Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • A mulher e a maçã
    Iniciado por LuaMoLiSh
    Lido 11.794 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
     Boa noite.

     Desculpem não ter respondido ainda à pergunta que me colocaram, mas ouve imprevistos no trabalho, uns móveis que têm que ser entregues amanhã tiveram que ser corrigidos e só agora saí do trabalho. É fim do mês e se não forem entregues não há fim do mês. O que vale é que isto é por pouco mais tempo.

     Vou fazer algo para jantar e da maneira que estou cansado, o mais certo é só amanhã responder.

     Peço desculpa mas julgo que compreendem.

Citação de: F.Leite em 29 outubro, 2018, 22:04
     Boa noite.

     Desculpem não ter respondido ainda à pergunta que me colocaram, mas ouve imprevistos no trabalho, uns móveis que têm que ser entregues amanhã tiveram que ser corrigidos e só agora saí do trabalho. É fim do mês e se não forem entregues não há fim do mês. O que vale é que isto é por pouco mais tempo.

     Vou fazer algo para jantar e da maneira que estou cansado, o mais certo é só amanhã responder.

     Peço desculpa mas julgo que compreendem.

Bom descanso.

Citação de: F.Leite em 29 outubro, 2018, 22:04
     Boa noite.

     Desculpem não ter respondido ainda à pergunta que me colocaram, mas ouve imprevistos no trabalho, uns móveis que têm que ser entregues amanhã tiveram que ser corrigidos e só agora saí do trabalho. É fim do mês e se não forem entregues não há fim do mês. O que vale é que isto é por pouco mais tempo.

     Vou fazer algo para jantar e da maneira que estou cansado, o mais certo é só amanhã responder.

     Peço desculpa mas julgo que compreendem.

Ora essa, sr. Fernando, não tem de se justificar.Bom apetite e boa noite :)

      A pergunta que eu coloquei é passível de criar confusão, por isso vou explicar melhor e justificar o motivo da pergunta.

     A história aliada à ciência provam que existem homens a habitar o planeta já à centenas de milhares de anos, porém prova também que esses homens só se tornaram seres idênticos ao que somos agora à uns poucos de milhares de anos. Se queremos ser sérios num estudo não nos podemos simplesmente alhear daquilo que está provado. A ciência não consegue é provas do que aconteceu que tornou um homem animalizado num ser com inteligência.

     A religião atribui a deus a criação desse homem inteligente, mas para não correr o risco de ser desmentida pela ciência, deixa transparecer que o criou sem ela e que ela foi depois algo adquirido, permitindo ao homem reconhecer o bem e o mal. Mas isto já todos vocês estão fartos de saber.

     Tudo aquilo de que usufruímos hoje em dia, seja em conhecimento, seja em bens materiais, deve-se a ter havido indivíduos que viram os elementos que o rodeavam de uma forma diferente dos restantes. Sem esses a vida seria igual ao que era à 3 ou 4 mil anos atrás, mas foi essa visão diferente que proporcionou a vida de que hoje usufruímos.

      O que eu vos proponho é vermos  a história da criação de uma forma diferente. Será portanto vermos a narração em três vertentes.

     Uma em que o homem foi criado por um deus homem e que depois, por um motivo ainda desconhecido por nós, se revoltou contra as mulheres impondo-lhes uma série de castigos e restrições no seu viver.

     Outra versão será vermos deus como uma mulher que criou os homens e que igualmente por algum motivo se revoltou contra as mulheres.

     E outra ainda, em que quem cria os homens é um deus homem, mas quem narra a história da criação é uma mulher, e que essa mulher o faz inspirada pela raiva e revolta provocada por algo que a faz odiar as mulheres em especial e todos os homens em geral. O ela contar a história da criação fazendo-se passar pelo deus homem já fará parte do engodo com que procura concretizar essa mesma vingança.

     Em qualquer das três situações algo aconteceu de grave, o suficiente para provocar raiva e o desejo concretizado de castigar principalmente as mulheres. O que eu pergunto é o que acham que terá acontecido tendo em conta cada uma das situações em particular.

     Como homens e mulheres têm maneiras diferentes de ver, pensar e reagir, pode ser que consigamos vislumbrar o que realmente aconteceu.

#49
Os dois excertos que coloquei procuram responder à tua questão, esmiuçando a coisa:

- Para mim existem dois momentos de criação do ser humano. Na minha forma de me entender como pessoa, vejo-me com diferentes níveis de existência, se quiserem pôr assim. Acredito que quando o meu corpo físico morrer o meu espírito continuará o seu caminho. Assim, vejo uma história biológica e uma história espiritual, e algures no tempo as duas tornaram-se uma no mesmo ser. É díficil especificar esta questão no que diz respeito ao quando e em que espécie é que isto aconteceu, pois a própria ciência não providencia todos os dados que devia. Houve várias espécies humanas e muito do que é publicado é sujeito ao lápis azul científico.

- Quanto a deus, ao criador deste mundo, não o vejo como um ser que tenha género. Para mim este ser é andrógino, tem o princípio masculino e feminino em si. Como tu próprio disseste, estes seres, estas entidades apresentam-se como lhes convém e penso não ser conveniente para o nosso raciocínio encará-los como homens ou mulheres.

- O que se pode também derivar desta linha de pensamento - e que surge também num dos excertos que coloquei - é que no início de tudo, se Adão foi feito à imagem e semelhança deste deus criador, então Adão não era um ser masculino mas era também um ser andrógino, ele tinha o princípio masculino e o feminino em si. O resultado da ira divina levou a que este ser fosse clivado e os dois princípios fossem separados e daí resultaram Adão e Eva como geralmente nos são apresentados.

- Na minha perspectiva, o acontecimento que condenou Eva e a sua descendência está relacionado com questões de poder e de domínio, não propriamente com o facto de ela ser uma mulher e Adão um homem. Tal como já referi, entendo-me como espírito, e é nesta forma espiritual que coloco o desenvolvimento do enredo, do tal acontecimento fatídico. Assim, para mim o acontecimento desenrolou-se não de uma só vez mas em vários actos, sendo que os actos iniciais começaram quando nem havia sequer uma Eva separada de Adão e terminaram na atribuição dos castigos descritos na biblia.

- O primeiro excerto que coloquei refere-se ao prelúdio do tal acontecimento. O problema do criador era saber que "havia outros" para além dele, e isso punha em causa o seu poder e o domínio sobre a sua criação. Tal como em qualquer regime totalitário, quem mostra de alguma forma que o soberano não é assim tão único ou incrível como ele diz que é, tem de ser silenciado, e toda a história da criação de Adão/Eva teve como resultado revelar que o rei ia nú.

- Apesar de a história ter levado a que a mulher fosse subjugada e escravizada de forma óbvia e facilmente perceptível, não podemos esquecer que o homem não saiu ileso disto tudo. A escravidão que aprisiona os homens é de outro tipo, será menos óbvia mas também existe. E neste ponto sim, as diferenças entre a prisão masculina e feminina existem devido às características dos princípios masculino e do feminino. Quando o espírito se torna matéria, há outras forças que entram em acção, como as biológicas. Que não se ignore as forças biológicas, elas são muito poderosas.



Ambos os géneros têm forças e fraquezas, é por isso que se complementam. Juntos são mais fortes, por isso houve a necessidade de dividir o que era uno. Bem sabiam os romanos "dividir para conquistar". Apesar dessa divisão ser meramente aparente, mas isso é outra conversa.

Dividir, antagonizar, convencer um da sua superioridade em relação ao outro, e quando se vive assim durante tempo suficiente, acaba-se a odiar o outro.  E assim, depois deste circo estar armado, "os nossos corações se escureceram" e "adormecemos no pensamento do nosso coração."
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Cassandra, porque dividir um ser que se auto complementa?
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

Não percebi o ponto da tua pergunta, porque posso entendê-la de várias formas.
Vejamos, ele dividiu para confundir e enfraquecer. Mas como eu digo no fim, essa divisão é só aparente, é ilusória.

Era isto?
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

Citação de: Cassandra em 30 outubro, 2018, 11:02

- Quanto a deus, ao criador deste mundo, não o vejo como um ser que tenha género. Para mim este ser é andrógino, tem o princípio masculino e feminino em si. Como tu próprio disseste, estes seres, estas entidades apresentam-se como lhes convém e penso não ser conveniente para o nosso raciocínio encará-los como homens ou mulheres.

- O que se pode também derivar desta linha de pensamento - e que surge também num dos excertos que coloquei - é que no início de tudo, se Adão foi feito à imagem e semelhança deste deus criador, então Adão não era um ser masculino mas era também um ser andrógino, ele tinha o princípio masculino e o feminino em si. O resultado da ira divina levou a que este ser fosse clivado e os dois princípios fossem separados e daí resultaram Adão e Eva como geralmente nos são apresentados.


Porque eu Cria dor iria dividir um ser auto complentar em 2? para depois fazer-lo pensar que são complementares.

Porque depois castigas "apenas Hava"?

Citação de: Cassandra em 30 outubro, 2018, 11:23
Não percebi o ponto da tua pergunta, porque posso entendê-la de várias formas.
Vejamos, ele dividiu para confundir e enfraquecer. Mas como eu digo no fim, essa divisão é só aparente, é ilusória.

Era isto?

Porque eu Cria dor iria decidir confundir-te e enfraquecer?

Estás tu a dizer que se tu e eu fizermos uma "fusão" seremos 1 só ser a par inteira? Porque não o temos feito já? O que nos Impede de o fazer?
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

Citação de: Cassandra em 30 outubro, 2018, 11:02
Os dois excertos que coloquei procuram responder à tua questão, esmiuçando a coisa:

- Para mim existem dois momentos de criação do ser humano. Na minha forma de me entender como pessoa, vejo-me com diferentes níveis de existência, se quiserem pôr assim. Acredito que quando o meu corpo físico morrer o meu espírito continuará o seu caminho. Assim, vejo uma história biológica e uma história espiritual, e algures no tempo as duas tornaram-se uma no mesmo ser. É díficil especificar esta questão no que diz respeito ao quando e em que espécie é que isto aconteceu, pois a própria ciência não providencia todos os dados que devia. Houve várias espécies humanas e muito do que é publicado é sujeito ao lápis azul científico.

- Quanto a deus, ao criador deste mundo, não o vejo como um ser que tenha género. Para mim este ser é andrógino, tem o princípio masculino e feminino em si. Como tu próprio disseste, estes seres, estas entidades apresentam-se como lhes convém e penso não ser conveniente para o nosso raciocínio encará-los como homens ou mulheres.

- O que se pode também derivar desta linha de pensamento - e que surge também num dos excertos que coloquei - é que no início de tudo, se Adão foi feito à imagem e semelhança deste deus criador, então Adão não era um ser masculino mas era também um ser andrógino, ele tinha o princípio masculino e o feminino em si. O resultado da ira divina levou a que este ser fosse clivado e os dois princípios fossem separados e daí resultaram Adão e Eva como geralmente nos são apresentados.

- Na minha perspectiva, o acontecimento que condenou Eva e a sua descendência está relacionado com questões de poder e de domínio, não propriamente com o facto de ela ser uma mulher e Adão um homem. Tal como já referi, entendo-me como espírito, e é nesta forma espiritual que coloco o desenvolvimento do enredo, do tal acontecimento fatídico. Assim, para mim o acontecimento desenrolou-se não de uma só vez mas em vários actos, sendo que os actos iniciais começaram quando nem havia sequer uma Eva separada de Adão e terminaram na atribuição dos castigos descritos na biblia.

- O primeiro excerto que coloquei refere-se ao prelúdio do tal acontecimento. O problema do criador era saber que "havia outros" para além dele, e isso punha em causa o seu poder e o domínio sobre a sua criação. Tal como em qualquer regime totalitário, quem mostra de alguma forma que o soberano não é assim tão único ou incrível como ele diz que é, tem de ser silenciado, e toda a história da criação de Adão/Eva teve como resultado revelar que o rei ia nú.

- Apesar de a história ter levado a que a mulher fosse subjugada e escravizada de forma óbvia e facilmente perceptível, não podemos esquecer que o homem não saiu ileso disto tudo. A escravidão que aprisiona os homens é de outro tipo, será menos óbvia mas também existe. E neste ponto sim, as diferenças entre a prisão masculina e feminina existem devido às características dos princípios masculino e do feminino. Quando o espírito se torna matéria, há outras forças que entram em acção, como as biológicas. Que não se ignore as forças biológicas, elas são muito poderosas.



Ambos os géneros têm forças e fraquezas, é por isso que se complementam. Juntos são mais fortes, por isso houve a necessidade de dividir o que era uno. Bem sabiam os romanos "dividir para conquistar". Apesar dessa divisão ser meramente aparente, mas isso é outra conversa.

Dividir, antagonizar, convencer um da sua superioridade em relação ao outro, e quando se vive assim durante tempo suficiente, acaba-se a odiar o outro.  E assim, depois deste circo estar armado, "os nossos corações se escureceram" e "adormecemos no pensamento do nosso coração."


Estou absolutamente de acordo com todo o teu relato. Particularmente quando tocas na questão da alma, isto porque penso sempre que nós não podemos ter sido criados por essas criaturas que interferiram no nosso estado evolutivo, pela simples razão, de que antes de existir o corpo físico, já existia a alma, o espírito, a nossa primordial e verdadeira essēncia, e essa creio não estar sujeita à morte, nem ao fim.


É fabuloso lêr nas tuas palavras, um facto em que tenho debruçado muito o pensamento " dividir para conquistar" pois é exactamente isso que eu penso.É com isso que eles contam, pois enquanto estivermos divididos, quer seja em termos religiosos, estatutos, clubes de football etc, estamos em guerra uns com os outros, e isso além de nos manter distraídos, faz com que lhes façamos a " papinha toda".

- Vejo que a história da divisão pode ter ficado algo confusa. Há várias versões, cada versão tem vários capítulos. No que todas concordam é que a divisão ocorreu como consequência da ira divina, e o criador aproveitou-se de a divisão ter ocorrido para para aumentar o fosso entre os dois. Mas não quero com isso dizer que todas as versões concordam que foi ele o autor dessa divisão.
Por exemplo, numa versão alargada da história da costela, deus sente-se afrontado com a mera presença de Adão e "adormece-o". Então, um dos "outros" que existiam para além de deus dividiu a essência de Adão e surgiu a Eva. A ideia era que este novo ser, livre do sono imposto, fosse despertar Adão desse sono. Dois seria melhor que um, pois podiam apoiar-se mutuamente e recordar-se de quem eram, apenas por olharem para aquele que era a sua semelhança. Vendo isto, o criador mudou a estratégia: se agora são dois, o ideal é semear a discórdia entre eles.

Quanto a fazê-los pensar que são complementares, é isso que vês neste mundo? Homens e mulheres a pensar que são complementares?
Olha eu vejo homens e mulheres a competirem entre si, porque foi isso que lhes foi ensinado. As diferentes religiões desse cria-dor é isso que ensinam, que um género é superior e o outro é para servi-lo. Dividir para reinar, onde é que esse cria-dor alguma vez disse que homem e mulher são complementares e/ou iguais? Não disse.


- Quanto ao castigo, está na resposta que dei: o castigo foi para os dois. A escravidão tem muitas formas.

- A tua terceira questão tem a ver com o tal acontecimento fatídico e isso também está na resposta que dei.

- A tua quarta questão é muito relevante mas não é para ser tratada neste tópico. De forma muito curta, tu és inteiro e eu também, mas estamos esquecidos disso por causa da ilusão que nos é dada pelo género do corpo físico que temos. Não há necessidade de fusões.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

#55
Citação de: Cassandra em 30 outubro, 2018, 12:16

Quanto a fazê-los pensar que são complementares, é isso que vês neste mundo? Homens e mulheres a pensar que são complementares?
Olha eu vejo homens e mulheres a competirem entre si, porque foi isso que lhes foi ensinado. As diferentes religiões desse cria-dor é isso que ensinam, que um género é superior e o outro é para servi-lo. Dividir para reinar, onde é que esse cria-dor alguma vez disse que homem e mulher são complementares e/ou iguais? Não disse.


Penso que inicialmente fê-lo entender, falo no passado, porque na nossa época posso resumir  
CitaçãoÉ isso que vês neste mundo? Homens e mulheres a pensar que são complementares
a Uma simples fraze da nossa actulidade :
Citaçãosó não te violo porque não o mereces.

Penso que falar da nosso sociedade aqui e agora não tem o seu lugar. Não entremos por este tema adentro neste tópico, ou pelo menos, por enquanto..

Penso que essa discrepância de pensamentos e que isso tenha sido alterado por Lucy.

Quando falo disto, é na Terra, não no geral. Pois relembro que agora és mulher, e na tua próxima reencarnação podes ser um homem, ou já fostes.

Penso que temos um potencial enorme, no entanto quando vimos para a terra perdemos a noção. De certa forma somos condicionados a "importar" outros como nós para esta Terra para "Fazer perdurar a espécie".

Se tivermos isso em mente, porque nós o fazemos e qual o intuito de quem o  faz fazer?
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.



Se tivermos isso em mente, porque nós o fazemos e qual o intuito de quem o  faz fazer?
[/quote]


Alimento energético?

Não sei... até pode ser quem sabe?

Penso que temos de ter em conta outro aspecto também.

Se é alimento energético, porque a terra tenta reduzir esse alimento?

explico-me:

Guerra, catástrofes naturais, fome, doença, peste negra etc. Ha sempre algo para que esse "alimento" não esteja em abundância, se assim o podemos chamar.

Qual o intuito de uma parte trazermos nós humanos esse alimento e a terra fazer de tudo para o afastar? que vêm daí? que acontecerá se formos demasiado teimosos e houver um desiquilíbrio ou alimento a mais?

E que alimentamos? A Terra de certeza que não é...
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

Citação de: darksmile em 30 outubro, 2018, 12:54
Não sei... até pode ser quem sabe?

Penso que temos de ter em conta outro aspecto também.

Se é alimento energético, porque a terra tenta reduzir esse alimento?

explico-me:

Guerra, catástrofes naturais, fome, doença, peste negra etc. Ha sempre algo para que esse "alimento" não esteja em abundância, se assim o podemos chamar.

Qual o intuito de uma parte trazermos nós humanos esse alimento e a terra fazer de tudo para o afastar? que vêm daí? que acontecerá se formos demasiado teimosos e houver um desiquilíbrio ou alimento a mais?

E que alimentamos? A Terra de certeza que não é...


A terra encontra-se sobrecarregada.Somos demasiados e não existem já recursos para nos suportar a todos, os que aqui habitamos.


A maioria das catástofres naturais, não o são.Existem elementos tecnológicos, que são utilizados para produzir muitas das catástofres, vulcões, tsunamis, marmotos, terramotos, etc.Tal como as guerras, também estes fenómenos fabricados, têm pontos em comum: política e genocídio.


Se tivermos em conta, que este mundo é governado por seres sombrios e enganosos, e que estes, como vampiros, se alimentam das energias que provêm do sofrimento, faz sentido.

O que escrevi foi no seguimento de perguntas colocadas pelo F.leite, sobre um tempo em que não havia tempo. O que se pensa sobre esse tempo reflecte-se no modo como estamos na vida e no modo como nos compreendemos, como compreendemos o outro e o mundo.

Os porquês das coisas dão-nos uma direcção, mesmo que mudemos de perspectiva ao longo da vida por causa da informação que vamos coleccionando. Sem alguma forma de resposta aos porquês somos barcos sem rumo, a boiar ao sabor das correntes.

Vale a pena pensar nos porquês.
"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)