Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.472
Total de tópicos
26.918
  • Alguém consegue dizer algo sobre isto? Como é óbvio não se trata de um piquenique
    Iniciado por celegorm
    Lido 8.983 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Aqui à uns meses eu e um grupo de amigos fazíamos uma caminhada desde o Monte do Pilar (Paços de Ferreira) até à zona de Valinhas (St. Tirso).
Entretanto tivemos que atravessar o rio Ave e numa pedra no meio do rio havia o que se encontra na foto.
Como é óbvio não se trata de um piquenique. A ideia geral foi que se trataria de algum "trabalho".
Alguém conhece este tipo de coisas? Alguém sabe dizer a intenção?


(aquela "papa" castanha, caso não se veja bem, é feijão-frade cozido)

Que estranho... deste género nunca ouvi falar de nada... ovos, feijão fradim, velas brancas e lírios laranja... hum... :-\

Tive a pesquisar na net e parece ser do género de feitiçaria utilizada no Brasil, mas para que efeito foi, não sei mesmo

Uma oferenda a Oxum - A Senhora das águas doces
pode ser agradecimento, ou apenas uma oferenda, de um filho(a) de Oxum ;)

E quem, ou o que é um filho de Oxum?
E com que motivo se faz um agradecimento deste tipo?

Na verdade pode nao ser de um filho de mae oxum mas pode ser de um grupo, de um terreiro ou mesmo de alguem crente. Mae Oxum é um dos orixás da Religião Umbanda que começou no Brasil. Os orixás são energias que têm pontos de força no Mundo. O ponto de força de mãe Oxum são os rios e as cachoeiras e ela é a orixá do amor, da beleza (assim muito mas muito resumido mesmo). Para os orixás há dias de festejo especificos. Este poderá ter sido uma oferenda de festejo ou tambem de agradecimento dado que poderá ter acontecido algo na sua vida relacionada com esta energia e a pessoa tenha querido agradecer. Poderá ter tambem sido um pedido de ajuda com oferenda a essa energia.

Espero ter ajudado ^^

*


sim, e quando se dis "filho de (por exemplo) Oxum" quer-se dizer que o orixa regente da pessoa é neste caso - Oxum. Pode ser uma oferenda de agrado ao Orixá, agradecimento - por algo que tenha pedido a esse Orixá, ou mesmo por ser o dia de Oxum, que acaba por ser um agrado

Citação de: Exdissound em 25 agosto, 2010, 00:15
sim, e quando se dis "filho de (por exemplo) Oxum" quer-se dizer que o orixa regente da pessoa é neste caso - Oxum. Pode ser uma oferenda de agrado ao Orixá, agradecimento - por algo que tenha pedido a esse Orixá, ou mesmo por ser o dia de Oxum, que acaba por ser um agrado

Sim =) Desculpa ter pegado à bocado na tua mensagem. Mas foi so para esclarecer que poderia nao ter sido uma pessoa com mae de cabeça Oxum a fazer a oferenda =) mas sim foi certamente uma oferenda creio.

Como sabes tanto disto Exdissound? estás em contacto com algum espaço de umbanda? =) ou és apenas um conhecedor? isto se quiseres falar claro.

Nao ha problema nenhum :D tambem é verdade, mas é muito mais frequente ser mesmo um "filho de Oxum", por isso mencionei isso :P

Sei disso porque frequento um centro Umbandista :P. Até te posso revelar que sou "filho de Ogum" ;D
Entao e tu? tambem frequentas?

Citação de: Exdissound em 25 agosto, 2010, 23:57
Nao ha problema nenhum :D tambem é verdade, mas é muito mais frequente ser mesmo um "filho de Oxum", por isso mencionei isso :P

Sei disso porque frequento um centro Umbandista :P. Até te posso revelar que sou "filho de Ogum" ;D
Entao e tu? tambem frequentas?

Bem me pareceu = ) Frequentei e pratiquei num espaço durante dois anos e de momento apenas estudo e aprofundo conhecimentos tanto nessa área como noutras. Isto porque apesar de crer e ter um grande carinho pela umbanda penso que ela em Portugal ainda se encontra muito "desiquilibrada" devido aos seus participantes que ainda nao levam muito a serio. É um grupo que faz a casa e até agora todas as casas pelas quais passei nao me transmitiram esse equilibrio e dedicação. Além disso desde cedo exploro várias areas e recolho delas tudo aquilo que considero válido. A umbanda ate hoje foi a religiao que considerei mais completa em termos de crenças/teorias que já tinha anteriormente juntado e sentido no entanto sei que tudo é um todo e tudo vai dar ao mesmo =) e falarmos em orixás ou falar em energias primordiais do universo, do mundo e de nós mesmos é semelhante e o que amo na umbanda é que ela mesma tem essa consciencia e refere ela mesma que todas as religiões trabalham estas energias umas mais que outras. Mas é essa consciencia que na umbanda me inspira mesmo sendo demonstrada por nomes metaforicos de forma a dar a compreender um todo magnifico. Por troca de partilha... sou Filha de Mãe Nanã Buruquê. =)
Já agora em que espaço te encontras?

* :)

Sim, de facto anda um bocadiiiinho desiquilibrada, mas é exactamente por essas razoes que adoro a umbanda e a pratico. Nanã :D a avo de Oxalá :P muito bem muito bem... sou de Vila Real :D

Eu acredito que irá mudar ao longo do tempo esse "desiquilibrio"... e atençao quando eu refiro equilibrio aqui é um espaço que integre todo o polo negativo e positivo no entanto de forma equilibrada, com dedicaçao e luz =) acontece que os espaços ainda estao a por muitos interesses que nao poderiam ter nada a ver a frente de muitos que tinham de ter tudo a ver. Mas com o tempo acredito que isso irá mudar =) Fico contente de encontrar aqui um "filho de umbanda". Em vila real por acaso nao conheço nenhum espaço =S =x

*

Nao é bem "oficial". Ha uma loja, e dis la que se dao consultas. A loja da acesso ao centro

Isto é um agradecimento de algum trabalho que foi feito anteriormente.


Umbandista??? podem explicar o que é? estou com alguma curiosidade  :)
"Eu já te disse o que temos em comum? Energia. E sabes o que faz a energia? Vibra. Nós os dois vibramos porém com frequências distintas." Alexandra Solnado

Citação de: Margdy em 31 agosto, 2010, 23:19
Isto é um agradecimento de algum trabalho que foi feito anteriormente.


Umbandista??? podem explicar o que é? estou com alguma curiosidade  :)


Umbanda é uma religião surgida no brasil no início do sec XX (mais exatamente no RJ). Baseia-se no espiritismo, mas tem q lembrar q é uma religião de DIREITA, ou seja, do bem. A Umbanda de esquerda (ou Quimbanda) é a q em si pode fazer maleficios.

Quem realmente trabalh com Umbanda séria não fará mal a ninguém, e não permitirá q se faça.

Na Umbanda, como no Candomblé 8este, sim, de origem Afro),  se faz oferendas às entidades reconhecidas como orixás.
MINDS ARE LIKE PARACHUTES. THEY ONLY WORK IF THEY'RE OPEN