Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.453
Total de mensagens
369.532
Total de tópicos
26.931
  • Qual a importância do sono? - Reportagem SIC
    Iniciado por SaraRS
    Lido 5.115 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Dormir é um ato onde a mente se desliga do que a rodeia, permitindo que o corpo descanse e dando lugar ao sonho e à consequente reorganização da estrutura emocional.

O sono, como mecanismo que desliga a consciência, torna o indivíduo vulnerável aos perigos. Como tal, a qualidade do sono depende intrinsecamente da noção de perigo sentida. Quando existe perigo, os animais, incluindo os humanos, ficam sempre em alerta com medo que o perigo traga dor ou desconforto. E, como se sabe, a sensação de medo provoca um estado de Ansiedade, focado nos riscos e ameaças possíveis, preparado para reagir à agressão.

Este estado de vigília causado pelo medo não é compatível com o sono: a pessoa sabe que tem de dormir mas não está realmente relaxada por recear os perigos, e a perda de consciência perante este medo faz com que não se consiga dormir bem.

Causas mais frequentes que causam Insónias ligeiras a moderadas:

Problemas ligeiros do dia a dia ainda por resolver que provocam preocupação.
Problemas graves do dia a dia para os quais não se tem solução e cujos riscos sejam elevados.
Medos causadores da Ansiedade generalizada, como medo de falhar.

Causas para as insónias absolutas onde as pessoas não dormem por grandes períodos: Síndroma do Pânico
.

http://www.youtube.com/watch?v=30RKCo-lLoc

fonte: clinicadamente.com

Acabei de descobrir que tenho insónia relativa  :D

Á uns bons anos atrás lembro-me de ter ficado 4 dias, se não estou em erro sem dormir. Eu chegava ao ponto de ter mini desmaios de segundos devido ao cansaço extremo do cérebro.

Aqueles dias sem dormir demoraram imenso até serem recuperados, dormir é importantíssimo!!!
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Felizmente consigo dormir muito bem na esmagadora maioria das noites, mas quando isso não acontece, no dia seguinte, pareço uma zombie...

Dois truques que eu uso e que costumam resultar comigo, é ou dormir ao contrário na cama (com a cabeça para o lado dos pés) ou então ir dormir no sofá da sala. Normalmente, prefiro ir dormir para a sala, porque mudo de ambiente e ao mesmo tempo arejo o quarto. Quando regresso, é mais fácil adormecer. Mas se tiver que recorrer a esses métodos, mesmo que depois durma bem, no dia seguinte noto logo a falta de descanso.
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Já eu não tenho tanta sorte.
Sou novinha e, mesmo assim, preciso de dormir entre 10h a 12h por noite :) e às vezes acordo como se não tivesse dormido nada.
Não sei como há jovens que conseguem adormecer as 2h ou 3h e no dia seguinte acordar as 8h.

E já te aconteceu de dormires mais que a conta e ficares cansada? A mim já, quando dá a preguicite de manhã e posso prolongar a estadia na cama, mas noto que não me faz muito bem, fico com dores de cabeça... A mim cerca de 8/9 horas bastam, é raro dormir 10 ou mais, só se estiver mesmo esgotada.

Acho que temos que pedir à Faty uma meditação indutora dum sono de qualidade! ;) Certamente existem técnicas desse género que nos permitam dormir bem.
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Eu não costumo deitar-me muito cedo. O trabalho não me permite isso, mas prefiro deitar-me tarde do que cedo pois quando me deito mais cedo tenho maior tendencia a sonhar e quando sonho é o mesmo que dizer que não durmo nada...
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

Respondendo aos dois:

-- Sim, seria muito util uma meditaçãozinha nesse sentido  ;) na reportagem falam de sessoes de psicoterapia para ajudar a ter sono de qualidade.

Eu se só dormir 7,8 ou 9 horas acordo tipo zombie como se nao tivesse dormido nada. Tenho sempre de fazer sesta a tarde.
Dormir até estar realmente descansada seria umas 14h...
Acordo (no fim de semana) após 10h ou 12h e muitas vezes mesmo assim sinto-me exausta.

-- Eu tenho consciência total do que sonho sempre  :) daí dizer que tenho insónia relativa, como falam na reportagem.

O teu dia então deveria ter 48 horas, não é, Sara?

Cody, os sonhos prejudicam-te assim tanto?
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Prejudicam-me mesmo muito, eu acordo completamente esgotado, dores de cabeça como se tivesse ficado acordado a noite inteira! É horrível mesmo!!!
I see now that the circumstances of one's birth are irrelevant, is what you do with the gift of life that determines who you are"

A sério? :(

Eu tinha ideia que uma das funções do sonho era organizar psicologica/mentalmente as nossas vivências, e que uma noite sem sonhos era mais prejudicial que uma noite com sonhos...
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Uma indução ao sono seria algo relativamente fácil de fazer, lol, fazia uma coisa extremamente maçadora e vocês, apenas para não ouvirem, desligavam simplesmente.

Mas penso que a questão da qualidade do sonho não se coloca por ai. Há pessoas que têm dificuldade em adormecer e ai certamente a indução meditativa poderia ajudar. E aquelas pessoas que têm sonos fragmentados? Acordam e adormecem durante toda a noite? E aqueles que estão constantemente a sonhar e mesmo assim continuam a ouvir os carros lá fora e qualquer ruído que surja? A qualidade do sono passa muito por aqui...

Por isso costumo dizer que o mais importante para termos um sono de qualidade é encontrarmos estratégias que nos ajudem a adormecer e a manter o sono. Vou deixar-vos aqui algumas que costumo fazer e que resultam muito bem, pois o meu problema de sono não reside na insónia (que às vezes tenho) mas no facto de estar sempre "ligada":

- Ler livros maçadores antes de dormir. Mesmo que os olhos se fechem insistam em mantê-los abertos. Quanto mais informação "maçadora" mais "pesado" será o sono.

- Cuidado com o que comem e bebem antes de dormir. Nada de estimulantes como 7up, coca-cola, coisas açucaradas... eu normalmente bebo chá de canela e maçã sem açúcar.

- Fazer algum exercício físico costuma resultar... por exemplo andar a pé e ficar cansada fisicamente. Às vezes vou correr à meia noite, lol para me cansar fisicamente e poder adormecer.

- Quando deitada na cama, esvaziar a mente... por exemplo, visualizo que tenho uma caixa ao meu lado onde coloco todos os pensamentos que me estão a chatear nesse dia... fecho a caixa e digo para mim mesma que só no dia seguinte pensarei nisso tudo.

- Não estudar nada antes de dormir. Se o faço não durmo, porque mentalmente procura rever tudo aquilo que memorizei e o que não memorizei.

- Exercícios simples de contagem... por exemplo carneiros. Agora tenho que mudar as figuras,  porque fico tão cansada que começo a pintar os carneiros de várias cores, com bolas, etc... e depois começo-me a rir e espanto o sono.

- Uso também técnicas de respiração simples, com intuito unicamente de relaxar fisicamente.

Mas cada caso é um caso e estas estratégias podem não resultar com todas as pessoas. O meu marido ia correr comigo à noite e deixou de o fazer porque ficava muito desperto e não conseguia dormir :)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

BlackMiau
#11
Eu tanto posso dormir três ou quatro horas, como onze ou doze. Depende do que a tiróide "manda"...

Citação de: Faty Lee em 15 março, 2015, 19:34
(...)
- Quando deitada na cama, esvaziar a mente... por exemplo, visualizo que tenho uma caixa ao meu lado onde coloco todos os pensamentos que me estão a chatear nesse dia... fecho a caixa e digo para mim mesma que só no dia seguinte pensarei nisso tudo.
(...)

Quando eu não consigo dormir em condições, a principal causa é eu não conseguir desligar a mente. Parece vozes que não se calam, e quando consigo que se calem, lá começam de mansinho a sussurrar e pouco depois é de novo a conversa interminável. É desgastante! Não consigo desligar-me com esse tipo de visualizações e pensamentos de que só no dia seguinte darei atenção a eles. Estranhamente, o que costuma resultar comigo quando as vozes não se calam é mesmo ir dormir para a sala.
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

Bom tópico mesmo, e sem dúvida que uma noite de sono é fundamental para nós, um ano atrás, tinha vezes que ficava quase três noites sem dormir, lol mas também quando chegava ao terceiro dia, lá para às 2 e tal, era tiro e queda! :D

Mas ficava irritado com tudo e fazia-me uma mal que nem quero imaginar.

Uma dica para adormecer... meter uma roupa leve... caso o quarto tenha espaço afaste-se o máximo possível da parede à sua frente... encoste à parede atrás de si e corra com a sua força toda para a parede à sua frente, dê com a cabeça com força.... e por fim, adormeça!!! :D :D :D 

Só digo baboseiras... :D

A minha dica e agora a sério... ouvir as meditações da amiga Faty Lee que são fantásticas.... isso sim, é que é tiro e queda!!! :)
Os teus segredos mantêm-me pacifico, as tuas mentiras mantêm-me seguro, estás satisfeito com a minha ignorância?

#14
Obrigada ll0yd vou interpretar o teu comentário como positivo e não do género... querem dormir... oiçam as gravações "chatas" e "monocórdicas" da Faty  >:D ;D

pelo menos servem para por os outros a dormir  8)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334