Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.425
Total de mensagens
369.460
Total de tópicos
26.917
  • Karma
    Iniciado por misticopt28
    Lido 3.904 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
O que é o karma?

Karma é uma palavra muito utilizada na cultura ocidental. No entanto, o conceito por trás da palavra é raramente compreendido.

Karma é uma palavra sânscrita que se traduz em "ação" e é normalmente usado para se referir às consequências de tal ação. (Sejam elas boas ou más)


O Que é o Karma para o Budismo e Hinduísmo?

A filosofía Hindú acredita que se nossas ações não são suficientemente elevadas o boas, não só pagamos as consequências nesta vida ou em outra, se não que também, em vez de evolucionar, podemos estancarnos até que regressemos ao caminho espiritual

No Budismo, todos podemos gerar karma com pensamentos, palavras ou ações. É uma lei natural que não necessita de um ser superior ou da intervenção divina para impor esta lei. Neste sentido,o karma não é um castigo. Cada individuo tem o poder e a responsabilidade de moldar a sua vida presente ou futura de acordo as suas ações e pode alterar o processo kármico em qualquer momento.
O Budismo põe maior énfasis na intenção da ação que na ação.


O que é o karma na nossa vida?


No processo de nascer uma e outra vez, em situações diferentes cada vez é nos permitido a oportunidade de superar e aprender as lições  e a maneira em que assumimos estes retos, define o nosso karma para o nosso presente, futuro e vidas seguintes.

Quanto melhores sejam as nossas ações, mais podemos avançar na roda da vida. Á medida que avançamos, vamos limpando o karma e alcançando a iluminação. No momento em que nos elevamos por cima do plano físico já não há necesidade de reencarnar na terra.

Os seres humanos podem acumular karma de diferentes maneiras. Através de pensamentos, de palavras, de ações proprias e de ações alheias quando são motivadas a outros por nós mesmos.

No Hinduismo, existem certos obstáculos que são a origem do karma, que são o  ego, a ignorância, a ambição, o odio e a raiva, e o medo da morte.

As consequências das ações motivadas por estes obstáculos podem manifestar-se imediatamente no nosso  futuro proximo ou em outras vidas. Sem embargo, este karma não equivale ao nosso destino, pois, pode-se limpar ou compensar, através de boas ações, oração, meditação, yoga e outras prácticas espirituais, podemos resolver o karma e transformar o presente e futuro de nossas vidas. É neste sentido que quanto mais conscientemente vivemos, mas possibilidades temos de limpar o karma e avançar na roda da vida
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

É engraçado a visão do karma pelo budismo, que coloca mais tónica na intenção do que na ação... Ou seja, se eu matar alguém com intenção não gerarei o mesmo karma se eu matar alguém sem intenção... estranho compreender este posicionamento à luz do espiritismo, não te parece?

Para o espiritismo a ação é o que conta... ou seja, a ação de matar!! Atenuantes? Não sei se existirão... acho que eles dependem da consciência do sujeito. Que achas disso?
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

No outro dia falamos sobre este assunto, que um pessoa que mata em legitima defesa e uma pessoa que mata com intenção. A pessoa que mata em legitima defesa, não terá tanta severidade no "castigo" do que uma que mate com a intenção , o espiritismo diz-nos que melhor mesmo sofrer o atentado do que atentar. Creio que neste caso, refere-se ao caso do pensamento que temos por exemplo em fazer mal alguém, gera-se o pensamento e andamos com aquilo até o conseguir-mos. Nota-se que enquanto andamos com o mau pensamento sobre alguma pessoa ou sobre uma situação estamos a gerar karma constantemente do que vires alguém e dar-lhe uma chapada no momento, já que andamos dias e dias a pensar em fazer mal alguém e isso é karma acumulado.
Não sei se me estou a fazer entender.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Sim, eu compreendi.

Porque se assim não fosse eu iria perguntar: já viste, por exemplo, quantos animaizinhos não matamos quando pisamos a rua, as estradas, fazemos um piquenique, etc...? Tudo isto é morte efetiva, mas sem intenção...

Em minha casa não se matam animais. Se há aranhas, temos formas de as fazer sair pela janela... moscas, insetos ou o que for, ninguém mata animaizinhos. Se, tivermos que o fazer porque não temos outra alternativa, então dizemos um mantra antes para permitir que o sofrimento que vamos causar àquele ser possa ser transformado e que isso permita um benefício na sua próxima reencarnação.
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#4
É como eu lol, Não gosto de matar esses animaizinhos só se não tiver mesmo oportunidade de tirar los de outra maneira.
No fundo o conceito de Karma das varias religiões, vão quase que ao encontro umas das outras e até digo mais Completam-se
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Citação de: Faty Lee em 28 março, 2015, 20:13
Sim, eu compreendi.

Porque se assim não fosse eu iria perguntar: já viste, por exemplo, quantos animaizinhos não matamos quando pisamos a rua, as estradas, fazemos um piquenique, etc...? Tudo isto é morte efetiva, mas sem intenção...

Em minha casa não se matam animais. Se há aranhas, temos formas de as fazer sair pela janela... moscas, insetos ou o que for, ninguém mata animaizinhos. Se, tivermos que o fazer porque não temos outra alternativa, então dizemos um mantra antes para permitir que o sofrimento que vamos causar àquele ser possa ser transformado e que isso permita um benefício na sua próxima reencarnação.

Podia deixar aqui a indicação do mantra por favor...nunca se sabe quando posso precisar ;)

Claro, o mantra é:

"Om Mani Padme Hung Hri"

(diz-se: óm máni pême hungri) :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Obrigada, vou apontar para não esquecer...eu não sou lá grande coisa a decorar mantras. É da idade  ;D

Citação de: I believe in fairies em 29 março, 2015, 21:30
Obrigada, vou apontar para não esquecer...eu não sou lá grande coisa a decorar mantras. É da idade  ;D

Se você com 39 já se queixa, imagino quando chegar aos 50 ;D
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Não sei porque as mulheres se queixam tanto da idade se são como o vinho do porto :P
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

Citação de: misticopt28 em 29 março, 2015, 22:29
Não sei porque as mulheres se queixam tanto da idade se são como o vinho do porto :P

;D ;D
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

BlackMiau
Como funciona o Karma a nível de pensamentos? É da mesma forma que a intenção de acção?

Acho normal passar-nos maus pensamentos, já que não somos perfeitos, quando assim acontece só temos que os neutralizar,agradecer pelo alerta de parar o mau pensamento e pedir perdão. Acho que nesse caso só se aplica se for um mau pensamento com intenção de prejudicar alguem.
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.

BlackMiau
#13
Não é isso, acho que me exprimi mal.

Se pensarmos sempre mal de alguém, isso junta à lista e aumenta a "dose" ao Karma já existente? Pode não ser a um nível tão elevado quanto a intenção de fazer mal, mas acumula, não é? Porque toda a gente, num momento ou outro da vida, tem raiva/inveja de outra pessoa. É o mandar esses pensamentos embora ou remoer neles que define a quantidade de Karma dessa situação. Faz sentido? Ou estou a dizer baboseiras como de costume? :)

Porque eu funciono muito com base na Lei Tríplice e, como tal, tento apenas dar o que tenho de melhor e evitar tudo o que seja negativo, mas às vezes sai ao lado :)
Não procuro recompensas, apenas paz de espírito, daí basear-me tanto na "Lei de Três".

Sim é isso. é pior a intenção que a ação propriamente dita. Enquanto levas dias a desejar mal alguém estás acumular karma, a ação é o momento. Quando alguém nos ofende perdoamos e esquecemos, porque essas pessoas também nos faz aprender. O Mestre Jesus disse "quando alguém te der uma bofetada,oferece a outra face" . Como referido o karma mau pode ser transmutado a bom com as nossas atitudes. Ao ceder um lugar a um velhinho já estás acumular bom karma :)
Abençoado seja o seu santíssimo nome em favor de todos nós Deus nosso Pai.