Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Intuições
    Iniciado por MMFH
    Lido 2.219 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
"Eu pensei que talvez ela fosse louca, mas ela era altamente intuitiva." - Carl Jung



Amor incondicional é aquele que quer o bem do outro, independente do seu "eu" individual

Devias ver o filme " um método perigoso "
acho que ias gostar, sobre a história da amizade de Freud e Jung , e quando este se relacionou com essa paciente descrita na frase do teu post.
Não encontrei mais na net, apenas na deep web,
mas deixo-te uma um pouco mais antigos, mas bem semelhante.

ADORO GENTE DIFERENTE...sempre gostei.
Os normais são excelentes sonoríferos.

http://www.youtube.com/watch?v=h-DSDQn11Sc
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.

Obrigada pela dica Miguel vou ver isso! 😊

Eu também sou dessas o "normal" aborrece-me. 😊
Amor incondicional é aquele que quer o bem do outro, independente do seu "eu" individual

Ora bem...
Não propriamente relacionado com o tema intuição, mas voltado para a análise do nosso interior e alguns dos nossos "porquês" recomendo o "Quando Nietzsche Chorou" de Irvin D. Yalom.
É um pouco maçudo, principalmente no início, mas vale completamente a pena.

Boas leituras! :)

Citação de: AlexaM em 19 outubro, 2020, 14:28
Ora bem...
Não propriamente relacionado com o tema intuição, mas voltado para a análise do nosso interior e alguns dos nossos "porquês" recomendo o "Quando Nietzsche Chorou" de Irvin D. Yalom.
É um pouco maçudo, principalmente no início, mas vale completamente a pena.

Boas leituras! :)

Olá AlexaM,

Obrigada pela recomendação :)

Vou ler de certeza!

Gosto bastante de ler e tudo o que está relacionado com o ser humano e o seu comportamento a todos os níveis, fascina-me. :)
Amor incondicional é aquele que quer o bem do outro, independente do seu "eu" individual

Olá MMFH :)

Só uma nota:
Tenho um tipo de leitura muito rápido, mas este... foi talvez o primeiro que durou e durou e durou. Não foi por perder o interesse, foi mesmo porque para perceber, interiorizar e conseguir interpretar e analisar precisei de fazer umas pequenas pausas pelo meio.
Mas, lá está, para quem gosta de análise de comportamento acho mesmo que vale a pena :)



MMFH andasses tu anos e anos na psicologia,
e preferias a andar a estudar minhocas e grilos, ou crocodilos no rio Nilo
kkkk just kidding :)

O ser humano é tão complexo, mas tão complexo, que nenhum livro, filme, teoria, artigo, estudo cientifico,
pseudo-cientifico, espiritual, esotérico etc etc consegue dizer quem somos nos ?
e talvez nunca obteremos tal resposta, nem com 1000 Da Vincis ou Einsteins
nem com novos Freuds, Jungs ou novos brilhantes e filósofos Alemães , escritores ingleses, romantismo Francês ou artistas Italianos,
nem na biotecnologia, nem na medicina, ou na física quântica,
nunca saberemos quem somos nós ?

Apenas que intuitivamente, talvez até o soubessemos da maneira menos pensada:
pelo coração puro de uma criança pura índíga cristal, talvez eles saibam o que os adultos não sabem,
mas...ninguém lhes da atenção, então ninguém sabe a razão do nosso comportamento complexo humano lol
é apenas uma ...intuição.

Como alguém falou uma vez " nascer, aprender, crescer e ...tornar a nascer de novo "
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.

#7
Obrigada mais uma vez AlexaM! :)

Todas as sugestões de leitura para mim são bem vindas, ler é daquelas coisas que gosto desde muito pequena. Consumo de tudo um pouco, mas há temáticas como o comportamento e a psique humana que sempre me fascinaram. A minha área de formação não tem absolutamente nada a ver com isso, mas confesso que tenho um sonho que com o tempo talvez consiga realizar, é voltar à faculdade e estudar psicologia. :)

O ser humano é absolutamente fantástico e o nosso cérebro é de uma complexidade fascinante! :)

Citação de: Miguel Fernandes em 19 outubro, 2020, 15:04
MMFH andasses tu anos e anos na psicologia,
e preferias a andar a estudar minhocas e grilos, ou crocodilos no rio Nilo
kkkk just kidding :)

O ser humano é tão complexo, mas tão complexo, que nenhum livro, filme, teoria, artigo, estudo cientifico,
pseudo-cientifico, espiritual, esotérico etc etc consegue dizer quem somos nos ?


e talvez nunca obteremos tal resposta, nem com 1000 Da Vincis ou Einsteins
nem com novos Freuds, Jungs ou novos brilhantes e filósofos Alemães , escritores ingleses, romantismo Francês ou artistas Italianos,
nem na biotecnologia, nem na medicina, ou na física quântica,
nunca saberemos quem somos nós ?

Apenas que intuitivamente, talvez até o soubessemos da maneira menos pensada:
pelo coração puro de uma criança pura índíga cristal, talvez eles saibam o que os adultos não sabem,
mas...ninguém lhes da atenção, então ninguém sabe a razão do nosso comportamento complexo humano lol
é apenas uma ...intuição.

Como alguém falou uma vez " nascer, aprender, crescer e ...tornar a nascer de novo "

Sabes Miguel embora a psicologia não explique tudo, como é obvio, é um começo.

O comportamento humano é impressionante, existem especializações na psicologia que te permitem aprofundar esta temática que para mim é apaixonante. :)
Amor incondicional é aquele que quer o bem do outro, independente do seu "eu" individual

Citação de: MMFH em 19 outubro, 2020, 15:08
Obrigada mais uma vez AlexaM! :)

Todas as sugestões de leitura para mim são bem vindas, ler é daquelas coisas que gosto desde muito pequena. Consumo de tudo um pouco, mas há temáticas como o comportamento e a psique humana que sempre me fascinaram. A minha área de formação não tem absolutamente nada a ver com isso, mas confesso que tenho um sonho que com o tempo talvez consiga realizar, é voltar à faculdade e estudar psicologia. :)

O ser humano é absolutamente fantástico e o nosso cérebro é de uma complexidade fascinante! :)

Fizeste-me sorrir agora :)
Subscrevo completamente! Incluindo a parte de eventualmente um dia ainda vir a estudar psicologia.

Já leste "A Insustentável Leveza do Ser" de Milan Kundera? É outro que também recomendo dentro deste tipo de temas.
4 pessoas, 4 formas de ver uma mesma situação e como todos nós podemos ser (ou não) cada um deles em diferentes alturas.

#9
Já AlexaM :)

É absolutamente surpreendente!

A história passa-se em Praga no século XX, na altura das invasões russas à Checoslováquia, a insustentável leveza do ser é uma obra complexa. A nível de narrativa e história, podemos dividir a obra em 4 momentos diferentes. Tomas, Tereza, Sabina e Franz.

O livro é sobretudo uma reflexão sobre o significado da vida, abordando sentimentos e pensamentos que todos já tivemos, refletindo ainda sobre um tema que muito me interessa, amor real vs amor idealizado, e outro que muito me comove, o carinho (ou falta dele) pela vida animal, já para não falar do dilema corpo/alma que domina uma grande parte da narrativa.
Amor incondicional é aquele que quer o bem do outro, independente do seu "eu" individual


Entre outros de outras temáticas, é um dos meus livros de eleição sem dúvida alguma!

E recomendações daí para aqui? :)

#11
Já leste "Em Busca de Sentido" de Viktor E. Frankl

Viktor Frankl foi um médico psiquiatra austríaco, que viveu os horrores dos campos de concentração nazis e sobreviveu para contar a sua história e criar uma teoria sobre o sentido da vida. Ele afirma que não podemos evitar o sofrimento, mas podemos escolher como vamos lidar com o sofrimento e como podemos encontrar sentido no nosso próprio sofrimento.

Ele relata na primeira pessoa o tempo em que esteve preso nos campos de concentração nazis.

É inspirador e mais não digo! :)
Amor incondicional é aquele que quer o bem do outro, independente do seu "eu" individual

:) Há coincidências que...

O Holocausto, em particular os campos de concentração, é um tema muito especial para mim a níveis que nem consigo explicar devidamente (creio até já ter falado nisso noutro tópico).

Tenho alguns livros de sobreviventes, mas esse nunca li. E poder juntar os dois temas parece-me muito bem!
Fica na lista da próxima encomenda! Obrigada!

(E assim, sem querer, se foge ao tema de um tópico :) )

#13
Bom tópico este que acaba por ser também sobre leitura,
na minha pré-adolescência eram os meus melhores amigos na verdade,
não que não tivesse amigos nada disso, só que eram os anos 90, o tempo do " sex, drugs and rock n' roll "
eramos todos uns pequenos "marginais" embora parte de alguns de nos tivessemos pais demasiado austeros,
e outros com pais também demasiado " laissez-faire " bom mas eu como não tinha assim tanto tempo livre comos os meus "manos"
pois meus pais não eram ricos, e eu comecei a trabalhar, logo desde que comecei a andar ( segundo diz meu pai, e outros familiares )

então com cerca de 14 anos eu já trabalhava numa agência de viagens , hoje em dia provavelmente seria proibido ,
mas o que é certo, é que como a localidade era pequena e não havia assim tanta gente a toda a hora para viajar,
nesse mesmo trabalho sobrava-me tempo livro, e como tinha uma biblioteca itinerante por perto a cada 15 dias ( saudades , pertencia à fundação Calouste Gulbenkian ) eu deixei-me viciar nos livros ,
tinha altura que estava tão absorto nos livros, que o cliente tinha que chamar por mim 2 ou 3 vezes para que eu desliga-se da leitura, outras vezes meus amigos entravam e nem os via, só ouvia a musica ( tinha sempre um bom heavy metal , new punk ou grunge a tocar ) e absorto na leitura.. então parte de alguns livros que já foraa aqui referidos li-os nesse tempo
eles achavam estranho estar a ler livros tão " complexos " por isso que até brincava e dizia a vida não é só " música, ganza e miúdas" lol

e a verdade é que por vezes preferia mesmo a companhia dos livros do que dos amigos,
lia de tudo o pouco, só me aborrecia mesmo eram assuntos sobre política,
desportos ( a não ser ao ar livre ), e detestava poesia ( eu mesmo viria a tornar-me poeta amador...a vida tem cá cada coisa! )
se fizesse um top 10 de livros acho que iria ser difícil, e mesmo assim provavelmente iriam ser 10 temas completamente diferentes uns dos outros kkk

Deste o terror de Stephen King, à ficção cientifica de Jules Verne ( embora não seja assim tão ficção, prefiro visionário )
desde Carl Sagan ou Isaac Asimov a Paul Hoffman, desde Isabel Allende a Camilo Castelo Branco, de Nietzche a Freud, de Jung a Cristo, desde Goethe a Moliére, de Gil Vicente aos livros da "boa cozinha" ,desde biotecnologia até nutrição ou medicinas alternativas, desde cientistas e esotéricos até "loucos " e misteriosos, desde os livros para "totós" até aqueles que queimam todos os fusíveis do cérebro só para tentar entender as primeiras páginas,
desde tabus a alguns corriqueiros,  desde livros "proibidos" aos demasiado comerciais, desde os arquivos secretos aos livros para "gado" , desde o alcorão, bíblia, evangelho, kardecismo, umbanda, xamanismo a mim mesmo! :) Desde Dante alighieri a chico xavier..enfim sou um devorador de livros lol  enfim não sou esquisito...desde que não seja política ou futebol hoje em dia tudo o que vem à rede é peixe, o primeiro política, por são apenas almanaques da retórica do bom engano em saber conquistar votos,  e a segunda futebol porque deixou de ser desporto saudável, para ser uma maquina de fazer dinheiro e de propaganda ao exagerado espírito de competição.

Mas todos eles, e por diferentes prespectivas nos dão uma visão geral do ser humano,
do nosso comportamentos, das nossas ideias,
da nossa evolução\regressão ao longo do tempo
de como a própria sociedade, economia, política mudam ao longo do tempo,
eu gosto de analisar um mesmo objeto ( neste caso, o ser humano )
sem ter que ir só por um só caminho ( no caso a psicologia )
mas por ir ter vários caminhos,
pois o ser humano, como tudo o mais na vida é como um Gestalt ( o todo é sempre maior do que a soma das suas parte )
e essa parte do todo, mesmo depois de tudo somado, mesmo assim ainda sobra algo, e esse algo a mais é superior,
a quem se pode chamar de Deus, ou Deuses, Universo, Cosmos, Acaso, Kaos, Ordem, alpha e ômega, Big Bang, energia invisível, matemática, quântica, infinitesimal etc etc
eu gosto de chamar por " espiritualidade " e na minha opinião, o que mais define o ser humano,
nem são os comportamentos, nem os pensamentos, nem tão pouco os atos e as atitudes,
há sempre razões subjacentes por trás de tudo isso, a maior parte nem bem entendidas,
e ainda mais importante a tudo isso seria o nosso lado emocional,
os verdadeiros motivos psicológicos para determinada coisa,
já o nosso querido António Damásio com o seu best-seller brilhante " O erro de Descartes "
tirou por fim todas as dúvidas, o QE(emocional) é realmente mais decisivo e determinante que o QI
mas para além das emoções ? havia já antes na psicologia quem defendesse uma posição simplória do ser humano,
como o behaviorista Watson, estimulo dá uma resposta, o fulano chegou ao radicalismo de dizer que lhe dessem uma criança para as mãos e faria dele tanto um criminoso como um " santo " só com base nessa teoria tão simplória, não vou fazer um resumo da história da psicologia....porque fizesse o resumo que fizesse sempre chegaria à mesma conclusão, que é igual à da minha  frase de perfil :

" A psicologia é um grão de areia, a espiritualidade a praia inteira "
ainda me lembro quando criei essa frase e deixei na minha secretária, a minha primeira diretora ficou " doida " kkkkk

Mas sim Psicologia para trilhar os primeiros passinhos até pode ser um bom caminho, se fores pelo caminho certo,
pois há quem vá por caminhos bons e positivos, e outros há que talvez pelas próprias frustrações dos criadores de teorias
sobre a mente e comportamento humano, fizeram teorias e pior ainda, autênticos modelos ideais que acabam por regular a própria sociedade sobre o que é o ser humano e o que deve ser a  sociedade em geral, isso tem um termo especifico em Alemão, que não me recorda agora o nome, queiram-me desculpar, e isso dá por vezes a ideias completamente erradas, a muita confusão, no fundo algumas guerras comecaram assim, uma por exemplo foi o "modelo ariano" que Hitler defendia, e que as pessoas na altura acatavam como sendo certas, pois os grande pensadores desse tempo eram a favor, antes de ir por um caminho exagerado e tão radical que caiu na destruição pela guerra mundial.

Ou seja, muito cuidado com o que a psicologia diz,
pode marcar uma pessoa para sempre!
há os que ajudam sim, a 100% tiro-lhes o chapéu,
mas há os que também destroem,
no fundo depende muito também do coração do psicólogo, que muitas vezes tem que ir mais além do que os modelos vigentes lhes permitiriam ir, e mais uma vez o que muitas vezes acertam mais pela sua boa intuição. Pois faz-se uma melhor análise do ser humano pela empatia, e intuição, do que numa teoria limitativa que não sai nunca daquele padrão que se pode até tornar legalmente condenável.

Xi...texto longo
desculpem
sou péssimo em escrever pouco,
mas a culpa não é minha,
as letras é que não param de se escreverem à minha frente.
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.

#14

Miguel :)

Sempre igual a ti próprio, sabes que adoro isso em ti :) Tenho uma grande empatia contigo, mesmo! :)

Adorei a tua resposta e sim na psicologia como em tudo na vida há que fazer uma triagem, e sim, tudo depende do que vai no coração de cada um... :) Adoro!
:)

Citação de: AlexaM em 19 outubro, 2020, 16:28
:) Há coincidências que...

O Holocausto, em particular os campos de concentração, é um tema muito especial para mim a níveis que nem consigo explicar devidamente (creio até já ter falado nisso noutro tópico).

Tenho alguns livros de sobreviventes, mas esse nunca li. E poder juntar os dois temas parece-me muito bem!
Fica na lista da próxima encomenda! Obrigada!

(E assim, sem querer, se foge ao tema de um tópico :) )

Ainda bem que há estas coincidências e como diz uma grande amiga minha, nada acontece por acaso. :)

Estou sempre receptiva a sugestões de leitura ou do que quer que seja, por isso já sabes alguma coisa que queiras sugerir eu fico grata. :)

Não fugimos de todo ao tópico, :) há sempre algo na literatura que acabamos de referir que provém das tais "intuições" :)
Amor incondicional é aquele que quer o bem do outro, independente do seu "eu" individual