Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.432
Total de mensagens
369.480
Total de tópicos
26.919
  • Lucifer: um ser demoniaco ou revolucionario
    Iniciado por LilithP
    Lido 8.050 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Lucifer é visto como satanas ou um demonio horrivel pela religiao cristã e outras. Mas será teologicamente correto essa forma de o ver?
Gostaria de mostrar ao PP uma pequena parte de um estudo que tenho vindo a realizar sobre religiões e mitologias. Esta pequena parte tem a ver com Lucifer.

Lucifer significa "estrela da manha" ou "estrela brilhante". Segundo alguns textos como o Livro de Enoch era o anjo favorito de Deus e foi expulso do ceu por querer ensinar ao ser humano coisas (ou em algumas versões por não querer estar ao serviço do ser humano, uma criatura inferior). Ha tambem um mito que fala de Baal ou Helel (ambos de mitologias diferentes mas ligados a Lucifer atraves de simbolismo), neste mito ambos rebelam-se contra os seus pais (ou seja Deus) e são castigados sendo atirados para o submundo.

No mito de adão e eva a serpente que os começa a encorajar a comer o fruto proibido. Lumiel (ou Lucifer) é muitas vezes representado por uma serpente ou um dragão (simbolos do caos); partindo disto será possivel pensar que a serpente (Lucifer) tentou iluminar o espirito humano com sabedoria e consciencia (estas duas coisas pode-se ver como consciencia espiritual).
Será possivel por tanto que o ato de rebelião tenha a ver com desobedecer a Deus quanto a ensinar-nos e abrir-nos a mente em vez de ter a ver com querer governar o mundo e fazer o mal?

O mito da serpente e da maça é um exemplo da inteligencia e trapaça de Lucifer.

Na mitologia grega Prometeus vai contra os Deuses e leva o fogo a humanidade sendo depois castigado por isso (preso a uma pedra e atormentado por uma aguia). Simbolicamente podemos ver este fogo como o conhecimento (ou no mito da adão e eva como a maça).

Na mitologia nordica temos Loki, por exemplo. É o Deus Impostor do fogo, filho do caos e pai de uma serpente (Jormungandr) que o atormenta enquanto ele é castigado (preso a uma rocha no submundo).

Recentemente descobri que ate na Umbanda podemos ter um equivalente ao tão conhecido Lucifer: os Exus.

É provavel então que o anjo caido tão menosprezado por varias religiões seja então o libertador do espirito humano em vez do seu opressor?

Peço desculpa aos mais sensiveis e religiosos não estou a criticar nenhuma religião mas sim a ver as coisas de um angulo diferente e a tentar receber mais opiniões para talvez integrar no meu estudo :)

Obrigada
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

#1
Olá LilithP,

Vi esses dias uma matéria sobre os reptilianos, que basicamente tinha a mesma historia.

Aquela "serpente" da maçã era na verdade um Reptiliano que queria mostrar para Adão e Eva o lado espiritual mas ai foram castigados por uma outra espécie.

Se não me engano, foi aqui mesmo que vi, porém não me lembro em qual post foi.

Todas essas historias se você reparar tem o mesmo sentido.

Muito interessante de facto ! Obrigada pela partilha  :)

Citação de: Sofia1236 em 15 janeiro, 2014, 18:21
Muito interessante de facto ! Obrigada pela partilha  :)

^^ Ainda bem

Citação de: mazzonif em 15 janeiro, 2014, 17:37
Olá LilithP,

Vi esses dias uma matéria sobre os reptilianos, que basicamente tinha a mesma historia.

Aquela "serpente" da maçã era na verdade um Reptiliano que queria mostrar para Adão e Eva o lado espiritual mas ai foram castigados por uma outra espécie.

Se não me engano, foi aqui mesmo que vi, porém não me lembro em qual post foi.

Todas essas historias se você reparar tem o mesmo sentido.

Será este topico? https://portugalparanormal.com/index.php/topic,28300.0.html

Bom tem algumas semelhanças. Reptilianos = serpentes. Ensinar-nos coisas e testar as nossas capacidades psiquicas (o conhecimento).
De facto tem semelhanças :)

Obrigada!
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Citação de: mazzonif em 15 janeiro, 2014, 17:37
Olá LilithP,

Vi esses dias uma matéria sobre os reptilianos, que basicamente tinha a mesma historia.

Aquela "serpente" da maçã era na verdade um Reptiliano que queria mostrar para Adão e Eva o lado espiritual mas ai foram castigados por uma outra espécie.

Se não me engano, foi aqui mesmo que vi, porém não me lembro em qual post foi.

Todas essas historias se você reparar tem o mesmo sentido.


Olá mazoniff...penso que foi num post meu que viste...e sim estudiosos que estudam e relacionam religião com vida noutros planetas afirmam isso com muita lógica e se pesquisarem bem irão ter a mesma opinião....

Bem a minha opinião em relação a se Lúcifer é um ser demoníaco ou Revolucionário eu penso que seja mais Revolucionário que outra coisa pois nas minhas crenças o que ele fez mudou por completo a "vida" no Universo e a nossa vida quer actual quer passada pois desde sempre ouve o bem e o mal e já nos disseram que se fizermos o mal a outros que iremos para o Inferno comandado por Satanás e muitas pessoas já nem fazem esse mal e rezam rezam para não irem para o Inferno, tanto que a Religião de facto é que apelidou Lúcifer como demoníaco por ter ido contra Deus(bem) e representar sempre o inverso de Deus...e muitas outras coisas ehehehe, basta ver por exemplo o tempo da inquisição a influência que a imagem Demoníaca de Lúcifer teve na mente das pessoas ao ponto de condenarem á morte pessoas inocentes...enfim muita coisa...


espero terem percebido o que escrevi pois queria dizer tanta coisa que me atrapalhei um pouco :P





Torna-te aquilo que és ‐ Friedrich Nietzsche

Acho que não entendi muito bem ;D Queres dizer que Lucifer é revolucionario porque fez aparecer a dualidade do mal e do bem? (Deus/Lucifer?)

Acho que o que Lucifer fez (e tentei transmitir isso no texto do topico) foi o que as pessoas condenadas pela inquisição fizeram: pensaram por si proprias.
Nos varios textos que li cheguei a conclusao que ele (e os seus equivalentes) foi, de certa forma, contra Deus ao tentar ensinar-nos coisas e abrir-nos a mente. E por isso foi castigado.

http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

De facto também já perdi muito tempo a pensar nessa versão. Nalgumas traduções menos usadas, o nome dele significa "O Portador da Luz". Logo se tomarmos o termo "Luz" como sinónimo de sabedoria e conhecimento, então é fácil deduzir que existe a possibilidade desse anjo caído não ser o mau da fita, mas apenas um ser que não fez o que lhe foi ordenado. A sua desobediência está directamente ligada ao facto de que ele quis na verdade levar o conhecimento ao Homem e simplesmente por isso foi castigado.

Numa outra dedução que fiz se pensarmos no nome dele Lúcifer = Estrela da Manhã, então podemos deduzir que ele é o anjo que trouxe ou irá trazer uma nova manhã, isto é, um novo dia, que em termos metafóricos poderá significar uma nova era ou um novo mundo "iluminado".

Tenho pensado muito nisso, e presumindo que anjos, demónios e deuses existem então, nós temos mais ligações ao diabo do que a Deus, porque tecnicamente se não fosse Lucifer, os humanos, tal como os conhecemos hoje, não existiriam.

Em relação ao que disseste:
Citação de: LilithP em 15 janeiro, 2014, 19:23
cheguei a conclusao que ele (e os seus equivalentes) foi, de certa forma, contra Deus ao tentar ensinar-nos coisas e abrir-nos a mente. E por isso foi castigado.

...sim, vai de encontro ao que eu disse acima. Esta é outra teoria completamente diferente daquela que nos foi convenientemente  impingida pela Igreja Católica e afins.
"There are three things all wise men fear: the sea in storm, a night with no moon, and the anger of a gentle man."

― Patrick Rothfuss, The Wise Man's Fear

Citação de: LilithP em 15 janeiro, 2014, 19:23
Acho que não entendi muito bem ;D Queres dizer que Lucifer é revolucionario porque fez aparecer a dualidade do mal e do bem? (Deus/Lucifer?)

Acho que o que Lucifer fez (e tentei transmitir isso no texto do topico) foi o que as pessoas condenadas pela inquisição fizeram: pensaram por si proprias.
Nos varios textos que li cheguei a conclusao que ele (e os seus equivalentes) foi, de certa forma, contra Deus ao tentar ensinar-nos coisas e abrir-nos a mente. E por isso foi castigado.



Segundo o meu ponto de vista que não consegui explicitar correctamente no meu post anterior é que sim Lúcifer foi Revolucionário porque foi ele o primeiro e único anjo que se revoltou contra Deus e ao acontecer isso criou-se uma rivalidade entre Deus e Lúcifer e uma grande mudança pois até então ninguém se tinha revoltado contra Deus. Lúcifer portanto com outros seus seguidores decidiram criar o seu próprio caminho fazendo coisas que antes nunca foram realizadas como por exemplo: confrontou Adão e Eva (criados por Deus á sua semelhança) que estavam proibidos de conhecerem a distinção do bem e do mal pois Deus queria basicamente que eles vivessem na ignorância mas ao serem confrontados com a humilde oferta de Lúcifer decidiram aceitar e ao comerem o tal fruto proibido por Deus conheceram algo que desconheciam a distinção do bem e do mal entre outras coisas e isto mostra-nos que Lúcifer queria de facto ajudar-nos a evoluir sendo que foi contra o caminho de Deus que era que Adão e Eva vivessem na ignorância ...e algumas religiões pegaram nisto e criaram uma ideia de que "quem fizer como Lúcifer ou aceitar o caminho inverso de Deus será punido eternamente no Inferno"....Portanto concluindo com esta minha LONGA opinião eu penso que ele foi REVOLUCIONÁRIO ao ponto de ir contra os ideais e objectivos de Deus :)

Desculpa este massacre de texto espero que tenhas percebido hehehehe ;)



Torna-te aquilo que és ‐ Friedrich Nietzsche

#8
Citação de: Maria Winchester em 15 janeiro, 2014, 19:42
Numa outra dedução que fiz se pensarmos no nome dele Lúcifer = Estrela da Manhã, então podemos deduzir que ele é o anjo que trouxe ou irá trazer uma nova manhã, isto é, um novo dia, que em termos metafóricos poderá significar uma nova era ou um novo mundo "iluminado".

...sim, vai de encontro ao que eu disse acima. Esta é outra teoria completamente diferente daquela que nos foi convenientemente  impingida pela Igreja Católica e afins.

Nunca tinha pensado nessa possibilidade mas tambem faria algum sentido :)
Obrigada

Não queria falar diretamente das crenças nesse aspeto. Mas sim foi conveniente para a igreja torna-lo mau da fita; os rebeldes nunca foram bem vistos na igreja verdade?

Jluis, ja entendi :)
Sim foi o que tentei explicar que conclui da minha pesquisa.

Para os religiosos: mais uma vez espero que nao fiquem ofendidos. SInceramente nem sei se acredito em demonios, inferno, ceu ou diabo (dessa maneira), e a minha crença em anjos pouco tem a ver. É um estudo puramente academico que quis partilhar para receber mais opiniões
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Dêem-me as vossas opiniões: se Lucifer é tudo que acima descreveram, um ser de luz que veio abrir as mentes dos humanos, que lugar ocupa DEUS, nesta situação. Espero não me desviar do tópico. Se for o caso, Lilith, abre outro com o novo tema.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Citação de: cleopatra em 15 janeiro, 2014, 22:17
Dêem-me as vossas opiniões: se Lucifer é tudo que acima descreveram, um ser de luz que veio abrir as mentes dos humanos, que lugar ocupa DEUS, nesta situação. Espero não me desviar do tópico. Se for o caso, Lilith, abre outro com o novo tema.

Acho que nao se desvia do topico nao :)

Bom mais uma vez conclui com toda a informação que reuni que o papel de Deus é o de pai. Ele limita e ensina (na maior parte dos casos que vi de forma um pouco a tender para a ditadura). É Saturno (Cronos, pai de Zeus e meio irmão de Prometeus) na astrologia, o que coloca limites as vezes demasiado limitadores :P
No caso de Lucifer talvez tenha reagido assim porque tudo aponta que era o seu filho favorito e sentiu-se atraiçoado? É uma maneira de o ver :)

O que achas tu cleopatra?
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

É um ponto de vista. No entanto a falta de informação e as crenças que nos "obrigam" a ter desde a infância fazem com que tenhamos medo de Lucifer e peçamos proteção da Deus.
LilithP o que achas da Biblia enquanto livro religioso? Peço a tua opinião lógica (científica) e também a opinião de crença pessoal (esotérica), se lhe quiseres chamar. Desculpa, falta-me um termo mais adequado.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

#12
O nome de Lúcifer não é frequentemente mencionado por pessoas possuídas durante exorcismos quando lhes é questionado o nome da entidade que está dentro delas? Se for, como é que um ser que “viola” o espaço de outros de uma forma tão violenta e macabra pode pertencer à Luz e ao Bem?

Acho errado comparar Deus com os pais humanos porque Ele tem uma essência completamente diferente da nossa e associá-lo à igreja porque Ele representa, entre outras coisas, a liberdade. :)

Raramente se vê possessão(sei la como escreve) pela entidade "Lucifer" geralmente são por outras entidades como BAAL, BEEZLEBUB etc..

Os que pronunciam o nome de Lúcifer que você vê nesses canais evangélicos é tudo armação!

Citação de: cleopatra em 16 janeiro, 2014, 14:14
É um ponto de vista. No entanto a falta de informação e as crenças que nos "obrigam" a ter desde a infância fazem com que tenhamos medo de Lucifer e peçamos proteção da Deus.
LilithP o que achas da Biblia enquanto livro religioso? Peço a tua opinião lógica (científica) e também a opinião de crença pessoal (esotérica), se lhe quiseres chamar. Desculpa, falta-me um termo mais adequado.

Não obrigam. Fui criada na religião cristã e no entanto abri os olhos e descobri que as limitações da igreja nao sao comigo

Sinceramente?
A bíblia é mais um daqueles livros de auto-ajuda com provérbios e alguma ficção :) simplesmente disseram que foi Deus que a escreveu ou mandou escrever.
"Romance mais vendido de todos os séculos"

Citação de: Buwayh em 16 janeiro, 2014, 14:32

Acho errado comparar Deus com os pais humanos porque Ele tem uma essência completamente diferente da nossa e associá-lo à igreja porque Ele representa, entre outras coisas, a liberdade. :)

No caso de Lucifer acho acertado a comparação que fiz :) e não fomos feitos a imagem de Deus supostamente?

Citação de: mazzonif em 16 janeiro, 2014, 15:43
Raramente se vê possessão(sei la como escreve) pela entidade "Lucifer" geralmente são por outras entidades como BAAL, BEEZLEBUB etc..

Os que pronunciam o nome de Lúcifer que você vê nesses canais evangélicos é tudo armação!

Nunca assisti a um exorcismo mesmo mas tinha ideia que falavam mais nesses nomes tambem :o
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."