depende das variáveis , e em questões como o amor , espirito e outras coisas mais contêm tantas, mas tantas variáveis, a maior parte ainda desconhecidas por nos, variáveis quase infinitas! para questões tão complexas, que jamais poderão ser controladas ou provadas seja por que ciência for.
São maiores que o próprio homem, e como tal maior que qualquer instrumento que ele utilize, pois ciência nada mais é do que um instrumento, e infelizmente tão imperfeito como o dono.
Há coisas , assuntos, que a ciência nada pode realmente fazer, melhor dedicar-se à tecnologia e a coisas realmente materiais, físicas e objectivas , que nada mais são do que fragmentos de um puzzle muito maior chamado por nos de " realidade "

ps: é apenas a minha opinião, sem quer ofender ninguém. Obrigado.
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.

     Miguel Fernandes, eu compreendo perfeitamente o seu ponto de vista, mas não é por uma coisa ser difícil ou quase impossível de discernir ou qualificar que a devemos deixar de estudar com atenção. Repare que se observar-mos o exemplo que deu, comprova que o gelo além de ser frio também queima. Ao buscar-se uma verdade normalmente encontram-se outras e também se desmistificam ou confirmam mitos e isso também é evolução.

     Os estudos sobre a genética e os bioquímicos a ela associados são "teorias" segundo alguns, mas não podemos esquecer que são essas mesmas "teorias" que estão a salvar a vida da Matilde e de outros bebés com deficiências genéticas incapacitantes e até agora impensáveis de serem curadas.

     Se a prática provou que que é assim mesmo que funciona vamos ser casmurros e continuar a não acreditar só porque outros valores que consideramos mais altos nos incitam a negar o que é verdade só porque incomoda as nossas crenças chegando mesmo a pôr-las em causa?

#50
Perfeitamente de acordo F.Leite
Ainda bem que temos Medicina, tecnologia, e outras ciências em geral, a gente nesse sentido tem evoluído até onde tem podido, e que continuemos assim na senda do progresso e a tentar desvendar e entender melhor tanto o nosso mundo do corpo humano, como dos corpos celestes e de tudo em geral.. mas só isso não nos consegue dar todo o tipo de respostas, por mais que assim o desejássemos, por mais que avencemos cientificamente, esse a meu ver não é mesmo o caminho para se entender questões maiores como a alma, as emoções, o amor e por ai adiante, a ciência é otima para dizer que 1+2 dá 3, ou que depois do A vem o B e depois o C , em coisas concretas sim, mas em coisas maiores não..é certo que conseguimos explicar a origem da vida, depois da origem da célula, não como se dá mesmo aquele momento de segundo vital, isso os biologos sempre fogem a essa questão, e começam só a partir da célula que já foi formada, podemos também dizer que aquele neurotransmissor precisa de sódio e outros elementos para se dar a comunicação cérebral, e que se a amigdala se demasiado estimulada por causar agressividade, conseguimos ver o que se passa com todo esse mundo da bioquimica depois de uma emoção e sentimento, e conseguimos até de facto se mexermos bem na quantidade adequada de quimica que um paciente vai tomar, pode tanto criar uma emoção, como adormecer uma depressão, tudo uma questão de bioquimica dizem..será mesmo assim ? nos mexemos apenas em partes , mas o todo continua invisível... vou-te dar um exemplo para perceber melhor, havia uma paciente que não conseguia dormir, correu médicos, e terapeutas, exames e mais exames, e nada que apontasse a causa da perca de sono, a pessoa era saudável, e foram-lhe administrados fármacos com as bioquima ideal para ela adormecer, pouco ou nada adiantava, ela chegou ao ponto de não mais conseguir trabalhar, ela estava á beira de um esgotamento devido à já prolongada privação do sono...quase por mero acaso, essa pessoa calhou ir a um nutricionista, porque também estava a ficar obesa, e foi-lhe dito que tinha que cortar com o glúten, que o seu organismo depois de mais uns exames estava sobcarregado de gluten, querem saber o que aconteceu ? depois de ela cortar o gluten a pessoa começou a dormir novamente de forma normal, e hoje ja trabalha, enquanto andavam com as bioquimicas e a lhes estudar o cerebro, a senhora cortou o gluten e problema resolvido, nos na vida real não conhecemos nada, e os médicos não tem culpa, só se especializam numa determinada parte, mas não lhes ensinam a entender o corpo como um todo, vários médicos estão se a aperceber disso, e a esudarem tambem ja medicinas alternativas, " histórias da caroxinha pensava-se antes " essas coisas dos reikis, e dos chakras, e dos meridianos, nos temos na verdade corpos dentro de corpos, o tal todo invisível..a gente não sabe nada, mas vamos fazendo o que podemos, ainda bem que hoje já vários médicos e cientistas de vanguarda então a tentar conciliar espiritualidade com ciência, e esse sim é o caminho certo, se realmente quisermos entender alguma coisa que seja do nosso mundo interno e dos outros mundos externos..se reparar e pesquisar bem  vai ver que a própria física quântica tem descoberto coisas que já foram faladas e escritas há milhares de anos atras, mesmo sem provas, mas estão escritas há milhares de anos atras, da que pensar, se nos andamos a descobrir, ou a re-descobrir, ou ainda a tentar dar provas aquilo que no fundo já se sabia há muito tempo.

A psicologia é uma ciência certo ? pois há uma teoria que foi tb extrapolada para a informática e tecnologias avançadas em que diz que a soma de um todo é maior do que a soma das suas partes, um exemplo que eles explicam é uma cadeira é uma cadeira como um todo, chama-se a isso um " Gestalt " e isso é diferente de termos as peças da cadeira todas desmontadas, ao estarem desmontadas não é mais uma cadeira, as peças isoladas não fazem sentido, mesmo se tratando de uma cadeira toda desmontada. Um pouco difícil de perceber essa teoria, mas o que é certo é que funciona não só na psicologia, mas na informatica e em várias tecnologias, só não sabem é como esse " todo " consegue mesmo funcionar, mas funciona.
Ainda sobre essa mesma cadeira, segundo a física quântica, nos quando estamos sentados, nos não estamos realmente sentados na cadeira, parece que estamos, mas não devido as energias electomagneticas opostas, ou então esta ainda é mais dificil de entender, um atomo é na verdade um espaço vazio, os electroes orbitam a uma distancia do seu nucleo a uma distancia proprocionalmente a da terra a volta do sol, então os atomos são na verdade quase um espaço de materia praticamente vazia, mas quando o vemos como um todo, está tudo preenchido, tudo é feito de atomos, deviamos ver tudo vazio, mas não, tudo parece consistente. O todo é maior que a soma das suas partes.


Assim como é o amor :) maior que o conjunto das suas bioquimicas :)
ps: desculpe o longo texto...empolguei-me
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.