Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.467
Total de tópicos
26.918
  • A Lei do Retorno
    Iniciado por Marta149
    Lido 14.635 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Têm mas n como pintam....

#76
Citação de: Intrigada7 em 04 dezembro, 2015, 12:00
Têm mas n como pintam....


Falo pelo pela experiência que tenho vivido na vida, depois de tudo e de ler este capitulo do livro de Allan Kardec vi que tudo fazia sentido

Allan Kardec no livro Céu e Inferno capitulo VII - Codigo penal da vida futura pagina 108 diz-nos:

4º — Em virtude da lei do progresso que dá a toda alma a possibilidade de adquirir o bem que lhe falta, como de despojar-se do que tem de mau, conforme o esforço e vontade próprios, temos que o futuro é aberto a todas as criaturas.
Deus não repudia nenhum de seus filhos, antes recebe-os em seu seio à medida que atingem a perfeição, deixando a cada qual o mérito das suas obras.

5º — Dependendo o sofrimento da imperfeição, como o gozo da perfeição, a alma traz consigo o próprio castigo ou prémio, onde quer que se encontre, sem necessidade de lugar circunscrito.
O inferno está por toda parte em que haja almas sofredoras, e o céu igualmente onde houver almas felizes.


6º — O bem e o mal que fazemos decorrem das qualidades que possuímos. Não fazer o bem quando podemos é, portanto, o resultado de uma imperfeição. Se toda imperfeição é fonte de sofrimento, o Espírito deve sofrer não somente pelo mal que fez como pelo bem que deixou de fazer na vida terrestre.

7º — O Espírito sofre pelo mal que fez, de maneira que, sendo a sua atenção constantemente dirigida para as consequências desse mal, melhor compreende os seus inconvenientes e trata de corrigir-se.    (Quando reconhecemos que estamos no mau caminho e nos auto-punimos e nos arrependemos já começamos a pagar e tentamos de todas as formas corrigir os erros e tentar melhorar que o o meu caso)

8º — Sendo infinita a justiça de Deus, o bem e o mal são rigorosamente considerados, não havendo uma só acção, um só pensamento mau que não tenha consequências fatais, como não há uma única acção meritória, um só bom movimento da alma que se perca, mesmo para os mais perversos, por isso que constituem tais acções um começo de progresso.

9º — Toda falta cometida, todo mal realizado é uma dívida contraída que deverá ser paga; se o não for em uma existência, sê-lo-á na seguinte ou seguintes, porque todas as existências são solidárias entre si. Aquele que se quita numa existência não terá necessidade de pagar segunda vez.

10º — O Espírito sofre, quer no mundo corporal, quer no espiritual, a consequência das suas imperfeições. As misérias, as vicissitudes padecidas na vida corpórea, são oriundas das nossas imperfeições, são expiações de faltas cometidas na presente ou em precedentes existências. Pela natureza dos sofrimentos e vicissitudes da vida corpórea, pode julgar-se a natureza das faltas cometidas em anterior existência, e das imperfeições que as originaram.

11º — A expiação varia segundo a natureza e gravidade da falta, podendo, portanto, a mesma falta determinar expiações diversas, conforme as circunstâncias, atenuantes ou agravantes, em que for cometida.

12º — Não há regra absoluta nem uniforme quanto à natureza e duração do castigo: — a única lei geral é que toda falta terá punição, e terá recompensa todo ato meritório, segundo o seu valor.

16º — O arrependimento, conquanto seja o primeiro passo para a regeneração, não basta por si só; são precisas a expiação e a reparação.
Arrependimento, expiação e reparação constituem, portanto, as três condições necessárias para apagar os traços de uma falta e suas consequências. O arrependimento suaviza os traços da expiação, abrindo pela esperança o caminho da reabilitação; só a reparação, contudo, pode anular o efeito destruindo-lhe a causa. Do contrário, o perdão seria uma graça, não uma anulação.


17º — O arrependimento pode dar -se por toda parte e em qualquer tempo; se for tarde, porém, o culpado sofre por mais tempo.
Até que os últimos vestígios da falta desapareçam, a expiação consiste nos sofrimentos físicos e morais que lhe são consequentes, seja na vida actual, seja na vida espiritual após a morte, ou ainda em nova existência corporal.
A reparação consiste em fazer o bem àqueles a quem se havia feito o mal. Quem não repara os seus erros numa existência, por fraqueza ou má vontade, achar-se-á numa existência ulterior em contacto com as mesmas pessoas que de si tiverem queixas, e em condições voluntariamente escolhidas, de modo a demonstrar-lhes reconhecimento e fazer -lhes tanto bem quanto mal lhes tenha feito. Nem todas as faltas acarretam prejuízo direito e efectivo; em tais casos a reparação se opera, fazendo-se o que se deveria fazer e foi descurado; cumprindo os deveres desprezados, as missões não preenchidas; praticando o bem em compensação ao mal praticado, isto é, tornando-se humilde se se tem sido orgulhoso, amável se se foi austero, caridoso se se tem sido egoísta, benigno se se tem sido perverso, laborioso se se tem sido ocioso, útil se se tem sido inútil, frugal se se tem sido intemperante, trocando em suma por bons os maus exemplos perpetrados. E desse modo progride o Espírito, aproveitando-se do próprio passado.

Fonte: Livro Céu e Inferno Capitulo VII de Allan Kardec
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#77
Deus criou o universo e os espíritos.
Os espíritos têm sentimento de culpa, portanto  quando tem uma vida (encarnada)  de pecado auto castigam se.
Logo deus castigou o espírito ao  cria-lo com sentimento culpa.
Logo deus não é amor infinito.

Brincando com a lógica.

Citação de: credatis em 04 dezembro, 2015, 13:53
Deus criou o universo e os espíritos.
Os espíritos têm sentimento de culpa, portanto  quando tem uma vida encarnada de pecado auto castigam se.
Logo deus castigou o espírito ou cria lo com sentimento culpa.
Logo deus não é amor infinito.

Brincando com a lógica.

Mas ha pessoas que nao conseguem sentir culpa. Se não a sentem em humanos, porque vão sentir em espirito?!

Citação de: credatis em 04 dezembro, 2015, 13:53
Deus criou o universo e os espíritos.
Os espíritos têm sentimento de culpa, portanto  quando tem uma vida encarnada de pecado auto castigam se.
Logo deus castigou o espírito ou cria lo com sentimento culpa.
Logo deus não é amor infinito.

Brincando com a lógica.

Brincando com a lógica podes seguir qualquer caminho...

O universo não compreende os espíritos?

Os espíritos têm noção do bem e do mal. Então o sentimento pode e deve estar presente.

Pelo contrário. Ao criar condição ao espírito para a compreensão de culpa, Deus proporciona-lhe o entendimento do erro. Só entendendo que errou pode reparar.

Logo, Deus é amor infinito. A pureza desse amor não está ao alcance do entendimento humano.

Citação de: Forbidden em 04 dezembro, 2015, 14:10
Mas ha pessoas que nao conseguem sentir culpa. Se não a sentem em humanos, porque vão sentir em espirito?!

Após a partida, mais tarde ou cedo, ser-lhes-à dado ver com outro olhar o que foi a sua vida terrena. Tomarão consciência, por vezes pela primeira vez, de actos insignificantes que praticaram e que foram causa de mal ou bem. O tomar consciência vai fazer surgir o sentimento de culpa ou a tranquilidade.



Citação de: Malik_ em 04 dezembro, 2015, 14:33
Brincando com a lógica podes seguir qualquer caminho...

O universo não compreende os espíritos?

Os espíritos têm noção do bem e do mal. Então o sentimento pode e deve estar presente.

Pelo contrário. Ao criar condição ao espírito para a compreensão de culpa, Deus proporciona-lhe o entendimento do erro. Só entendendo que errou pode reparar.

Logo, Deus é amor infinito. A pureza desse amor não está ao alcance do entendimento humano.

Após a partida, mais tarde ou cedo, ser-lhes-à dado ver com outro olhar o que foi a sua vida terrena. Tomarão consciência, por vezes pela primeira vez, de actos insignificantes que praticaram e que foram causa de mal ou bem. O tomar consciência vai fazer surgir o sentimento de culpa ou a tranquilidade.




Eu não quero provocar, mas como é que o "amor" de Deus e puro se mata o mundo inteiro (Diluvio) e queima duas cidades (com crianças e tudo)? E isto o que considera amor?

Citação de: Forbidden em 04 dezembro, 2015, 14:38
Eu não quero provocar, mas como é que o "amor" de Deus e puro se mata o mundo inteiro (Diluvio) e queima duas cidades (com crianças e tudo)? E isto o que considera amor?

Já colocaste várias vezes, aqui e ali, essa questão e já te foram dadas várias respostas. ;)

#82
Citação de: Malik_ em 04 dezembro, 2015, 14:43
Já colocaste várias vezes, aqui e ali, essa questão e já te foram dadas várias respostas. ;)

Eu sei, mas ainda ninguém me conseguiu explicar como e que um genocidio e amor.

Citação de: Forbidden em 04 dezembro, 2015, 14:45
Eu sei, mas ainda ninguém me conseguiu explicar como e que um genocidio e amor.

Tens a certeza do dilúvio? Foi mesmo assim como esta descrito? E as cidades destruídas pelo fogo foi Deus que as incendiou ou mandou incendiar? Acreditas nisso?

Citação de: Malik_ em 04 dezembro, 2015, 14:50
Tens a certeza do dilúvio? Foi mesmo assim como esta descrito? E as cidades destruídas pelo fogo foi Deus que as incendiou ou mandou incendiar? Acreditas nisso?

Eu não acredito (sou agnostico), mas é o que o Cristianismo e Judaismo defendem e é o que está na Biblia. Deus castigou a humanidade com o Diluvio, e depois em queimar Sodoma e Gomorra e com as 10 Pragas do Egito. Estes 3 incidentes são os mais conhecidos, mas deve haver outros exemplos.

Citação de: Forbidden em 04 dezembro, 2015, 14:52
Eu não acredito (sou agnostico), mas é o que o Cristianismo e Judaismo defendem e é o que está na Biblia. Deus castigou a humanidade com o Diluvio, e depois em queimar Sodoma e Gomorra e com as 10 Pragas do Egito. Estes 3 incidentes são os mais conhecidos, mas deve haver outros exemplos.

Como é que o Cristianismo defende isso se Cristo só veio depois. Não falou de guerra. Falou de Amor e perdão!

Vou-me repetir: A Bíblia é um conjunto de livros escritos por homens. Foram esses os seleccionados mas podiam ter sido outros.

Mas dou-te outro exemplo. Deus pediu a Abraão, como prova de fé e obediência, o sacrifício de seu único filho. Abraão ia cumprir. Deus não o permitiu!

#86
Se me permitem, gostaria de colocar meu ponto de vista.

Deus ter "matado" essas pessoas e tantas outras, não significa que não é amor.
Ao contrário: ama tanto que decidiu dar nova chance, decidiu renovar tudo.
Deus "matou" os corpos físicos.
O espírito é imortal.
Deus ainda preservou todos aqueles "pecadores".
Pois seus espíritos voltaram para suas origens e depois reencarnação (assim presumo).

Poderia então dizer: mas por que Deus os fez sofrer? Por que tanto sofrimento? Não bastaria tê-los tirado o sopro da vida?
Te digo: se assim fosse, teria adiantado? Quase sempre, pelo menos para a grande maioria das pessoas, só há aprendizado quando se tem  sofrimento.
O padecimento do corpo físico foi necessário para que o espírito evoluísse.

Quando um pai aplica castigos aos filhos, aplica-lhe uma surra ou tira-lhe um brinquedo ou um passeio, um presente, enfim, este pai não ama seu filho??
Ama! Ama tanto que precisou fazê-lo sofrer para aprender. Pois só dizer-lhe o que era correto não resolvia.
Se as pessoas "escutassem" Deus, a conversa teria bastado, mas não.
Deus teve que fazer o seu povo sofrer...

Paz e Bem
Queli

Citação de: Malik_ em 04 dezembro, 2015, 15:01
Como é que o Cristianismo defende isso se Cristo só veio depois. Não falou de guerra. Falou de Amor e perdão!

Vou-me repetir: A Bíblia é um conjunto de livros escritos por homens. Foram esses os seleccionados mas podiam ter sido outros.

Mas dou-te outro exemplo. Deus pediu a Abraão, como prova de fé e obediência, o sacrifício de seu único filho. Abraão ia cumprir. Deus não o permitiu!

Defende no sentido do Antigo Testamento ser considerado um texto sagrado. Deus e considerado perfeito e infinitamente bom e justo, portanto todos os massacres do AT tem que ser justificados, se não ele não seria perfeito. Mesmo quando ele mata o mundo inteiro e perfeito, na otica das religiões.

#88
Um dia teremos todas essa resposta. Um dia...

Por agora, na procura, cada um utiliza as ferramentas de que dispõe. Dispõe de muitas, a escolha é sua.

A minha escolha é muito simples. Não sigo "à letra" nada do que está disponível.

Dou graças a Deus por me ter dotado de inteligência e capacidade de raciocínio. Felizmente o meu crescer levou-me para o céptico em detrimento do dogma. Tudo, nesta área, é questionável. Mas, tal não implica que pelo caminho não se formem convicções. É o que faço. Somo-lhe as minhas percepções e as ideias vão tomando forma.

A Verdade está acima de qualquer religião. A Fé move montanhas.

Jesus é o caminho e Deus a meta final! Isto, em mim, está definitivamente assente.

Tudo tem um sentido: Evolução.

O resto, se foi assim ou assado, se não foi bem assim ou se até nem foi, deixo para os historiadores de religião e para os Teólogos...


EDIT:

Quelinha, eu não acredito num Deus que faz sofrer o seu povo. Eu não acredito num Deus que faça o mal para daí vir um bem. Deus, na Sua infinita sabedoria, encontraria sempre outra forma para obter o mesmo resultado!

#89
Citação de: Malik_ em 04 dezembro, 2015, 14:33
Brincando com a lógica podes seguir qualquer caminho...

O universo não compreende os espíritos?

Os espíritos têm noção do bem e do mal. Então o sentimento pode e deve estar presente.

Pelo contrário. Ao criar condição ao espírito para a compreensão de culpa, Deus proporciona-lhe o entendimento do erro. Só entendendo que errou pode reparar.

Logo, Deus é amor infinito. A pureza desse amor não está ao alcance do entendimento humano.

Após a partida, mais tarde ou cedo, ser-lhes-à dado ver com outro olhar o que foi a sua vida terrena. Tomarão consciência, por vezes pela primeira vez, de actos insignificantes que praticaram e que foram causa de mal ou bem. O tomar consciência vai fazer surgir o sentimento de culpa ou a tranquilidade.




Porque criar espíritos com sentimento de culpa ao invés de espíritos com todas as ferramentas morais apuradas?
Porque considerar amor infinito a criação de um espírito grosseiro que evolui até à "luz".. Em vez de criar os espíritos já na luz?
Quem é que ajudou os espíritos mais velhos do universo a criarem se.. Se Deus não intervém directamente sem ser por via dos seus emissários?
É muito giro dizer se que o prazer esta na caminhada.. Mas realmente é um grande desperdício de " recursos "..
Isto só faz sentido para mim se num estado de perfeição absoluta do espírito ele se torna deus de um universo que cria dentro do universo onde nasceu. Tipo inception :-P