Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.433
Total de mensagens
369.481
Total de tópicos
26.919
  • Discussão e Angariação de Informação Sobre Possíveis Locais Assombrados
    Iniciado por plalima
    Lido 225.463 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#810
Passo todos os dias por aí para ir trabalhar (sou vigilante na Câmara de Odivelas) e já tinha ouvido isso antes. Creio que a casa tem cerca de 20 ou 25 anos e já foi remodelada duas ou três vezes pelos diferentes donos. Deves reparar que por trás dessa casa creio existir um declive acentuado, e em frente umas casas que parecem mais ruínas, de tão velhotas que são. No entanto, e para que não tenham ideias, DESACONSELHO VIVAMENTE qualquer tentativa de infiltração na propriedade para fazerem investigações. Está ligada a uma central de vigilância e segurança privada, cujo alarme está também ligado á PSP, por sinal mudo. Para não falar que o declive se torna perigoso. Existem outras habitações em Lisboa que valem bem mais a pena e que poderão ser mais fáceis de investigar e menos perigosas. Desaconselho o velho edifício da Rua Ivens, ao lado da RR. Está em perigo de ruir, e embora selado, vive lá gente ilegalmente.
Chegasteis até aqui,
Não chegarás mais além.

sofiagov
Citação de: Arghallad em 22 abril, 2014, 07:22
Passo todos os dias por aí para ir trabalhar (sou vigilante na Câmara de Odivelas) e já tinha ouvido isso antes. Creio que a casa tem cerca de 20 ou 25 anos e já foi remodelada duas ou três vezes pelos diferentes donos. Deves reparar que por trás dessa casa creio existir um declive acentuado, e em frente umas casas que parecem mais ruínas, de tão velhotas que são. No entanto, e para que não tenham ideias, DESACONSELHO VIVAMENTE qualquer tentativa de infiltração na propriedade para fazerem investigações. Está ligada a uma central de vigilância e segurança privada, cujo alarme está também ligado á PSP, por sinal mudo. Para não falar que o declive se torna perigoso. Existem outras habitações em Lisboa que valem bem mais a pena e que poderão ser mais fáceis de investigar e menos perigosas. Desaconselho o velho edifício da Rua Ivens, ao lado da RR. Está em perigo de ruir, e embora selado, vive lá gente ilegalmente.

eh eh!!! Arghalland somos quase vizinhos ....
vive lá gente ... ilegalmente , não sabia mas eles não se queixam secalhar de alguma coisa fora do normal que lá possa passar-se  ;)

Citação de: sofiagov em 22 abril, 2014, 08:41
eh eh!!! Arghallad somos quase vizinhos ....
vive lá gente ... ilegalmente , não sabia mas eles não se queixam secalhar de alguma coisa fora do normal que lá possa passar-se  ;)

Sofia, estás a falar de que casa???? Agora perdi-me.
Chegasteis até aqui,
Não chegarás mais além.

sofiagov
Citação de: Arghallad em 24 abril, 2014, 14:11
Sofia, estás a falar de que casa???? Agora perdi-me.
da casa com a qual se iniciou o tópico... ::)
porquê??...

não dizes que vive gente ilegalmente nela? e disse que quem vive lá não se queixava ...

na parte do sermos quase vizinhos talvez expliquei-me mal...  vivo no concelho de Odivelas e tu trabalhas lá na câmara ...



Citação de: sofiagov em 24 abril, 2014, 17:03
da casa com a qual se iniciou o tópico... ::)
porquê??...

não dizes que vive gente ilegalmente nela? e disse que quem vive lá não se queixava ...

na parte do sermos quase vizinhos talvez expliquei-me mal...  vivo no concelho de Odivelas e tu trabalhas lá na câmara ...




Nao é esta casa que está ilegalmente habitada. É a da rua Ivens. Sendo tu de Odivelas, se calhar ja nos cruzámos. És de onde? Faço serviço na Ribeirada ao lado do restaurante Kantinho da Ribeirada na Av. Amália Rodrigues.
Chegasteis até aqui,
Não chegarás mais além.

sofiagov
Citação de: Arghallad em 24 abril, 2014, 21:21
Nao é esta casa que está ilegalmente habitada. É a da rua Ivens. Sendo tu de Odivelas, se calhar ja nos cruzámos. És de onde? Faço serviço na Ribeirada ao lado do restaurante Kantinho da Ribeirada na Av. Amália Rodrigues.

provavelmente sim ja nos cruzamos  :) :) conheço a Av. Amalia rodrigues, inclusive ja fui ai a um departamento da Camara, não tou a ver o restaurante mas provavel ter passado por ele.
Mas eu onde moro pertence ao Concelho , não moro propriamente na cidade de Odivelas....  ;)

Morei aí perto e desconhecia que essa casa fosse assombrada, nem sequer ouvi rumores...  >:(
O único sitio que tinha ouvido falar era um quarto de hotel em plena capital, mas perdi essa fonte  :(
Se um rema e outro cruza os braços ou rema para outro lado... mais vale abandonar o barco e seguir sozinho.

Citação de: sofiagov em 25 abril, 2014, 00:10
provavelmente sim ja nos cruzamos  :) :) conheço a Av. Amalia rodrigues, inclusive ja fui ai a um departamento da Camara, não tou a ver o restaurante mas provavel ter passado por ele.
Mas eu onde moro pertence ao Concelho , não moro propriamente na cidade de Odivelas....  ;)

O departamento era o de Urbanização? É aí que estou. Agora fiquei interessado nesse quarto de hotel.
Chegasteis até aqui,
Não chegarás mais além.

sofiagov

#819
Citação de: sofiagov em 29 abril, 2014, 09:44
Foi a esse precisamente....que eu fui. :D

Então é nesse que estou. vê se passas por cá um dia destes. esta semana estou de tarde. entro ás 15 saio ás 23.

Vou fazer um pedido sério. Para vossa segurança, não tentem NADA, desde investigações a simples visitas, seja onde for na Calçada de Carriche. Tenho algo para verificar lá, algo que pode ser... complicado, e depois poderei dizer-vos se é seguro fazer seja o que for na calçada. Mas por enquanto, não é.
Chegasteis até aqui,
Não chegarás mais além.

sofiagov
Citação de: Arghallad em 29 abril, 2014, 12:09
Então é nesse que estou. vê se passas por cá um dia destes. esta semana estou de tarde. entro ás 15 saio ás 23.

Vou fazer um pedido sério. Para vossa segurança, não tentem NADA, desde investigações a simples visitas, seja onde for na Calçada de Carriche. Tenho algo para verificar lá, algo que pode ser... complicado, e depois poderei dizer-vos se é seguro fazer seja o que for na calçada. Mas por enquanto, não é.

;D

Ninfa
Conheci lá perto da Calçada de Carriche  uma Mina de Agua quando lá passei com a minha família, é mais abaixo na localidade do Sr. Roubado numa serra, quem vai para o bairro do Vale do Forno, no Google Earth podem encontrar tudo. Esta mina é assombrada e foi lá que eu tive umas visões. Quem sabe do meu relato aqui há uns meses, sabe que o que eu escrevi é verdade.
Portanto aí na Calçada de Carriche e nessa área de Odivelas é há muitos locais assombrados.

Depois quem quiser saber de história antiga dessa zona, há no Google e até há fotos antigas de Solares assombrados por aí nessas zonas, nos museus etc...foi tudo deitado abaixo para construir selva de betão

Foto tirada no Google da Mina de agua... assombrada:






Aqui nesta foto é onde há o monumento ao Sr. Roubado( que era uma estatueta que foi roubada). Penso eu! Esta rua faz ligação à Calçada de Carriche, que em tempos haviam palacetes e onde por aí a realeza passava férias...foi tudo demolido e julgo que o monumento de azulejos antigos está todo destruído...
Nessa serra em tempos até havia animais selvagens( pequenos gatos bravos, repteis)
No principio do século esse sítio assemelhava-se a Sintra...













sofiagov


Entre os movimento continuo do trânsito e os altos prédios de cimento ergue-se no final da Calçada da Carriche um pequeno altar ao ar livre de extrema leveza e delicadeza, de finas colunas que sustentam um tecto que abriga o altar ao Menino Jesus Roubado da Igreja matriz de Odivelas em 1671.

António Ferreira, um trabalhado rural entrou na igreja na noite de 10 para 11 de Maio de 1671, após ter bebido e folgado, e ali resolveu roubar as vestes das imagens que a igreja albergava assim como outros objectos de valor sagrado.

O produto do furto, António Ferreira enterrou num mata de caniços onde viria a erguer-se o monumento ao Senhor Roubado.

Numa época de fervor religioso e climas de anti-semitismo tal acto foi tratado com real importância.

O roubo chegou ao conhecimento da rainha D. Luísa de Gusmão,mulher de D. João IV então regente do rei, que ordenou que missivas fossem mandadas a todo o reino noticiando o facto. Fizeram-se ouvir palavras de revolta da população contra tal acto blasfemo, e logo foram organizadas flagelações, missas, mortificações e penitências para que o autor fosse encontrado e o acto não fosse punível por Deus com o envio de alguma catástrofe.

Foi feita a investigação e levantamento dos factos pela justiça e no dia 12 por ordem do regedor das justiças foram efectuadas buscas minuciosas na zona e interrogatórios á população que habitava mais próximo do local.

Ora, por queixa de um criada do convento, de um pilha galinhas que ali se deslocava todas as noites para roubar criação, a justiça foi chamada e revistaram o rapaz tendo encontrado nos seus bolsos, entre outros objectos, uma cruz que rematava o vaso dourado do Santíssimo.

O rapaz foi levado a Lisboa onde confessou a sua culpa no roubo da igreja. No dia 23 de Novembro 1671 foi sentenciado. Arrastado pelas ruas de Lisboa até à praça do Rossio onde lhe foram decepadas ambas as mãos e queimadas à sua frente, o rapaz morreu por garroteamento, e o corpo foi queimado.

O Monumento
O acontecimento foi caindo no esquecimento, no entanto no local onde António Ferreira escondera o produto do furto fora colocada uma cruz de madeira, onde mais tarde será erguido o Senhor Roubado, tendo o próprio monumento nele uma inscrição explicativa da sua origem:

"Aqui ocultou a ingratidão
Do maior roubo a insolência
Mas levou a clemência
A memória do perdão.

Este piedoso padrão
Com eterna dor se leia
Aqui um atroz ladrão
Às duas da noite e meia
Os céus enterrou no chão.

Caso de Odivelas – Ano de 1671

Este padrão dez-se no ano de 1744″

Em 1744 passou pelo local o irmão Paulo dos Santos, pedreiro, pertencente à congregação dos Descalços de S. Paulo Ermitão, que ao inteirar-se do acontecimento decidiu erguer ali um padrão. Tendo feito diligências junto do dono do terreno (Luís Paulo da Silva e Azevedo) consegui que as obras fossem feitas, sendo os  trabalhos iniciados no dia 14 de Maio de 1744.No entanto o monumento tinha como projecto final um basílica que nunca viria a ser construída.

Sobre este facto pode ler-se no pilar direito do  monumento, a inscrição:

"Para se levantar este santíssimo padrão do Senhor Roubado, no ano de 1744 deu licença Luís Paulino da Silva e Azevedo, senhor da terra entre as duas estradas".

fonte : odivelas .com

Uns colegas meus moravam/moram nessa casa e nunca soube de nada...

Ninfa
Sofiagov,

Eu não tinha conhecimento a fundo da história do Sr. Roubado. Estou impressionada com a história contada.

Quando lá morei no Sr. Roubado foi já alguns anos atrás. Entrei só uma vez com uma colega da escola por entre a cancela, desci uns degraus e fomos lá espreitar os azulejos e virei a correr para fora rápido. A minha família contava que tinham roubado um santo e que o monumento era disso que se tratava. Acontece que sonho muitas vezes com esse sítio e que há uma tristeza nele ( pode ser devido à morte trágica do rapaz que roubou a estatueta)
No inverno quando havia as cheias em Odivelas, o Sr. Roubado  estava cheio de agua que deu-me até às canelas. Nessa noite  havia algo estranho e místico no ar, no sítio do monumento.
Hoje ainda não consigo visitar esse lugar. Gostei de lá morar e tenho saudades.