Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.455
Total de tópicos
26.915
  • Preciso que me expliquem - passes magnéticos ou espirituais
    Iniciado por Portadomundo
    Lido 5.850 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá boa tarde,

Nunca estive numa associação espírita, mas já fui num sitio onde se pratica o passe. Estou com receio que seja charlatã, ou que se esteja a "afastar do caminho"...

A verdade é que me curei lá de uma grande depressão, porque a partir dali passei a ter grande fé em Deus. Mas ultimamente não tenho saído de lá bem, muito pelo contrário.

Não cobra nada às pessoas, apenas recebe o que lhe dão. No entanto, pede muitas vezes às pessoas para lhe fazerem coisas (arranjar, limpar, lida da casa, obras de reparações, etc.). Inclusivé, tem "doentes" que lhe tratam da casa umas 3 vezes por semana (sem remuneração claro). Muitas pessoas que lá têm passado, já desistiram de lá ir devido a esses ditos "abusos".

Relativamente ao passe, é usual o passe demorar quanto tempo? Ou melhor, o passista é que define quanto tempo a pessoa lá tem de estar recebendo o tratamento? E se quiser que a pessoa fique 4 ou 6 horas? O passista pode exigir que a pessoa tenha que lá ir todos os dias, porque senão ela ficará pior (mesmo que aparentemente não esteja mal)? Isto sucede lá.

Quando faz passe às crianças, aperta-as e elas berram a chorar, faz muita impressão. Será que Deus quer isto, será que está de acordo?

Havendo este tipo de imposição e pressão no paciente (se assim se pode chamar), não haverá interesses escondidos, recebendo em troca dinheiro (no caso em que as pessoas lá vão todos os dias e sempre dão algum €), ou bens materiais?

Estando uma pessoa destas, na posse de um dom, não estará incorrecto estes procedimentos?

Antigamente iam lá muitos mediuns e até ajudavam nas sessões, mas nos ultimos tempos todos "desapareceram", nunca mais voltaram. Actualmente não vai lá nenhum.

Eu acredito na cura espiritual, mas não terá isso a ver com a nossa fé em Deus e, consequentemente, na ajuda de Deus e de seus espiritos bons?

As pessoas com mais experiência, ou também possuidoras de dons, podem-me dar uma opinião, por favor? Muito obrigado.

Portadomundo,

O que é o passe? Desculpa a pergunta mas eu não percebo nada disto.

Pedir ás pessoas para trabalhar para ela, e se há abusos, não acho de modo algum correcto.  :o
E se não trabalharem, estão sujeitas a ameaças?

Parece-me alguem que se aproveita de pessoas vulneráveis.

Cump
"Don't become a monster in order to defeat a monster" - Bono Vox U2

Boas,
Primeiro que tudo que tipo de passe é que foi? É que existem vários:
Humano - A acção magnética se faz pelo próprio fluido da pessoa (magnetizador).
Espiritual - A acção magnética se faz pelo fluido dos espíritos, actuando directamente sobre o encarnado, sem o intermediário.
Humano-Espiritual - A ação magnética se faz pelos fluidos do médium e do espírito que lhe auxiliam no passe. O fluido combinado do espírito e do médium.

Para que serve? Para reequilíbrio orgânico, perispiritual e psíquico (no fundo é a chamada cura espiritual)

colmo se aplica? - pode ser à distancia, ou presencial; o passista NÃO toca no paciente e durará uns breves minutos.

Na realidade, o passista é aquela pessoa que comummente se diz que tem "mãos magnéticas".
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

Citação de: Salomé em 21 setembro, 2012, 14:45
Boas,
Primeiro que tudo que tipo de passe é que foi? É que existem vários:
Humano - A acção magnética se faz pelo próprio fluido da pessoa (magnetizador).
Espiritual - A acção magnética se faz pelo fluido dos espíritos, actuando directamente sobre o encarnado, sem o intermediário.
Humano-Espiritual - A ação magnética se faz pelos fluidos do médium e do espírito que lhe auxiliam no passe. O fluido combinado do espírito e do médium.

Para que serve? Para reequilíbrio orgânico, perispiritual e psíquico (no fundo é a chamada cura espiritual)

colmo se aplica? - pode ser à distancia, ou presencial; o passista NÃO toca no paciente e durará uns breves minutos.

Na realidade, o passista é aquela pessoa que comummente se diz que tem "mãos magnéticas".


Já tinha ouvido falar em "passe", li qualquer coisa algures, mas estou completamente à nora neste assunto, pergunto, se devido à utiilização das mãos, em algum momento esta prática se pode associar ao Reiki e/ou se este poderia surtir o mesmo efeito.

O passe magnético é a mesma coisa que o reiki?
Eu penso que não.

Passe magnético é uma concentração de energias que o médium capta, de entidades espirituais e de si mesmo e não precisa de nenhum curso: é inerente à pessoa, é uma capacidade que nasceu com ela.

O reiki para ser aplicado precisa de ser aprendido tem que se tirar um curso, de 3 níveis, pelo menos, e é uma terapia que canaliza energia.

Se se podem associar? Boa pergunta  :) mas eu penso que sim, que seria muito interessante conjugar estes dois métodos.
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

Informação simples e esclarecida, obrigado Salomé.
Se já vi uma enfermeira utilizar o reiki e porque não? que fez melhor que uma aspirina (estava com dor de cabeça), lá isso fez... mas passe e reiki, sem dúvida que seria bastante tacto energético junto...

Neste caso só não sei ao certo que tipo de passe é realizado. Só sei que as pessoas estão sentadas e ela vai impondo as mãos nas cabeças das pessoas. Às crianças procede da mesma forma e também as aperta (é vê-las a berrar...) nos braços.

Portadomundo, muito sinceramente, essa de pedir que trabalhem para ela de graça e de apertar criancinhas.... deixa muito a desejar...

Não me parece muito fiável, sinceramente.

Essa teoria que afirma que quem tem "o dom", não o deve comercializar, é muito estranho. Primeiro porque, e espero não ferir ninguém, tudo o que vem na bíblia me deixa muito duvidosa, ou não tenha sido esta escrita pelo homem numa altura em que se tentava mudar mentalidades e comportamentos para o beneficio apenas de alguns. Sinceramente, parece-me mais uma jogada político-religiosa e a maior campanha de publicidade alguma vez realizada. Mas, continuando, o facto de ela não levar dinheiro, é uma excelente jogada. Acredita que tarólogas como eu ganham muito mais se não tiverem um preço fixo pelo serviço... do que eu que cobro um valor simbólico e muitas vezes recuso pagamentos por pessoas nitidamente carenciadas.... Ah pois é...

Em relação à questão do reiki, tenho uma firme opinião: pode-se aprender a canalizar energia, mas nem sempre é necessário fazê-lo pois há quem já nasça com essa faculdade. O passe, assim como a magia e tudo o que envolve a canalização ou manipulação de energias, pode ser aprendido ou ser inato ao individuo. Neste caso, reiki, passe, magia, etc, são energias manipuladas, conscientemente ou não, por pessoas com esse conhecimento, aprendido ou não.

Também não me parece necessário pedir às pessoas para voltarem todos os dias, pois é possível fazer tudo isto à distância, por outro lado, apertar uma criança apenas a vai magoar.... É absolutamente desnecessário...


:::Verinha Mágica:::

Citação de: Portadomundo em 21 setembro, 2012, 16:57
Às crianças procede da mesma forma e também as aperta (é vê-las a berrar...) nos braços.
Isto é deveras muito estranho, pois um passe  e seja ele qual for, é SEMPRE feito sem se tocar no "paciente".... Não vejo qual a necessidade de tocar nas crianças! Vou transcrever algo sobre o assunto:

Posso tocar no paciente?
Não. O toque denota, essencialmente, intimidade. Por mais bela e pura que seja a relação entre passista e paciente, deve- se evitar o toque dentro do ambiente da casa espírita, como forma de respeito aos outros companheiros, em relação à unidade de trabalho que deve haver dentro da casa espírita. Quando participamos de qualquer tarefa dessa natureza, não podemos agir da maneira que queremos, mas submeter- nos às orientações da casa. Nunca é pouco ressaltar que a ordem e a disciplina presidem o progresso. No que diz respeito ao toque em pessoa que não se conhece, a situação se complica ainda mais. É possível que o paciente se assuste, e com maior intensidade se este for do sexo feminino. Em qualquer trabalho, principalmente com o público, o cuidado deve ser redobrado. Imagine a seguinte situação: determinado companheiro vai ao centro espírita pela primeira vez; encontra- se amedrontado; indicam- lhe a câmara de passes; ele observa a escuridão, o silêncio, e estes lhe causam estranheza maior; na sua vez, senta- se de olhos arregalados, enxergando com deficiência; subitamente o passista à sua frente põe a mão em seus ombros; talvez este companheiro não volte àquela ou qualquer outra casa espírita, ou talvez saia correndo. Embora o carácter cómico da narrativa, observamos que tal fato já ocorreu mais de uma vez. Não é demérito algum para o Espiritismo reconhecermos que, em virtude da ignorância, muitas pessoas ainda se amedrontam quando passam em frente a uma casa espírita


Fonte: Portal do Espírito
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

anokidas
Este relato faz-me lembrar um vídeo que vi sobre Cientologia em que as crianças eram obrigadas a estar horas e horas numa sala sem fazer absolutamente nada.Cheira-me a tudo menos uma casa espirita  :-[

Mephisto
#10
Boa dia Portadomundo,
Desaconselho-a vivamente a frequentar esse local e, se possível, que evite por todas as formas o contacto de crianças com esse senhor. Não vou alongar-me muito. Naquilo que estiver ao seu alcance, afaste o maior número possível de pessoas da relação com esse senhor; sobretudo dos trabalhos que ele pratica.

Se quer realmente saber o que é o passe magnético, abaixo tem um ficheiro PDF conciso e acessível onde essa questão é abordada.

Em termos muito simples o passe propõe uma limpeza em redor do campo magnético da pessoa. Ou seja, pretende-se com o passe desmagnetizar as forças que oprimem ou comprimem a nossa energia. Resultado prático do toque numa sessão dessas seria magnetizar ainda mais esse campo que se pretende liberto ou aliviado. Pode haver toque mas isso são outros quinhentos e outras perspectivas com pessoas que sabem aquilo que estão a fazer.

Claro que isto é bem mais complexo e antigo que o velho. A expressão é outra mas aqui cairia mal. Fica então o ficheiro.

anaferreira
#11
Não estará a confundir o passe espírita com Reiki?
Há na verdade muita gente a praticar Reiki e a cobrar quando essa energia se deve dar de graça.
pessoalmente nada entendo de Reiki mas diariamente me aparece gente a dizer que são Reiquianos nível não sei das quantas... ;D com uma certa vaidade  ;D e eu pergunto-me como essa gente pode ter alguma energia boa a dar aos outros? ::)
Deixo-lhe a explicação do passe e da imposição das mãos a nível espiritual.
Eu não gosto de levar "passe" não fico bem...não sei porquê...




O Passe Espírita, ou Fluidoterapia, como é também conhecido, é uma transfusão de uma certa quantidade de energias fluídicas vitais (psíquicas) ou espirituais, utilizando-se a imposição das mãos, com o propósito de atuar em nível perispiritual, usada e ensinada por Jesus, como se vê nos Evangelhos. Origina-se das práticas de cura do Cristianismo Primitivo.
Há pessoas (médiuns passistas) que tem uma capacidade maior de absorção e armazenamento dessas energias que emanam do Fluido Cósmico Universal e da própria intimidade do Espírito. Tal capacidade as coloca em condições de transmitirem essas energias a outras criaturas que eventualmente estejam necessitando. A aglutinação dessa força se faz automaticamente e também, atendendo ao apelo do médium passista (prece) que então municiado dessa carga, transmite de suas mãos em discretos movimentos.

I m p o s i ç ã o   d e   m ã o s

Quando nos identificamos com o pensamento do Cristo e nos impregnamos da mensagem de que Ele se fez Messias, sempre temos algo que dar em Seu nome, àqueles que se nos acercam em aflição.
Dentre os recursos valiosos, de que podemos dispor em benefício do nosso próximo, destaca-se a "imposição das mãos" em socorro da saúde alquebrada ou das forças em deperecimento. A recuperação de pacientes, portadores de diversas enfermidades, estava incluída na pauta das tarefas libertadoras de Jesus.
De acordo com a gênese do mal de que cada necessitado se fazia portador, Ele aplicava o concurso terapêutico, restabelecendo o equilíbrio e favorecendo com a paz.
"Impondo as mãos" generosas, cegos e surdos, mudos e feridos renovavam-se, tornando ao estado de bem-estar anterior. Estimuladas pela força invisível que Ele transmitia, as células se refaziam, restaurando o organismo em carência.
Com o seu auxílio, os alienados mentais eram trazidos de volta à lucidez e os obsedados recobravam a ordem psíquica em face dos espíritos atormentadores que os maltratavam, os deixarem.
Estáticos e catalépticos obedeciam-Lhe à voz, quando chamados de retorno.
Esse ministério, porém, que decorre do amor, Ele nos facultou realizar, para que demos prosseguimento ao Seu trabalho entre os homens sofredores do mundo.
Certamente, que não nos encontramos em condições de conseguir os feitos e êxitos que Ele produziu. Sem embargo, interessados na paz e renovação do próximo, é-nos lícito oferecer as possibilidades de que dispomos, na certeza de que os nossos tentames não serão em vão.
Jesus conhecia o passado daqueles que O buscavam, favorecendo-os de acordo com o merecimento de cada um. Outrossim, doando misericórdia de acréscimo, mediante a qual os beneficiados poderiam conquistar valores para o futuro, repartindo os bens da alegria, estrada a fora, em festa de corações renovados.
Colocando-se, o cristão novo, à disposição do bem, pode e deve "impor as mãos" nos companheiros desfalecidos da luta, nos que tombaram, nos que se encontram aturdidos por obsessões tenazes ou desalinhados mentalmente...
Ampliando o campo de terapia espiritual, podemos aplicar sobre a água os fluídos curadores que revitalizarão os campos vibratórios desajustados naqueles que a sorveram, confiantes e resolutos à ação salutar da própria transformação interior.
Tal concurso, propiciado pela caridade fraternal, não só beneficia os padecentes em provas e expiações redentoras, como ajuda aqueles que se aprestam ao labor, em razão destes filtrarem as energias benéficas que promanam da Espiritualidade através dos mentores desencarnados e que são canalizadas na direção daqueles necessitados.
É compreensível que se não devam aguardar resultados imediatos, nem efeitos retumbantes, considerando-se a distância de evolução que medeia entre o Senhor e nós, máxime na luta de ascensão e reparação dos erros conforme nos encontramos.
Ninguém se prenda, neste ministério, às fórmulas sacramentais ou a formas estereotipadas, que distraem a mente que se deve fixar no objetivo do bem e não na maneira de expressa-lo.
Toda técnica é valiosa, quando a essência superior é preservada. Assim, distende o passe socorrista com atitude mental enobrecida, procurando amparar o irmão agoniado que te pede socorro.
Não procures motivos para escusar-te.
Abre-te ao amor e o amor te atenderá, embora reconheças as próprias limitações e dificuldades, em cujo campo te movimentas.
Dentre muitos que buscavam Jesus, para o toque curador, destacamos a força e confiança expressa no apelo a que se refere Marcos, no capítulo cinco, versículo vinte e três do Evangelho: "E rogava-Lhe muito, dizendo: - Minha filha está moribunda; rogo-Te que venhas e Lhe imponhas as mãos para que sare e viva."
Faze, portando, a "imposição das mãos", com o amor e a "Fé que move montanhas", em benefício do teu próximo, conforme gostarás que ele faça contigo, quando for tua a vez da necessidade."

Mensagem psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco no dia 2 de abril de 1983, em Bucaramanga, Colômbia).
Fonte:camilleflammarion

Citação de: anaferreira em 22 setembro, 2012, 12:50
Não estará a confundir o passe espírita com Reiki?
Há na verdade muita gente a praticar Reiki e a cobrar quando essa energia se deve dar de graça.
pessoalmente nada entendo de Reiki mas diariamente me aparece gente a dizer que são Reiquianos nível não sei das quantas... ;D com uma certa vaidade  ;D e eu pergunto-me como essa gente pode ter alguma energia boa a dar aos outros? ::)
Deixo-lhe a explicação do passe e da imposição das mãos a nível espiritual.
Eu não gosto de levar "passe" não fico bem...não sei porquê...




O Passe Espírita, ou Fluidoterapia, como é também conhecido, é uma transfusão de uma certa quantidade de energias fluídicas vitais (psíquicas) ou espirituais, utilizando-se a imposição das mãos, com o propósito de atuar em nível perispiritual, usada e ensinada por Jesus, como se vê nos Evangelhos. Origina-se das práticas de cura do Cristianismo Primitivo.
Há pessoas (médiuns passistas) que tem uma capacidade maior de absorção e armazenamento dessas energias que emanam do Fluido Cósmico Universal e da própria intimidade do Espírito. Tal capacidade as coloca em condições de transmitirem essas energias a outras criaturas que eventualmente estejam necessitando. A aglutinação dessa força se faz automaticamente e também, atendendo ao apelo do médium passista (prece) que então municiado dessa carga, transmite de suas mãos em discretos movimentos.

I m p o s i ç ã o   d e   m ã o s

Quando nos identificamos com o pensamento do Cristo e nos impregnamos da mensagem de que Ele se fez Messias, sempre temos algo que dar em Seu nome, àqueles que se nos acercam em aflição.
Dentre os recursos valiosos, de que podemos dispor em benefício do nosso próximo, destaca-se a "imposição das mãos" em socorro da saúde alquebrada ou das forças em deperecimento. A recuperação de pacientes, portadores de diversas enfermidades, estava incluída na pauta das tarefas libertadoras de Jesus.
De acordo com a gênese do mal de que cada necessitado se fazia portador, Ele aplicava o concurso terapêutico, restabelecendo o equilíbrio e favorecendo com a paz.
"Impondo as mãos" generosas, cegos e surdos, mudos e feridos renovavam-se, tornando ao estado de bem-estar anterior. Estimuladas pela força invisível que Ele transmitia, as células se refaziam, restaurando o organismo em carência.
Com o seu auxílio, os alienados mentais eram trazidos de volta à lucidez e os obsedados recobravam a ordem psíquica em face dos espíritos atormentadores que os maltratavam, os deixarem.
Estáticos e catalépticos obedeciam-Lhe à voz, quando chamados de retorno.
Esse ministério, porém, que decorre do amor, Ele nos facultou realizar, para que demos prosseguimento ao Seu trabalho entre os homens sofredores do mundo.
Certamente, que não nos encontramos em condições de conseguir os feitos e êxitos que Ele produziu. Sem embargo, interessados na paz e renovação do próximo, é-nos lícito oferecer as possibilidades de que dispomos, na certeza de que os nossos tentames não serão em vão.
Jesus conhecia o passado daqueles que O buscavam, favorecendo-os de acordo com o merecimento de cada um. Outrossim, doando misericórdia de acréscimo, mediante a qual os beneficiados poderiam conquistar valores para o futuro, repartindo os bens da alegria, estrada a fora, em festa de corações renovados.
Colocando-se, o cristão novo, à disposição do bem, pode e deve "impor as mãos" nos companheiros desfalecidos da luta, nos que tombaram, nos que se encontram aturdidos por obsessões tenazes ou desalinhados mentalmente...
Ampliando o campo de terapia espiritual, podemos aplicar sobre a água os fluídos curadores que revitalizarão os campos vibratórios desajustados naqueles que a sorveram, confiantes e resolutos à ação salutar da própria transformação interior.
Tal concurso, propiciado pela caridade fraternal, não só beneficia os padecentes em provas e expiações redentoras, como ajuda aqueles que se aprestam ao labor, em razão destes filtrarem as energias benéficas que promanam da Espiritualidade através dos mentores desencarnados e que são canalizadas na direção daqueles necessitados.
É compreensível que se não devam aguardar resultados imediatos, nem efeitos retumbantes, considerando-se a distância de evolução que medeia entre o Senhor e nós, máxime na luta de ascensão e reparação dos erros conforme nos encontramos.
Ninguém se prenda, neste ministério, às fórmulas sacramentais ou a formas estereotipadas, que distraem a mente que se deve fixar no objetivo do bem e não na maneira de expressa-lo.
Toda técnica é valiosa, quando a essência superior é preservada. Assim, distende o passe socorrista com atitude mental enobrecida, procurando amparar o irmão agoniado que te pede socorro.
Não procures motivos para escusar-te.
Abre-te ao amor e o amor te atenderá, embora reconheças as próprias limitações e dificuldades, em cujo campo te movimentas.
Dentre muitos que buscavam Jesus, para o toque curador, destacamos a força e confiança expressa no apelo a que se refere Marcos, no capítulo cinco, versículo vinte e três do Evangelho: "E rogava-Lhe muito, dizendo: - Minha filha está moribunda; rogo-Te que venhas e Lhe imponhas as mãos para que sare e viva."
Faze, portando, a "imposição das mãos", com o amor e a "Fé que move montanhas", em benefício do teu próximo, conforme gostarás que ele faça contigo, quando for tua a vez da necessidade."

Mensagem psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco no dia 2 de abril de 1983, em Bucaramanga, Colômbia).
Fonte:camilleflammarion

Eu não sei ao certo o nome do que lá fazem, não é reiki. E pelas descrições que pesquisei (internet e livros), chamei "passes magnéticos ou espirituais", mas nem sei ao certo se é isso que faz. Perdoem a minha ignorância ou alguma confusão na descrição da situação.

Posso ainda acrescentar uma coisa, enquanto faz os "tratamentos", também atende o telemóvel e fala com pessoas que não estão lá presencialmente, mas que supostamente ajuda por telefone (quando lá não vão). Às vezes até diz para a pessoa voltar a ligar dali a uma hora, ou meia ora, depende, porque "vai vê-la".

Desculpem a confusão ao tentar esclarecer-me.

anaferreira
Citação de: Portadomundo em 22 setembro, 2012, 14:24
Eu não sei ao certo o nome do que lá fazem, não é reiki. E pelas descrições que pesquisei (internet e livros), chamei "passes magnéticos ou espirituais", mas nem sei ao certo se é isso que faz. Perdoem a minha ignorância ou alguma confusão na descrição da situação.

Posso ainda acrescentar uma coisa, enquanto faz os "tratamentos", também atende o telemóvel e fala com pessoas que não estão lá presencialmente, mas que supostamente ajuda por telefone (quando lá não vão). Às vezes até diz para a pessoa voltar a ligar dali a uma hora, ou meia ora, depende, porque "vai vê-la".

Desculpem a confusão ao tentar esclarecer-me.
Entendo!
Sabe, há muita gente com a mania que tem um "dom" e só faz (...) e o pior disso tudo é que em vez de ajudar só complicam e acabam por desacreditar este "mundo do espiritual"!
Mas pelo que entendi você já esta com algumas reservas sobre essa pessoa como tal...não volte lá é o meu conselho!
Por muitas formas que haja de mediunidade e de ajudar o próximo creio que uma se aplica a todas...respeito pelo paciente/consulente...
Boa sorte

Citação de: anaferreira em 22 setembro, 2012, 16:21
Entendo!
Sabe, há muita gente com a mania que tem um "dom" e só faz (...) e o pior disso tudo é que em vez de ajudar só complicam e acabam por desacreditar este "mundo do espiritual"!
Mas pelo que entendi você já esta com algumas reservas sobre essa pessoa como tal...não volte lá é o meu conselho!
Por muitas formas que haja de mediunidade e de ajudar o próximo creio que uma se aplica a todas...respeito pelo paciente/consulente...
Boa sorte

Concordo plenamente, com a sua frase anaferreira, "em vez de ajudar só complicam e acabam por desacreditar este "mundo do espiritual"!"

Tenho uma outra questão, as pessoas costumam levar para lá fotografias (de familiares, amigos), numa boa intenção de os tentar ajudar, física ou espiritualmente. Coloca a mão nas fotografias. Até que ponto é que isto poderá ser benéfico, mau ou irrelevante para as pessoas das fotografias? O que é que acham? Fico com grandes reservas sobre este assunto...

Obrigada pelas vossas opiniões.