Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.464
Total de tópicos
26.917
  • Racismo, Xenofobia, e Intolerancia Religiosa
    Iniciado por Mestre Juremeiro
    Lido 3.251 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Nos dias que correm o racismo voltou a ser noticia, pelas piores razões, não só porque a noticia envolveu a morte de um homem (mais um), mas sobretudo porque é um fenomeno completamente institucionalizado nas sociedades ditas modernas.
Infelizmente, não é exclusivo dos norte americanos, em Portugal tambem é transversal e tambem completamente enraizado.
Do racismo, passamos inediatamente ao medo e à descriminação do estrangeiro. Sobretudo se vier de outros continentes que não a europa ou a america do norte.
Racismo e xenofobia, serão por ventura a mais amarga das heranças que o cristianismo nos deixou e impos.
Porque apesar das producoes teoricas cristãs  falarem num deus Universal, é esse deus queen querem e sempre quiseram impor aos outros.
Ao nivel da religoes comparadas e da magia ritualizada, o racismo e a xenofobia reforçam-se na exclusão do diferente.
Apesar da tradiçao magica religiosa iberica ser de origem xamanica, os xamanismos que ao longo do ultimo milenio foram praticados aparecem sempre como cultos marginalizados. E dou tres exemplos de xamanismos praticados na zona ocidental da peninsula iberica no ultimos cinco seculos : bruxaria ancestral medieval, tradicao magica dos ciganos, tradicao magica africana. Falo de tres tradicoes magicas que se praticaram e se praticam ainda hoje, sempre com o estigma de "malignas", porque divergentes do catolicismo. Ha bruxas a trabalhar em Portugal desde antes da fundacao do Reino. Os ciganos terão chegado por volta de 1200. Os primeiros africanos por volta de 1400. Cem anos depois já a inquisicao queimava pessoas na fogueira por "adivinharem o futuro em buzios e conchas.
...
Infelizmente, hoje ainda vivemos na sombra dessa tenebrosa lembrança. Por exemplo neste forum, participado por pessoas de varias tendencias e credos, quando se fala em Bruxos e Pais de Santo,  ha logo dedos a apontar charlatão,  mas se for um Padre catolico a fazer o mesmo trabalho, é logo tido como uma referencia...
Não quero provocar ninguem.
Quero só partilhar e promover a reflexão, porque acho que a reflexão e o conhecimento partilhado, promovem a tolerancia, que é coisa que faz muita falta nos dias de hoje.
PS (peço desculpa por erros e gralhas, mas estou a escrever no telemovel e sem oculos)
Fiquem Bem
Fiquem em Paz
Existem as coisas que podemos mudar.
Existem as coisas que não podemos mudar.
Sabedoria é mudar o que pudermos mudar e adaptar-nos ao que tivermos que nos adaptar.

#1
Apesar de tudo acho que nos tempos dos pretos-velhos era muito pior,
mas claro , infelizmente ainda existe racismo e xenofobia e preconceitos hoje em dia,
coisas que eu abomino totalmente,
apesar de tudo com o tempo, as coisas lentamente, e com muito suor sangue e lágrimas,
têm vindo a melhor, apesar que ainda muita mentalidade haja para mudar,
mas acima de tudo acho que há pessoas e pessoas,
há pessoas não-racistas, e há pessoas racistas, em toda a nação, e praticamente em qualquer lugar,
é uma questão dos não-racistas tentarem ensinar,
ou pelo menos darem exemplos àqueles que ainda são racistas hoje em dia,
eu próprio já consegui mudar as mentalidades de várias pessoas,
ás vezes até são "pseudo-racistas" , ou seja ,
é gente que nem nunca conviveu com gente diferente do seu habitual "circulo de amigos "
e então ouvem falar uma coisa aqui, e outra ali,
e generalizam, nascendo preconceitos sobre gente com a qual nem nunca conversaram em toda a vida.

Como eu costumo dizer,
se eu fosse um chefe invasor extraterreste,
primeiro mandava aqui à terra os "bonzinhos" que praticassem uns atos de caridade
e fizessem amizades com pessoas influentes de cá,
assim estes extraterrestres eram considerados " boa gente "
depois apanhava tudo desprevenido e atacava tudo e todos,
ou seja,
mexia com o preconceito do ser humano,
porque infelizmente isso é algo que nos raça humana ainda temos muito que aprender,
julgar e enfiar tudo no mesmo saco! enfim

Agora brancos, negros, chineses, cor laranja vermelhos ou azuis, tanto faz,
sempre há-de haver gente boa e menos boa em toda a raça, cultura e nação,
eu próprio tenho amigos de várias raças,
e já tenho uma tendência natural para combater os injustiçados e inocentes,
e já cheguei a " atacar " pessoas amigas da minha raça
por seus julgamentos fúteis e ignorantes ,
eu também tenho muitos defeitos,
mas de certa forma pelo que vejo este é mesmo um ano de aprendizagens,
primeiro os animais na Austrália- atenção para com o planeta e os outros seres vivos,
depois o covid- atenção para aquilo que realmente andamos aqui a fazer,
agora o racismo- um alerta que temos que nos lembrar que todos somos irmãos e como tal temos direitos, mas também responsabilidades uns para os outros,
a seguir o que virá ?
.....
acho que ainda não vai parar por aqui,
ou aprendemos a bem, ou aprendemos à força
já estamos a ficar velhos demais neste planeta para sermos ainda tão crianças, todos nos.
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.

#2
O racismo é infelizmente uma realidade.
Mas é também infelizmente uma realidade os que se aproveitam do racismo para proveito próprio.
Muitas pessoas usam-se do facto de pertencerem a grupos étnicos denominados como minorias, para subverterem o significado de racismo e aproveitarem-se por exemplo da cor da pele para fazerem o que bem lhes apetecerem, e se depois alguém as coloca na ordem, imediatamente se vitimizam afirmando que foram vitimas de racismo.
Há algum tempo atrás, na cidade do Porto, uma rapariga de "cor" quis entrar no autocarro sem pagar bilhete, e quando o motorista lhe negou a entrada, insultou-o e cuspiu-lhe.
Um vigilante pediu-lhe para sair, tendo ela cuspido para o mesmo, tendo em seguida agredido-o fisicamente, tendo o vigilante imobilizado-a até chegar a policia.
Coitado do vigilante, foi julgado em praça publica e chamado de racista...e no final de contas segundo várias testemunhas, ele limitou-se a cumprir o seu dever, maneatando e imobilizando uma rapariga que achou que por ser de "cor" podia fazer o que lhe apetecesse, porque depois podia-se refugiar na desculpa do racismo.
Eu há algum tempo atrás assisti a um episódio numa estação de metro em que um homem de "cor" foi colocado fora do metro por não ter adquirido titulo de viagem.
O tipo começou imediatamente a dizer que estava a ser vitima de racismo, e quando a policia chegou ainda fez mais espectáculo, tendo o policia sido obrigado a algemá-lo, devido ao tipo mostrar bastante agressividade. E claro...saiu da estação a altos berros dizendo que estava a ser vitima de racismo.
Concordo plenamente com as demissões dos elementos da policia na América, porque está a ser colocada em causa a legitimidade que eles têm na manutenção da ordem publica.
O tipo de 70 anos que foi empurrado por um policia e caiu...ok, mas foi o policia que foi ter com ele?! ele não deveria saber que indo de encontro a um cordão policial que estava a desimpedir a via publica, iria naturalmente ter uma ação de neutralização?!
Mas as pessoas não sabem que as forças de intervenção não pedem licença para bater?! mas isso não é só na América, é em todo o mundo.
Eu já trabalho há muitos anos com forças policiais, nomeadamente com a força de intervenção rápida e na sua maioria (maus profissionais existem em todas as profissões) são constituídas por homens e mulheres de altíssimo profissionalismo e cultura.
Nesta altura na América muitos políticos estão-se a usar do nome do Floyd para se auto promoverem. Eles estão-se a lixar para as minorias, apenas se querem apoiar nelas para beneficio próprio.
Em Portugal temos dois exemplos perfeitos dessa ratice de políticos: André Ventura e Joacine Moreira.
O primeiro apoia-se nas minorias para beneficio próprio e sem nenhum tipo de escrúpulos utiliza-se dessas minorias para se auto promover, enquanto a Joacine utiliza a palavra racismo para justificar violência e desordem pública por pessoas pertencentes às chamadas minorias étnicas.
Morgan Freeman disse algo extraordinário: racismo? qual racismo? esse irá existir enquanto o reconhecermos como tal.

Cuidado com discursos populistas e com ondas e manifestações que na superfície mostram uma coisa, mas na sua essencial são uma outra completamente diferente.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

#3
Boa noite,

Palavras como o Racismo, Xenofobia e Intolerância, são palavras que não têm cor nem religião.
São ideias criadas e difundidas, para serem colocadas em várias mentes frustradas.
Temos o caso do Radicalismo, em que alguns elementos frustrados de várias raças e étnias se aproveitam de certos jovens "perdidos" na vida, para depois os radicalizarem com ideias que esses frustrados defendem.
Resumindo, haverá sempre pessoas de todas as raças e étnias que apenas desejam causar o mal ao seu próximo e levam outros pobres coitados consigo para a destruíção.
No entanto, se somos um país multicultural, temos de saber lidar com as diferenças e saber respeitar. Se todos defendem a igualdade, que cumpram os seus direitos, mas acima de tudo, os seus deveres como cidadãos.

Cumprimentos
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Não me lembro de haver raças na espécie humana, origens e variedades sim, raças não. tenho 2 cães da mesma raça mas de cor diferente, serão então de raça diferente? Nop.

Sou apenas racista contra os parvos, E não podem dizer que se trata de uma minoria.
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

Boa tarde

Caro darksmile, nesse caso como justifica a palavra "Racismo" se para si não existem Raças?

Não está a ser "Intolerante" quando ofende os outros de "Parvos"?

Cumprimentos
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Racismo, xenofobia, intolerância religiosa, é tudo resultado da forma de interpretarmos as diferenças de uma forma egoísta e hipócrita. E ninguém se pode armar em santo e dizer que, bem no seu intimo, não padece de um destes males.

No fundo não deixa de ser uma forma de o nosso ego mostrar que teme a diferença e os que são diferentes. É também uma forma de nós tentarmos impôr as nossas diferenças perante os outros de forma a que eles nos vejam como sendo superiores a eles. Até podem ser diferentes em raças ou credos, mas se se deixarem subjugar e se portarem como seres inferiores perante nós, aí tudo fica bem e já não importa que sejam diferentes. Tem tudo a ver com a mania da superioridade e é comum a todas as raças.

Cada raça gerou para si mesma uma cultura e uma forma de viver baseada nos seus princípios morais e é isso que incomoda as outras raças. O medo que uma cultura se imponha perante as demais e obrigue as restante a se tornarem iguais a ela. Sempre foi esse o objetivo das conquistas alcançadas pelas guerras territoriais e religiosas, imporem-se nos hábitos credos e costumes perante os vencidos. Não pode servir de desculpa, mas está no ADN de cada raça agir assim e se existe culpa, essa é de quem nos criou intencionalmente dessa forma.

Tudo isso é descriminação e hipocritamente só não discriminamos os ricos por serem diferentes, porque ansiámos ser ricos também. Mas mesmo assim não deixa de se notar um pouquinho de inveja quando se observa a forma como é comentada a origem da riqueza de quem a tem.

As religiões de uma forma mais ou menos encapotada fomentam a discriminação ao dizerem que só os crentes numa determinada doutrina conseguirão alcançar o céu, culpando os restantes pelas dificuldades que se enfrentam neste mundo para conseguirem alcançar esse mesmo céu. Ao elegerem um povo como sendo o povo escolhido, mais não fazem que enaltecer o ego dos seus crentes e gerar subliminarmente  a revolta contra os que pensam de forma diferente. E assim tem sido ao longo dos séculos.

E estamos numa época da nossa história em que toda a forma de discriminação será potenciada por forma a fomentar ainda mais as diferenças e a separação de raças e credos. Que a inteligência de cada um consiga ser superior ao instinto animal, para que prevaleça a razão e não a destruição.


#7


E é por imagens como esta que eu desconfio sempre das marchas anti racismo.
Existem interesses muito obscuros por trás de um aparente interesse por uma igualdade de direitos entre pessoas de diferente "cor".
Como diz Morgan Freeman: Racismo? quanto mais se fala nele, mais ódio é gerado.
O racismo ainda existente não irá terminar através de marchas que em vez de acalmarem animos, incitam o ódio e a raiva.
O racismo irá acabar quando as mentalidades mudarem, mas para isso o ser humano precisa de estar disposto a examinar a sua consciência, e não me parece que a grande maioria das pessoas esteja sequer interessada nisso.
Não é demonstração de saúde ser bem ajustado a uma sociedade profundamente doente

Citação de: _Indigo_ em 07 junho, 2020, 16:20
Boa tarde

Caro darksmile, nesse caso como justifica a palavra "Racismo" se para si não existem Raças?

Não está a ser "Intolerante" quando ofende os outros de "Parvos"?

Cumprimentos

vamos ao dicionário português?

Racismo:

ra·cis·mo
(raça + -ismo)
nome masculino

1. Teoria que defende a superioridade de um grupo sobre outros, baseada num conceito de raça, preconizando, particularmente, a separação destes dentro de um país (segregação racial) ou mesmo visando o extermínio de uma minoria.

2. Atitude hostil ou discriminatória em relação a um grupo de pessoas com características diferentes, nomeadamente etnia, religião, cultura, etc.

"racismo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/racismo [consultado em 07-06-2020].

Raça ra·ça
(italiano razza)
nome feminino

1. Divisão tradicional de indivíduos cujos caracteres físicos biológicos são constantes e hereditários (ex.: raça amarela, raça branca, raça negra, raça vermelha). [Os progressos da genética levam hoje a rejeitar qualquer tentativa de classificação racial.]

2. Subdivisão de uma espécie animal (ex.: raças bovinas; raça de cães).

3. Conjunto de ascendentes e descendentes de uma família, um povo; geração. = DESCENDÊNCIA, ESTIRPE, FAMÍLIA, GERAÇÃO, LINHAGEM

4. Conjunto de pessoas da mesma profissão, das mesmas tendências (ex.: raça dos poetas).

5. [Figurado]  Conjunto de indivíduos ou coisas da mesma qualidade. = CASTA, CLASSE, ESPÉCIE, JAEZ, LAIA, TIPO

6. [Informal]  Coragem, determinação ou espírito de luta (ex.: atleta com raça).

7. Mínima quantidade de qualquer coisa (ex.: não mostrou raça de qualquer escrúpulo). = SINAL, VESTÍGIO

8. [Regionalismo]  Réstia de sol.
nome masculino

9. [Portugal, Informal]  Expressão usada para exprimir contrariedade ou descontentamento (ex.: o raça da rapariga só faz disparates; o raça do carro não quer andar).

"raça", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/ra%C3%A7a [consultado em 07-06-2020].

Por conseguinte, apercebemo-nos que, entre o meu visinho e eu já pode haver racismo, pois não descendemos da mesma família. Poderia aqui andar as voltas, mas o debate com o que está supra-citado já está mais do que fechado. Não há racismo no que se refere á espécie humana.

Porém, existe o medo do que é diferente, que muitas vezes é posto erradamente na casa do racismo.

Quanto a ferir alguém com a palavra parvo, apenas a verdade magoa. A palavra parvo na minha boca é bastante mais leve e alegre do que o que possivelmente chamas de parvo, cujo qual chamo de imbecis ou outros nomes mais puxados.

Mas, no final de contas, tudo são escolhas pessoais, até a ignorância é uma escolha, e só julgo os actos quando se conhece a razão (muitas vezes simples....). Ainda há quem faça coisas "más" por boas razões, mas isso já são outros debates.
Como uma pedra na água, como um pássaro no céu, Como uma criança para o seu pai, tu nunca perguntas "porquê", apenas segues a corrente até morreres.

#9
Mea culpa,
todos nos somos ou temos sim um pouco de lado obscuro, ou mais simpaticamente dizendo, todos nos somos humanos,
por mais que tentemos ser anjos, apenas um vislumbre, que fica ainda assim mais perto de aparência
que genuinidade, talvez as crianças o sejam, como dizia Jean Jaques Rousseau, os humanos nascem livres,
e as crianças nascem boas, o homem é bom por Natureza, a sociedade é que a corrompe.
Seja utopia do filósofo\educador ou não, o que é certo é que a larga maioria de facto parecem nascer bons,
incluso a maior parte dos psicopatas.
A teoria psicológica do behaviorismo talvez fosse o máximo expoente de nos dizer que a sociedade é que nos molda,
constrõe e transforma,
Watson pai do behaviorismo chegou mesmo a dizer que lhe dessem uma criança,
uma qualquer, que tanto faria dela uma criminosa ou alguém perfeitamente adaptada à sociedade.

Eu pessoalmente abomino o racismo, mas não quer dizer,
que esteja perfeitamente consciente de nunca ter cometido palavras, actos, ou omissões de algum tipo
de teor racista, preconceituoso ou xenófebo , com certeza o fiz não uma , nem 2, mas provavelmente várias vezes
já ao longo da vida.
Ainda assim sempre que estou consciente que o fui, me tento corrigir o mais breve e da melhor forma possível,
somos humanos, mas não temos a desculpa, que isso seja desculpa para nada fazer.
Somos todos responsáveis uns pelos outros.
Claro que haverá sempre quem se aproveite deste tipo de situações,
para se tentar aproveitar e até fingir ser vítima de racismo,
sempre haverá quem se tente aproveitar,
eu até já conheci gente em cadeira de rodas, que eram de uma estupidez e ruindade incríveis!
mas claro, só por andarem de cadeira de rodas, tudo lhes era facilmente desculpado..
Em tudo têm que haver equilíbrio,
sempre haverá gente de boas intenções em manifestações,
mas também gente de péssima índole para engrossar as fileiras,
lá por haver policias sádicos que só envergonham a farda que utilizam,
também há policias excelente tanto a nível profissional, como humano,
nunca se pode enfiar tudo no mesmo saco, seja o lado que for.

Quanto ao pior das religiões, não é no que crêem , muito menos na sua fé e crenças,
o pior é que muitas delas têm tendência para se sentirem as únicas ,
a unica verdade é só a deles, e tudo o resto é mentiras e jogado no inferno,
reinando o preconceito, discriminação e o perigo do fanatismo,
e no entanto religião, o próprio nome já diz tudo,
religar...religar com o nosso eu interno, com o ser espiritual, com algo divino,
não importa o caminho, mas a meta,
e nisso a religião peca e nos prende,
é como se só existisse 1 só caminho,
mas os caminhos são vários
" a casa do meu pai tem várias moradas "
qualquer um que faça de nos melhores homens e melhores mulheres,
internamente para nos mesmos e externamente para os outros,
já seria uma boa religião.

O perigo das revoluções,
posso lembrar de uma:
quando surgiu os primórdios do feminismo,
um dos grandes apoiantes e impulsionadores , ainda que discretamente nas sombras,
foi um membro da familia rockfeller,
mais tarde veio se a saber o porquê.
não era por achar uma boa ideia ou a favor das mulheres,
bem longe disso,
a justificação dele era somente a seguinte:
" Deixem as mulheres sairem de casa e irem trabalhar,
assim não apenas os homens a serem taxados,
as mulheres também irão ser,
e as crianças vão ter que sair mais cedo de casa e para os locais aonde foram ( creches por ex )
irão ser taxadas também " ...

Toda a manifestação só continuará a ser permitida, se servir a um propósito ainda maior, que ao da própria manifestação.


A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.

Caro Darksmile, seria muito mais vantajoso usar o seu intelecto e as suas palavras para explicar algo do que copiar todo o conteúdo que encontra da internet e colar aqui.
Espero, no entanto, que tenha conseguido encontrar a resposta que procurava relativamente ao Racismo.

Usar a revolta/frustração com palavras de ódio na espectativa de atingir alguém, não nos torna superiores ou donos da verdade. Recua-nos apenas ao lado mais básico que o ser humano pode atingir.

Cumprimentos
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

Concordo com todos os "pontos de vista" aqui explanados.

O racismo vai muito para além da aceitação da diferença... ele é um conjunto de ideologias enraízadas desde a infância. A cultura, a sociedade, a família e a essência da pessoa.

Não existe só no ocidente... vamos a África e é escandaloso. O facto de se ser mestiço não é aceite. Na Ásia, por exemplo na China, o racismo é também mais que evidente... todos os que não são chineses sofrem com isso.

O movimento blm surgiu num contexto muito próprio de "quem" diariamente vê os "seus" morrerem sem justificação plausível num país em que a xenofia contra negros e latinos é mais que aceitável e inclusive financiada por classes políticas.

As milhares de pessoas que se revoltaram fizeram-no em desespero ... estão fartas... e com razão.

Discute-se o que não se deve discutir.

Africanos, Chineses, Latinos, etc têm boas e más pessoas.

Enquanto não nos capacitarmos de que o mundo não se divide em raças não chegaremos a lado nenhum.

Isso começa em casa ... com os pais ... o exemplo dos pais é crucial.

Vejam o exemplo do jornalismo ... sempre que há notícias respeitantrs a negros há sempre o "homem de etnia africana com x anos". Dizer o quê??

Quanto à manisfestação de ontem achei que o propósito perdeu-se... em plena pandemia não é aceitável a forma como ela decorreu. Poderiam ter-se criado barreiras para garantir a distância social.

Conclusão neste momento não se discute o essencial do movimento, mas sim a provável propagação do vírus entre os manifestantes...

Boa noite

Gostaria de partilhar convosco esta minha experiência e poder saber (se possivel) que opiniões criariam a respeito se fosse convosco.

Ora bem, eu vivo há mais de 20 anos numa cidade bastante "multicultural", mas vejo que de multicultural tem muito pouco.
Ao inicio, a minha cidade era maioritáriamente povoada por pessoas brancas, mas com o tempo (e também o baixo preço das casas) começaram a surgir novos vizinhos negros na cidade.
Nunca vi nenhum vizinho branco a opôr-se ou criticar, no entanto, vejo individuos brancos a socializar com individuos brancos, individuos negros a socializar com individuos negros, mas são raras as excepções em que vejo um individuo branco e negro a socializarem de forma saudavel e respeitadora.
É certo que já vi de tudo por aqui, desde tiros e facadas, carros e casas a arder (felizmente ainda estou vivo... ) Por vezes basta umas quantas cervejas geladinhas e a "Pele" volta a falar mais alto na rua. Brancos ofendem Negros... Negros ofendem Brancos, mas por enquanto os Negros têm vencidos essas "Rixas". Uns quantos brancos que tombam com uma bala ou uma faca (nada de novo por aqui), umas quantas raparigas brancas violadas (nada de novo por aqui), uns quantos idosos brancos assaltados e ameaçados de morte (nada de novo por aqui), mas surpreendentemente, até hoje, nunca vi um branco com coragem de responder a esses ataques da mesma forma (Até a policia parece que tem medo de actuar... não vá o SOS Racismo criticar...) Mas adiante, as coisas vão acontecendo, a minha privacidade e paz é muitas vezes prejudicada por individuos negros (muitas vezes de forma gratuita), já fui ameaçado de tudo e mais alguma coisa, apontaram-me facas e pistolas (Parece que eles não gostam de individuos brancos que os confrontem mas felizmente ainda estou vivo...) enfim (nada de novo por aqui).
No entanto fui-me apercebendo que nas escolas e creches, as crianças são afastadas pelos pais das outras crianças. Sejam elas brancas ou negras. As mães e pais negros querem que os seus filhos continuem com os seus valores, ou seja, só podem lidar com crianças negras, tal como as mães e pais brancos querem que os seus filhos continuem com os seus valores e apenas lidem com crianças brancas... Mas assim que os pais das crianças brancas e negras viram costas, acontece o mais curioso no ser humano, ambas as crianças se juntam e brincam e riem e brigam, ou seja, socializam de forma genuina como qualquer ser humano deveria socializar.

É certo que essas crianças depois quando chegam à fase adulta, muitas se tornam como os seus pais, porque são pressionadas e formadas mentalmente para que isso aconteça.

Muitos viram bandidos, outros viram alcóolatras, outros viram drogados, mas conheço alguns brancos e negros que sairam daqui e se tornaram seres humanos de valor.

Haja esperança.

Cumprimentos
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein


Se todos nós fizermos um esforço conjunto e ensinarmos às nossas crianças que todos nascemos e morremos iguais, se as ensinarmos a lidar com as diferenças, por que elas existem e não as podemos ignorar, sejam elas de cor, credo, religião, opção sexual, deficiências, pensamento, etc; no futuro não será necessário falar de xenofobia, racismo, sexismo, desigualdade, etc... Ou seja, não será necessário falar de inclusão social.

Só se mudam mentalidades de gerações vindouras com esforço comum, sem isso a história vai repetir-se uma e outra vez. Não é uma tarefa fácil, mas não é impossível!
Para que um país seja considerado promissor, justo, ou de primeiro mundo é necessário dar prioridade a uma educação inclusiva, onde as pessoas sejam educadas para respeitar as outras, principalmente no que concerne às suas diferenças.
Amor incondicional é aquele que quer o bem do outro, independente do seu "eu" individual

Citação de: _Indigo_ em 08 junho, 2020, 01:56
Boa noite

Gostaria de partilhar convosco esta minha experiência e poder saber (se possivel) que opiniões criariam a respeito se fosse convosco.

Ora bem, eu vivo há mais de 20 anos numa cidade bastante "multicultural", mas vejo que de multicultural tem muito pouco.

(...)

Qualquer opinião a respeito do que postou, traduzirá somente uma opinião pessoal, um simples ponto de vista e tudo deverá ser visto de um plano mais amplo e abrangente.

Eu diria que tudo é resultado de o homem, embora possuidor dos requisitos mentais para ser inteligente, não saber usar a inteligência e viver somente por instinto, com todos os riscos que isso acarreta.

Nós vivemos em função da forma como valorizamos os nossos medos e das atitudes que tomamos como forma de os superar e embora nos custe a admitir, essa é a realidade. E o racismo é a consequência da valorização do medo que temos de que os que são diferentes, se possam com o tempo, tornar melhores ou superiores a nós.

Não é a cor da pele nem a linguagem que falam, nem tão pouco as crenças que têm que nos incomoda. É sim o facto de que eles possam vir um dia a ser dominadores. É algo muito do íntimo e portanto algo instintivo que nos leva a agir assim. É tão instintivo que somos racistas e não encontramos justificação plausível para o ser. É a consequência da forma como criticamos os que são diferentes baseados no medo de que essa diferença nos possa afetar naquilo que somos.

Criticamos formas de vestir, costumes e tradições e até crenças e hábitos que sejam diferentes dos nossos. Consideramo-nos a nós próprios como modelos a seguir e é o medo que a diferença dos outros nos afete que nos torna intolerantes e gera em nós o preconceito.

Acabamos então por eleger os piores de entre os diferentes como o exemplo que tipifica essa raça e dessa forma criamos um ciclo vicioso, pois os de outras raças também fazem o mesmo em relação a nós. Tudo seria mais fácil se considerássemos os criminosos de qualquer raça como a excepção e não a regra e se fossem criadas leis civis capazes de punir exemplarmente e sem excepção esses criminosos, mas pelos seus crimes e não pela sua raça ou crença.

Talvez se estabelecesse assim uma igualdade que tolerasse a diferença e reduzisse o medo íntimo com que vimos os que são diferentes de nós.

Eu convivo com pessoas de outras cores e credos e com as quais me dou muito bem, mas também tem outros com os quais quero distância e que até considero que estão a mais na sociedade, tal o carácter criminoso e anti-social que evidenciam. E não me considero racista por agir assim, tenho sim é medo de no futuro poder vir a ser vitima dos seus atos criminosos.

Citação de: MMFH em 08 junho, 2020, 10:15

Só se mudam mentalidades de gerações vindouras com esforço comum, sem isso a história vai repetir-se uma e outra vez. Não é uma tarefa fácil, mas não é impossível!
Para que um país seja considerado promissor, justo, ou de primeiro mundo é necessário dar prioridade a uma educação inclusiva, onde as pessoas sejam educadas para respeitar as outras, principalmente no que concerne às suas diferenças.

Pelo que a experiência me tem mostrado, algo que está enraizado na nossa mente só se cura quando se consegue trazer à consciência as causas e os motivos que provocam determinada acção.

Falasse muito de racismo, mas ninguém se preocupa em desvendar as causas que no subconsciente exortam a ter este tipo de comportamento de aversão à diferença. E enquanto as pessoas não aprenderem a conhecerem-se a si mesmas a aos motivos de serem assim, continuarão a agir do mesmo modo para sempre. Continuarão sempre a atirar as culpas para os outros.

Tratasse de tudo com falinhas mansas, mas é preciso dar os nomes aos bois e depois deixar que a vergonha de cada um faça o resto. Só assim se mudarão as mentalidades.