Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.430
Total de mensagens
369.476
Total de tópicos
26.919
  • não acreditar em "deus"?
    Iniciado por Hestia
    Lido 8.660 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Não sei se este será o sítio indicado para este tópico, mas parece-me que sim.

Eu acredito em entidades, "almas", espíritos ou o que lhe queiram chamar, mas a verdade é que não acredito num "deus". sim, é isso.

Acredito, sim, em diversas entidades, cada uma com o seu "propósito" e no seu "meio", mas não numa entidade omnipresente, omnipotente e omnisciente.

Quando leio ou tento aprender algo sobre isto, para lidar com o que me acontece precisamente "por causa" dessas entidades, vai tudo dar ao mesmo, pedir protecção ou ajuda a "anjos" ou a deus e eu penso, então se não acredito na entidade "deus", não me posso proteger? peço protecção a quem?

e isto faz-me confusão...

o que me dizem é que se acredito em entidades diversas, o que faria sentido seria acreditar também em deus, mas não concordo...

mais alguém partilha da mesma opinião?



Mensagem alterada devido à utilização de abreviaturas e linguagem de chat/SMS.


ricardocosta28
Mas concordas que haverá um criador para todas as coisas? Ou não?
Nada sai do nada.
Não será isso falta de Fé? Ou só recorres a Deus no desespero?

#2
Citação de: ricardocosta28 em 24 novembro, 2012, 02:15
Mas concordas que haverá um criador para todas as coisas? Ou não?
Nada sai do nada.
Não será isso falta de Fé? Ou só recorres a Deus no desespero?
Não recorro à entidade "Deus". No desespero recorro a entes queridos, ou a entidades que sei estarem próximas de mim.
sempre no plural,como disse não acredito apenas numa entidade única e criadora.
Não pretendo julgar nada nem ninguém, assim como suponho que aqui não serei julgada. De facto, seria bem mais "fácil" e quiçá "reconfortante" se acreditasse.
Acredito no "bom" e no "mau", mas não tenho como rótulo para isto o Deus ou o diabo. Não sei se me fiz entender.
Por favor, note que não quero ofender ninguém, só queria partilhar isto e tentar perceber se será assim tão descabido acreditar em tudo o resto, mas não em "Deus".




Mensagem alterada devido à reincidência de erros ortográficos. Por favor utilize o verificador ortográfico que o fórum dispõe. Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 24. Obrigado.





Mensagem alterada devido à utilização de abreviaturas e linguagem de chat/SMS.


ricardocosta28
Citação de: Hestia em 24 novembro, 2012, 02:20
Não recorro à entidade "deus". No desespero recorro a entes queridos, ou a entidades q sei estarem proximas de mim.
sempre no plural. como disse, n acredito apenas numa entidade única e criadora.
não pretendo julgar nada nem ninguém, assim como suponho que aqui n serei julgada. de facto, seria bem mais "fácil" e quiçá "reconfortante" se acreditasse.
acredito no "bom" e no "mau", mas n tenho como rótulo para isto o deus ou o diabo. não sei se me fiz entender.
Pf, note que não quero ofender ninguém, só queria partilhar isto e tentar perceber se será assim tão descabido acreditar em tudo o resto, mas não em "deus".

Nao me senti ofendido, mas sim tentar perceber. Mas para esses entes queridos ou entidades a ajudarem tem que haver alguém que autorize

#4
Citação de: ricardocosta28 em 24 novembro, 2012, 02:24
Não me senti ofendido, mas sim tentar perceber. Mas para esses entes queridos ou entidades a ajudarem tem que haver alguém que autorize
peço desculpa, é que fico sempre com medo de ofender as pessoas porque já estou "habituada" a que isso aconteça.
portanto, o que me diz é que "acima" dessas entidades a quem recorro, estará uma outra? haveria assim uma espécie de hierarquia nas entidades que teria como expoente máximo deus?
faria algum sentido, sim, para que não agissem libertinamente, se é que me faço entender.
mas a ideia de uma só entidade omnipresente, omnipotente e omnisciente faz-me alguma confusão.
mais do que isso, que é a verdadeira razão deste meu tópico: não acreditando, posso pensar que a minha protecção, quando pedida às tais entidades de que falei, é "válida", por assim dizer? (espero ter conseguido explicar-me)

ricardocosta28
Citação de: Hestia em 24 novembro, 2012, 02:35
peço desculpa, é que fico sempre com medo de ofender as pessoas porque já estou "habituada" a que isso aconteça.
portanto, o que me diz é que "acima" dessas entidades a quem recorro, estará uma outra? haveria assim uma espécie de hierarquia nas entidades que teria como expoente máximo deus?
faria algum sentido, sim, para que não agissem libertinamente, se é que me faço entender.
mas a ideia de uma so entidade omnipresente, omnipotente e omnisciente faz-me alguma confusão.
mais do que isso, que é a verdadeira razão deste meu tópico: não acreditando, posso pensar que a minha protecção, quando pedida às tais entidades de que falei, é "válida", por assim dizer? (espero ter conseguido explicar-me)

Sim percebo o que queres dizer. Como disse alguém tem que autorizar que esses "favores" te sejam concedidos e sim há hierarquias. Se não houvesse ninguém a "comandar" seria uma festa não achas? Já te imaginas-te uma empresa sem patrão?Havendo bem e mal e muitos espíritos maus não paravam de destruir a vida ás pessoas. Vou tentar fazer-te um desenho (não leves a mal) Deus não é uma entidade, é uma energia ao qual está tudo ligado, Ou seja eu tu e nós todos, incluindo animais , plantas, pedras...ETC tudo o que possas imaginar que exista e que não fazes ideia que existe está tudo ligado ao pai.
Se fores ver ao dicionário o significado de Deus aparece-te isto

Principio supremo, que as religiões consideram superior à natureza.
Ser infinito, perfeito, criador e conservador do universo.
Divindade.
Cada uma das pessoas da Trindade cristã.
Ente sobrenatural, que, segundo o Politeísmo, presidia a certa ordem de fenómenos.


obrigada pelo desenho! :)
penso que aqui o problema reside essencialmente, não em "deus", mas sim na "religião".
isto porque a ideia da tal hierarquia para mim realmente faz sentido, mas não conseguia desassociar a expressão "deus" da religião. da "historinha" da religião.
já agora qual é a tua opinião sobre isto? és católico? ou deus para ti é "apenas" a tal entidade suprema na hierarquia? é que desta forma para mim faria muito mais sentido...

ricardocosta28
#7
Citação de: Hestia em 24 novembro, 2012, 02:51
obrigada pelo desenho! :)
penso que aqui o problema reside essencialmente, não em "deus", mas sim na "religião".
isto porque a ideia da tal hierarquia para mim realmente faz sentido, mas não conseguia desassociar a expressão "deus" da religião. da "historinha" da religião.
já agora qual é a tua opinião sobre isto? és católico? ou deus para ti é "apenas" a tal entidade suprema na hierarquia? é que desta forma para mim faria muito mais sentido...
Não sou católico. Estou "chateado" com a igreja(instituição) há  alguns meses, respeito todas as pessoas que seguem a religião católica. Sigo a Doutrina Espirita. Para mim Deus é a razão de todas a coisas, é o criador. Já tou a ver que o teu problema é a religião e para ser mais exato a católica ;D.

estás chateado com a instituição da igreja por alguns meses? :-\ foi isto que entendi do que escreveste.
pois, cada vez mais me parece que estamos no mesmo pé em relação a isso. como disse, o que não consigo conceber é a dita historiazinha da religião. mas percebo e aceito perfeitamente a tal hierarquia de que falámos. ;)

ricardocosta28
Citação de: Hestia em 24 novembro, 2012, 03:06
estás chateado com a instituição da igreja por alguns meses? :-\ foi isto que entendi do que escreveste.
pois, cada vez mais me parece que estamos no mesmo pé em relação a isso. como disse, o que não consigo conceber é a dita historiazinha da religião. mas percebo e aceito perfeitamente a tal hierarquia de que falámos. ;)

Queria dizer já alguns meses , já vou editar  desculpa. Entao começas a concordar que tem que haver alguem supremo?

sim, concordo. mas inevitavelmente associo a palavra "deus" à religião e instituição. já percebi que não é utilizada apenas assim. e de facto dessa forma faz mais sentido.

ricardocosta28
Citação de: Hestia em 24 novembro, 2012, 03:22
sim, concordo. mas inevitavelmente associo a palavra "deus" à religião e instituição. já percebi que não é utilizada apenas assim. e de facto dessa forma faz mais sentido.
Se estudares os livros de Kardec vais perceber. Podes ter fé e não seguir nenhuma religião que é o meu caso. Sigo a doutrina espirita como filosofia para a minha vida. Mas sinto um bem estar quando entro numa igreja vazia, uma paz inexplicavél. Como os cemitérios a muitas pessoas dá pavor e eu sinto-me bem quando entro num cemitério e as vezes há uma foto ou outra que me chama atenção e volto para trás para ver outra vez lol . Agora é normal que cada religião se queira fazer com a verdade absoluta e puxe a brasa a sua sardinha, mas o nosso bom senso diz-nos sempre o que está certo ou errado.

Ceinwyn

Olá Hestia, :)

Vou dar o meu exemplo, acredito em Deus, entidade suprema, omnisciente,omnipotente etc, mas não o Deus da Igreja católica ou de qualquer outra igreja...acredito que algo supremo nos cria e controla.

Mas não acredito num Deus barbudo, zangado, punidor, preconceituoso...para mim chamem-Lhe o que quiserem, Jeová, Alá, Deus pai de jesus, Deus é só um...desde que o amemos e respeitemos podemos dar-lhe o nome que quisermos (com o devido respeito, claro ;) )!

Eu acredito no «meu» Deus, que me apoia, que me ajuda, que me guia e me perdoa...que é maior que tudo o que vejo.

A ideia de nada vir do nada, leva-me a perguntar de onde vem deus? do nada? ;D
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: Ceinwyn em 24 novembro, 2012, 08:52
Olá Hestia, :)

Vou dar o meu exemplo, acredito em Deus, entidade suprema, omnisciente,omnipotente etc, mas não o Deus da Igreja católica ou de qualquer outra igreja...acredito que algo supremo nos cria e controla.

Mas não acredito num Deus barbudo, zangado, punidor, preconceituoso...para mim chamem-Lhe o que quiserem, Jeová, Alá, Deus pai de jesus, Deus é só um...desde que o amemos e respeitemos podemos dar-lhe o nome que quisermos (com o devido respeito, claro ;) )!

Eu acredito no «meu» Deus, que me apoia, que me ajuda, que me guia e me perdoa...que é maior que tudo o que vejo.
Assim já vai mais ao encontro do que faz sentido para mim. Nem mais.