Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.427
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • opiniāo sobre a religiāo católica
    Iniciado por J.ace
    Lido 6.919 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: Faty Lee em 19 março, 2015, 12:01
Eu estava a evitar entrar nesta discussão, mas depois destes últimos comentários, vou ter mesmo que intervir.

Durante anos da minha vida pertenci à Igreja. Fiz tudo até ao Crisma... Depois, como já tinha 17 anos, dei catequese. Ensinei coisas aos miúdos que eu acreditava. Quando parei para pensar na vida e nos ensinamentos da Igreja, nas contradições, nas crenças, nas desvirtualizações que ela própria vinculava... apenas encontrei um vazio, um vazio que em nada era positivo. Duvidei de Deus, da Sua bondade e do seu amor... sim porque um Deus não poderia permitir que o sofrimento fosse o caminho para chegar ao paraíso... comecei a olhar à minha volta e ver que algo não batia certo.

Afastei-me da Igreja. Apesar de ter havido pessoas que me marcaram, não era por ali... porquê? Porque é tudo muito ritualista... tudo está nos procedimentos e mesmo estes mudam de igreja para igreja. Eu não queria ser uma "ovelha negra", mas recusei-me a aceitar um Deus assim... este certamente não era o meu Deus. Tenho padrinhos como todas as crianças batizadas. Cumprem que papel? Isso é puramente ficção! Imagine que eles até partem os dois antes dos pais da criança...

Hoje, acho que me sinto libertada. Amo a Deus sobre todas as coisas, falo com Ele porque sei que ele me ouve... mesmo que eu erre, eu tenho certeza que Ele me Ama, porque o amor dele não é segmentado. Com 18 anos, conheci o meu marido e fomos viver juntos. Estivemos 10 anos sem ter filhos, por opção. Quando nasceu o meu mais velho foi um problema baptizá-lo. Nenhum padre baptizava uma criança concebido no pecado... pelo menos aqui no Porto. Mais uma para acrescentar a esta instituição! Incrível que tivemos que fazer o batizado numa aldeia do Minho... pois o padre apenas quis saber que a intenção dos pais era batizar o filho. Porque é que o fizemos? Porque a sogra não se calava... só por isso.

Deus não está nos procedimentos, nos rituais e naquilo que a Igreja lhe faz querer. Deus está em si! No seu olhar, na forma como vive, como ama, como sorri, como ajuda os outros e não os julga... na sua abertura de consciência.

A Igreja, continua a colocar Jesus Cristo crucificado numa cruz para se lembrar, dia após dia, que foi ela mesma a causadora da sua crucificação...  porque certamente que um filho de Deus não poderia ser filho de um simples carpinteiro... teria que ter nascido num berço de ouro.

Para compreendermos a verdadeira essência das coisas, temos que mergulhar fundo e abrir a nossa consciência. Se mergulharmos apenas, afunilamos a nossa consciência para aquilo que queremos acreditar.

Não pretendo ferir ninguém com o meu comentário, apenas apresentar o meu ponto de vista.
Bem-hajam!

Antes de mais quero deixar bem explicito que não pretendo ferir qualquer suscetibilidade com o meu comentário e este é somente para expor o meu ponto de vista:

Um dos problemas da sociedade atual (na qual eu me incluo) é que por vezes queremos tudo à nossa maneira e assim decidimos criar um Deus à nossa imagem, à imagem que nos convém.

Ah eu não concordo com isto, ah a mim convém-me mais aquilo, etc, então o que as pessoas fazem... criam as suas próprias regras e assim resolve-se o problema, e vivemos todos felizes pra sempre.

Quem disse que ser Cristão era fácil?
Quem disse que a salvação era fácil?

A porta é estreita.

"É mais fácil um camelo entrar no buraco de uma agulha que um rico no reino dos Céus"

Mat 10,37
"Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim"

Quanto ao sofrimento:

Mat 10,38

"E aquele que não toma a sua cruz e não me segue, também não é digno de mim"

Pois é isto não é para todos, isto é muito sério,





Oh meu caro amigo, respeito que o seu Deus seja punitivo, que feche porta a todos aqueles que se afastam dele... que aceite apenas filhos legítimos e não enteados... se isso fizer de si um bom cristão!

Mas para mim, o meu Deus não é nada disso. O meu Deus não pune, não fecha portas, não excomunga ninguém, aceita todos os filhos independentemente dos seus erros, porque ele é Amor Incondicional!

No dia que perceber que a representação que se tem de "Deus" é ilusória e que apenas se encontra preso na Caverna de Platão... certamente que desejará que o seu Deus mude completamente de atitude e que o aceite no Reino dos Céus! Deixe-mos Deus tranquilo em sua essência... porque nós Homens, somos completamente deambulantes no que concerne a Deus... interpretamos TUDO em função daquilo que desejamos. ;)

E palavras... leva-as o vento... O que importa são as ações de cada um na sua consciência plena! As palavras são dos homens e não de Deus... Ele fala-lhe em silêncio no seu coração, apenas! Já reparou que nome de Deus se diz e faz tanta coisa... Ele, como meu Pai, faz-me sentir vergonha da ignorância do ser humano... que insiste em manter-se preso dentro da caverna... por isso não se evolui.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee em 19 março, 2015, 12:32
Oh meu caro amigo, respeito que o seu Deus seja punitivo, que feche porta a todos aqueles que se afastam dele... que aceite apenas filhos legítimos e não enteados... se isso fizer de si um bom cristão!

Mas para mim, o meu Deus não é nada disso. O meu Deus não pune, não fecha portas, não excomunga ninguém, aceita todos os filhos independentemente dos seus erros, porque ele é Amor Incondicional!

No dia que perceber que a representação que se tem de "Deus" é ilusória e que apenas se encontra preso na Caverna de Platão... certamente que desejará que o seu Deus mude completamente de atitude e que o aceite no Reino dos Céus! Deixe-mos Deus tranquilo em sua essência... porque nós Homens, somos completamente deambulantes no que concerne a Deus... interpretamos TUDO em função daquilo que desejamos. ;)

E palavras... leva-as o vento... O que importa são as ações de cada um na sua consciência plena! As palavras são dos homens e não de Deus... Ele fala-lhe em silêncio no seu coração, apenas! Já reparou que nome de Deus se diz e faz tanta coisa... Ele, como meu Pai, faz-me sentir vergonha da ignorância do ser humano... que insiste em manter-se preso dentro da caverna... por isso não se evolui.

Não é o Meu Deus.

As passagens que eu coloquei são transcritas do Novo Testamento, livros que supostamente traduzem as palavras e pensamentos de Cristo.

Se isso não encaixa no seu perfil, problema seu.

Eu sou muito liberal, e respeito as escolhas de toda a gente desde que respeitem as minhas e
normalmente tento fundamentar as minhas afirmações com "material" válido.

Relativamente à sua referência à filosofia, direi:

1 Cor 1:22,23

Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; Mas nós pregamos a Cristo crucificado [!], que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.

1 Cor 2:14

Ora, o homem natural não compreende [!] as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las [!] porque elas se discernem espiritualmente.

De resto tenho o lema:

Vive e deixa viver.

Cumprimentos

As passagens que colocou são da Bíblia, um livro escrito pelos homens com a consciência confinada àquele tempo. E entretanto, nada mudou? Tudo está na mesma? Custa-me a aceitar...

Não sei se o senhor será liberal ou pseudo-liberal, já que aceita apenas tudo aquilo que vai ao encontro daquilo em que acredita. Certamente que isto tem que ver com o seu livre-arbítrio, escolhas apenas.

Eu não tive qualquer intenção de não respeitar as suas escolhas e deixei isso bem claro nos meus comentários acima. Este é um tópico "aceso" como já deve ter reparado e é natural que diversas posições sejam apresentadas. Por isso, o liberalismo aqui passa pela capacidade de aceitar pontos de vista diferentes, refutando-os quando necessário ou então mostrar dados válidos que corroboram ou contrapõem a ideia. Os seus dados provêm sempre da mesma fonte, a Bíblia. Esta talvez seja a falácia principal. 

Como é que é possível ser tão assertivo e determinado num ponto de vista que à partida cai por terra? A instituição Igreja (leia-se os que nela se escondem) já praticou inúmeras atrocidades historicamente documentas e continua a fazê-lo. Agora pergunto-lhe será que Deus "aprova" o que os homens em nome do Seu nome e escudados na igreja fazem? Pois...

Você não pode acreditar em tudo aquilo que lhe dizem nem tudo o que lê.  Certamente será enganado e nem sequer dá conta disso. Mas é uma opção claramente. Sabe, eu ainda sou uma jovem de 30 anos e muito pouca experiência na vida e talvez por isso me "atreva" a pensar de forma diferente.

Mas isso não significa que não deixe de louvar a sua atitude aqui de defesa acérrima de tudo o que expõe :), desde que se mantenha "um bom cristão" :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee em 19 março, 2015, 13:22
As passagens que colocou são da Bíblia, um livro escrito pelos homens com a consciência confinada àquele tempo. E entretanto, nada mudou? Tudo está na mesma? Custa-me a aceitar…

Não sei se o senhor será liberal ou pseudo-liberal, já que aceita apenas tudo aquilo que vai ao encontro daquilo em que acredita. Certamente que isto tem que ver com o seu livre-arbítrio, escolhas apenas.

Eu não tive qualquer intenção de não respeitar as suas escolhas e deixei isso bem claro nos meus comentários acima. Este é um tópico “aceso” como já deve ter reparado e é natural que diversas posições sejam apresentadas. Por isso, o liberalismo aqui passa pela capacidade de aceitar pontos de vista diferentes, refutando-os quando necessário ou então mostrar dados válidos que corroboram ou contrapõem a ideia. Os seus dados provêm sempre da mesma fonte, a Bíblia. Esta talvez seja a falácia principal. 

Como é que é possível ser tão assertivo e determinado num ponto de vista que à partida cai por terra? A instituição Igreja (leia-se os que nela se escondem) já praticou inúmeras atrocidades historicamente documentas e continua a fazê-lo. Agora pergunto-lhe será que Deus “aprova” o que os homens em nome do Seu nome e escudados na igreja fazem? Pois…

Você não pode acreditar em tudo aquilo que lhe dizem nem tudo o que lê.  Certamente será enganado e nem sequer dá conta disso. Mas é uma opção claramente. Sabe, eu ainda sou uma jovem de 30 anos e muito pouca experiência na vida e talvez por isso me “atreva” a pensar de forma diferente.

Mas isso não significa que não deixe de louvar a sua atitude aqui de defesa acérrima de tudo o que expõe :), desde que se mantenha "um bom cristão" :)

Se se der ao trabalho "fruto da curiosidade", pode ler alguns posts que eu coloquei ontem à noite, e verá a  minha posição sobre temas relacionados com a Igreja e os seus membros (Padres), etc, assim não me vou repetir.

Quanto à questão das minhas bases de informação provirem da Bíblia, é o maior elogio que me pode dar, pois de fato para 1 Cristão aqueles livros foram escritos sobre a inspiração do Espirito Santo, portanto são para mim a única fonte fidedigna.

Está bem provado que de entre todas as grandes religiões, os evangelhos foram os únicos escritos com a presença de testemunhas presenciais ainda vivas, ao contrario do textos do Islão ou Budistas por exemplo.

Faça uma breve pesquisa e veja quantos anos após a morte de Buda é que estes foram compilados.

Por outro lado apesar de já ter cerca de 2.000 anos não julgo que a mensagem de Cristo esteja obsoleta e desatualizada, pois:

"Amar o próximo com a nós mesmos"

De certeza que contribuiria para que este mundo fosse muito melhor.

Quanto á sua idade, sinceramente não me parece revelante, pois existem pessoas com 20 anos com 1 grande grau de maturidade e outras de 50 que perecem autenticas criancinhas.

Quanto ao tópico acesso, é normal o confronto de ideias. No que me toca tenho sempre a preocupação de ser educado e assertivo naquilo que escrevo.

Cumprimentos

#5
A biblia so foi escrita 300\400 anos depois de Cristo por isso podemos supor que todos os livros foram juntos por alguem. Levou 2/3 traduçoes antes de ser traduzida ao latim que depois deu origem as linguas europeias.Nao poderia haver erro na traduçao?já que o aramaico é a lingua mais antiga do mundo. Sabemos bem que a igreja só revela o que lhes interessa, se assim nao fosse teriamos acesso a todos os documentos encontrados e nao o temos, estao bem guardados a ganhar pó no Vaticano.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#6
Citação de: misticopt28 em 19 março, 2015, 14:03
A biblia so foi escrita 300\400 anos depois de Cristo por isso podemos supor que todos os livros foram juntos por alguem. Levou 2/3 traduçoes antes de ser traduzida ao latim que depois deu origem as linguas europeias.Nao poderia haver erro na traduçao?já que o aramaico é a lingua mais antiga do mundo. Sabemos bem que a igreja só revela o que lhes interessa, se assim nao fosse teriamos acesso a todos os documentos encontrados e nao o temos, estao bem guardados a ganhar pó no Vaticano.

Primeiro acho melhor o amigo informar-se melhor, pois está completamente errado, nomeadamente por exemplo à datação.

Segundo, a Bíblia é uma coisa os Evangelhos são outra, à saber discernir as coisas.


Dando a minha opinião "Será que quem não é baptizado atrai maus espíritos?"



Não acredito muito que isso seja motivo para atrair ou não maus espiritos , existem batismos e batismos, padres e padres.

Ainda assim , mesmo que seja um padre/ sacerdote que tenha executado um batismo com "sucesso" não implica que tal pessoa não venha a conviver com espiritos maus.



Eu fui batizado e estou rodeado de maus espiritos Lol .... e espiritos bons... é uma guerra espiritual Yin /Yang vão sempre equilibrar os polos .

Por isso o caminho é o do meio

A verdade doi, mas liberta

#8
Citação de: J.ace em 19 março, 2015, 14:11
Primeiro acho melhor o amigo informar-se melhor, pois está completamente errado, nomeadamente por exemplo à datação.

Segundo, a Bíblia é uma coisa os Evangelhos são outra, à saber discernir as coisas.


Mostre me o amigo o contrario, diz que tou errado e nao apresenta as "provas" disso. Eu apresentei o meus argumentos, voce contratia mas nao me da argumentos validos
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Citação de: misticopt28 em 19 março, 2015, 14:18

Mostre me o amigo o contrario, diz que tou errado e nao apresenta as "provas" disso. Eu apresentei o meus argumentos, voce contratia mas nao me da argumentos validos

Desculpe mas foi o amigo que se intrometeu na conversa e veio contradizer algo.

Assim pelas regras da boa educação deve o amigo que deve apresentar as suas fontes.

Aliás estou muito curioso em saber as provas que vai apresentar que a Bíblia só foi escrita 300/400 anos depois de Cristo.

Ansioso mesmo.

Cumprimentos

Puca
CitaçãoÉ mais fácil um camelo entrar no buraco de uma agulha que um rico no reino dos Céus"
- Descriminação.

CitaçãoQuem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim
- Prepotência e arrogância.

CitaçãoE aquele que não toma a sua cruz e não me segue, também não é digno de mim
- Chantagem

Definitivamente este não é o meu Deus. Um Deus com este mau carácter não significa nada para mim. :)


Citação de: Puca em 19 março, 2015, 14:40
- Descriminação.
- Prepotência e arrogância.
- Chantagem

Definitivamente este não é o meu Deus. Um Deus com este mau carácter não significa nada para mim. :)



Eu também pensei muitas vezes isso sobre os meus Pais.
Hoje sei que tinham razão.

Mas respeito a sua conclusão.

Cumprimentos

Todos os livros foram escritos antes como é obvio se formos ver os livros do antigo testamento foram escritos antes de cristo entre 1500 a 450 AC , logico que o novo testamento foi depois entre 45  a 90 DC. Mas a biblia que conhecemos hoje so ficou pronta 300/400 anos depois da vinda de Cristo. Além do mais ja percebi que nao vale a pena entrar em debates teologicos com fanatismos e pessoas presas ao dogma religioso da igreja.
Bem haja
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

#13
Citação de: misticopt28 em 19 março, 2015, 14:44
Todos os livros foram escritos antes como é obvio se formos ver os livros do antigo testamento foram escritos antes de cristo entre 1500 a 450 AC , logico que o novo testamento foi depois entre 45  a 90 DC. Mas a biblia que conhecemos hoje so ficou pronta 300/400 anos depois da vinda de Cristo. Além do mais ja percebi que nao vale a pena entrar em debates teologicos com fanatismos e pessoas presas ao dogma religioso da igreja.
Bem haja

Já vi que afinal está de acordo comigo (nada como ir à Wikipédia) no que respeita relativamente ao que coloquei e que diz respeito a quando os evangelhos foram escritos, muitas testemunhas presenciais ainda estavam vivas.

Pois se diz que alguns evangelhos foram escritos no ano 45 significa que foram escritos somente cerca de 12 anos após a morte de Cristo.

Nenhuma religião no mundo ou até livros históricos de pensadores e filósofos da antiguidade apresentam uma datação tão próxima da fonte original.

Já agora também aproveito para o informar que os Evangelhos não foram escritos em aramaico mas sim em grego.

Existem dúvidas sobre o livro de Mateus, que alguns eruditos dizem ter sido escrito em aramaico. O grego do Novo Testamento não é a língua erudita, mas uma versão popular, chamada de Koiné.

Quanto à questão da Bíblia, o que quereria eventualmente dizer é que este Livro que contém 73 livros: 46 no Antigo Testamento, e 27 no Novo Testamento, foi compilado posteriormente.

E depois qual o problema?

Os livros que a compõem já eram conhecidos à muitos séculos, no caso do Antigo Testamento.

Quanto ao fanatismo religioso, amigo tenha preceito e respeito por quem com argumentos defende o seu ponto de vista.

Afinal o que você defende?

Maomé, Buda, os textos Vedas, o satanismo?

É que ainda não percebi.

Cumprimentos

Citação de: Puca em 19 março, 2015, 14:40

- Descriminação.-"É mais fácil um camelo entrar no buraco de uma agulha que um rico no reino dos Céus"

- Prepotência e arrogância. "Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim"

- Chantagem. "E aquele que não toma a sua cruz e não me segue, também não é digno de mim"
[/i]


Essas frases da biblia muito dependem da interpretação, para mim têm outro sentido muito mais espiritual .... e digo porque já li e reli as mesmas frases em diferentes estados de consciência e em cada momento ouve também uma diferente aceitação.
A verdade doi, mas liberta