Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.466
Total de tópicos
26.917
  • Brasil-Vereador morto levanta a cabeça durante velório
    Iniciado por MissTiny
    Lido 9.253 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Quarto Crescente
Citação de: hoopsy em 10 fevereiro, 2013, 13:07
Desculpem-me a pergunta e também a minha ignorância nesta matéria mas, um espasmo muscular post mortem terá que ser muito forte para conseguir levantar a cabeça com aquela rapidez? -  uma vez que a cabeça é um membro bastante pesado.

Pois hoopsy isso também não sei explicar...como já referi só tinha ouvido falar disto uma vez, e não foi com a cabeça e sim com um braço (levantou apartir do cotovelo, não do ombro). Não sendo esta a explicação não  sei qual será  :-[ Mas também não acredito que o homem tenha sido enterrado vivo...

anokidas
#16
Também o pasmo pode ter sido devido a manifestação de medicamentos que o corpo foi submetido  antes da sua morte.

Vou deixar um vídeo que gostei de ver acerca da morte e relativamente aos casos que antigamente rodeavam este assunto.

O Momento da Morte (3/5)

Quarto Crescente
#17
Oi, andei a pesquisar na net e encontrei este site "Recanto das letras". Retirei um excerto do texto sobre Tenalogia de Paulo Roberto Silveira:

"(...)Caso especial de rigidez cadavérica é o espasmo cadavérico ou rigidez cataléptica. Sucede a uma enérgica e última contractura muscular, quando o sistema nervoso central é atingido (...).O espasmo  é a persistência no cadáver da posição k tinha o individuo, no momento da morte. Pode ser total ou parcial (localizada).
A rigidez obedece a lei de Nysten Sommer: inicia pela mandíbula, nuca, tronco, membros superiores e inferiores, desaparecendo pela mesma ordem.
Observações do instituto Oscar Freire constatam k a rigidez tem seu início por volta da 1 h, generaliza-se por vota das 2 a3h e atinge a sua intensidade máxima cerca de 5 a 8 h após a morte, podendo durar até 2 a 3 dias, embora normalmente desapareça por volta de 24 h depois da morte.(...)"

Julgo que possa ser uma explicação plausível para o caso.

Pelo que andei agora a pesquisar esse espasmo cadavérico é diferente do rigor mortis, este último só costuma acontecer duas a quatro horas após a morte e pode persistir alguns dias, e o espasmo cadavérico acontece logo após a morte, dando preferência a certas partes do corpo, é tipo uma rigidez espontânea localizada que "petrifica" uma acção, por vezes a última acção do corpo antes de morrer (por exemplo agarrar fortemente um objecto) isto ajuda nas investigações forenses, e pelo que li geralmente ocorre em mortes violentas.

Não fazia ideia disto.
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

Quarto Crescente
Citação de: Fireflight em 10 fevereiro, 2013, 17:02
Pelo que andei agora a pesquisar esse espasmo cadavérico é diferente do rigor mortis, este último só costuma acontecer duas a quatro horas após a morte e pode persistir alguns dias, e o espasmo cadavérico acontece logo após a morte, dando preferência a certas partes do corpo, é tipo uma rigidez espontânea localizada que "petrifica" uma acção, por vezes a última acção do corpo antes de morrer (por exemplo agarrar fortemente um objecto) isto ajuda nas investigações forenses, e pelo que li geralmente ocorre em mortes violentas.

É verdade também li isso, mas para além de mortes violentas também se pode dar o caso de mortes repentinas, que é ocaso do vereador brasileiro (ataque cardíaco).

Sim mas então não deve ter sido esse tipo de espasmo o que aconteceu neste caso, pois ele já se encontrava morto há algum tempo.
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

Quarto Crescente
Pelo que entendi do texto estes casos podem acontecer geralmente até 24h após a morte, em alguns casos mais raros podem ir até 2 a 3 dias.

Citação de: Quarto Crescente em 10 fevereiro, 2013, 16:21
Oi, andei a pesquisar na net e encontrei este site "Recanto das letras". Retirei um excerto do texto sobre Tenalogia de Paulo Roberto Silveira:

"(...)Caso especial de rigidez cadavérica é o espasmo cadavérico ou rigidez cataléptica. Sucede a uma enérgica e última contractura muscular, quando o sistema nervoso central é atingido (...).O espasmo  é a persistência no cadáver da posição k tinha o individuo, no momento da morte. Pode ser total ou parcial (localizada).
A rigidez obedece a lei de Nysten Sommer: inicia pela mandíbula, nuca, tronco, membros superiores e inferiores, desaparecendo pela mesma ordem.
Observações do instituto Oscar Freire constatam k a rigidez tem seu início por volta da 1 h, generaliza-se por vota das 2 a3h e atinge a sua intensidade máxima cerca de 5 a 8 h após a morte, podendo durar até 2 a 3 dias, embora normalmente desapareça por volta de 24 h depois da morte.(...)"
Julgo que possa ser uma explicação plausível para o caso.


Citação de: Quarto Crescente em 10 fevereiro, 2013, 17:36
Pelo que entendi do texto estes casos podem acontecer geralmente até 24h após a morte, em alguns casos mais raros podem ir até 2 a 3 dias.

A Rigidez ou o rigor mortis sim, acontecem nesse periodo de tempo.
Os espasmo serão antes da rigidez.
Foi o que percebi do texto.

anokidas
Também não retiro a hipótese de ser uma ilusão óptica criada pelo ser humano,pois segundo dizem a rapariga que estava ao lado do caixão levantou o braço no momento em que foi filmado a reportagem o que dá a sensação de ser a cabeça do Vereador.


Quarto Crescente
#24
Citação de: hoopsy em 10 fevereiro, 2013, 18:17
A Rigidez ou o rigor mortis sim, acontecem nesse periodo de tempo.
Os espasmo serão antes da rigidez.

Na minha opinião, a rigidez ou rigor mortis é diferente da rigidez cataleptica ou espasmo cadavérico. Julgo que esta situação se deve a uma enzima existente nos músculos, que devido a morte repentina ou violenta fica ''retida'' e é ''descarregada'' mais tarde sob a forma de uma contração.

anokidas
Olha encontrei esta informação, talvez ajude a clarificar a situação.

A rigidez cadavérica é um evento natural do post mortem, ele surge entre 1 e 2 horas da morte, e começa a desaparecer entre 18 a 24 horas.

O irrigessimento acontece:   |    
1º Mandíbula
2º Nuca
3º tórax
4º abdómen
5º membros superiores
6º membros inferiores   

A rigidez acaba na ordem:
1º Mandíbula
1ª Membros inferiores
2º membros superiores
3º abdómen
4º tórax
5º Nuca
6º Mandíbula

A Cronotanatognose do rigor mortis (a seguir), em geral é a demonstrada a seguir, sempre lembrando que estes números podem variar muito de acordo ao ambiente, em especial a temperatura, e o corpo. Para se ter uma ideia imagine um homem que morrem com uma infecção em forte febre, e outro que morre de hipotermia.

1ª hora – Músculo cardíaco.
1 a 2 hs – Músculos respiratórios( diafragma e intercostais ).
2 a 3 hs – Musculatura da cabeça, da mastigação e periocular.
3 ½ a 4 ½ hs - Região cervical, tórax e membros anteriores.
6 a 9 hs – Resto.

Fonte da cronotanatognose:

Ceinwyn
Citação de: Quarto Crescente em 10 fevereiro, 2013, 18:43
Na minha opinião, a rigidez ou rigor mortis é diferente da rigidez cataleptica ou rigidez cadavérica. Julgo que esta situação se deve a uma enzima existente nos músculos, que devido a morte repentina ou violenta fica ''retida'' e é ''descarregada'' mais tarde sob a forma de uma contração.

Quarto crescente :)

Acho que essa enzima continua a ser enviada para o corpo mesmo após a morte, o que provoca a rigidez e sim alguns espasmos, mas acho que 24 horas após a morte o cérebro deixa de enviar essa enzima e acontece o relaxamento muscular...mas confesso que estou a falar de cor...não tenho qualquer conhecimento cientifico da situação...

Trabalhei numa agência funerária, já lá vão uns anitos e o que escrevo vem dessa experiência, íamos buscar os corpos normalmente 24 horas após a morte, para «tratarmos» deles, lembro-me que mesmo após 24 horas era difícil vesti-los devido á rigidez...
Mas nada que um pouco de conversa não melhorasse... ;D «eles» ajudam se pedires...parece loucura, mas é verdade...algo que me perturbava muito na altura.

Bom, apenas queria dizer que vi muitos espasmos 24 horas após, mas apenas ao nível dos membros inferiores e superiores, nunca nenhum levantou a cabeça...mas tudo é possível! ;)

Quarto Crescente
#27
Bem a falar de cor estou eu  :laugh:... Simplesmente fui a procura de uma explicação para o facto. Como já referi anteriormente o eu quase presenciei foi mesmo só a contração de um membro (braço)  ;D. Uma c ontração da cabeça também nunca tinha ouvido falar..

Zen
Citação de: Ceinwyn em 10 fevereiro, 2013, 18:56

Mas nada que um pouco de conversa não melhorasse... ;D «eles» ajudam se pedires...parece loucura, mas é verdade...algo que me perturbava muito na altura.

Ceinwyn ;)

...atão como é  :laugh:

..."o barbas lá de cima" proíbiu o pessoal de falar com os mortos :D 

...e a desculpa do ofício, para ele não é desculpa  ;D

...por isso já sabes o que te espera  >:D 

...transgrediste a palavra do Senhor, e por isso vais ser castigada  >:D  >:D  >:D 

...se não te arrependeres e fizeres penitência, a morte sobrevirá sobre ti e vais ficar eternamente afastada do paraíso  :D


O que vale é que tá aí o Carnaval e ninguém leva a mal  ;D

...esperemos que "Deus" também não, nem que para isso eu tenha que fazer mudanças de última hora, deixando o fato e a máscara á "D.Armando, o Exorcista", para trajar de Padre Pio ou Madre Teresa de Calcutá, a fim de interceder por ti, pedindo perdão pela tua transgressão  ;D  ;D  ;D

"Quando as pessoas são almas gêmeas, sempre acabam juntas no final."
One Tree Hill