Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.469
Total de tópicos
26.918
  • Devo levar dinheiro pelo Dom?
    Iniciado por joao lourenco
    Lido 53.595 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Eu acho que não se deve levar dinheiro nenhum e vou tentar explicar as minhas razoes:


Até hoje, ao longo de 20 anos, nunca vi nenhum médium sério fazer uma comunicação séria que gaste mais de 30 minutos por dia. Vi exceções num dia, mas nunca ao longo de vários dias. Por isso gastar 30 minutos por dia não é razão para justificar um pagamento como se o resto do dia estivesse desperdiçado.

Uma desculpa que vejo muito a ser usada é o "tenho de trabalhar a mediunidade e não posso fazer mais nada". Até hoje vi defender este ponto de vista apenas dois tipos de pessoas. Uma são aquelas que trabalham todo o dia a comunicar com com espiritos, todo o dia sem parar, outras é os seus clientes. Claro que é fácil justificar isso.

Claro que ter muito dinheiro torna tudo fácil, mas fazer isso vigarizando e aproveitando-se dos problemas sérios de outras pessoas, acho errado.

Depois tem a questao meramente moral.

Estamos apenas a servir de meio de comunicação, apenas transmitimos a mensagem da solução de determinado problema, basicamente somos moços de recados, mas queremos levar dinheiro como se fossemos nos a resolver o problema, como se fossemos o messias em pessoa. Isto é um pouco como ir ao médico e pagar apenas à recepcionista.

Da mesma maneira que a ajuda é facultada para quem se aproxima de um medium através dele, a ajuda (mesmo financeira) será facultada ao medium sem que seja necessário as pessoas pagarem. Basta ver exemplos de médiuns sérios, nunca precisaram de levar nenhum dinheiro.

"O conceito de um deus pessoal, que interfere com os acontecimentos naturais ou que é a causa independente dos acontecimentos naturais, transforma Deus num objecto natural ao lado de outros, um objecto entre outros, um ser entre seres, talvez o mais alto, mas mesmo assim, UM ser. Isto, de facto, é a destruição de qualquer ideia significativa acerca de Deus."
Paul Tillich, Teólogo Protestante

#76
Olá, realmente é a primeira pessoa que gostei imenso.

Vou responder, ao que realmente fugo de fazer,uma vez que as palavras não transmitem uma conversa real; lembro que fui quem lançou o tema e por isso mesmo fui acompanhando à espera de um dia ter uma intervenção final.

- Pelas suas palavras percebi que não é médium; então passo a descrever as minhas razões, depois comento as suas.

- Só me visita quem quer,- levo o dinheiro que quero, - recebo quem quero, - gratifico quem quero, e todos os que pretendem ser consultados por um médium, deviam primeiro contactar sem pagar e ouvir as propostas, para avaliar o quem pretendem; como não me conhece como a tantos que eu  conheço, aqui fica o testemunho meu e de tantos que o merecem.

Respostas á sua exposição.

- (Até hoje, ao longo de 20 anos, nunca vi nenhum médium sério fazer uma comunicação séria que gaste mais de 30 minutos por dia).
r - Demoro normalmente 3 horas, sem isso nada feito e por vezes muito mais.

- Quanto ao valor de que fala, e vigarices, já falei, e muito mais diria.visto mesmo de graça grande parte não o merecem, só o sabe quem atende.

- ( Uma são aquelas que trabalham todo o dia a comunicar com com espiritos, todo o dia sem parar)
r - mal de um médium se comunicasse todo o dia,estava morto em dias. nem comento.

-( Estamos apenas a servir de meio de comunicação, apenas transmitimos a mensagem da solução de determinado problema, basicamente somos moços de recados, mas queremos levar dinheiro como se fossemos nos a resolver o problema, como se fossemos o messias em pessoa. Isto é um pouco como ir ao médico e pagar apenas à recepcionista.)
r - Ignorância no que se diz. quanto ao messias, nem comento.

- O dinheiro nunca mediu a seriedade e a qualidade de ninguém, por isso sempre conheci maus patrões, maus empregados, maus padres, maus médicos, maus comunicadores, e maus exemplos, mas felizmente tenho conhecido o contrário tambem.

- Quando fala de mediuns sérios, certamente deve-se estar a referir aos 20 anos de conhecimento na área, eu tenho 68 com uma boa parte nesta área e eu devia estar cego até ao presente.

Enfim, propunha um encontro de mediuns em que o sr estivesse presente, eu escolhia os que conheço alem de mim e o sr escolhia os seus que conheceu, talvez dai saisse alguma luz que brilhasse e fosse mais construtiva.


Esqueci-me de citar que a menina Canfora, eu Sou Joao lourenço, tenho nome, mas você tem 28 e se diz que em 20
anos nunca conheceu um medium bom, é natural com essa idade.

Citação de: Canfora em 06 setembro, 2013, 16:30

Olá. Estas a pensar mesmo muito mal. Não fales do que não sabes.

Tenho uma pessoa que trata com eficacia qualquer magia negra. Como ela só ha mais uma em Portugal e vive no Norte do país e não sabemos quem é. Essa pessoa NUNCA cobrou nada. Porém GASTA do dela para poder ir até casa das pessoas trata-las. Os produtos que ela usa, as viagens de comboio, o alojamento e etc ficam tudo por conta dela. Ficava!! Porque essa pessoa não pode ter nenhum emprego porque tem que viajar muito por Portugal e vai gastando nas economias dela. É justo?!

Chegam às mãos dela pessoas que já gastaram MILHARES em tratamentos, pessoas à beira da morte, já lhe deram queijos, xailes, objectos. No entanto essa pessoa precisa de tratar os dentes e não tem dinheiro, sofre dores horríveis e não tem como comprar os medicamentos nem ir a consultas.

Achas justo que uma pessoa que trabalhe pelo bem, nem para o básico tenha para viver e que ainda pague do dela tudo para chegar a essas pessoas?

Disse lhe para cobrar pelo menos os transportes e os produtos que ela gasta. Estou a falar de uma pessoa que trata de verdade, não daqueles charlatães que têm cursos disto e daquilo e mestres em não sei o que e que estudam e etc. É uma pessoa muito humilde que tem um dom lindo e que ajuda os outros. No entanto tem medo de pedir dinheiro com receio de ser mal interpretada! Não é justo.

O problema é que as pessoas querem tudo de mão beijada, então como é um dom oferecido por Deus, acham que não podem ter nenhuma recompensa. Alias, a minha opinião pessoal, deviam era ser muito bem pagos porque são pessoas cuja vida se destina unicamente a fazer o bem, estão cá ao serviço dos outros, muitas vezes salvam-nos a vida. Devíamos ser era gratos por isso e reconhecer a divindade do seu trabalho.


Olá Canfora

Por acaso sei do que falo e é um pouco sobranceiro achares o contrário.

Na minha argumentação disse e reafirmo que não se deve levar dinheiro pela ajuda em si. Não me referi se tiver despesas como transportes por exemplo, nesse caso, acho perfeitamente normal pagarem isso, afinal ninguém nada em dinheiro. Mas é caso único, apenas despesas. Valores tipo "o que quiser dar", "produtos" etc, etc...acho que é imoral. Mesmo os produtos em si, visto que a maior parte dos pseudo médiuns usam isso apenas para sacar algum dinheiro extra. E se desconheces isso, então posso afirmar com toda certeza que não sabes o que falas.

Se conheces a pessoa que é a maior de Portugal e te sentes melhor com isso ainda bem, eu por mim tenho uma tendência de ver os "maiores" sempre do lado negativo. Mete-me confusão essa superioridade principalmente quando estou na presença de algum e recusam-se a falar comigo.

Mas concordo contigo, as pessoas querem tudo de borla e abusam e se alguém me disser que leva 1000 euros por cada consulta a chatos e depois manda o dinheiro para um organismo de ajuda social, era o primeiro a bater palmas de apoio. Porque tem muita gente que abusa e quer saber se a Maria fica com o Manuel, se a vizinha lhe fez bruxedos quando é a própria a fazer-los ou se podem prejudicar alguém em negócios.

Mas acho que estás a ver o filme de maneira simplista. Da mesma maneira de quem pede um favor destes acaba sempre por pagar e quem os faz sempre por receber. Vê o caso da senhora que conheces. Ela faz um favor de índole moral (acabar com o mal, fazer o bem) e de acordo com as tuas palavras "a divindade do seu trabalho" é algo divino, porque razão alguém deve pagar por um "dom oferecido por Deus"? Ou achas que um favor de Deus se traduz em alguns euros? Se alguma pessoa que recorre a ela tiver que pagar, então paga na mesma moralidade a Deus, por exemplo fazer o bem a outro. Da mesma maneira que a medium em questão recebe no mesmo.

Uma pequena e singela questão. Se a pessoa que conheces é assim especial, porque não pede ela propria para que o problema financeiro dela se resolva? Olha que não é muito complicado pedir e ser atendido. Se eu, que não sou nada perante esse "bem de Deus" consigo, porque não consegue ela? Mas se ela nunca pediu nada é porque apenas tu vês ai um problema e achas que ela devia cobrar pelo que faz. Mas deve ser caso único o que conheces, porque todos os mediuns sérios que conheço nenhum leva dinheiro por consultas e nenhum precisa. A grande parte vive do seu trabalho e apesar de não conhecer nenhum que seja rico a parte financeira mal ou bem, é um assunto resolvido.


"O conceito de um deus pessoal, que interfere com os acontecimentos naturais ou que é a causa independente dos acontecimentos naturais, transforma Deus num objecto natural ao lado de outros, um objecto entre outros, um ser entre seres, talvez o mais alto, mas mesmo assim, UM ser. Isto, de facto, é a destruição de qualquer ideia significativa acerca de Deus."
Paul Tillich, Teólogo Protestante

Olá,


    A espiritualidade não pede a colaboração de ninguém, para auxilio do próximo,com prejuizo de a outro.
   
   
   
   
   
   

Citação de: Canfora em 06 setembro, 2013, 17:37
Deve estar equivocado porque não disse isso. Conheço uma médium muito boa. E sim tenho 28 anos.
Nem em nenhum comentário meu me referi a si. Não entendo o seu comentário...

Deve estar a referir-se ao comentário do Insanus... E não a mim.

Ola Canfora, peço desculpa pelo facto, remeto para o nome que nomeou. não tinha reparado.

#80
Citação de: MyAngel em 05 setembro, 2013, 02:02
Olá Invader,

Tudo aquilo que precisas para viver é-te oferecido pela natureza.
Quando se vive do bem, não são precisos ganhos materiais, mas de apoios e ajudas. A contribuição que cada um deve dar nas suas vidas é ajuda naquilo que é preciso para a sobrevivência e bem-estar comum com a sociedade e natureza.
Para construires uma casa, só precisas de pedra, que te é oferecida pela natureza, ...

Mas, o ser humano tem falta de competitividade; então tem a necessidade de fazer algo para ter motivo de ganho justo, mas aquilo que faz é roubarem-se uns aos outros.
Isso é a economia em vocês gostam de viver.

Carissima Lilith,

Acho que deves propor sim senhora.
Tudo o que existe na Terra é dadiva de Deus, que fez o planeta com todas as condições de habitabilidade, nada pedindo algo em troca.
Se o teu senhorio tem uma casa ou apartamento, então o terreno onde foi construído pertence a alguém; logo, esse alguém deveria ser ressarcido pelo valor do terreno. Mas que precisava Deus do nosso insignificante dinheiro?

Mas isto parece ser muita areia pros vossos olhos.
Por as pessoas não saberem viver em paz e sentirem a necessidade de coisas inúteis para darem sentido às suas vidas. Por isso mesmo é que as pessoas demoram imenso tempo a aperceberem-se dos seus potenciais.

Na minha opinião não deves viver no mesmo planeta que a maioria de nós,tudo o que dizes é muito bonito,mas utópico.
Então propõe lá à EDP para pagares a luz em batatas e logo vês o que eles te dizem para fazeres com as batatas...No mínimo para as comeres,no máximo...deixo à tua fértil imaginação.
Tenho a certeza que pagas todas as tuas despesas com dinheiro,portanto não percebo esse discurso,claro que era bom que assim fosse,mas não é e não será nunca,já foi, em tempos imemoriais...
Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é irrelevante!

Judite
Citação de: Canfora em 06 setembro, 2013, 16:30

Olá. Estas a pensar mesmo muito mal. Não fales do que não sabes.

Tenho uma pessoa que trata com eficacia qualquer magia negra. Como ela só ha mais uma em Portugal e vive no Norte do país e não sabemos quem é. Essa pessoa NUNCA cobrou nada. Porém GASTA do dela para poder ir até casa das pessoas trata-las. Os produtos que ela usa, as viagens de comboio, o alojamento e etc ficam tudo por conta dela. Ficava!! Porque essa pessoa não pode ter nenhum emprego porque tem que viajar muito por Portugal e vai gastando nas economias dela. É justo?!

Chegam às mãos dela pessoas que já gastaram MILHARES em tratamentos, pessoas à beira da morte, já lhe deram queijos, xailes, objectos. No entanto essa pessoa precisa de tratar os dentes e não tem dinheiro, sofre dores horríveis e não tem como comprar os medicamentos nem ir a consultas.

Achas justo que uma pessoa que trabalhe pelo bem, nem para o básico tenha para viver e que ainda pague do dela tudo para chegar a essas pessoas?

Disse lhe para cobrar pelo menos os transportes e os produtos que ela gasta. Estou a falar de uma pessoa que trata de verdade, não daqueles charlatães que têm cursos disto e daquilo e mestres em não sei o que e que estudam e etc. É uma pessoa muito humilde que tem um dom lindo e que ajuda os outros. No entanto tem medo de pedir dinheiro com receio de ser mal interpretada! Não é justo.

O problema é que as pessoas querem tudo de mão beijada, então como é um dom oferecido por Deus, acham que não podem ter nenhuma recompensa. Alias, a minha opinião pessoal, deviam era ser muito bem pagos porque são pessoas cuja vida se destina unicamente a fazer o bem, estão cá ao serviço dos outros, muitas vezes salvam-nos a vida. Devíamos ser era gratos por isso e reconhecer a divindade do seu trabalho.


Estou com pena da senhora e vou dar aqui uma consulta grátis bem aviada...como a senhora está mal dos dentes e não tem dinheiro para tratar, então aconselho bochechar a boca 6 vezes ao dia com Whisky, aguentar na boca o mais tempo possível.

Olá Canfora


Citação de: Canfora em 06 setembro, 2013, 19:34
Volto a dizer que não sabes do que falas. Lamento.
O facto de eu dizer que só mais uma pessoa faz o que essa pessoa faz em Portugal, ela já sabia mas foi confirmar com uma outra médium.

Efetivamente este é o mal de certas pessoas acharem que o que elas sabes é superior a todos os outros. Tens a mínima noção do que dizes?

So neste forum, tem bem mais de dois mediuns que tem uma capacidade muito acima da média. Se não falam disso é porque não acham necessário fazer valer publicidade pessoal acerca do seus dons.

Sinceramente, achas mesmo que um dos melhores mediuns do pais (como o exemplo que deste do norte) atende pessoas 8 horas por dia?

Este é um claro exemplo que não tens a minima ideia do que falas.



Citação de: Canfora em 06 setembro, 2013, 19:34

Quem tem verdadeiramente um dom, não usufrui dele em beneficio próprio. Quem tem um dom daqueles ajuda o próximo. As pessoas
humildes são assim :)

Humildade onde? Na parte da melhor de Portugal?

Por favor, não justifiques isso com o que te disseram. Qualquer pessoa diz o que entender e isso não torna verdade nada.

Se é muito boa no que faz e humilde, não precisa de ninguém apregoar em voz alta os seus dons. Fica mal e pode dar uma imagem errada da pessoa.


Citação de: Canfora em 06 setembro, 2013, 19:34
Editei para dizer o seguinte.

Quando disse que era unica em portugal, eu imagino que ha mesmo muita gente a tirar magia, mas com outros metodos. A entidade que está com ela e com o metodo dela realmente só ha mais uma pessoa, e essa sim, cobra balurdios porque reconhece a riqueza do dom que tem e sabe que não ha mais ninguem nas redondezas que faça semelhante.


Mas eu até dou o beneficio da duvida. Diz là então que metodo é esse, que entidade està com ela que a torna tão especial ?



Citação de: Canfora em 06 setembro, 2013, 19:34
Editei para dizer o seguinte.

e essa sim, cobra balurdios porque reconhece a riqueza do dom que tem e sabe que não ha mais ninguem nas redondezas que faça semelhante.


A senhora que conheces não leva dinheiro, já lhe perguntas-te porquê ? Será que ela, não se acha correcta e tu apenas estás a dar palpites sobre algo que não tens a minima ideia ?

Talvez no dia em que sejas tu a ajudar leva o dinheiro que entenderes. Mas não justifiques isso como um direito, porque não é.


Citação de: Canfora em 06 setembro, 2013, 19:34

Não o disse com o tom que o Insanus insinuou. Não deturpes as coisas, a serio... Se precisares de ajuda solicita.

Fica bem.

Não deturpo nada, apenas questiono algo que tu consideras como verdade absoluta, e isso é apenas a tua opinião.

Calculo pela tua conversa que não deves ter muitos anos de conhecimento destes assuntos, senão já tinhas aprendido o básico, como por exemplo, quando nos apresentam algo como "Verdade Inquestionável" ou "Super-poderes" devias desconfiar sempre. Mas sempre mesmo. E isso é algo primário, que se aprende logo nas primeiras sessões.

Nem preciso de ajuda, felizmente os meus problemas não são o motivo porque me escrevi neste forum à uns dois anos.
Por isso acho piada a este tipo de discussão acerca de dinheiro, porque acontece regularmente. Todos começam da mesma maneira "não podem trabalhar", "os produtos são caros" ou "as pessoas dão o que entenderem". E todos são fantásticos, resolvem tudo com milhares de exemplos. A mim parece-me apenas publicidade encapotada.

Este é o mal de escrever-mos em foruns, nunca temos a mínima ideia quem està do outro lado, por isso não devias dar uma de superior a ninguém. Fica mal e muito longe da humildade que falaste ao inicio.

Fica bem
"O conceito de um deus pessoal, que interfere com os acontecimentos naturais ou que é a causa independente dos acontecimentos naturais, transforma Deus num objecto natural ao lado de outros, um objecto entre outros, um ser entre seres, talvez o mais alto, mas mesmo assim, UM ser. Isto, de facto, é a destruição de qualquer ideia significativa acerca de Deus."
Paul Tillich, Teólogo Protestante

#83
.

Editei para dizer que vou apagar tudo o que escrevi, ou tentar pelo menos, e neste fórum a minha participação acabou. Vim aqui pois pensei que aqui poderia finalmente falar do que sabia, mas afinal em como em todos os lados, mais valia estar calada. No entanto as pessoas que me pediram ajuda, não me esqueço delas.
Bem haja a todos

Será que este tópico devia ir à bruxa?  ;D

Não se pode falar nada aqui que não acabe em discussão?  :-\
O equilíbrio consegue-se entre o que é espírito e o que não o é.

Judite
O dom que eu tenho só o uso para mim e às vezes engano-me, se fui escolhida por Deus peço perdão ao divino porque não tenho capacidade para isto. Eu não quero ser médium.
Quanto à discussão tenham calma.

Citação de: Lilith Lua Negra em 07 setembro, 2013, 14:56
Será que este tópico devia ir à bruxa?  ;D

Não se pode falar nada aqui que não acabe em discussão?  :-\

lolllllllllll
"O conceito de um deus pessoal, que interfere com os acontecimentos naturais ou que é a causa independente dos acontecimentos naturais, transforma Deus num objecto natural ao lado de outros, um objecto entre outros, um ser entre seres, talvez o mais alto, mas mesmo assim, UM ser. Isto, de facto, é a destruição de qualquer ideia significativa acerca de Deus."
Paul Tillich, Teólogo Protestante

Olá Canfora

Mesmo que não respondas, vou responder ao que perguntaste.

Citação de: Canfora em 07 setembro, 2013, 14:24
Com tanta conversa ainda não disseste então como essa pessoa se poderá sustentar.

Nem acredites em mim...aceita como resposta o que tu mesmo escreveste

Citação de: Canfora em 07 setembro, 2013, 14:24
Fico feliz por poder ajudar quem ajudo e o que ganho com isso é a minha paz de espírito e reconhecer que posso ser útil a alguém.

Afinal é simples, nada complicado.

Citação de: Canfora em 07 setembro, 2013, 14:24
Já expliquei o motivo pelo qual eu disse que é a única em Portugal a fazer o que faz, se não entendeste ou não queres entender, apenas cabe a

Desculpa mas não me explicaste nada, disseste apenas que te disseram isso, que tem um método diferente.

Imagina que te digo que conheço o melhor cozinheiro do mundo, porque ele me disse que era o maior, porque tem um método especial que qualquer pessoa fica deslumbrada e não posso dar o seu contacto. Acreditavas em mim?
Por favor, temos um sentido critico para alguma coisa.

Citação de: Canfora em 07 setembro, 2013, 14:24
Não tenho estudos sobre o assunto, nem a pessoa em questão. Não sei que sessões estás a falar nem percebo metade do que muitas vezes se fala aqui em mestres disto ou daquilo, é a realidade.

Tudo bem, os melhores mediuns que conheço não tem nenhuns estudos acerca disso. Mas não ter estudos não é sinonimo de seriedade e de eficacia.

Citação de: Canfora em 07 setembro, 2013, 14:24
Falas com tom pouco amigável e não gosto. Sou afável e gosto de pessoas afáveis e que respeitem o proximo.

Se foi o caso, desculpa, não tenho intenção de desrespeitar ninguém, da mesma maneira que não gosto que o façam comigo.
E muito menos gosto que me tratem com condescendência como se fosse um pobre coitado que não pode dar uma opinião.

Como deves facilmente notar, tem poucos assuntos que eu omito uma opinião, geralmente são termos tecnicos acerca de fotografia e video (minha formação profisional) ou acerca do que eu acho ser um abuso da boa vontade de ajudar. Como é o caso que defendes.

Mas talvez seja melhor eu explicar melhor um caso pratico acerca disso.

Acerca de uns 3 anos, tive um periodo da vida algo conturbado a nível profissional. Curiosamente o numero de pessoas que recorreram a mim para as ajudar aumentou. Tive alturas que estava sem nenhum dinheiro, nenhum mesmo, mas tive sempre a esperança que se mantivesse uma atitude positiva acerca de quem ajudava, seria também ajudado. Como era norma aparecia sempre uns pequenos trabalhos na minha area profissional para eu fazer que ajudava, com sacrifício, a equilibrar as contas. Claro que se me pediam para deslocar a algum local, tinha de pagar isso essa despesa. E cheguei muitas alturas a oferecer a outros o que me ofereciam por achar que era demasiado. Ajudas e serás ajudado, nada mais simples. Actualmente, vivo que dificuldades controladas, como muita gente. E sempre que precisei, nunca fiz mezinhas que nem acredito nisso, limitava-me a pedir ajuda e sempre fui atendido com o suficiente para viver.

Tenho pena que este tipo de assuntos provoquem mais que uma simples discussão de argumentos. A minha logica é apenas discutir saudavelmente e nunca entrar em qualquer tipo de ataque pessoal.

Fica bem
"O conceito de um deus pessoal, que interfere com os acontecimentos naturais ou que é a causa independente dos acontecimentos naturais, transforma Deus num objecto natural ao lado de outros, um objecto entre outros, um ser entre seres, talvez o mais alto, mas mesmo assim, UM ser. Isto, de facto, é a destruição de qualquer ideia significativa acerca de Deus."
Paul Tillich, Teólogo Protestante

Apesar de ser possível um mundo viver da terra, o dinheiro não é necessário, etc.... como já alguém disse, o mundo não está preparado e nem vai estar... a não ser que aconteça algum holocausto... uma espécie de "reset" ao mundo.... aí acredito.

O dinheiro é um maneira de haver algo de troca por outros bens, assim como trocavam ovelhas, vacas e porcos por bens, isto noutros tempos. Se não houver algo para troca, o número de pilhagens aumenta e o caos instala-se.

É o meu ponto de vista, claro. ;)
ILYM

MyAngel
Peço desculpa, mas tanto a Canfora como a Anitacleo é que vivem numa utopia, e ainda não perceberam a situação. É o que dá viver de olhos fechados, tal como a maioria das pessoas deste mundo.

Sabes Canfora, essa médium só passa dificuldades porque as pessoas que a conhecem ou consultam não têm o dom da dádiva, pois se o tivessem, ajudariam a senhora a ultrapassar essas dificuldades. Ok, já percebi que não podes andar com tomates e cebolas nos bolsos, mas há muitas formas de ajuda, que até já descrevi atrás.
Acho incrível como podeste criticar os centros espíritas, mas nem conheces o teor da espiritualidade. São opiniões.

Cara Anita, infelizmente tenho de viver no mesmo mundo que vocês, apesar de não gostar muito. Se compreendesses o termo dádiva, compreenderias que não tinhas tu nem ninguém de pagar por algo, mas contribuir com ajudas necessárias.

Fazei o seguinte: pegai na Bíblia e leiam com muita atenção, pois lá fala sobre a caridade; leiam sobre espiritismo; e até posso dizer que em outras religiões falam do mesmo, por isso também podem ler. Talvez assim venham a perceber que caridade e dádiva é contribuição e não pagamento.

Já deixei um documentário para verem; agora deixo um testemunho:

"Em 22 de Março foi diagnosticado um cancro de pulmão, carcinoma de pequenas células, estágio IV ao meu pai. (...) O diagnóstico demorou meses. Desde infecções respiratórias, ataques de ansiedade (?), gripes. Meses até dizerem: cancro. O meu pai era já um doente de risco, sempre seguido no hospital dados os problemas cardíacos que tinha. Nunca ninguém detectou o cancro que lhe corroía as entranhas.
Nesse momento soube que o meu pai ia morrer em breve, embora nunca o tivesse verbalizado.
Começou, pois, a saga dos tratamentos. Protocolos com quimioterapia e radioterapia. Medicamentos, atrás de medicamentos.
O meu pai acabava de concretizar o sonho de uma vida, licenciou-se em Direito. Velho demais para trabalhar, novo demais para a reforma, dizia-me, com os olhos pregados no chão «quem quer alguém com cancro?». Nunca lhe tinha ouvido nada derrotista. Desde o primeiro minuto, desde sempre, nunca desistia ou se sentia derrotado. Desta vez era diferente. Pronto para enfrentar o mundo e a doença, sabia bem das limitações.
Fomos então pedir a invalidez. A Segurança Social recusou. Sem subsídio de desemprego, sem pensão, a companheira desempregada de longa duração. Uma filha de três anos.
Os medicamentos eram pagos entre mim e a minha irmã. A família ajudava no que podia. O meu pai não tinha carro. A minha lata velha servia-lhe, enquanto pôde conduzir, para ir aos tratamentos (não há transportes públicos nem hospitalares).
Acabada a fase da quimioterapia, seguia-se a radioterapia paliativa. O hospital recusou. Era paliativa.

Levantámos uma tempestade, todos os órgãos de comunicação social se interessaram. O hospital voltou atrás. Foi ao IPO – Porto onde tinha que ficar todo o dia porque só havia um transporte para os doentes. Caso quisesse vir mais cedo, porque não aguentava estar lá, teria que pagar. Ficava lá.
Houve meses em que não tomou toda a medicação. Não tinha dinheiro e era demasiado orgulhoso. Não pedia. Era preciso descobrir e estar atento ao que faltava.
Liguei para a Fundação Champalimaud mal soube da máquina que apenas com uma sessão de radioterapia diminuía o tumor de forma significativa. Responderam-me que precisava de uma consulta de avaliação e a sessão de radio seria 5 000 euros. Perguntei se no público haveria máquina idêntica. Disseram-me que não. Agradeci e desliguei.
Descobri que havia uma máquina parecida no Hospital do Barreiro. E que o médico, por querer que todos pudessem aceder aos tratamentos teria sido afastado.

Ouvi o meu pai uma vez «para sofrer tanto para poder ter tratamentos mais vale morrer de uma vez. Isto não é vida». Lentamente ia perdendo o seu corpo, a sua mente.
Acompanhava-o nos longos dias de exames, feitos no hospital privado da Boavista porque nenhum hospital público dispunha das máquinas necessárias. Almoçávamos uma francesinha a meio dos tratamentos e víamos coisas para o único neto do meu pai. E voltávamos ao hospital.

Nunca lhe propuseram estar internado. Não lhe deram soro nem morfina, fomos nós que exigimos. Já não aguentava mais ver o sofrimento contínuo do meu pai.
A cadeira articulada, foi emprestada, arranjou-a a minha tia, e uma grade para a cama. O meu cunhado passou a levar e a trazer o meu pai, ele já não conseguia conduzir. A companheira dividia a medicação e aplicava. Aprendi a dar injecções porque a Joana, que é minha amiga e é enfermeira me ensinou, ensinou-me a dar-lhe banho, a virá-lo na cama para que não ganhasse feridas, a limpar-lhe a boca e a alimentá-lo. Tirei licença para estar com o meu pai. A minha irmã não pôde, era um falso recibo verde.

Pedi um empréstimo para poder pagar tudo isto. Tive que mudar de banco e vou pagar o empréstimo nos próximos dez anos. Estive sempre ao lado do meu pai. Colocámos o soro, dei-lhe de comer. Começou a tossir, sem parar. A família reuniu-se em volta dele. O gato, saiu dos pés do meu pai e começou a aproximar-se lentamente do seu peito. E eu pensei, é agora.
Corri para o lado dele, dei-lhe a mão e vi uma lágrima a correr-lhe na face esquerda.
O meu pai morreu.
Não houve jornais, não houve televisão. De vez em quando há uma notícia que diz que os tratamentos estão a ser negados aos doentes oncológicos, que o IPO não tem dinheiro.

O meu pai tinha 54 anos. A vida inteira pela frente.
Nunca defendeu salários baixos nem privatizações. Trabalhou desde os 14. Tirou um curso aos 53 porque era o seu sonho. A estes não há homenagens. Aos que lutam pela sobrevivência durante todos os dias com dores excruciantes e a violência do Estado. Não, para estes não há memória, não há camas de hospital, medicamentos.

António Borges tinha cancro no pâncreas. Daqueles fulminantes que supostamente matam de imediato. Durou bem mais do que o meu pai. «Trabalhou sempre», dizem. Certamente não terá passado por nada disto. Certamente, até na morte, ou perto dela, teve conforto e o melhor tratamento para não sentir dor e adiar a inevitabilidade da morte.
Não lhe sinto raiva pela forma como morreu, mas desprezo o que defendeu em vida. Porque foram homens como ele e são homens como ele que ditam que homens, mulheres e crianças passem o que o meu pai passou para morrer. E ninguém merece estas mortes lentas.
Que lhe pese a terra? Não, não acredito em nada depois da morte. Preferia que lhe pesassem as suas ideias durante a vida. Principalmente nos dias e meses antes da morte."