Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.430
Total de mensagens
369.476
Total de tópicos
26.919
  • O perfil psicológico de uma pessoa infiel
    Iniciado por cepticooucrente
    Lido 9.193 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


"Você tem que se considerar amado para se achar infiel"

(Jean Racine)


A infidelidade é um conceito que se mantêm o mesmo há anos. Algumas pessoas diferenciam infidelidade e deslealdade. Outros acreditam que não existe infidelidade. E você, o que pensa sobre isto?

Vamos ver quais são as características de uma pessoa infiel, mas primeiro temos que esclarecer o que é ser infiel e por que as pessoas chegam a isso.

O que é ser infiel?

Muitas pessoas têm muito claro o que é ser infiel. A infidelidade significa a quebra de confiança entre o casal. Em uma infidelidade mentimos conscientemente, pois sabemos que o nosso comportamento não é correto.

"Você pode até ser infiel, mas nunca desleal"

(Gabriel Garcia Márquez)


Algumas pessoas diferenciam infidelidade e deslealdade. A diferença parece ser muito clara, mas não é fácil de entender. A infidelidade envolve estar com outras pessoas que não o seu parceiro. Se isso já foi discutido e permitido entre o casal, pode não ser considerado infidelidade. Não há mentiras, ambas as pessoas sabem e se respeitam.



Mas o que dizer da deslealdade? Deslealdade significa infidelidade sem o consentimento do seu parceiro, sem que ele saiba do fato. A maioria dos infiéis estão em um relacionamento monogâmico, enquanto seus corpos anseiam por estar com outras pessoas. Apesar disso, ao invés de serem claros com o seus parceiros e manifestarem os seus desejos, preferem esconder as evidências.

Tipos de infiéis desleais

As pessoas podem até perdoar uma infidelidade ou outra, dependendo do que elas consideram ser "infiel"

– Têm relações sexuais com outra pessoa.

– Trocam beijos e carícias.

– Paqueram outra pessoa.

– Trocam mensagens picantes.

O perfil dos infiéis

Ou por sentirem desejo por outras pessoas, por monotonia, ou por falta de paixão no próprio relacionamento, essas pessoas procuram por novas sensações. Elas decidem trapacear sem expressar essa necessidade aos seus parceiros. Mas há um perfil comum que se encaixa em todos os casos. Você quer saber qual é?

1. Ciúme frequente

É uma contradição, mas isto ocorre. Os infiéis sentem que cometeram um erro e que o comportamento deles não foi correto. Eles mentem para os seus parceiros, e isso produz neles uma espécie de medo de que seu parceiro faça o mesmo.



O problema é quando este comportamento se torna um ciúme doentio. Algo que só existe na imaginação dos infiéis pela consciência culpada que os atormenta.

2. Emoções instáveis

As emoções passam a ser instáveis, muito extremas. O infiel facilmente se torna agressivo, controlador, inventa coisas que não existem. Isso só mostra o conflito mental que o infiel tem em sua cabeça e acaba por expressar emocionalmente.

3. Necessidade de dependência

O infiel, de repente, passa a depender de que sua parceira lhe diga o quanto ela precisa dele, o quanto ela o ama. Isto cria uma grande dificuldade na relação, causando estranheza. A parceira ou parceiro poderá começar a se sentir oprimido e desconfiado.

4. Ideias contraditórias sobre o amor

A infidelidade tende a mudar o conceito do que era, até então, estabelecido como amor. A pessoa começa a ter ideias para reviver a paixão sexual com seu parceiro, talvez experimentar coisas novas. Algo inovador que, até então, não tinha acontecido antes.

O infiel começará, provavelmente, a mudar a maneira de ver as relações e começa a considerar a possibilidade de um relacionamento aberto ou de alguma outra forma. Preste atenção a estes sinais!

5. Apego e busca de companhia

Se a relação é quebrada pela infidelidade, o infiel, fervorosamente, sai à procura de outro parceiro. Há pessoas que precisam ter uma companhia para poderem ser infiéis.

Essas pessoas não procuram relações liberais. As consequências, novamente, serão o ciúme, a traição e o mesmo círculo vicioso de antes. Este tipo de relação não é nada saudável.

6. Necessidades emocionais

Muitos infiéis usam o sexo para satisfazer suas necessidades emocionais que não são atendidas. É por isso que se refugiam em uma situação onde acreditam que irão resolver essa necessidade, quando, na verdade, isso não acontece. Só aumentam a frustração e o desconforto.



amenteemaravilhosa.com


Quem se acusa? Temos debate? ;D

ora bem, temos pano para mangas...mas amanhã que hoje já não dá tempo... ;)

;D

boa partilha ceptico. muito pertinente e interessante.

:laugh:
O Homem é do tamanho do seu Sonho!

sofiagov
A prática da infidelidade é no fundo algo premeditado uma opção /uma escolha de quem o faz...
Mas acho desleal fazer isso para com o /a companheiro/a.
No entanto há culturas e formas de estar na vida que isso não existe, por ser aceite entre os envolvidos ai não existe deslealdade alguma mas aceitação, algo natural.
Há quem seja infiel e não sinta peso algum de consciência, e se tem relações liberais à partida não serão de todo fieis...mas não é desleal se confessar desde inicio o que se pretende ...enfim!
Há emoções que precisam de adrenalina e quem as procura é como dizer que cada um sabe de si , desde que haja sinceridade implícita e aceitação ...

A ideia que eu tenho é: eu sou fiel ao meu marido. Também sou leal.

Mas sou leal com os meus amigos, com a família, com o trabalho. Não sou "fiel" ao meu patrão!

Acho que fidelidade tem a ver com a relação, compromisso. A lealdade de certa forma tem a ver com fidelidade, ser fiel aos princípios, aos ideiais.

Hum, não sei se é bem isto, não sei se me faço entender. É difícil! :P

KBTA
#4
Confirma-se :)

Em muitos relacionamentos a outra parte é acusada e nem sabe porque, sofre com isso. Eu já passei por isso e posso dizer que é tudo verdade.

O meu ex fazia-me a vida num inferno, dizia que gostava muito de mim que queria ficar comigo e fazia planos, mas depois lá está ciúmes doentios em que dizia que eu estava a olhar para ali e para acolá, que eu falava com outras pessoas, que lhe mentia etc etc, e eu sempre a ser injustiçada e sem saber porque, depois ele pedia-me tempo, passado uns dias mandava-me mensagens todo arrependido e eu andava nisto . Até o meu passado queria saber. Ele era assim comigo porque por trás só fazia porcaria, encontrava-se com outras, às vezes eu recebia mensagens por engano dele em que se notava que eram para raparigas e ele lá vinha com mentiras.Nem com a minha família podia sair, ir a uma festa ou assim, lá estava ele a chatear-me. Depois de ter a certeza do que ele fazia por trás, até à minha melhor amiga se chegou a atirar e assim que soube disso confrontei-o e acabei mesmo. As minhas amigas estavam fartas de me ver mal por causa dele e chegaram ao ponto de dizer "ou escolhes a ele ou a nós".
Mas ele continuou atrás de mim, fui a um aniversário passado uns dias e ele soube e chamou-me o pior nome que se pode chamar, a partir daí nunca mais. Arranjei uma maneira de o despistar, ele queria o meu número, pois eu tinha mudado de número e deram-lhe o número de um amigo meu e ele pensava que era o meu, mandava mensagens para ele a pensar que era para mim.

Lembro-me de quando ele foi para a universidade, ele deu o meu número às amigas dele de lá e até elas passavam a vida a chatear-me e a ameaçar-me.

Após dois anos de terminar com ele, encontrei o meu atual namorado com quem estou à cinco anos e assim que comecei a namorar lá veio o meu ex outra vez chatear-me, tinha arranjado o meu número e vinha criticar o meu namorado. Lá criticava e nunca pensou que se calhar eu fosse arranjar outra pessoa até porque ele continuava sem ninguém e por isso criticava a pessoa com quem estou. Nunca mais falei para ele, e ainda hoje passado 7 anos de certeza que ele ainda se arrepende de tudo o que me fez.

O que é certo é que isto deixa marcas, e eu tenho muitos receios, agora nem tanto, inicialmente sim, que o meu namorado me fizesse o mesmo, tenho receio de passar pelo mesmo, mas sei que são só receios ... :) E o meu namorado ainda aturou algumas coisas pelas marcas que me deixaram ...

Hoje em dia quando vejo alguém a queixar-se que o namorado/marido a acusa etc etc sem razões, penso logo "para ele te fazer isso ,é porque ele quem anda a fazer asneira".

sofiagov
Citação de: cepticooucrente em 17 setembro, 2015, 17:33
A ideia que eu tenho é: eu sou fiel ao meu marido. Também sou leal.
Mas sou leal com os meus amigos, com a família, com o trabalho. Não sou "fiel" ao meu patrão!
Acho que fidelidade tem a ver com a relação, compromisso. A lealdade de certa forma tem a ver com fidelidade, ser fiel aos princípios, aos ideiais.
Hum, não sei se é bem isto, não sei se me faço entender. É difícil! :P

Se entras num compromisso onde o rapaz te diz eu gosto de ti mas também gosto de estar com outras pessoas ele está a ser bem sincero, para ele é a sua forma de te ser leal (não te enganou), colocou tudo em pratos limpos...para ele é essa a forma de existência amorosa, mas só aceitas se assim entenderes e concordares .
Mas claro, isto também não tem que ser assim tão linear.

Ser desleal é aquele/a amigo/a que te sorri e por trás só não te enterra mais nem sei como...no amor e na amizade a deslealdade existe se bem que podemos respeitar sem amar mas temos que necessariamente amar e respeitar também... :) :) :)

Eu já fui muitas vezes infiel a várias parceiras quando era mais novo :-/
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Ai como eu gostei deste tópico lol... acho que deve ser por causa do "perfil".

Eu acho que não há um "perfil" padronizado... o que há são "personalidades" padronizadas e isso é outra coisa. Há homens/mulheres, que são assim. Ponto. Concordo contigo cepticooucrente, fidelidade não é o mesmo que lealdade. A lealdade apela para um valor generalista e a fidelidade num âmbito mais circunscrito. A pessoa pode ser fiel e não ser leal :)

E não concordo que haja alguma premeditação no acto de ser infiel. Em muitos casos, sim.. quando as personalidades já estão padronizadas... mas há os casos em que "simplesmente acontece" e isso é radicalmente diferente. Um episódio (parte) não pode definir o todo.

Eu sou leal comigo e com os outros e sim sou fiel ao meu marido. Tudo reside nos valores e princípios que defendemos. Aprendemos a ser fieis e/ou leais em função das nossas experiências pessoais. Certamente que não estou à espera que alguém seja fiel, quando a fidelidade foi coisa que nunca aprendeu. Depois vem a questão da definição de conceitos... o que é ser infiel? Precisa de haver sexo, troca de carícias, beijos... ou o pensamento também conta. Estamos tramadas se o pensamento contar !!! Isto porque como já debati aqui num outro tópico, as fantasias sexuais, por exemplo, são um exemplo disso. Será que eu fantasiar com x ou z faz de mim uma mulher infiel? Ou serei antes desleal?

Ah e nisto não podemos esquecer também o "peso da consciência". Há quem seja infiel e se acha com legitimidade de o fazer... :(

Beijinho e tudo de bom!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Na minha faculdade havia um médico que fez uma palestra sobre infidelidade e facebook, o tema foi falado numa aula, o médico chama-se Júlio Machado Vaz. Tenho uma amiga que é sua doente e até falámos sobre isto.

Há um padrão de comportamento típico do infiel que é comum em todo o mundo, são atitudes e comportamentos típicos e quem os conhece sabe os sinais... um dia se tiver pachorra faço um tópico sobre isto.
C'est dans l'air.

sofiagov
Citação de: cody sweets em 17 setembro, 2015, 20:10
Eu já fui muitas vezes infiel a várias parceiras quando era mais novo :-/

E o contrário? Elas a ti?  ;)

Eu tenho amigos rapazes infiéis. E amigas também. E pergunto-me: por que não falam abertamente com os namorados ou namoradas? Quando chegará o dia em que seremos transparentes?

Algo que me parece comum são as pessoas que casam apenas para não estar sozinhas e para ter filhos. Depois andam a saltar a cerca a vida toda. Caramba, digam logo isto: eu quero casar para ter filhos, mas quero uma relação aberta, aceitas ou não?

A estrada nacional de Coimbra a Leiria está cheia de casas de alterne, quem vai lá? Serão todos solteiros?

C'est dans l'air.

sofiagov
Citação de: Gens em 18 setembro, 2015, 09:41
Eu tenho amigos rapazes infiéis. E amigas também. E pergunto-me: por que não falam abertamente com os namorados ou namoradas? Quando chegará o dia em que seremos transparentes?
Algo que me parece comum são as pessoas que casam apenas para não estar sozinhas e para ter filhos. Depois andam a saltar a cerca a vida toda. Caramba, digam logo isto: eu quero casar para ter filhos, mas quero uma relação aberta, aceitas ou não?
A estrada nacional de Coimbra a Leiria está cheia de casas de alterne, quem vai lá? Serão todos solteiros?

;D ;D ;D

Transparência é coisa rara...mas compreendi cada palavra tua, porque dizes tanto mas na prática o que é "proibido" é sempre mais apetecível.
;D ;D ;D

Citação de: Gens em 18 setembro, 2015, 09:41
A estrada nacional de Coimbra a Leiria está cheia de casas de alterne, quem vai lá? Serão todos solteiros?



Certamente que não. Mas lá está esses homens casados estão a ser infiéis. Mas estarão a ser desleais? Eles até acham bem! :P

Eu tenho uma opinião bem definida sobre este assunto, provavelmente porque já me traíram no passado, e a partir daí adquiri uma noção de compromisso bem diferente da que tinha até então.
Concordo em absoluto com a Faty quando diz : "Tudo reside nos valores e princípios que defendemos."
É isto mesmo. Se eu durante a minha vida adquiri a noção de que ser infiel é algo não condenável, quando o faço não me sinto culpado. E eu conheço pessoas assim. Desculpem o que vou dizer agora, e sintam-se à vontade para me criticar, mas se alguém pratica infidelidade porque quer, sem culpa na consciência, e assume isso, temos de concordar que apesar de ser uma pessoa infiel, até imoral se quiserem, está a ser autêntica. Está a ser o que é. Ponto. E só fica com ela (ele) quem não se importa com isso.

Se no entanto considero uma falta de respeito à minha (meu) companheira(o) trair, então só há duas hipóteses para justificar uma traição, ou sou mentalmente incapaz de sentir culpa apesar de saber que o que faço é errado, e isso para mim é um estado de desordem mental grave, ou então faço-o para intencionalmente magoar a outra pessoa e aí há malícia, bem mais grave que os casos acima descritos. Na minha opinião claro.
Justificar infidelidade por ciúmes, ou de intimidade, ou de carinho, ou seja porque razão for do foro emocional, é falta de comunicação entre o casal e pode ser resolvido falando. Se ambos estiverem dispostos a perdoar o outro (a), a ouvi-lo (a), não é preciso mais nada, as coisas compõem-se.
Se um deles não se mostrar interessado, esqueçam, pois se não há vontade de uma das partes a outra vai fazer um esforço descomunal para "puxar a carroça" sozinho (a) e não vai conseguir.
Convenhamos que, em Portugal, pela noção que tenho, não há assim tantas relações "abertas" como isso, e por isso a noção de que sou infiel mas leal não é frequente. Digam lá quantos casais conhecem assim desta forma? Se és infiel, em 99,99% dos casos arrisco a dizer que também és desleal porque não contaste ao parceiro (a)....


O Homem é do tamanho do seu Sonho!

Eu creio que a infidelidade conjugal é a mancha de um contrato psicológico que se assume, muitas vezes, como algo inflexível. Cada caso é um caso. Não há perfis... lamento dizer novamente. Há pessoas que parecem ser uma coisa, possuem todos os ingrediente para ser rotulado como "infiel" e NÃO o são! E há outros que não possuem esses ingredientes e são-no assumidamente!

Eu conheço casais em que ambos são infiéis e ambos possuem um contrato psicológico de continuarem a estar juntos, pois a infidelidade até dá pica à relação.

Conheço casais em que apenas um dos elementos é infiel e aqui surge o desequilíbrio pois um deles assume-se sempre como vítima.

E conheço casais que nenhum dos dois é infiel, que abordam de forma transparente a situação de infidelidade e que juntos conseguem manter a chama viva.

O que diferencia todos estes casais? A sua personalidade e vivências passadas... nada mais do que isso.

Sabendo que a infidelidade é uma questão altamente cultural... o certo e o errado deve ser contextualizado na cultura onde nos encontramos.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334