Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.466
Total de tópicos
26.917
  • Satã e Lúcifer são a mesma entidade?
    Iniciado por Gens
    Lido 17.379 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Andei a ler um manual de demonologia escrito por um exorcista da ICAR, e segundo ele revela, os demónios ter-lhe-ão revelado,não só a ele mas também a outros exorcistas, que Satã e Lúcifer são duas entidades distintas, sendo que Satã é o chefe supremo dos anjos caídos, e Lúcifer está em segundo lugar na hierarquia infernal. O tema, contudo, gera alguma controvérsia dentro da ICAR. Há uns tempos, li também um texto de um praticante de Goetia que afirmava o mesmo, ou seja, que Satã e Lúcifer eram duas entidades distintas, tendo Satã uma energia muito mais poderosa. O que acham?
C'est dans l'air.

#1
Eu até há bem pouco tempo estive a ler um livro escrito por um exorcista espanhol. O livro chama-se "Summa Daemonica" e foi escrito por José António Fortea, para quem se interessa por este assunto é muito interessante...

Exacto Gens, neste livro, ele diz exactamente o mesmo... Lúcifer e Satã são duas entidades diferentes.
Ele explica no livro que durante um exorcismo um demónio lhe revelou que a hierarquia no inferno é a seguinte:
1- Satã
2- Lúcifer
3- Belzebu
4- Belial
5- Meridiano

*Acho que lemos o mesmo livro... :D
"Nada é absoluto, tenho um relógio avariado que está certo duas vezes por dia"

"Sejas uma pedra ou um grão de areia, na água ambas se afundam"

E pensava eu que era tudo a mesma coisa mas obrigado pela informação .  ;D

Citação de: AlexSynchro em 06 janeiro, 2011, 00:44
Eu até há bem pouco tempo estive a ler um livro escrito por um exorcista espanhol. O livro chama-se "Summa Daemonica" e foi escrito por José António Fortea, para quem se interessa por este assunto é muito interessante...

Exacto Gens, neste livro, ele diz exactamente o mesmo... Lúcifer e Satã são duas entidades diferentes.
Ele explica no livro que durante um exorcismo um demónio lhe revelou que a hierarquia no inferno é a seguinte:
1- Satã
2- Lúcifer
3- Belzebu
4- Belial
5- Meridiano

*Acho que lemos o mesmo livro... :D

Sim, por acaso até lemos o mesmo livro.
C'est dans l'air.

Isso não faz sentido, sendo que Lúcifer é o anjo caído e quem cria as trevas...

Citação de: Ierathel em 06 janeiro, 2011, 01:42
Isso não faz sentido, sendo que Lúcifer é o anjo caído e quem cria as trevas...

Lúcifer é um dos anjos caídos. Em boa verdade, a Bíblia só menciona alguns dos anjos expulsos do Céu.
C'est dans l'air.


Citação de: Ierathel em 06 janeiro, 2011, 02:09
mas foi o primeiro não?

Não sei, nunca li o livro de Enoch, que é o mais completo sobre o tema, mas para se aprofundar mais é mister ter alguns conhecimentos sobre misticismo judaico.
C'est dans l'air.

Ambos os nomes são títulos:

Satã significa "O Acusador" (embora também traduzam como "Inimigo") e refere-se ao anjo que no livro de Jó é encarregue por Deus de verificar se Jó é santo que chegue. Sob a autorização de Deus ele destrói o gado, colheitas, riquezas e mata a família e empregados de Jó, e depois dá-lhe a doença das chagas e cega-o. Quando Jó finalmente se queixa por Deus permitir tantos males, Deus ralha-lhe por não ter fé e porque se algo acontece, Deus há-de ter uma razão.
Jó é curado e recebe novas riquezas, gado, criados, família, etc.
A antiga família e criados? Mortos.

Lúcifer significa "O Que Traz a Luz" muitas vezes recebe mais um título "Estrela-da-Manhã" o que o liga ao planeta Vénus. Na Bíblia há duas pessoas que são referidas com este título:

1 Isaías 14:3-20 Uma profecia sobre um rei babilónio cair do poder, como usa a linguagem poética das profecias as pessoas acharam que era a descrição de um anjo a cair de graça.

2 Jesus, embora os tradutores se dêem ao trabalho de evitar chamar Jesus por uma palavra ligada ao diabo pelas crenças actuais. Por exemplo, na Wikipédia, no artigo sobre Lúcifer" temos a seguinte citação:

    "E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva (Lúcifer) surja em vossos corações" (2 Pedro 1:19)

Aqui Lúcifer é Cristo. Por esta razão, ocorre o nome Lúcifer entre os primeiros cristãos, por exemplo, São Lúcifer, bispo de Sardenha.

Concordo com  SaganDragon.

Quanto a Lúcifer é uma divindade Latina,logo não existe no antigo testamento.

Quando os primeiros doutores da igreja compilaram a Bíblia com o Novo Testamento incluíram Lúcifer,um arconte,em alguns livros quando a ideia era denegrir o Paganismo.


Quanto a Satan tem o mesmo valor semântico que o termo Grego "Diabolus" o que divide.


Quanto a demonologia,Ela foi herdada basicamente da rica tradição Babilónica a quando das deportações.

Os primeiros hebreus sistematizaram os seus nomes e atributos no "livro de Enoch"
em que o anjo caído e qual aliciou todos os outros foi AZZAZEL.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Citação de: AlexSynchro em 06 janeiro, 2011, 00:44
Eu até há bem pouco tempo estive a ler um livro escrito por um exorcista espanhol. O livro chama-se "Summa Daemonica" e foi escrito por José António Fortea, para quem se interessa por este assunto é muito interessante...

Exacto Gens, neste livro, ele diz exactamente o mesmo... Lúcifer e Satã são duas entidades diferentes.
Ele explica no livro que durante um exorcismo um demónio lhe revelou que a hierarquia no inferno é a seguinte:
1- Satã
2- Lúcifer
3- Belzebu
4- Belial
5- Meridiano

*Acho que lemos o mesmo livro... :D

Boa! Desconhecia mesmo essa parte, obrigado por as vossas informações! :)
ILYM

desclpem m la mas na minha teoria  sata i lucifer sao apenas um. um dos livros mais famosos de feiticaria indica lucifer cumo u rei das trevas .. dpois temos us seus 2 servos... astarot i belzebu... i so dai ntao eque ha mais de uns 80 demonios..

abraÇ

essa informaÇao foi retirada de varios livros... sendo un deles do grande feiticeiro (s.cipriano) .

Quem faz essa definição é a religião e S.Cipriano já foi reeditado 300 vezes, está demasiado comercial para ser confiável.
ILYM

Citação de: openmind em 19 março, 2011, 06:37
desclpem m la mas na minha teoria  sata i lucifer sao apenas um. um dos livros mais famosos de feiticaria indica lucifer cumo u rei das trevas .. dpois temos us seus 2 servos... astarot i belzebu... i so dai ntao eque ha mais de uns 80 demonios..

abraÇ

essa informaÇao foi retirada de varios livros... sendo un deles do grande feiticeiro (s.cipriano) .

openmind, utiliza por favor o verificador ortográfico.
Obrigada.

Eu gosto muito de demonologia e por isso eu pesquisei acerca desse tema...

Muitas pessoas tem a tendencia de confundir Sata e Lucifer mas sao duas ''personagens'' diferentes Sata era um querubin criado por deus e Lucifer e um anjo caido criado do fogo tal como Adao e Lilith foram criados da terra.

Lucifer nao ficou contente por ser tratado de igual modo de Adao, querendo ter tanto ou mais poder que deus sendo assim banido do paraiso pelo seu proprio pai.

Sata pelo o contrario nao foi expulso do paraiso, ele saio por vontade propria derivado ao pecado da carne, ou seja nao resistir as filhas do homem levando consigo alguns anjos.
Ilasa micalazoda olapireta Ialpereji beliore: das odo Busadire Oiad ouoaresa caosago: casaremeji Laiada eranu berinutasa cafafame das ivemeda aqoso adoho Moz, od maof-fasa. Bolape como belioreta pamebeta. Zodacare od Zodameranu! Odo cicale Qaa. Zodoreje, lape zodiredo Noco Mada, hoathahe Saitan!