Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.432
Total de mensagens
369.480
Total de tópicos
26.919
  • Salvar uma vida ou seguir a religião?
    Iniciado por Puca
    Lido 5.143 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: Cristabella em 21 maio, 2015, 07:13
Bom dia!
Vou opinar neste tópico porque já me deparei com esta situação. Vou então contar-vos.
Aconteceu-me a cerca de 5 anos. Sem muito pormenor técnico (não é isso que interessa), numa noite de urgência entra um rapaz, bastante novo (cerca 17 anos), depois de analisado era um caso Oncológico. Internamento com ele!
Para quem não sabe os casos oncológicos são dos mais transfundidos.
Bom! hora de falar com a família. Mãe e irmã.
O seu filho blá blá... E vamos esfectuar uma transfusão sanguínea e plaquetária imprescindível para que sobreviva...
Parecia que tinha acabado de dizer que lhes iria remover um membro a sangue frio!
Resposta :" Impensável! Não quero a alma de outra pessoa no meu filho! Somos da "religião X" e não permito que o faça"
Depois deixou um cartão na cabeceira da cama do jovem com esta mesma informação.
Aquele jovem estava na verdade condenado e nós sabíamos! Comecei por optar por hemoderivados ( derivados do sangue). Afinal só não podia transfundir! Certo?
Depois de estar exausta e ver o jovem a definhar, já não aguentava. Doia-me ver aquilo.
Decidi ter uma conversa com o jovem e perguntar-lhe se partilhava da mesma religião que a mãe. Disse-me que não. Que apenas respeitava o que lhe era imposto, não tinha muita opção. Apenas lhe fiz ver que era um ser livre. Livre de escolha. E naquele momento a decisão implicava a vida dele.
Depois de duas horas nocturnas de reflexão, ele disse-me que queria fazer as transfusões. Queria viver! Fizemos um acordo. As transfusões seriam nocturnas com a autorização escrita do mesmo. (Fez 18 entretanto :)
Este jovem teve alta e sobreviveu .
Esta foi uma das minhas situações deste género.
Em casos inconscientes eu opto pela vida. Nem sempre se sabe as religiões ;)

ora aqui está uma pessoa com bom senso...  :)

...mas digo-lhe que mesmo que o rapaz fosse menor de idade, desde que fosse a vontade dele, deveria fazer na mesma as transfusões... nem que fosse às escondidas...  ;)

o médico pode efectivamente ter feito as juras que bem lhe apeteceu... mas qualquer jura perde a validade perante a vontade SOBERANA da outra pessoa... e ninguém deve ser obrigado a meter no corpo, seja lá de que forma for, aquilo que não quer...

cada um deve poder tomar uma decisão INFORMADA... e a sua decisão deve ser respeitada... obviamente que em qualquer dos casos as consequências também serão acarretadas pela pessoa que decidiu...
a minha religião é a verdade...

Num caso terminal, um estado vegetativo, num sofrimento que irá culminar indubitavelmente na morte da pessoa, e esta deixa clara as suas vontade de não querer ser ligada a máquinas, alimentada por sondas, ganhando úlceras de pressão, e por aí fora... tudo o que põe em causa a sua dignidade e qualidade de vida, sim, dever-se-á respeitar os seus desejos e vontades. Deixar a natureza seguir o seu curso.

Numa emergência, onde tanto é desconhecido sobre o paciente, faz-se tudo o que está ao alcance dos profissionais de saúde para o salvar. Numa emergência, no tratamento de alguma doença, por exemplo, etc. Se calhar, assim como o médico deve respeitar as crenças do paciente e não lhe fazer a transfusão que o há-de salvar, porque não o contrário? Porque o doente não há de respeitar o médico, cuja missão ali com ele é de o salvar e tem meios para isso? Porque não ser o doente a pensar "Deus, estamos nas Tuas mãos, eu e este médico que está a fazer de tudo ao seu alcance para me salvar, incansavelmente"? ::)

#47
Citação de: cepticooucrente em 22 maio, 2015, 09:42
Num caso terminal, um estado vegetativo, num sofrimento que irá culminar indubitavelmente na morte da pessoa, e esta deixa clara as suas vontade de não querer ser ligada a máquinas, alimentada por sondas, ganhando úlceras de pressão, e por aí fora... tudo o que põe em causa a sua dignidade e qualidade de vida, sim, dever-se-á respeitar os seus desejos e vontades. Deixar a natureza seguir o seu curso.

Numa emergência, onde tanto é desconhecido sobre o paciente, faz-se tudo o que está ao alcance dos profissionais de saúde para o salvar. Numa emergência, no tratamento de alguma doença, por exemplo, etc. Se calhar, assim como o médico deve respeitar as crenças do paciente e não lhe fazer a transfusão que o há-de salvar, porque não o contrário? Porque o doente não há de respeitar o médico, cuja missão ali com ele é de o salvar e tem meios para isso? Porque não ser o doente a pensar "Deus, estamos nas Tuas mãos, eu e este médico que está a fazer de tudo ao seu alcance para me salvar, incansavelmente"? ::)

Completamente de acordo contigo! Se estiver em estado terminal sem qualquer esperança de vida porque não deixar a natureza seguir o seu rumo?

Quanto à outra parte, tamém estou de acordo se bem que devemos respeitar as religiões das pessoas. Enfim, não gostaria de estar nessa posição de médica.

Citação de: simplesmentemaria em 22 maio, 2015, 09:50
Enfim, não gostaria de estar nessa posição de médica.

Nem eu! Posição ingrata... :-\

Saudacoes

Todos sabemos que aquilo que temos mais certo na vida é a morte e que todos para lá caminhamos. Como ela vai acontecer só o Criador sabe. E de certeza vai ser na hora certa e da forma certa.
Eu pessoalmente sou contra essas práticas religiosas.
Na minha visão, matar ou deixar morrer em nome de "Deus" ou de um "Deus" não se trata de um acto de fé. Mas sim de um acto de fundamentalismo e fanatismo religiosos. A história universal está cheia desses casos. Nenhuma religião escapa.

Agora, desde quando um determinado indivíduo tem o poder de decidir o livre arbítrio do outro?
Se o Criador não quisesse que a ciência médica existisse Ele jamais teria permitido que ela existisse. Morríamos e pronto.
Estamos todos no plano material da vida, e como tal devemos seguir as regras deste plano e não as regras do plano espiritual . Quando mudarmos de banda, a gente segue essas regras então.

Acho que se fosse médica e tivesse que salvar a vida a alguém, salvaria pondo de parte qualquer ''imposição'' exterior...
Para mim a saúde está em primeiro lugar e seja religião, dinheiro ou qualquer outra coisa ... vem por apreço!
Muitas das vezes as famílias alegam que deve ser feita a vontade de Deus, se Deus nos criou ou nos pôs neste mundo, acho que a vontade dele não é deixar alguém morrer.
Mas isto sou eu falando sem querer ofender alguém, respeito a religião de cada um mas tem vezes que a religião é levada ao ''extremo'' :s