Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.435
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Teste daltonismo
    Iniciado por cody sweets
    Lido 6.422 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Daltonismo é o termo usado para denominar a falta de sensibilidade de percepção de cores. As pessoas daltônicas podem ver cores, ao contrário da crença que enxergam tudo em preto e branco, mas não conseguem fazer a distinção entre alguns pares de cores complementares.

Podem ter dificuldade por exemplo em identificar o verde ou o vermelho, ou ambos entre inúmeras outras variações, o teste abaixo vai te dizer se você tem uma dificuldade para enxergar as cores, se você errar uma ou mais placas, é melhor ir ao médico e fazer um exame de verdade.

Eu sou quase daltónico por isso, deixo os meus comentários.

1.

Esta é a placa de controle, até mesmo pessoas daltónicas conseguem ver o número 12.

2.

Quem tem visão normal vê o número 8 – Quem tem deficiência verde/vermelho vê o número 3 – Quem tem daltonismo total não vê número algum.

Vejo o 3

3.

Quem tem visão normal vê o número 29 – Quem tem deficiência verde/vermelho vê o número 70 – Quem tem daltonismo total não vê número algum

Vejo o 70


4.

Quem tem visão normal vê o número 5 – Quem tem deficiência verde/vermelho vê o número 3 – Quem tem daltonismo total não vê número algum

Vejo uma coisa que parece um 3

5.

Quem tem visão normal vê o número 3 – Quem tem deficiência verde/vermelho vê o  número 5 – Quem tem daltonismo total não vê número algum

Vejo o 5

6.

Quem tem visão normal enxerga um número 15 – Quem tem deficiência verde/vermelho enxerga um número 17 – Quem tem daltonismo total não vê número algum

Vejo 1 e não sei o outro

7.

Quem tem visão normal enxerga um número 74 – Quem tem deficiência verde/vermelho enxerga um número 21 – Quem tem daltonismo total não vê número algum

Vejo o 21

8.

Quem tem visão normal enxerga um número 6 – Quem é daltônico provavelmente não conseguirá identificar esse número

Só vejo uma mancha disforme

9.

Quem tem visão normal enxerga um número 45 – Quem é daltônico provavelmente não conseguirá identificar esse número
Não vejo nada

10.

Quem tem visão normal vê o número 5 – Quem é daltônico provavelmente não conseguirá identificar esse número
Não vejo nada

E então a quantas anda sua visão de cores? Errou alguma? ;)
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

#1
bem... pelo menos o zumbido não me afectou a visão...  :P ...vejo-os todos com (relativa) facilidade...  ;)
a minha religião é a verdade...

Já conhecia este teste e é muito interessante.

Vejo todos os números.

Cody ao que parece o teu daltonismo é mais na segregação verde/vermelho, não é?

Oh Incertus pior seria ter zumbidos na visão e daltonismo nos ouvidos, lol
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

já agora...  ;)

CitaçãoUm ser humano normal, sem nada que o distingua, pode perceber um milhão de cores diferentes. Conseguimos perceber tantas cores devido à nossa retina possuir células chamadas cones, de três tipos, cada uma excitada por um comprimento de onda diferente. Quando abrimos os olhos, os sinais luminosos atingem estes cones, que os transformam em sinais eletroquímicos, que por sua vez são enviados ao cérebro. O cérebro combina estes sinais para produzir a sensação que chamamos de cor.

A visão pode ser um processo complexo, mas o cálculo das cores é simples: cada cone confere a capacidade de perceber cerca de uma centena de tons, então o número total de combinações é de pelo menos 100³, ou um milhão. Se eliminarmos um tipo de cone, ou seja, passar de tricromata para dicromata, o número de combinações cai por um fator de 100, para meros 10.000. Quase todos os mamíferos, incluindo os cães e macacos do Novo Mundo, são dicromatas. A riqueza de cores que vemos é rivalizada apenas pelos pássaros e alguns insetos, capazes de perceber parte da região ultravioleta do espectro.

A partir do momento que o mecanismo da percepção das cores foi desvendado, os pesquisadores passaram a suspeitar que entre nós haviam pessoas com quatro tipos de cones diferentes, capazes de ver uma gama de cores invisível para nós. Teoricamente, um tetracromata poderia ver cem milhões de cores. E como a percepção das cores é uma experiência pessoal, eles não teriam forma de ver além do que consideramos os limites da visão.
Caçando tetracromatas

Ao longo de duas décadas, a neurocientista da Universidade de Newcastle, Gabriele Jordan, e colegas de pesquisa têm procurado pessoas que tem esta capacidade de super-visão. Dois anos atrás, Jordan finalmente encontrou uma – uma médica vivendo no norte da Inglaterra, conhecida somente como "cDa29″ na literatura científica, é a primeira tetracromata conhecida da ciência. E certamente não será a última.

A primeira pista para a existência de tetracromatas surgiu em um trabalho sobre alguns homens daltônicos, feito pelo cientista holandês H. L. de Vries, em 1948. De Vries resolveu testar também as filhas de um dos daltônicos e descobriu que elas podiam detectar uma gama maior de tons de vermelho que a média das pessoas. Isto levou à descoberta de que, quando daltônicos tinham dois cones normais e um cone mutante, a mãe e as filhas tinham um cone mutante e três cones normais, ou seja, quatro cones.
O gene associado ao desenvolvimento dos cones está no cromossomo X, por isto um homem com esta alteração é dicromata – ele só tem um cromossomo X, e vai manifestar qualquer mutação nos genes passados pela sua mãe -, enquanto a mulher pode ser afetada (podendo ou não apresentar o tetracromatismo) ou apenas ser portadora do gene.

A Dra. Jordan se interessou sobre tetracromatismo e concluiu que, tanto quanto o daltonismo é comum, o tetracromatismo também deve ser, com cerca de 12% das mulheres sendo tetracromatas. A primeira tentativa para encontrar estas mulheres foi selecionar mães de daltônicos que têm um cone mutante e testá-las, mas nenhuma demonstrou perceber mais tons de vermelho que a média das pessoas, o que os levou a concluir que o cone mutante estava inativo nestas mulheres.

Em 2007, a Dra. Jordan desenvolveu métodos mais poderosos para identificar mulheres com visão tetracromática, testando 25 mulheres, todas com um quarto cone. Uma delas, identificada como "cDa29″, respondeu corretamente as perguntas que visavam identificar o fênomeno – depois de 20 anos de pesquisas, um tetracromata verdadeiro foi encontrado.
Potencial perdido

A estimativa da Dra. Jordan leva a um mistério: se tetracromatas são tão comuns quanto daltônicos, por que conhecemos daltônicos, mas não conhecemos tetracromatas? O pesquisador de visão Jay Neitz, da Universidade de Washington (EUA), acredita que todas as mulheres com quatro cones têm potencial para visão tetracromática, mas precisam desenvolver ou despertar esta capacidade. "A maior parte das coisas que vemos coloridas são feitas por pessoas que estão tentando criar cores que funcionam para tricromatas. Talvez nosso mundo inteiro esteja sintonizado com o mundo dos tricromatas", opina.

Talvez nosso mundo não tenha tons de cores suficientes para o tetracromatismo ser de algum proveito. Neste caso, os tetracromatas poderiam desenvolver a capacidade se visitassem um laboratório periodicamente, para fazer testes e treinar a percepção.

E como um tetracromata vê o mundo? A mulher "cDa29″ não conseguiu comunicar sua experiência para os pesquisadores, da mesma forma que é impossível descrever a experiência do vermelho para uma pessoa dicromata.

E você, está curioso para saber se é tetracromata? Veja a figura abaixo. Se você conseguir ver letras no centro de algum destes círculos, provavelmente você é um tetracromata.



in: hypescience.com/cientista-encontra-mulher-tetracromata-que-ve-99-milhoes-de-cores-a-mais-do-que-nos/

a minha religião é a verdade...

Puca
Não sou daltónica nem tetracromata.

Isto é um dos meus menores problemas, eu tenho dificuldade em dizer o nome das cores e em distingui-las. Por exemplo distinguir verde de azul, cor de rosa de vermelho. Tirando o facto de só ver cerca de 60 % do olho direito.

Já o meu irmão é mesmo daltónico e também vê muito mal.

Não sou tetracromata de certeza!
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Bolas Incertus eu consigo ver a letra A no círculo vermelho... mesmo sem grande definição ela está lá! :-\
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

F******! Como é que tu vês alguma coisa naqueles círculos?! Eu nem sequer a cor do círculo sei!
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Citação de: Faty Lee em 22 fevereiro, 2015, 19:13
Bolas Incertus eu consigo ver a letra A no círculo vermelho... mesmo sem grande definição ela está lá! :-\

eu bem me esforço mas não consigo ver nada...  :P

se bem que isto é uma condição não uma doença...  ;)

lembro-me de ter visto um documentario sobre uns testes de visão semelhantes a estes que um frances (acho) fez a uns indigenas que vivem numa selva qualquer em africa e eles (indigenas) tinham a capacidade de diferenciar muitas mais tonalidades de verde do que qualquer ocidental...

por outro lado, alguns tons de azul que poucos ocidentais tinham dificuldade de diferenciar entre tons de verde, eles confundiam-nos com "mais um verde"...

...isso leva-nos a considerar que a visão está directamente ligada ao meio ambiente em que vivemos... os indigenas tinham a capacidade de ver mais tons de verde pois vivem numa zona em que predomina a cor verde, o que torna necessário diferenciar entre as várias tonalidades...

...muitas pessoas "diagnosticadas" como daltonicas, provavelmente apenas estão deslocadas "geograficogeneticamente"...   ;D
a minha religião é a verdade...

Lá está o Darwin e a sua teoria... essa coisa dos verdes...

Pois mas eu não consigo ver nada no laranja e no verde, ufffaaaaa

Mas no vermelho, até limpei os olhos, lol... esta efetivamente lá a letra A em maiúscula, não é muito nítida, mas está  :-\
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Para mim os círculos não têm cores definidas é dificil distinguir   :-\
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Citação de: cody sweets em 22 fevereiro, 2015, 19:28
Para mim os círculos não têm cores definidas é dificil distinguir   :-\
Mas quando olhas para esses três o que é tu vês, consegues definir? São borrões, pretos e brancos, ausência de cor, cores mescladas?
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

são cores só eu não sei dizer se o primeiro é cor de rosa ou vermelho! Por mais que queira não sei distinguir as duas cores!
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

então vamos lá testar capacidades...  :P

eu já cheguei uma vez ao nivel 26... mas normalmente morro no 24...  ::)

http://game.ioxapp.com/color/
a minha religião é a verdade...

Não consigo passar do 6!!!! :'(
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"